Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Encontro reúne bibliotecários e auxiliares do IFBA em Eunápolis

Encontro reúne bibliotecários e auxiliares do IFBA em Eunápolis

publicado: 09/11/2015 13h52 última modificação: 05/01/2016 18h59

Bibliotecários e auxiliares de diversos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e da Educação Municipal de Eunápolis participaram das atividades do V Encontro de Bibliotecários e I Encontro de Auxiliares do IFBA. Durante três dias, aconteceram palestras, diagnósticos, grupos de trabalho, visitas técnicas, mesas redondas e treinamento, com o objetivo de estimular o debate do tema “A biblioteca universitária como ambiente de aprendizagem no ensino superior”.

A 5º edição do evento trouxe novas pautas e desafios para a categoria. “A gente já discutia a questão de acervo e hoje nós temos. Agora vamos pensar em avaliação do MEC e na preparação da biblioteca para atender aos seguimentos de ensino, pesquisa e extensão”, frisou a coordenadora de biblioteca do campus Eunápolis, Nilcéia Conceição. A bibliotecária também destacou que essa foi a primeira vez que o encontro foi destinado também aos auxiliares “A intenção é a valorização do profissional, independente de categoria, o auxiliar é muito importante nesse processo”.

A gerente de bibliotecas do Instituto, Andréia Ribeiro, considerou positivo o primeiro encontro realizado fora da região metropolitana de Salvador. “Foram três dias bem proveitosos e saímos daqui com a definição de um regimento para o sistema de bibliotecas. Esse de Eunápolis deixou marcas na nossa história”. Andréia ainda citou o planejamento de atividades definidas a partir do evento que incluem a politica de desenvolvimento de coleções, atividades para o usuário, orientações para o portal da Capes e a implantação do repositório institucional de teses, dissertações, trabalhos acadêmicos.

 Informatização das Bibliotecas

A realização do encontro também mostrou que a biblioteca está se modernizando. Palestras e treinamentos, como o que foi feito pelos auxiliares no Pergamum (sistema integrado de informatização que o IFBA adquiriu) dinamizaram a programação “Esse primeiro contato com o Pergamum foi importante, o sistema vai facilitar e agilizar o atendimento aos usuários” comentou Rodrigo Brito, auxiliar de biblioteca do campus Eunápolis.

O encontro, segundo Nilcéia, é uma das ações que vêm mostrando como o perfil das bibliotecas está se adaptando às necessidades atuais do seu público. “Temos disponível ABNT online, além de várias coisas que o Instituto está proporcionando e, às vezes, as pessoas ainda não tem conhecimento. Nesse encontro trabalhamos muito isso”, finalizou Nilcéia.

A 6º edição do evento acontecerá no mês de setembro de 2016, no campus Valença.


Coordenação de Comunicação – Campus Eunápolis

registrado em: ,