Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Notícias 2016 > Professora do campus Salvador lança livro-catálogo sobre Itapuã

Professora do campus Salvador lança livro-catálogo sobre Itapuã

publicado: 19/01/2016 12h22 última modificação: 21/01/2016 12h17

Por Iali Moradillo

Na próxima sexta-feira, 22 de janeiro, acontece o lançamento do livro-catálogo "A Cultura Visual de Itapuã",  de Mônica Bitencourt, professora de artes do campus Salvador.

 Na publicação, decorrente de tese de doutorado em “defesa da inserção da cultura local no desenho curricular das escolas públicas do bairro”, a pesquisadora proporciona à memória da cidade informações de caráter ‘quase arqueológico’ que, de todo modo, não se restringe ao local em si, mas para com toda a secular história da capital, a exemplo da capela de São Francisco, construída no século XVI no Alto da Boa Vista, na antiga vila de pescadores.

O trabalho de pesquisa contido na publicação privilegia as mais diversas manifestações culturais, artísticas, sacras (com ênfase, também, para os terreiros de candomblé), monumentos arquitetônicos, pinturas, grafites, esculturas, mosaicos, artesanatos e objetos do cotidiano. O compêndio reúne, ainda, produções criativas em espaço público de artistas como Carlos Bastos, Calazans Neto, Juarez Paraíso, Márcia Magno, Bel Borba, Menelaw Sete, Baldomiro, entre outros, em abordagem inédita.

O evento será realizado das 18h30 às 21h, com participação das  Ganhadeiras de Itapuã, na Casa da Música, localizada no Parque Metropolitano do Abaeté.

Divisão de Comunicação - Campus Salvador


registrado em: , ,