Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Novas tecnologias e educação inclusiva são temas da Jornada Pedagógica em Jacobina

Geral

Novas tecnologias e educação inclusiva são temas da Jornada Pedagógica em Jacobina

publicado: 20/02/2015 15h07 última modificação: 04/12/2015 18h42

Para planejar novas estratégias para o período letivo de 2015 e aumentar os índices de aprendizagem em sala de aula, os professores do câmpus de Jacobina participaram ontem (19) e hoje (20), no auditório da instituição, da IV Jornada Pedagógica.

O evento teve a presença do coordenador da Rede e-Tec no IFBA, Marcelo Diniz - que representou a pró-reitora de ensino do IFBA, Lívia Simões -, do diretor geral do câmpus, Epaminondas Macedo, da diretora de ensino, Lucília Santa Rosa, além de especialistas que participaram de mesa-redonda, palestra e oficinas.

Durante a mesa-redonda “Educação na perspectiva da inclusão”, a diretora de ensino do câmpus Simões Filho, Cláudia Cunha, propôs que, para se alcançar a educação inclusiva, as instituições de ensino devem eliminar barreiras arquitetônicas, a exemplo da ausência de rampas e pisos táteis. Ela também sugeriu que o ensino da língua brasileira de sinais (libras) seja ampliado e que se adotem placas em braile e meios de comunicação internos adaptados para as pessoas com deficiência. Cláudia lembrou que, mesmo diante dessas necessidades, é difícil encontrar empresas no mercado que realizem essas adaptações.

A mesa-redonda também foi assistida pelo presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Jacobina (APCD), Ademilson Oliveira. “Fiquei muito feliz por ver o IFBA discutindo essa temática em sua jornada”.

A programação também contou com oficinas sobre temas como as novas tecnologias e a interdisciplinaridade. Durante as oficinas, Marcelo Diniz destacou a importância de se repensar a lógica tradicional de avaliações utilizadas em sala de aula. Ele pediu para os docentes observarem mais o potencial de uso das redes sociais e da lógica dos jogos digitais nas atividades acadêmicas.

Sobre a jornada, que teve sua primeira edição em 2012, o diretor Epaminondas Macedo pontuou que é a oportunidade para trocar experiências e refletir sobre as práticas pedagógicas do IFBA. Ele frisou que estudantes ligados a outras instituições têm solicitado a abertura de inscrições para o público externo.

Lucília Santa Rosa, que coordenou o evento, anunciou que na próxima edição, interessados de qualquer instituição poderão participar da jornada. Ela avaliou que “as discussões travadas durante os dois dias demonstram que em 2016 teremos um câmpus com um ensino ainda melhor”.

O professor de desenho da unidade, Arivaldo Souza, destacou que gostou tanto da iniciativa que gostaria de estender o evento para um número maior de dias. “Sinto que as discussões trarão outro olhar à nossa prática profissional”.

A programação será concluída hoje à tarde, com a palestra “Educação básica na contemporaneidade”, proferida pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ana Lúcia Gomes. 

Coordenação de Comunicação – câmpus Jacobina

registrado em: ,