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Conteúdos Programáticos - Cursos Subsequentes

1. LINGUA PORTUGUESA

Objetivo Geral: A prova de Língua Portuguesa visa avaliar, no candidato, a capacidade de compreender interpretar e analisar criticamente textos diversos, observando sua função social e estilística.

Conteúdo Programático:

Compreensão de textos - Textos não literários de diversos tipos; textos literários de autores brasileiros: crônica, conto, novela, romance, poema, teatro extraídos de livros e periódicos contemporâneos. Conhecimento lingüístico - morfossintaxe: o nome e seus determinantes; o verbo; as palavras de relação; estrutura do período, da oração e da frase; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal; colocação pronominal; estrutura do parágrafo; ortografia, acentuação e pontuação; estilística: denotação e conotação; figuras de linguagem: figuras de palavras, figuras de sintaxe e figuras de pensamento.

Redação - A redação versará sobre tema relacionado à realidade socioeconômica e cultural do momento, ou sobre experiências pessoais do candidato. O tema poderá ser sugerido com base em: proposições de caráter geral sobre assuntos atuais e relevantes; trechos de textos literários ou informativos; pensamentos, provérbios, parábolas, fábulas ou historietas; trechos de letras de música popular brasileira; estímulos visuais como: gravuras, fotografias, charges e quadrinhos.

2. LÍNGUA ESTRANGEIRA

A) INGLÊS

Objetivo Geral: A prova de Língua Inglesa visa avaliar o candidato quanto à capacidade de ler e compreender textos em Língua Inglesa, conhecer a gramática ao nível funcional, dominar o vocabulário básico da Língua Inglesa, evidenciando significados no contexto e analisar aspectos morfossintáticos em estruturas frasais

Conteúdo Programático:

Compreensão de textos escritos contemporâneos, literários e não literários; conhecimento de aspectos linguístico-estruturais e gramática funcional; estrutura da sentença; frase nominal; o substantivo; o caso genitivo; o adjetivo (graus comparativo e superlativo); locuções adjetivas; artigos; numerais; pronomes; frase verbal; verbo (modo, forma, tempo); verbos auxiliares; verbos modais; locuções verbais; verbos irregulares; voz ativa e passiva; advérbios; locuções adverbiais; preposições; conjunções; processos de formação de palavras; discurso direto X discurso indireto.

B) ESPANHOL

Objetivo Geral: A prova de Língua Espanhola visa avaliar o desempenho dos candidatos quanto as suas habilidades e competências de leitura, compreensão e interpretação de textos variados, bem como sua capacidade de associar idéias, fazer inferências, sobretudo do significado das palavras ou expressões contextualizadas, e também identificar elementos linguísticos e gramaticais no contexto.

Conteúdo Programático

Compreensão de textos - textos contemporâneos escritos, de nível intermediário, que abordem aspectos funcionais, culturais, literários e científicos. Conhecimentos Linguísticos - determinantes do nome: artigos (definidos e contrações, indefinidos), possessivos, demonstrativos, numerais, indefinidos, relativos, interrogativos, exclamativos. Substantivos: gênero, número, grau. Adjetivos: gênero, número, grau. Pronomes: pessoais (sujeitos e complementos), possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos, interrogativos e exclamativos. Verbos: auxiliares, regulares, irregulares (de irregularidade comum e própria), impessoais e pronominais, forma passiva, perífrases verbais. Advérbios e locuções adverbiais. Preposições e locuções prepositivas. Conjunções: coordenativas e subordinativas. Acentuação. Sinônimos e Antônimos. Divergências entre o português e o espanhol: heterográficos, heteroprosódicos (heterofônicos ou heterotônicos), heterogenéricos, heterossemânticos, biléxicos. Oração e seus elementos. Período simples e período composto: coordenação e subordinação.

3. FÍSICA

Objetivo Geral: O candidato, na prova de física, deverá ser capaz de relacionar as principais leis e teorias com os diversos fenômenos físicos.

Conteúdo Programático:

Introdução à Física - grandezas físicas e sistemas de unidades; grandezas escalares e vetoriais; mecânica; estudo do movimento em trajetória retilínea; estudo do movimento no plano; dinâmica do ponto material; estática do ponto material; estática do corpo rígido; mecânica dos fluídos; calor e temperatura; temperatura e escalas termométricas; dilatação térmica dos corpos; calorimetria; transmissão de calor; leis da termodinâmica; óptica: estudo do comportamento geométrico dos raios luminosos; ondas: propagação ondulatória; fenômenos ondulatórios; eletricidade: cargas elétricas, força elétrica, campo elétrico, potencial elétrico, capacitores, corrente elétrica, resistência elétrica, lei de OHM, geradores e receptores, circuitos elétricos de corrente continua; magnetismo e eletromagnetismo; fenômenos magnéticos; campo magnético; força magnética; indução eletromagnética; ondas eletromagnéticas.

