Você está aqui: Página Inicial > Portal do Servidor > Noticias - 2015 > “Nas ondas do rádio” faz primeira transmissão em Eunápolis

“Nas ondas do rádio” faz primeira transmissão em Eunápolis

publicado: 20/11/2015 16h07 última modificação: 06/01/2016 16h06

Como dizem os versos da música Rádio Pirata, “(...) está no ar, nas ondas do rádio”, a rádio escolar do campus Eunápolis do IFBA fez sua primeira transmissão oficial na manhã desta sexta-feira (20), com uma cobertura especial da realização do evento “Resistir para existir: a necessidade da persistência de lutas e movimentos para a sociedade”. O projeto é coordenado pelos professores Eliana Costa Sausmickt e Vitor Oliveira Damião e pelo técnico administrativo Igor Baião.

A preparação para a implantação da rádio escolar passou por diversas etapas: 

Começou com a elaboração do projeto, que foi aprovado no Programa de Apoio à Aprendizagem (Pina) no ano letivo de 2015, passando pela seleção dos monitores Artur Cristiano Pedroza, estudante de edificações, e  Danielle Santos Pereira, do curso de informática, e a montagem de equipamentos. “Não foi fácil montar toda essa estrutura técnica, apesar de que nós já tínhamos muita coisa, mas faltavam coisas importantes que nós tivemos alguma dificuldade de conseguir”, conta o servidor de audiovisual e responsável técnico pelo projeto, Igor Baião. 

O planejamento da programação foi construído, coletivamente, entre a equipe e, após toda essa dedicação, a comunidade IFBA conheceu o canal. “È um momento extremamente gratificante de alegria perceber esse empoderamento dos nossos alunos que criaram a programação e estiveram com a gente nesse planejamento, mostrando o quanto eles têm autonomia e criatividade”, ressaltou a professora Eliana. 

Artur e Danielle são as vozes do “Nas ondas do rádio”, ou seja, os responsáveis pelas locuções nas manhãs do Instituto, ao vivo, como aconteceu hoje na transmissão que teve a professora de história Flaviane Nascimento como a primeira entrevistada, falando da real importância do Dia da Consciência Negra. “A partir da inauguração da nossa rádio a gente vai ter um novo meio para dar voz aos estudantes para que possam divulgar as suas ideias”, comentou Artur. 

Além de notícias e música, a interação também vai ser constante no espaço. A comunidade acadêmica poderá participar pelas redes sociais na página facebook/projetonasondasnoradio, como disse Danielle. “Queremos que todos participem através da nossa página nas redes sociais no endereço facebook/projetonasondasnoradio. As notícias sobre a rádio ficarão nesta página”, afirmou. 

O desejo da equipe é que o projeto não termine após o fim dos três meses estipulados pelo Pina, e sim, se torne um instrumento pedagógico. A professora Eliana conta que eles pensam em  transformar a rádio em uma ação extensionista “Quem sabe levar a rádio escolar também para a comunidade”, pontuou.

Concurso para escolha do nome e jingle:

Os estudantes do IFBA poderão escolher o nome e fazer o jingle da rádio escolar por  meio de concurso estudantil. As inscrições acontecerão a partir de hoje (20) e seguirão até o dia 18 de dezembro. Os formulários e material devem ser enviadas para o e-mail ifbanasondasdoradio@gmail.com. 

O tema para o nome da rádio é livre, mas no jingle devem ser abordados os tópicos: comunicação, entretenimento e informação. Tanto o tema quanto o jingle devem ser inéditos. A escolha das peças será realizada em duas etapas e o regulamento completo está disponível aqui. 

A rádio escolar vai fazer transmissões às 9h30 e às 12h20. 

Coordenação de Comunicação – Campus Eunápolis

registrado em: ,