Você está aqui: Página Inicial > Detalhes sobre os Cursos

Detalhes sobre os Cursos

por Valdir nascimento dos santos publicado 04/12/2015 13h09, última modificação 03/05/2016 19h16

Detalhes sobre os cursos - Processo Seletivo 2016

Técnico em Manutenção Mecânica Industrial

O técnico em manutenção mecânica industrial atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de fabricação, montagem, instalação e manutenção, conforme normas técnicas e de segurança. Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC). Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos. Possibilidades de atuação: Indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Técnico em Instalação e Manutenção Eletrônica 

O técnico em eletrônica executa a instalação e a manutenção de equipamentos e sistemas em edificações de baixa tensão; realiza medições e testes, bem como procedimentos de controle de qualidade e gestão da produção de equipamentos eletrônicos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Eletricidade. Eletrônica. Microprocessadores e microcontroladores. Equipamentos eletrônicos. Medidas e testes. Técnicas de instalação e manutenção. Antenas e ondas.

Possibilidades de atuação: Indústrias, empresas de informática, telecomunicações e de produtos eletrônicos, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Técnico em Hospedagem

 O técnico em hospedagem atua na recepção e na governança em meios de hospedagem; executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes; presta suporte ao hóspede durante sua estada, valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Meios de hospedagem. Fluxos operacionais de reserva, recepção e governança. Turismo e estrutura local. Comunicação. Língua estrangeira.

Possibilidades de atuação: Hotéis, pousadas, flats, resorts e embarcações.

Técnico em Saneamento

 O Técnico em Saneamento é um profissional que atua sob a supervisão de profissional de nível superior na construção de estações de tratamento de águas e esgotos; em obras de captação, transporte e tratamento de águas; na manutenção de equipamentos e redes; na execução de aterros sanitários e obras para disposição e reciclagem de resíduos e unidade de compostagem; na análise do consumo de água; na implementação de estratégias de captação, tratamento e distribuição; no planejamento de obras de saneamento e na elaboração de orçamento.

Técnico em Mecânica

O técnico em mecânica atua na elaboração de projetos de produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos mecânicos; planeja, aplica e controla procedimentos de fabricação, montagem, instalação e manutenção, conforme normas técnicas e de segurança.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Desenho técnico. Projetos mecânicos. Materiais. Medição. Processos de fabricação. Componentes de máquinas. Sistemas hidráulicos e pneumáticos. Comando numérico computadorizado (CNC). Projeto e manufatura assistidos por computador (CAD/CAM). Máquinas térmicas. Manutenção e instalação de equipamentos.

Possibilidades de atuação: Indústrias, fábricas de máquinas, equipamentos e componentes mecânicos, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Técnico em Geologia

 O técnico em geologia realiza mapeamento e amostragem, em superfície e subsolo; auxilia na caracterização e nos projetos de identificação, qualificação e quantificação de ocorrências minerais; opera equipamentos de sondagem, perfuração e pesquisa mineral, além de desenvolver levantamentos topográficos nas atividades de mineração com base nas medidas de segurança do trabalho, controle e proteção ambiental.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Mineralogia. Geologia. Topografia. Pesquisa mineral. Geoprocessamento. Segurança do trabalho e meio ambiente.

Possibilidades de atuação: Empresas de mineração e petróleo, centros de pesquisa e de consultoria. 

Técnico em Química

 O técnico em química planeja, coordena, opera e controla equipamentos e processos laboratoriais e industriais; realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas; participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Química. Análises físico-químicas e microbiológicas. Processos industriais. Boas práticas de laboratório e de fabricação. Metrologia química. Técnicas de amostragem. Gestão ambiental.

Possibilidades de atuação: Indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, laboratórios de ensino, análise, controle de qualidade e ambiental, entidades de certificação de produtos, tratamento de águas e efluentes.