4. QUÍMICA

Objetivo Geral: O candidato deverá ser capaz de utilizar os conceitos e princípios da Química na explicação de fenômenos, resolução de problemas e na compreensão de situações de nosso cotidiano.

Conteúdo Programático:

A Química como ciência; método científico; fenômenos químicos; caracterização de espécie Química; matéria e energia: análise imediata; processo de separação de misturas; átomos e moléculas; leis ponderais; modelos atômicos (Dalton e Rutherford); partículas subatômicas: espécies químicas, símbolos e fórmulas; modelo atômico atual (orbital ou quântico); distribuição eletrônica; conceitos decorrentes da teoria atômica-molecular; unidade de massa atômica; massa atômica; massa molecular; mol (átomo-grama, molécula-grama e constante de Avogadro); volume molar; classificação periódica; elemento químico e a tabela periódica moderna; propriedades periódicas e aperiódicas; ligações Químicas: ligação iônica, covalente e metálica; polaridade das ligações; ligações intermoleculares; hibridação; propriedades dos compostos químicos; número de oxidação; reações químicas; funções da Química inorgânica; características e nomenclatura dos compostos inorgânicos; classificação das funções inorgânicas; propriedades químicas das funções inorgânicas; estequiometria; balanceamento das equações químicas; estudo físico dos gases; dispersões; soluções; propriedades coligativas das soluções; termoquímica; entalpia; lei de Hess; cinética e equilíbrio químico; lei da velocidade; fatores que influenciam a velocidade de uma reação; equilíbrio iônico; produto da solubilidade. Química orgânica: compostos Orgânicos; propriedades dos compostos orgânicos; características fundamentais do átomo de carbono; hibridação do átomo de carbono; tipos de carbono; cadeias carbônicas. funções da Química orgânica; hidrocarbonetos: alcanos, alcenos, alcinos, ciclanos, ciclenos e aromáticos; fontes naturais de obtenção dos hidrocarbonetos petróleo, xisto e hulha; funções orgânicas oxigenadas-fenol, álcool, éter, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éster e anidrido de ácido; funções orgânicas nitrogenadasaminas, amidas, nitrilas, isonitrilas e nitro-compostos (reagentes de Grinard); isomeria: Isomeria plana de posição, de cadeia, de função e tautomeria; isomeria espacial geométrica e ótica; mecanismo das reações orgânicas; reagentes orgânicos e tipos de reações orgânicas.

5. BIOLOGIA

Objetivo Geral: O candidato deverá ser capaz de reconhecer e interpretar as generalizações básicas relacionadas à origem e evolução dos seres vivos; reconhecer e interpretar, em seus aspectos gerais, a organização dos seres vivos e os processos que mantêm o indivíduo e a espécie; reconhecer e interpretar as interações entre os seres vivos e o meio ambiente. e interpretar fatos biológicos à luz destes conhecimentos.

Conteúdo Programático:

Evolução pré-biótica e origem da vida; a vida como um nível de organização molecular; as condições da Terra Primitiva; sistemas macromoleculares não celulares: os vírus; a organização celular; composição química e organização molecular da célula; a evolução celular: a célula procariótica e a célula eucariótica; aspectos e fundamentos da dinâmica celular; pluricelularidade; especialização e diversidade; biodiversidade: os grandes grupos biológicos; a sistemática biológica; a manutenção da vida; a manutenção do indivíduo; os processos metabólicos; os processos de coordenação orgânica e interação com o meio; a manutenção da espécie: o processo reprodutivo; mecanismos de transmissão da informação; genética, biotecnologia e engenharia genética; a sobrevivência das populações; conceito e componentes do ecossistema; definição e Propriedades das populações; estrutura e dinâmica da comunidade biótica; principais biomas brasileiros; a ação do Homem sobre a biosfera; a sobrevivência do Homem brasileiro; a origem da biodiversidade; evolução: conceito e idéias evolucionistas; o papel do ambiente no processo evolutivo; a teoria sintética da evolução.

6. HISTÓRIA

Objetivo Geral: O candidato deverá ser capaz de: identificar e caracterizar os principais momentos da evolução socioeconômica, política e cultural da história da humanidade; relacionar a evolução histórica do Brasil com os grandes momentos da evolução do capitalismo internacional; identificar e caracterizar os principais momentos da evolução e organização econômica, social e política do Brasil; identificar e caracterizar os problemas brasileiros e mundiais na atualidade.

