Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Primeira etapa dos JIFBA é finalizada com avaliação positiva

Geral

Primeira etapa dos JIFBA é finalizada com avaliação positiva

publicado: 14/10/2015 17h23 última modificação: 23/12/2015 18h05

Sorteio de chaves para próxima fase acontece amanhã (15) 

Na primeira etapa dos Jogos Seletivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (JIFBA), que aconteceu no último fim de semana, entre os dias 9 e 12 de outubro, em Vitória da Conquista, o campus Paulo Afonso foi o mais bem colocado, com duas medalhas de ouro, seguido pelo campus Jequié, com uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze e, pelo campus Barreiras, com uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

O evento reuniu doze delegações que representaram os campi Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. A cerimônia de abertura foi realizada no ginásio de esportes do campus e contou com a presença de estudantes, das delegações e de autoridades do Instituto, como o reitor, Renato da Anunciação, o pró-reitor de extensão, José Roberto de Oliveira, a chefa do Departamento de Ações, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), Liz Rodrigues, o diretor do campus Vitória da Conquista, Jaime dos Santos Filho e a presidenta das comissões da área de educação física do IFBA, Micheli Venturini.

Um dos destaques da abertura foi o estudante Lázaro Amaral, do 3º ano de informática do campus Vitória da Conquista, que trouxe a tocha olímpica e acendeu a pira olímpica, simbolizando o início dos Jogos Seletivos. Em seguida, foram entregues diversas placas de agradecimento e homenagens aos educadores físicos que representaram os campi.

Os jogos foram disputados nas modalidades voleibol, vôlei de praia, handebol e xadrez individual e por equipe. Para a estudante do curso de informática do campus Jacobina, Luana Michelle dos Santos há um conjunto de fatores que tornam os JIFBA um evento significativo para o Instituto. “A importância dos jogos não está na questão competitiva, mas no nosso entretenimento, na expressão de nossa amizade e até no ato de revelar atletas para competições maiores”, declarou.

Para a chefa do Dacel, Liz Rodrigues, o resultado da primeira fase do evento foi excelente. “Estamos contentes com o feedback que recebemos de todos os envolvidos. Eles acreditaram no nosso trabalho e no nosso projeto e nós pudemos perceber neles a alegria de estarem participando desta inciativa. Isso nos dá mais motivação para a segunda etapa, onde esperamos contar com a participação de um número ainda maior de delegações dos campi”, ressaltou.

O sentimento de confraternização também foi destacado pelo reitor, Renato da Anunciação, que afirmou que o objetivo da primeira edição dos jogos é incentivar a formação de uma cultura de cooperação entre os campi e a aproximação das diferenças, através do esporte. “Este evento é uma ação que privilegia as relações humanas, a colaboração e a solidariedade, através do trabalho em equipe e, por meio da integração entre as diversas modalidades de esportes dentro do Instituto. Acreditamos que é também compromisso nosso participar da formação ética dos nossos estudantes”, finalizou. 

2ª etapa 

A segunda etapa dos Jogos Seletivos do IFBA acontecerá entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em Paulo Afonso. Serão disputadas as modalidades atletismo, basquete, futebol e natação. Amanhã (15), às 18h, será realizado o sorteio das chaves dos próximos jogos, através de uma webconferência. 

Confira abaixo a classificação completa da primeira fase dos jogos e o quadro de medalhas. 

 

Reitoria e Coordenação de Comunicação - campus Vitória da Conquista