Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Dacel confirma 2ª edição dos JIFBA para 2016

Dacel confirma 2ª edição dos JIFBA para 2016

publicado: 17/12/2015 15h32 última modificação: 06/01/2016 18h13

A primeira edição dos Jogos Seletivos do IFBA (JIFBA), promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), através do Departamento de Ações, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), terminou no último dia 13, em clima de confraternização, depois de três etapas, realizadas, respectivamente, nos campi Vitória da Conquista, Paulo Afonso e Ilhéus. 

Para a chefe do Dacel, Liz Rodrigues, o evento foi um sucesso. “Conseguimos unir o Instituto como um todo, com a participação de 13 dos nossos campi, e garantir inserções na TV, nas rádios e nos blogs locais, gerando mídia espontânea. E, além disso, resgatar o orgulho de ser IFBA e lançar um novo olhar para a educação física no Instituto, projetando isso para o próximo ano”, afirmou. 

A projeção e continuidade do projeto também foram frisadas pelo reitor, Renato da Anunciação. “Acreditamos que o evento contribuiu para a discussão de uma educação completa e integradora no Instituto. Com a realização desta primeira edição, a proposta é que os professores avaliem o processo e construam um projeto pedagógico voltado à participação da educação física na vida acadêmica, com o fortalecimento da formação humanística dos estudantes”, destacou. 

O professor de educação física, do campus Paulo Afonso, Marcos Lima, vulgo “Mano”, já fez uma avaliação inicial do evento e enfatizou a importância da iniciativa. “O importante para o estudante que participa de um evento como este não é a cor da medalha, mas o que o esporte pode trazer de bom para a vida dele, como questões de igualdade, cidadania e gênero, por exemplo. E a proposta dos JIFBA ‘casa’ muito bem com a proposta educacional porque oferta  ao aluno a possibilidade do desenvolvimento integral”, enfatizou. 

A próxima edição do evento está garantida e, provavelmente, acontecerá até o início do segundo semestre de 2016, conforme Liz. “Para os JIFBA 2016, entre outros aspectos, realizaremos de modo mais intenso, a reciclagem e os planos de treinamentos para os professores”, pontuou. Ainda de acordo com a chefe do Dacel, o Instituto pretende participar das etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs). 

Até a próxima edição, os JIFBA 2015 ficarão na memória da estudante de eletromecânica, do campus Simões Filho, Milena Silva, que conquistou o 1º lugar no karatê feminino e está no último ano do curso. “Para mim foi ótimo estar aqui na primeira edição do evento porque provavelmente eu já vou ter terminado o curso até a próxima. Esta foi uma experiência muito interessante. Aqueles que não puderam participar este ano devem vir no próximo”, finalizou. 

Confira abaixo, na íntegra, os resultados da 3ª e última etapa dos JIFBA. 

registrado em: