Você está aqui: Página Inicial > Processo Seletivo > Destaques > Conteúdos Integrado

topo site.png

Conteúdos Programáticos - Cursos Integrados

1. LÍNGUAS PORTUGUESA

COMPREENSÃO E ANÁLISE: compreensão e análise de textos literários em prosa e em verso de autores brasileiros: crônica, contos e poemas; de textos informativos de publicações atuais; CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS: linguagem: sinonímia e antonímia; denotação e conotação; figuras de linguagem; som, fonema e letras; sílaba: divisão e classificação; acentuação e crase; estrutura e formação das palavras; morfossintaxe: classes de palavras e suas respectivas funções sintáticas na oração; frase, oração e período; os termos da oração; tipos de sujeito e de predicado; predicação verbal; período composto por coordenação; período composto por subordinação. colocação de pronomes oblíquos; concordância nominal e verbal; pontuação; ortografia.

REDAÇÃO: a redação versará sobre tema relacionado com os textos incluídos na prova: texto literário e/ou informativo.


2. MATEMÁTICA

CONJUNTOS NUMÉRICOS: conjunto dos números reais: reta real, subconjuntos, operações, propriedades, expressões numéricas, radicais (propriedades, operações e racionalização de denominadores). DIVISORES E MÚLTIPLOS: divisibilidade; números primos; decomposição em fatores primos; divisores de um número; máximo divisor comum; múltiplos de um número; mínimo múltiplo comum. SISTEMAS DE MEDIDA: sistema métrico decimal: comprimento, área, volume, massa, capacidade; sistema não decimal: tempo e ângulos. RAZÃO E PROPORÇÕES: razão entre duas grandezas; razões inversas; proporção: propriedades. GRANDEZAS PROPORCIONAIS: grandezas diretamente e inversamente proporcionais; regra de três simples e composta; porcentagem. EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES DO 1° GRAU: equação do 1° grau; inequação do 1° grau; sistema de equações do 1° grau; problemas do 1° grau. CÁLCULO ALGÉBRICO: Valor numérico de uma expressão algébrica; polinômios: operações, m.m.c. e m.d.c.; produtos notáveis; fatoração e simplificação de expressões algébricas; frações algébricas: operações. EQUAÇÃO DO 2° GRAU: equação do 2° grau; relação entre os coeficientes e as raízes da equação do 2° grau; equações fracionárias redutíveis ao 2° grau; equações biquadradas; equações irracionais. FUNÇÕES: função: conceito, conjunto domínio, conjunto imagem e representação gráfica; função do 1º grau: conceito, representação gráfica e raiz; função do 2º grau: conceito, representação gráfica e raízes. ESTATÍSTICA: médias aritmética e ponderada; gráficos: barras, segmentos e setores. GEOMETRIA: elementos fundamentais da Geometria: ponto, reta e plano; retas paralelas e concorrentes: ÂNGULOS: medidas, classificação, complemento, suplemento e replemento.  PARALELISMO: paralelas interceptadas por uma transversal; ângulos formados por retas paralelas interceptadas por uma transversal; Propriedades POLÍGONOS: conceito, elementos, classificação, convexidade, ângulos de um polígono e nomenclatura; número de diagonais; soma dos ângulos internos e externos de um polígono regular. TRIÂNGULO: definição, elementos, classificação e congruência; relação entre lados e ângulos; teorema de Thales e suas consequências; semelhança de triângulos; relações métricas no triângulo retângulo. QUADRILÁTEROS: definição, classificação e propriedades. CIRCUNFERÊNCIA E CÍRCULO: Conceito e elementos; medida de arcos e ângulos; relações métricas na circunferência; polígonos inscritos e circunscritos na circunferência (lados e apótemas de polígonos regulares). ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS PLANAS: triângulos, quadriláteros, polígonos regulares e círculos.


3. HISTÓRIA

O Brasil no contexto da expansão marítima europeia do século XV; conquista e colonização portuguesa: estrutura administrativa, política econômica e social; a fundação da cidade de Salvador; os movimentos de contestação metropolitana: Inconfidência Mineira e Baiana; o processo de independência; I e II reinados; A Bahia no Império; A República brasileira: da República Velha ao governo neoliberal.

 

4. GEOGRAFIA

BRASIL NA REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL: países centrais e periféricos; continente americano; MERCOSUL; o espaço geográfico brasileiro; INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA: da colonização aos dias atuais; estrutura industrial brasileira; distribuição espacial brasileira; produção de energia para a indústria; especialização da indústria brasileira; O MEIO URBANO: a divisão do trabalho na cidade e no campo; a urbanização e a industrialização; rede urbana; megalópoles; crescimento urbano brasileiro; MEIO RURAL: as novas relações cidade x campo; a modernização do setor agrícola; atividade rural e fome; estrutura fundiária brasileira; reforma agrária; POPULAÇÃO: formação da população brasileira; estrutura da população; movimentos migratórios; a população economicamente ativa (PEA) e distribuição de renda no Brasil. COMÉRCIO, TRANSPORTE E COMUNICAÇÕES: indústria moderna e desenvolvimento do setor terciário; relações comerciais internacionais; evolução dos transportes; evolução da comunicação; ELEMENTOS DA NATUREZA: elementos e fatores do clima; hidrografia; estrutura geológica e relevo; solo; vegetação; GLOBALIZAÇÃO e DESENVOLVIMENTO: as grandes alianças militares; o mundo dividido em dois blocos; o desenvolvimento tecnológico; transformações econômicas; a ordem mundial e a soberania dos estados.