Você está aqui: Página Inicial > Polo de Inovação Salvador > Institucional > Apresentação
conteúdo

APRESENTAÇÃO

O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal da Bahia é uma das cinco unidades especiais da Rede Federal de Educação Tecnológica, autorizadas pela Portaria do MEC Nº 819, de 13 de agosto de 2015. Sua finalidade é atender às demandas das cadeias produtivas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente nos segmentos que envolvem o Complexo Industrial da Saúde.

Tem desenvolvido soluções tecnológicas inovadoras no âmbito dos serviços de saúde, indústrias e regulação sanitária que possibilitem novas funcionalidades, aumentem a efetividade de diagnósticos e terapias ou permitam otimizar o gerenciamento dos riscos inerentes às práticas de saúde.

Para desenvolver as atividades com qualidade e eficiência, conta com infraestrutura tecnológica atualizada e experiência de uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, físicos, fisioterapeutas, especialistas em diversos campos da informática, entre outros profissionais.

Constituído por 5 laboratórios equipados para o desenvolvimento de novos equipamentos, dispositivos e software de uso em saúde, serviços de ensaios, calibração e consultoria, além da realização de prototipagem mecânica e eletrônica, o PIS já nasceu referenciado, pois é credenciado por organismos de credibilidade nacional e possui parcerias internacionais.

É credenciado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), na área de equipamentos médicos, seus dispositivos e acessórios, desenvolvendo inovações para a indústria de base mecânica, eletrônica e de materiais do Complexo Industrial de Saúde.

     

Possui o único laboratório brasileiro (LABPROSAUD) acreditado pelo INMETRO, para realizar calibração das grandezas associadas a radiodiagnóstico, principalmente, na área médica de mamografia, raio-x convencional e odontológico, angioplastia e para realização de ensaios de desempenho em luminárias cirúrgicas e de diagnóstico. Projeto realizado com o apoio da FINEP e do Ministério da Saúde.

É o único do país que possui laboratório credenciado pelo Ministério do Trabalho e INMETRO para a realização de ensaios de vestimentas de proteção contra raios-X.

É membro da REBRATS (Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde),do Ministério da Saúde.

Integra o SIBRATEC (Sistema Brasileiro de Tecnologia) do MCTIC, através da Rede de Serviços Tecnológicos PRODSAUDE.

Participa do INCT Ciência, Inovação e Tecnologias em Saúde (CITECS), do MCTIC.

Possui acordo preliminar de cooperação com o Centro de Excelência em Dispositivos Médicos do Instituto Politécnico do Porto (NORTEXCEL2020), projeto semelhante ao Polo de Inovação Salvador, apoiado pela União Europeia.

 


Polo de Inovação Salvador

Telefones: (71) 3221-0397 / 3221-0345

E-mail: poloinovacaosalvador@ifba.edu.br

Endereço: Parque Tecnológico da Bahia Rua Mundo, nº 121, Edifício Tecnocentro, Subsolo 1 e 2 (Av. Luís Viana Filho – Paralela, Km10)
Trobogy, Salvador, BA, Brasil - CEP: 41.745-715