Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > Institucional > Histórico

HISTÓRICO

O início da história do Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA, remete ao ano de 1997, quando foi criado o Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS). A finalidade foi estabelecer uma estrutura ágil e interdisciplinar que permitisse a atuação conjunta e sinérgica com os setores produtivo e governamental na área de saúde.

A maturidade alcançada no desempenho das atividades do NTS possibilitou o credenciamento do IFBA, em março de 2015, junto a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), através da Chamada Pública nº 02, de 1º de outubro de 2014. Tal fato habilitou sua atuação em pesquisa, desenvolvimento e inovação voltada especificamente para o setor industrial nacional, na área de equipamentos médicos para uso em saúde, seus dispositivos e acessórios.

Essa conquista foi o passo necessário para o Ministério da Educação (MEC) autorizar o funcionamento do PIS/IFBA, junto com mais quatro unidades especiais de Polos de Inovação da Rede Federal, por meio da Portaria nº 819, de 17 de agosto de 2015.

Com isso, sua atuação foi ampliada na área de tecnologia em saúde, incluindo desenvolvimento de serviços tecnológicos e formação de recursos humanos. Instalado no Parque Tecnológico da Bahia, o PIS está vinculado à Reitoria do IFBA, mas não constitui uma unidade de ensino como um campus.

 


Polo de Inovação Salvador

Telefones: (71) 3221-0397 / 3221-0345

E-mail: poloinovacaosalvador@ifba.edu.br

Endereço: Parque Tecnológico da Bahia Rua Mundo, nº 121, Edifício Tecnocentro, Subsolo 1 e 2 (Av. Luís Viana Filho – Paralela, Km10)
Trobogy, Salvador, BA, Brasil - CEP: 41.745-715