Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2018 > Observatório do campus Salvador recebe propostas sobre relações de trabalho

Notícias

Observatório do campus Salvador recebe propostas sobre relações de trabalho

publicado: 19/03/2018 11h47, última modificação: 19/03/2018 11h47

O Observatório do Trabalho, órgão suplementar vinculado à Direção Geral do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), já está recebendo, em fluxo contínuo, propostas de projetos de pesquisa, extensão ou ensino que abordem as relações de trabalho.

Poderão ser abordados os seguintes temas: Trabalho, formação e qualificação profissional; Trabalho, políticas públicas e reprodução social; Trabalho, discriminação e desigualdades sociais; Saúde do trabalhador e meio ambiente do trabalho. As propostas podem ser enviadas tanto pelo público externo quanto por integrantes da comunidade acadêmica para o e-mail trabalho@gmail.com.

O docente José Rubens Teixeira, que integra a equipe de coordenação do novo Observatório, adianta que eles já têm recebido propostas sobre assuntos como a geração de empregos formais no Brasil nos anos 2000 e questões e perspectivas da reforma trabalhista brasileira.

Entre os planos futuros estão: a publicação dos trabalhos selecionados e a realização de eventos, como seminários, debates e fóruns “para a articulação entre ensino, pesquisa e extensão intra e interinstitucional, inclusive com outros campi do IFBA, da Rede Federal de Ensino, ou outros órgãos de pesquisa, tendo como categoria norteadora o debate a respeito do trabalho", detalha.

José Rubens explica ainda que, caso a proposta encaminhada seja aprovada, o proponente passará a integrar o Observatório. “Outra possibilidade de ingresso é através de adesão do candidato aos projetos que já estão em andamento”.

Sobre o tema trabalho, Teixeira esclarece que ele é considerado essencial na compreensão da realidade. “O Observatório pode assim contribuir com a formulação e a divulgação de informações, indicadores e estudos que possam subsidiar e assessorar as instâncias deliberativas e colegiadas do campus Salvador, e de forma mais ampla o próprio IFBA e a comunidade externa em relação aos desafios e dilemas das relações de trabalho no Brasil e no âmbito mundial”.

O regimento interno do Observatório foi aprovado pelo Conselho do Campus no final de janeiro, através da Resolução nº 15/2018.

Mais informações:  trabalho@gmail.com

 

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador.