Você está aqui: Página Inicial > Campus Santo Amaro > Notas e Comunicados - PE2018 > 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária
conteúdo

9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária

publicado: 30/11/2018 19h32, última modificação: 30/11/2018 19h32
Colaboradores: Ticiano Lima

Entre os dias 24 de novembro e 02 de dezembro de 2018, integrada à FENAGRO, está ocorrendo a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. A FEBAFES é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, que através da CEPEX, articula ações com instituições de ensino, pesquisa e extensão de todo estado. Dentre elas está o IFBA que, por intermédio da Diretoria de Relações Comunitárias - DRC/PROEX, participa da Mostra de Tecnologia e II Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar.

Pela primeira vez, o campus Santo Amaro está participando do evento e apresenta ações do projeto Verde para a Vida com produtores do assentamento Paulo Cunha. O grupo A Massa da Mandioca, representado pelas Mulheres Arretadas está demonstrando sequilhos, geladinhos e sorvetes derivados da mandioca orgânica que plantam e beneficiam no assentamento. Este projeto é uma pareceria entre o IFBA e a prefeitura de Santo Amaro, sendo responsáveis pelo projeto a Coordenação de Extensão e Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos, pelas quais respondem, respectivamente, a prof. Maria das Graças Meirelles e a agrônoma Lilian Corôa.

Além do apoio ao grupo, o campus Santo Amaro está apresentando um protótipo máquina trituradora de conchas de moluscos, resultado de um dos TCCs, dos formandos de Eletromecânica 2018. A produção da máquina ocorreu sob a orientação do professor Marcus Vinicius Pascoal e tem como principal objetivo promover alternativas para o aproveitamento de resíduos provenientes da atividades de mariscagem na Baía de Todos os Santos. A produção da máquina resultou da interação de estudantes que participavam de pesquisas de iniciação científica júnior junto às comunidades do Trapiche e da Caeira, bairros da zona urbana de Santo Amaro. Motivados em contribuir para a redução de resíduos sólidos no município.

Confira a Galeria de Fotos do evento.

registrado em: