Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Antônio de Jesus > Notícias > IFBA leva alunos do Curso de Fotógrafo para aula prática na Festa da Boa Morte

Geral

IFBA leva alunos do Curso de Fotógrafo para aula prática na Festa da Boa Morte

publicado: 17/08/2017 18h14, última modificação: 28/08/2017 23h28

Foto: Irene DoresEstudantes do Curso de Fotógrafo do IFBA, campus de Santo Antônio de Jesus, visitaram a cidade de Cachoeira, no dia 15 de agosto, para uma aula prática durante às festividades religiosas promovidas pela Irmandade da Boa Morte. 

Para o cineasta e professor, Márcio Soares, é importante levar os estudantes de fotografia para ambientes que proporcionem o desenvolvimento do olhar fotográfico além da técnica de fotometria. "Essa nossa aula de campo na Festa da Boa Morte serviu justamente para esse exercício. Lá eles tiveram a oportunidade de entender que para cada lado que olhamos, que apontamos as nossas câmeras temos vários motivos para os cliques. Lá nossos alunos tiveram o contato com vários outros fotógrafos amadores e profissionais de toda a parte do mundo, podendo assim trocar experiências para o melhor aprendizado".

Apesar de confessar que ficou intimidado com a grande quantidade de fotógrafos presentes, o estudante Antonio Messias disse que as orientações dos professores ajudaram bastante a vencer o medo "eles nos conduziam de maneira muito tranquila e fomos, aos poucos, nos “soltando” e fazendo nossos registros. Foi incrível vivenciar toda aquela emoção!".

Foto: Alessandro SouzaEsse sentimento é compartilhado por Irene Dores que relata sua experiência, "participar da Festa da Boa Morte como estudante de fotografia significa fazer um teste profissionalizante, enfrentar medos, testar as habilidades e,  sobretudo, encarar sem receio, profissionais do Brasil e até estrangeiros."

Irene Dores conta que, já vivenciando a prática profissional, os futuros fotógrafos, subiram em caminhão, mergulharam sob os braços dos guardas-costas, entraram nas residências e correram, literalmente, do lado e na frente da procissão, em busca do melhor ângulo      

A aluna Márcia Queiroz ressalta a experiência que viveu pela primeira vez. "Ir com a turma do curso de fotografia do IFBA, foi ímpar. Poder captar com as lentes da câmera fotográfica os detalhes da festa, das irmãs responsáveis pela resistência, mulheres guerreiras que venceram tantas adversidades foi mágico. Ver e sentir de perto tudo isso me fez ser uma delas!"

Além do professor, a turma esteve acompanhada do bibliotecário do campus, Alessandro Souza e pelo monitor do curso Melquíades Araújo. Esta é a terceira vez que o IFBA de Santo Antônio de Jesus leva seus alunos para aulas de campo em Cachoeira com o objetivo de proporcionar-lhes, também, uma vivência com a cultura do Recôncavo.

A Festa

ASS_2782_red.jpgA Festa da Boa Morte foi definida como Patrimônio Imaterial da Bahia em 2010. Acontece em Cachoeira, no Recôncavo e tem como ponto alto a procissão que celebra a Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de agosto. É promovida pela Irmandade da Boa Morte, uma confraria religiosa, afro-católica, formada por mulheres negras com mais de 50 anos e descendentes de africanos.  Durante o período da escravidão, a irmandade se destacou pela conquista da liberdade de muitos negros cativos.