Licenciatura em Química

O licenciado em química leciona; desenvolve atividades em diversos campos da química; planeja, coordena, executa e avalia atividades relacionadas à química; tem domínio de técnicas de laboratórios; faz uso de experimentação como recurso didático; atua como pesquisador.

Possibilidades de atuação: Instituições de Educação, empresas e editoras de livros didáticos.

Técnico em Automação Industrial

O técnico em automação industrial projeta, executa e instala sistemas de controle; realiza diagnóstico, manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em processos industriais; programa e opera sistemas automatizados.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Eletricidade. Eletrônica. Programação. Materiais e equipamentos industriais. Servomecanismo e motores elétricos. Sensores e atuadores. Automação e controle. Redes industriais. Sistemas supervisórios.

Possibilidades de atuação: Empresas da cadeia produtiva de petróleo, energia e alimentos, laboratórios de controle de qualidade e de pesquisa.

Engenharia Elétrica

O engenheiro eletricista atua no planejamento e na operação dos sistemas elétricos, no projeto de equipamentos em instalações elétricas industriais, comerciais e residenciais.

Possibilidades de atuação: Empresas privadas e estatais, instituições de ensino e pesquisa, prestadoras de serviços de projetos, manutenção e supervisão.

Licenciatura em Computação

O licenciado em computação leciona; atua na construção de ambientes de aprendizagem informatizados; desenvolve atividades de pesquisa de tecnologia em informática; utiliza soluções de automação de processos educacionais para atender demandas escolares; é empreendedor no desenvolvimento de software-educacional; contribui na geração de inovações para os processos de ensino-aprendizagem na formação de educadores.

Possibilidades de atuação: Instituições de educação, escolas técnicas de informática, editoras de livros didáticos, secretarias de educação e empresas.

Bacharelado em Sistemas de Informação

O bacharel em sistemas de informação atua com programação e gestão em sistemas de informação; analisa, desenvolve e aperfeiçoa sistemas informatizados que auxiliem nos fluxos das informações das empresas; cria e gere soluções tecnológicas; atua em infraestrutura de tecnologia da informação.

Possibilidades de atuação: Empresas privadas, públicas e terceiro setor.

Licenciatura em Eletromecânica

 O licenciado da área tecnológica em eletromecânica atua no ensino de sistemas, peças, máquinas e componentes eletromecânicos.

Possibilidades de atuação: Instituições de ensino profissional e tecnológico, área de treinamento de empresas e escolas corporativas, concebendo soluções e inovações para automação de processos educacionais.

Técnico em Metalurgia 

 O técnico em metalurgia participa no projeto, no planejamento e na supervisão dos processos para obtenção, transformação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas; executa operações de soldagem, serralheria, ferraria e reparos de estruturas metálicas; aplica técnicas de medição, testes e ensaios; inspeciona e orienta a manutenção de equipamentos e instalações.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Metais e suas ligas. Transformações metalúrgicas. Tratamentos térmicos. Soldagem. Conformação mecânica e fundição. Corrosão e proteção de superfícies. Metrologia. Ensaios mecânicos e metalúrgicos. Desenho técnico. Máquinas e ferramentas.

Possibilidades de atuação: Indústrias siderúrgica, automobilística, naval, petrolífera, de extração e beneficiamento de minérios, tratamento de superfícies e fundição.

Técnico em Mineração

 O técnico em mineração opera equipamentos de extração mineral, sondagem, perfuração, amostragem, transporte, fragmentação, separação, hidrometalúrgicos e de secagem; auxilia na caracterização de minérios e na elaboração de mapeamento geológico, amostragem em superfície e subsolo.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Mineralogia. Geologia. Topografia. Pesquisa mineral. Lavra. Tratamento de minérios. Segurança do trabalho e meio ambiente.

Possibilidades de atuação: Empresas de mineração e petróleo, consultoria e centros de pesquisa em mineração.

