Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Notícias 2016 > IFBA integra Observatório do Saneamento Básico da Bahia

IFBA integra Observatório do Saneamento Básico da Bahia

publicado: 15/12/2015 20h17 última modificação: 22/01/2016 15h58

Nesta sábado, 19, às 14h, no espaço cultural do Sindicato de Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia - Sindae, ocorre o lançamento do Observatório do Saneamento Básico da Bahia. O Instituto Federal da Bahia integra a iniciativa por meio da participação de professores do campus Salvador no Grupo de Pesquisa Saneamento e Saúde Ambiental, que ajudou na idealização do projeto e se vincula à Universidade Federal da Bahia – UFBA. 

Segundo a professora do IFBA, Marion Dias, o Observatório foi criado a partir da necessidade de reunir competências e conhecimentos de diversos sujeitos sociais, “com vistas a fazer avançar a capacidade crítica e de contestação no campo das políticas públicas de saneamento básico na Bahia, para que ocorra uma atuação organizada e instrumentalizada, possibilitando enfrentar os desafios postos, para que, de fato, o direito ao saneamento básico seja uma realidade”. 

A docente ainda informa que está sendo estabelecida uma agenda de atividades, através de atuação colegiada dos órgãos participantes do empreendimento. “As reuniões serão bimensais e terão a função de discutir e avaliar o andamento do projeto e definir estratégias de aperfeiçoamento, ampliação e disseminação de seus resultados”, explica. 

No lançamento do Observatório, está prevista a conferência Conjuntura politica no Brasil e cidadania: o papel dos observatórios, com o professor Dr. Uallace Moreira Lima, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA.

Além do grupo de pesquisa com docentes do IFBA e da UFBA, compõem o Observatório do Saneamento Básico da Bahia o Sindae, que sedia o lançamento, o Ministério Público da Bahia e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Bahia. 

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

registrado em: