Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2018 > Professor de Física do IFBA publica livro de Cosmologia
conteúdo

Professor de Física do IFBA publica livro de Cosmologia

publicado: 15/10/2018 09h06, última modificação: 15/10/2018 12h40
Exibir carrossel de imagens Welber Miranda Livro de Cosmologia

Livro de Cosmologia

 

O professor Welber Miranda Possuí mestrado e doutorado em Física. Foi professor (2009-2010) da Universidade Federal da Bahia. Possui conhecimentos em programação voltado à física e aplicações interdisciplinares. Em pesquisa tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade, Ensino de ciências e Análise de sinais biomédicos. Como áreas secundárias pesquisa aplicações tecnológicas multidisciplinares, programação científica (PYTHON, C, C++ MATLAB e Wolfram MATHEMATICA) e ferramentas tecnológicas para inovação e ensino de física.

Atuando como Professor (adjunto) no IFBA, Campus Paulo Afonso, , desenvolve atividades de Pesquisa e Docência no Ensino Superior e Médio, e no Laboratório de Física do campus com o desenvolvimento de atividades voltadas à inovação e a tecnologia. O professor também organiza o site educacional sem fins lucrativos:  www.meuprofessordefisica.com

 

SOBRE O LIVRO:

No livro de cosmologia do professor Welber Miranda  são explorados em profundidade alguns modelos físicos cosmológicos para energia escura e matéria escura. Esses modelos são capazes de descrever diferentes propriedades do cosmos.

O modelo padrão ΛCDM consegue atingir alto grau de precisão na descrição física e também permitir excelente acordo com variadas observações, entretanto, a natureza física das componentes de energia escura e matéria escura continua sendo pouco compreendida. Nos capítulos iniciais, são revisadas as principais observações da cosmologia e, também, os fundamentais aspectos da cosmologia padrão. São investigados modelos de interação entre energia escura e matéria escura, com foco em modelo de decaimento à taxa constante.

Nestes modelos, a energia escura depende do tempo, decaindo linearmente com a função de Hubble. O modelo com energia escura variável Λ(t)CDM, com produção de matéria escura em tempos cosmológicos recentes, implica a necessidade de recorrer a maiores valores de densidade de matéria para descrever adequadamente a dinâmica cósmica nas eras atuais. Ao comparar Λ(t)CDM e ΛCDM, é possível obter bom acordo entre as curvas teóricas para a função de Hubble ao se utilizar, no Λ(t)CDM, a raiz quadrada do valor de concordância usado no ΛCDM para o parâmetro de densidade de matéria total. A física, para a época do desacoplamento, é descrita para ambos os modelo estudados.

 A ciência e seus feitos fascinam a todos nós. Quando criança, nossa curiosidade é imensa, queremos entender tudo ao nosso redor. Quando foi que suprimimos essa curiosidade? Este livro explora aspectos teóricos e experimentais sobre a cosmologia e discute o que são a matéria escura e a energia escura. Ao mesmo tempo, investiga novas teorias sobre o tema. 

  

Livro de cosmologia do professor Welber Miranda