Técnico em Biocombustíveis

 O técnico em biocombustíveis atua no processamento de biocombustíveis sólidos, líquidos e gasosos, supervisionando desde a aquisição e o beneficiamento da matéria-prima até sua comercialização e distribuição; processa resíduos agropecuários e óleos vegetais; auxilia no controle de qualidade da produção.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Química. Bioquímica. Microbiologia. Cultivo de oleaginosas e cana-de-açúcar. Controle de qualidade. Produção de biocombustíveis. Gestão dos resíduos. Biotecnologia. Associativismo.

Possibilidades de atuação: Indústria de biodiesel, usinas de açúcar e álcool, destilarias, empresas distribuidoras de biocombustíveis, indústrias siderúrgicas demandantes de carvão vegetal, laboratórios de controle de qualidade, fazendas de produção e cooperativas.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

O tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas projeta, analisa, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação; mapeia necessidades de informatização em organizações; projeta soluções computacionais para problemas; planeja projetos de softwares.

Possibilidades de atuação: Empresas públicas, privadas e terceiro setor.

Engenharia Civil

O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha as etapas de construções, com suas instalações elétricas, hidráulicas e demais partes.

Possibilidades de atuação: Empresas privadas e estatais, empreiteiras, prestadoras de serviços de projetos, manutenção e supervisão.

Técnico em Segurança do Trabalho

O técnico em segurança do trabalho identifica e avalia medidas de controle de riscos ambientais; desenvolve ações educativas na área; orienta o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investiga e analisa acidentes, recomendando medidas de prevenção e controle.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Legislação. Sistema de segurança e saúde no trabalho. Prevenção e controle de riscos. Tecnologias de prevenção e combate a incêndio e suporte emergencial à vida. Meio ambiente e qualidade de vida. Ergonomia. Desenho técnico. Doenças ocupacionais.

Possibilidades de atuação: Instituições públicas e privadas, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança.

Técnico em Meio Ambiente

 O técnico em meio ambiente colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais; auxilia no desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental; atua na organização de programas de educação ambiental, conservação, preservação de recursos naturais, redução, reutilização e reciclagem; identifica intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza ações para minimizar e remediar seus efeitos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Legislação e políticas ambientais. Gestão e educação ambiental. Ecossistemas. Impactos ambientais. Poluição ambiental. Desenvolvimento e tecnologias sustentáveis. Processos produtivos. Saúde coletiva.

Possibilidades de atuação: Instituições públicas e privadas, terceiro setor, estações de tratamento de resíduos e unidades de conservação ambiental.

Licenciatura em Matemática

 O licenciado em matemática leciona; desenvolve pesquisas e atividades, que integram teoria e prática; realiza investigações com busca de soluções para problemas cotidianos.

Possibilidades de atuação: Instituições de educação, empresas de seguros, bancos, secretariais de fazenda e editoras de livros didáticos.

Arquitetura e Urbanismo

  O Bacharel em Arquitetura e Urbanismo é um profissional histórico-crítico capaz de organizar e dirigir o conjunto de atividades relativas à Arquitetura e ao Urbanismo, incluindo: capacidade de elaboração de projetos, com soluções técnicas economicamente viáveis e culturalmente responsáveis; capacidade de absorver novas tecnologias e de visualizar, com criatividade, novas aplicações; capacidade de análise de problemas e síntese de soluções; desenvolvimento de liderança e de trabalho em equipes multidisciplinares; consciência da necessidade de contínua atualização profissional; capacidade de resolver problemas concretos, modelando situações reais, levando em conta os aspectos humanísticos, sociais, éticos e ambientais.

O perfil deste profissional contempla conhecimentos multidisciplinares e vivências das pesquisas e rotinas ligadas à Arquitetura e ao Urbanismo, e de suas realidades locais e regionais. O profissional formado deve ser capaz de pesquisar, planejar, coordenar, controlar e avaliar as funções inerentes à sua área de atuação profissional.

