conteúdo

Inovação

por Andréa Costa publicado 19/09/2018 17h19, última modificação 19/09/2018 17h19

O Departamento de Inovação (Dinov), vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA, mantém os processos relacionados a inovação tecnológica de forma sistêmica. A DPGI interage com o Dinov intermediando questões e abriga uma unidade do Hotel de Projetos, iniciativa sob gestão no campus da professora Vanessa Cavalcanti.

Dentre os bens intangíveis registrados em nome de inventores do campus Salvador, destacamos:

  • 23 patentes de invenção;
  • 7 programas de computador;
  • 2 marcas; e
  • 6 modelos de utilidade.

 

No dia 21 de fevereiro de 2017, o IFBA recebeu sua primeira carta-patente emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A conquista é fruto do desenvolvimento do modelo de utilidade "defumador de pescados", idealizado pela professora do Núcleo Avançado Salinas da Margarida, vinculada ao Departamento de Química do Campus Salvador, Cristiane Silvão.

O Departamento de Inovação também é o responsável pela coordenação do concurso “Uma Ideia na Cabeça, Uma Inovação na Mão”, que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de propostas inovadoras, e pelo "Hotel de Projetos", parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o intuito de fomentar o empreendedorismo por meio da educação superior. O Hotel funciona como uma pré-incubação, onde um aluno ou grupo de alunos recebe bolsa mensal para trabalhar uma ideia (algo imaterial) e transformá-la em protótipo (algo material), ou plano de negócios.

 

Manual, Cartilha e Artigo sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no IFBA;

Legislação relacionada a Inovação;

Formulários e Termos relacionados a Proteção da Propriedade Intelectual e a Transferência de Tecnologia.