Conteúdo Programático:

As sociedades da Antiguidade Clássica: Grécia e Roma - A Idade Média Européia: sociedade, economia, religião, política e cultura. O Renascimento do comércio. O absolutismo monárquico e a expansão marítima européia. A colonização da América: espanhóis, portugueses, ingleses e holandeses. Renascimento e Reforma Religiosa. Revolução cientifica e industrial. A crise do Antigo Regime e os movimentos de independência na América. A Revolução Francesa e seus desdobramentos. O século XIX: revoluções liberais, democráticas e tecnológica. A Formação dos Estados Nacionais na América Latina. As grandes guerras mundiais e os movimentos totalitaristas. A divisão do mundo em blocos e a Guerra Fria. Queda do comunismo no leste europeu. A nova ordem mundial. Brasil, Império e República.

7. GEOGRAFIA

Objetivo Geral: O candidato deverá ser capaz de compreender e analisar os fenômenos geográficos que interferem na organização do espaço a nível mundial e brasileiro; compreender a importância do trabalho humano na construção dos diferentes espaços geográficos; analisar a dinâmica social responsável pelas transformações ocorridas na organização espacial; analisar a relação homem x meio-ambiente, com vistas a uma mudança de posicionamento frente à realidade atual; compreender e interpretar os fatos acontecidos no cotidiano, em especial da realidade brasileira, e relacioná-la com a realidade mundial na qual se inserem.

Conteúdo Programático:

Localização do Espaço Geográfico. As coordenadas geográficas: latitude, longitude e fusos horários. Os mapas: leitura de mapas. Escalas e símbolos convencionais. A leitura dos mapas como instrumento da geopolítica a serviço do poder. Posição geográfica do Brasil. Os fatores naturais de organização do espaço. O clima: fatores e elementos do tempo e do clima. Noções dos grandes domínios climáticos do globo. As regiões climáticas brasileiras e suas características. A influência do clima no espaço geográfico e nas atividades humanas. As ações antrópicas e as mudanças nas condições do tempo e do clima. A cobertura vegetal e sua distribuição espacial. Fatores de distribuição e diferenciação. Características e importância da vegetação brasileira. As conseqüências da destruição da cobertura vegetal. O modelado terrestre. Os agentes endógenos e exógenos. A natureza das rochas e os processos de intemperismo. A influência do relevo nas atividades humanas. O relevo brasileiro: oceanos e mares: Localização e características. A dinâmica das águas oceânicas. A utilização dos recursos dos oceanos. As águas correntes: características e  importância. As bacias hidrográficas do Brasil. O Homem no Espaço Geográfico. Distribuição geográfica da população mundial e brasileira: fatores dessa distribuição. Crescimento populacional: causas, consequências e superpopulação. Estrutura da população mundial e brasileira. Dinâmica populacional. Urbanização, metropolização e pobreza. O Espaço Agrário. As diferentes formas de organização do espaço agrário. O extrativismo animal e vegetal Os diferentes sistemas agrícolas e de criação. Estrutura fundiária brasileira e a reforma agrária. Características e importância das atividades agropastoris no Brasil. O Espaço Industrial. Importância e evolução das atividades industriais no mundo e no Brasil. Os fatores da localização industrial. Classificação das indústrias. As atividades industriais no Brasil: características e importância. O Espaço da Circulação, meios e redes de transportes. Os meios de transportes no Brasil. Comércio interno e externo. O Brasil na divisão internacional do trabalho. As exportações e importações brasileiras.

8. MATEMÁTICA

Objetivo Geral: O candidato deverá ser capaz de efetuar cálculos numéricos; compreender e interpretar a linguagem simbólica da Matemática; utilizar o pensamento lógico dedutivo na interpretação e resolução de problemas matemáticos envolvendo situações práticas da vida cotidiana.

Conteúdo Programático:

Conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos). Operações com conjuntos. Polinômios: valor numérico. Polinômios idênticos. Polinômios identicamente nulos. Operações: razão, proporção e porcentagem. Funções: domínio e imagem. Função constante: funções do 1º e 2º graus. Equações e Inequações do 1º e 2º grau. Função Exponencial,equações e inequações exponenciais. Função Logarítmica. Logaritmos. Seqüências. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Análise Combinatória. Arranjos, combinações, permutações simples. Binômio de Newton. Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.Trigonometria: arcos e ângulos. Funções Circulares. Relações Trigonométricas. Redução de Arcos ao 1º Quadrante. Lei do Seno e do Cosseno. Geometria Plana: ângulos. Paralelismo. Polígonos: triângulos, quadriláteros, círculo e circunferência. Áreas de figuras planas. Geometria Espacial: sólidos geométricos - cubo, prisma, cilindro e esfera. Geometria Analítica: distância entre dois pontos. Equações da reta. Equações da circunferência.