Técnico em Enfermagem

 O técnico em enfermagem atua na promoção, na prevenção, na recuperação e na reabilitação dos processos saúde–doença; promove ações de orientação e preparo do paciente para exames; realiza cuidados de enfermagem como curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais; presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Processos saúde–doença e seus condicionantes. Políticas de saúde. Anatomia, fisiologia, nutrição, farmacologia, microbiologia e parasitologia. Processo de trabalho, humanização, ética e legislação profissional. Fundamentos da enfermagem. Enfermagem neonatológica, obstétrica, neuropsiquiátrica e UTI. Suporte básico à vida. Biossegurança.

Possibilidades de atuação: Hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

Técnico em Eletrotécnica

 O técnico em eletrotécnica instala, opera e mantém elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; participa de projetos de instalações elétricas para sistemas de telecomunicações em edificações; atua na manutenção de equipamentos e instalações elétricas.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Eletricidade. Eletrônica. Máquinas e equipamentos elétricos. Iluminação e sinalização. Instalações elétricas. Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Projetos elétricos. Elementos de automação. Desenho técnico.

Possibilidades de atuação: Concessionárias de energia elétrica, prestadoras de serviços, indústrias de manutenção, automação, fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos.

Técnico em Eletromecânica

 O técnico em eletromecânica desenvolve atividades de planejamento, instalação, montagem, manutenção, controle e avaliação de sistemas de acionamento elétrico e mecânico; realiza atividades de programação e orientação na execução de peças, componentes e máquinas eletromecânicas.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Eletricidade. Materiais. Máquinas e equipamentos elétricos e mecânicos. Elementos de automação. Desenho técnico. Metrologia. Processos de fabricação. Instalação e manutenção.

Possibilidades de atuação: Empresas de manutenção e automação industrial, concessionárias de energia, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa.

Técnico em Informática 

  O técnico em informática opera e programa sistemas microprocessados; instala e diagnostica redes, administra e faz a manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza e desenvolve ambientes web, banco de dados, sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Lógica e linguagens de programação. Sistemas operacionais. Hardware. Interpretação de especificações de sistemas computacionais. Banco de dados.

Possibilidades de atuação: Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem sistemas computacionais, especialmente envolvendo programação de computadores.

Técnico em Edificações

O técnico em edificações planeja a execução e elabora orçamento de obras; presta assistência técnica na compra, na venda e na utilização de produtos e equipamentos e em projetos e pesquisas tecnológicas; orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Legislação e normas técnicas. Sistemas construtivos. Desenho técnico. Materiais de construção. Planejamento de obras. Topografia. Solos. Controle de qualidade em obras. Normas de segurança e saúde no trabalho.

Possibilidades de atuação: Empresas públicas e privadas da área de construção civil, escritórios de projetos e canteiros de obras.

Técnico em Alimentos

O técnico em alimentos trabalha com pesquisa, produção e desenvolvimento de gêneros alimentícios e de bebidas; auxilia no planejamento, coordenação e controle dos processos produtivos (desde a matéria-prima até o produto final); realiza a sanitização das indústrias da área; controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Controle de qualidade. Alimentos. Química. Biologia e bioquímica. Microbiologia. Operações unitárias (equipamentos, técnicas de separação). Biotecnologia. Embalagens. Técnicas de processamento e conservação.

Possibilidades de atuação: Indústrias de alimentos e bebidas, órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor, laboratórios, cooperativas, instituições de pesquisa e consultoria.

Técnico em Petróleo e Gás

 O técnico em petróleo e gás planeja, programa, opera e controla máquinas e equipamentos na produção de petróleo e gás natural; determina propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais; auxilia no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Processos industriais, materiais, máquinas e instalações da indústria do petróleo e gás. Técnicas de inspeção. Geologia. Extração do petróleo e gás. Análises laboratoriais de rocha e fluidos.

Possibilidades de atuação: Empresas do setor e operadoras de campos de petróleo.

