Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Dgti realiza ações de inclusão tecnológica

Geral

Dgti realiza ações de inclusão tecnológica

publicado: 04/02/2015 14h30 última modificação: 04/12/2015 18h04

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Dgti), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), está desenvolvendo uma série de ações para facilitar o acesso dos servidores aos processos relacionados ao Instituto e otimizar as ações de tecnologia da informação.

Entre as novidades já em vigor estão: o serviço de ouvidoria, disponível no site da Dgti, a adoção da nova instrução normativa para utilização dos e-mails institucionais e a implantação de um novo sistema de acompanhamento online dos processos. Além destas, outras medidas serão incorporadas ao longo deste ano pela equipe formada pelo diretor da Dgti, Luiz Claúdio Machado, o chefe de redes e telecomunicações, André Ferreira, e o chefe de sistemas, Cléber Santos.

O objetivo deste conjunto de ações, segundo Luiz, é oferecer mais qualidade aos serviços prestados pelo setor. “Nós enxergamos o público do IFBA como os nossos maiores clientes e pretendemos melhorar esse serviço. Então, para alcançar esse objetivo vamos realizar várias ações. Além disso, já criamos uma ‘Equipe de Qualidade’ que ficará responsável por este acompanhamento”, pontuou.

Integrando o pacote de mudanças ainda está a adoção de um sistema online de bibliotecas e a aquisição do novo sistema acadêmico, que será oferecido para a comunidade do Instituto, como resultado de uma cooperação técnica entre o IFBA e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, a Dgti pretende realizar atividades com a comunidade externa. “Entre nossos planos para o segundo semestre deste ano está o projeto ‘Dgti Social’, através do qual pretendemos ofertar cursos de informática voltados a instituições de caridade. Estes cursos serão oferecidos com o objetivo de aproximar a tecnologia da sociedade”, esclareceu Luiz.

Nos próximos dois anos, a Diretoria se mudará para a Reitoria, mas permanecerá, ainda por um período, com alguns equipamentos no câmpus Salvador. De acordo com o diretor, todas as mudanças serão gradativas e respeitarão o tempo de operacionalização. “Continuaremos realizando as capacitações ao longo deste processo, a exemplo da que realizamos em janeiro com servidores da Dgti e técnicos de outros câmpus, sempre procurando abrir para o interior. Vamos realizar encontros com os técnicos da Dgti e promover workshops relacionados à área”, concluiu.

Em paralelo a todas as ações programadas, foi montada uma comissão que atualizará as políticas de segurança e o plano diretor de tecnologia da informação, utilizados pelo IFBA. Entre os componentes desta comissão estão professores, estudantes, diretores dos câmpus e coordenadores de tecnologia da informação de cada unidade. A primeira reunião da comissão está prevista para o mês de março.

registrado em: