Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > Câmpus Salvador realiza jornada pedagógica até sexta (24)

Geral

Câmpus Salvador realiza jornada pedagógica até sexta (24)

publicado: 23/04/2015 20h01 última modificação: 16/12/2015 17h44

Com o tema “Sujeito histórico-critico na perspectiva da educação profissional técnica e tecnológica”, acontece até amanhã (24), no câmpus Salvador do IFBA, a Jornada pedagógica 2015. Já foram realizadas várias palestras, oficinas e debates sobre inclusão social, diversidade, deficiência intelectual, acessibilidade, Libras educacional, preparação para o mundo do trabalho, entre outros.

Iniciada ontem, 22, a jornada vem contado com a presença de docentes, pedagogos, psicólogos e assistentes sociais do câmpus, além de acadêmicos, representantes de movimentos sociais e órgãos ligados à educação e direitos humanos.

Neste segundo dia, “Diversidade no contexto educacional” foi tema de mesa-redonda. “É muito importante o exercício docente promover essa discussão sobre a condição de vida desses alunos, seja nos aspectos de orientação sexual, convívios familiar e social, entre outros”, ressaltou a pedagoga do câmpus, Celiana Maria dos Santos.

Houve também oficinas sobre inclusão de pessoas com necessidades especiais, com atividades direcionadas a cada situação especifica. Os participantes ainda receberam orientações sobre “O uso pedagógico e integrado dos tabletes educacionais e lousas digitais”, através de minicurso ministrado por representantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Para a diretora de ensino do câmpus Salvador, Lybia Rocha, é um momento de reflexão sobre a prática pedagógica da instituição, ressaltando a importância do diálogo amplo, sobretudo acerca da inclusão social. “O português foi inserido como segunda língua na grade curricular dos alunos com deficiência auditiva, pois eles são formados tendo como primeira língua a Libras, por isso resolvemos contratar um professor efetivo para que possamos dar capacitação com maior eficiência a esses estudantes”, explicou.

Ainda está prevista na programação a apresentação da Diretória de Ensino (DE) e suas diretorias adjuntas, que farão um resumo de todas as atividades exercidas dentro da instituição; reunião com os departamentos acadêmicos, visando melhorar o planejamento de ensino do câmpus; além de webconferência com o especialista em Ensino a Distânicia (EaD), Robson Santos, que irá abordar o tema “Ambientes virtuais de aprendizagem”, e minicurso sobre “Propriedade intelectual como proteção do conhecimento”.


Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

registrado em: ,