Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Ilhéus recebe visita de associações de agricultura familiar

Ilhéus recebe visita de associações de agricultura familiar

publicado: 09/02/2015 09h58 última modificação: 04/12/2015 18h07

O câmpus Ilhéus recebeu, na última quarta-feira, 4 de fevereiro, a visita de associações de agricultura familiar das cidades de Barro Preto, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga e Itapitanga para uma degustação dos seus produtos.

A ideia é estabelecer parcerias para beneficiar os alunos do Instituto com a inclusão de alimentos da agricultura familiar no cardápio escolar, através da participação em processos de licitações.

Cada agricultor produz um tipo de alimento com base na matéria-prima disponibilizada na região. A degustação foi realizada para apreciação dos possíveis produtos que poderão fazer parte do cardápio. Estiveram presentes o diretor geral do câmpus Thiago Barbosa, os diretores de ensino e administrativo, e servidores.

Segundo o professor da Associação de Produtores de Ibicaraí, Soares Neto, essa parceria é muito importante, pois trará um desenvolvimento crucial para o setor, partindo da ideia de que a implementação de uma alimentação saudável nas escolas não só ajuda no rendimento escolar, como também educa os jovens a procurarem esses produtos e valorizarem o trabalho dos agricultores regionais.

Agricultura familiar

A agricultura familiar é caracterizada pelo cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, cuja mão de obra está no núcleo familiar. De acordo com a Lei nº 11.947/2009, no mínimo, 30% do valor total repassado a Estados, municípios e Distrito Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Coordenação de Comunicação – câmpus Ilhéus

registrado em: ,