Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Pesquisadores de diversos campi do IFBA se reuniram na edição 2015 do Sicti

Pesquisadores de diversos campi do IFBA se reuniram na edição 2015 do Sicti

publicado: 17/11/2015 16h33 última modificação: 06/01/2016 14h39

Entre os dias 11 e 13 de novembro, o IFBA promoveu, no campus Ilhéus, o XII Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti - 2015). O evento congregou bolsistas, orientadores, docentes, técnicos administrativos, bem como toda a comunidade de pesquisadores do Instituto, que atuam em diferentes áreas do conhecimento.

A abertura do seminário aconteceu no dia 11, no auditório do campus e contou com as presenças do pró-reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (Prpgi), Luiz Gustavo Duarte, do diretor geral da unidade, Thiago Nascimento Barbosa, de estudantes e professores de diversos campi do IFBA e, de outros membros da pró-reitoria.

A palestra de abertura "Impactos da iniciação científica na formação de recursos humanos" foi proferida pelo professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Vander Boerer. Nos dias 12 e 13 ocorreram as apresentações orais dos pesquisadores, que mostraram o resultado dos seus trabalhos e, paralelo às apresentações, ocorreram os minicursos “Redação de projetos de captação de recursos” e “Parâmetros para inovação tecnológica” e, a oficina “Propriedade intelectual e transferência tecnológica: um ciclo completo de inovação”. No final do dia 13, houve a cerimônia de encerramento, com apresentações culturais e premiação dos melhores trabalhos do Sicti 2015.

Segundo a coordenadora do evento, que também é professora e coordenadora de pesquisa e extensão do campus Ilhéus, Maria Isabel Oliveira, o êxito da iniciativa se deu porque todos se empenharam para que tudo desse certo. “Foi trabalhoso organizar um evento desse porte, mas com a ajuda da Prpgi e de toda a equipe local, tudo ocorreu conforme planejado. Eu só tenho a agradecer a oportunidade de poder contribuir", frisou a professora.

O diretor Thiago Barbosa, lembrou que desde que assumiu o cargo de diretor, colocou o campus Ilhéus à disposição para sediar o maior número de eventos possíveis. "Meu agradecimento à Prpgi pela confiança em poder sediar aqui em Ilhéus um evento desse porte. Gostei muito e já me candidato para sediar novamente o Sicti em 2017".

Para o pró-reitor Luiz Gustavo, a organização do evento no campus Ilhéus foi um sucesso. "Deu tudo certo, sem correria, sem atropelos. Fomos bem acolhidos aqui. Então, só tenho a agradecer a todo mundo que se empenhou e que venha 2016".


Coordenação de Comunicação – Campus Ilhéus

registrado em: