Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notícias > IFBA campus Santo Amaro tem duas propostas aprovadas no Edital de hospedagem do Hotel de Projetos

Notícias

publicado: 28/02/2018 16h00, última modificação: 07/03/2018 14h02

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPGI, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA tornou público o resultado preliminar do processo seletivo de propostas para hospedagem no Hotel de Projetos, em referência ao Edital nº 07/2017/PRPGI/IFBA. O resultado preliminar do processo seletivo pode ser consultado através do link: http://www.prpgi.ifba.edu.br/wp-content/uploads/Edital-Resultado-Preliminar-HP.pdf.

Dentre as 23 propostas avaliadas em diversos campi do IFBA, o campus Santo Amaro foi contemplado com duas aprovações: projeto Àgora, dos alunos Silas Ribeiro e Igor Melo, orientado pelo professor Thiago Souto e o Kit automatizado de prevenção a má postura do aluno Messias Oliveira, orientado pelo professor Leandro Miranda. Além do acesso à toda infraestrutura do IFBA, o programa oferecerá às equipes hospedadas, suporte técnico especializado durante 1 ano e auxílio financeiro mensal de R$ 400,00 reais para serem investidos no projeto.

O Hotel de Projetos tem como objetivo apoiar e estimular o desenvolvimento de projetos inovadores e empreendedores no âmbito do IFBA, levando em consideração a viabilidade mercadológica, técnica e econômica de produtos, processos e serviços, proporcionando às equipes hospedadas formação empresarial, estímulo ao empreendedorismo, aproximação com o mercado, incentivo à criação de empresas com produtos e/ou serviços inovadores de base tecnológica, além de possibilitar aos alunos a capacidade física de hospedagem nas Unidades do Hotel de Projetos (UHP), conforme os critérios estabelecidos no edital nº 07/2017/PRPGI/IFBA.

A pré-seleção das propostas foi realizada pela Comissão Local de Avalição e Seleção de propostas para hospedagem no Hotel de Projetos no dia 20/02/2018, no Laboratório de Desenho Técnico do campus Santo Amaro, contando com a presença do Coordenador da UHP, professor Marcus Vinícius Pascoal Ramos, dos membros internos e professores do IFBA, Ademir de Jesus Costa e Marcelo Santana Silva, do membro da PRPGI, professor Antônio Carlos Peixoto Bitencourt, além da colaboração do membro externo ao IFBA, Mauro Bastos Abram, estes dois últimos via web conferência.

Na aula inaugural do curso superior de Licenciatura em Computação realizada no mesmo dia da pré-seleção das propostas, o Coordenador da UHP, professor Marcus Vinícius Pascoal Ramos, promoveu uma palestra de apresentação aos calouros e veteranos, cujo objetivo foi relatar os resultados alcançados em 2017, promover o Hotel de Projetos, apresentar as possibilidades e incentivar os alunos à participarem de novos processos seletivos. “A aula inaugural é um momento único na vida de quem está iniciando um curso de graduação. Além de ser uma etapa de acolhimento, representa um momento de confluência de várias informações. Não existiu oportunidade melhor para disseminar a cultura do empreendedorismo e inovação e apresentar o Hotel de Projetos para os calouros do campus”, destacou. Através dos links abaixo, acesse o Conteúdo da Palestra e as Fotos da Aula Inaugural

Hotel de Projetos

Foto: Apresentação sobre o Hotel de Projetos na aula inaugural do curso superior de Licenciatura em Computação.

De acordo com o professor Marcus Vinícius, durante todo o ano de 2018 novas ações serão realizadas de modo a promover a cultura do empreendedorismo e inovação no campus, além da oferta de novas turmas de Capacitação. Para Marcus Vinícius, este resultado vem de encontro às várias ações que foram desenvolvidos no campus desde o início: “A capacitação realizada em 2017 possibilitou o direcionamento das ideias dos alunos, que amadureceram e apresentaram suas propostas com louvor. O fomento do Hotel de Projetos ao empreendedorismo de base tecnológica e inovação atuará de forma significativa no desenvolvimento regional, além de servir como instrumento catalisador da cultura do empreendedorismo na cidade de Santo Amaro”, finaliza.

Hotel de Projetos

Foto: Equipe do Hotel de Projetos, professores e alunos capacitados na confraternização de encerramento da primeira turma capacitada em 2017.

Mais informações sobre o Hotel de Projetos do campus Santo Amaro, além de ações a serem tomadas para o ano de 2018, podem ser obtidas através do e-mail: ou através dos membros do Colegiado do campus, o Coordenador da UHP, Marcus Vinícius Pascoal, os professores Ademir Costa, Adriana Vieira, Leandro Miranda e Thiago Souto. Outras informações também podem ser encontradas no site: http://www.hoteldeprojetos.ifba.edu.br.