Tecnologia em Radiologia

  O tecnólogo em radiologia executa técnicas nos setores de diagnóstico e terapia; manipula equipamentos para processamento de imagens em exames; identifica e analisa processos físicos e químicos para obter imagens diagnósticas; gerencia serviços e procedimentos, atuando conforme normas de biossegurança e radioproteção.

Possibilidades de atuação: Clínicas, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares.

Tecnologia em Eventos

 O tecnólogo atua no planejamento, organização e coordenação com apoio técnico, administrativo e logístico a eventos e cerimoniais. Possibilidades de atuação: Empresas de eventos, meios de hospedagem, instituições públicas e privadas.

Licenciatura em Matemática

 O licenciado em matemática leciona; desenvolve pesquisas e atividades, que integram teoria e prática; realiza investigações com busca de soluções para problemas cotidianos.

Possibilidades de atuação: Instituições de educação, empresas de seguros, bancos, secretariais de fazenda e editoras de livros didáticos.

Licenciatura em Geografia

O licenciado em geografia leciona; faz análise crítica do espaço geográfico nas dimensões econômica, social, cultural, política, física, ecológica e nas escalas global, nacional, regional e local; reconhece a pluralidade de fenômenos geográficos; utiliza escalas cartográficas e geográficas.

Possibilidades de atuação: Instituições de ensino fundamental e médio e editoras de livros didáticos.

Licenciatura em Física

 O licenciado em física leciona; aplica leis do mundo físico para a solução de questões cotidianas; cria e aperfeiçoa materiais tecnológicos, produtos e processos; atua com modelos matemáticos para analisar comportamento de processos produtivos.

Possibilidades de atuação: Escolas de ensino fundamental e médio, empresas e editoras de livros didáticos.

Engenharia Química

 O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, utilização e transformação de produtos químicos e petroquímicos; desenvolve materiais e equipamentos; concebe projetos e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Possibilidades de atuação: Indústrias e laboratórios.

Engenharia Industrial Mecânica

O engenheiro industrial mecânico desenvolve atividades nas áreas de transporte, geração de energia e manutenção de indústrias; domina técnicas de projeto, construção e utilização de equipa-mentos, máquinas e dispositivos.

Possibilidades de atuação: Empresas de engenharia automobilística, de materiais, metalurgia, automação e controle.

Engenharia Industrial Elétrica

 O engenheiro industrial eletricista desenvolve projetos elétrico-eletrônicos, informática industrial e automação, controle automático de processo de rede de comunicação, rede de transmissão, distribuição de energia e sistema microprocessado.

Possibilidades de atuação: Concessionárias de energia, concessionárias de telefonia e indústrias em geral.

Bacharelado em Administração

O bacharel em administração planeja e implanta estruturas organizacionais, aplicando métodos, coordenando pessoas, utilizando recursos materiais e financeiros na busca da realização da missão e dos objetivos das organizações.

Possibilidades de atuação: Empresas, entidades e instituições de pequeno, médio e grande porte.

Técnico em Refrigeração e Climatização

O técnico em refrigeração e climatização elabora e supervisiona projetos de instalação de equipamentos e sistemas, conforme normas técnicas e de segurança; planeja e executa rotinas de manutenção, além de comercializar aparelhos de refrigeração e climatização.

Possibilidades de temas a serem abordados na formação: Mecânica dos fluidos. Processos de transmissão de calor. Termodinâmica. Medição. Soldagem. Eletricidade e eletrônica. Refrigeração e eficiência energética. Manutenção.

Possibilidades de atuação: Indústrias, empresas prestadoras de serviços de manutenção, instalação e projetos em refrigeração industrial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Tel.: (71) 2102-0474 / 0470    /    E-mail: selecao2016@ifba.edu.br


Reitoria: Av. Araújo Pinho, nº39 - Canela - Salvador - BA | CEP: 40.110-150 

Copyright © 2016 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Todos os direitos reservados.