Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2018 > IFBA – Campus de Paulo Afonso realiza a 3º edição do projeto: "Hora de Racio(ci)nar – Já passou da hora de agir"
conteúdo

IFBA – Campus de Paulo Afonso realiza a 3º edição do projeto: "Hora de Racio(ci)nar – Já passou da hora de agir"

publicado: 13/06/2018 21h33, última modificação: 13/06/2018 21h33

No último dia 07/06/2018 ocorreu a 3º edição do projeto: Hora de Racio(ci)nar – Já passou da hora de agir - no IFBA – Campus de Paulo Afonso.

Idealizado pelos professores Danielle Delgado, Flávia Jorlane, Mariana Seixas, Luís Lira, Maria do Carmo, Angélica Reis e Rhuan Carvalho, o projeto interdisciplinar buscou sensibilizar a comunidade interna do IFBA - Campus de Paulo Afonso, bem como a comunidade externa do município, quanto ao uso racional dos recursos naturais, além de promover um momento de reflexão quanto aos aspectos históricos, ambientais, legais e técnicos que norteiam a política ambiental brasileira.

O projeto envolveu as três turmas do 3º ano do ensino médio, da forma integrada, dos cursos técnicos em Biocombustíveis, Eletromecânica e Informática, nas disciplinas de Regulação do Setor Elétrico, Química, Matemática, Sociologia, História, Filosofia, Biologia e Geografia.

As equipes realizaram exposição de trabalhos em modelos de estudos de caso nas seguintes temáticas:

- Privatização do Setor Elétrico Brasileiro;

- Análise do Apagão ocorrido em 21/03/2018;

- Resultados dos dados apresentados pela Comissão de Gestão Energética do IFBA – Campus de Paulo Afonso;

- Eutrofização No Rio São Francisco: Responsabilidade, Causas e Soluções Técnicas;

- Análise de Ciclo de Vida de Hardware de Computadores e Celulares;

- Efeitos da radiação eletromagnética pelo uso de equipamentos eletrônicos e os danos sócio-comportamentais na sociedade contemporânea.

Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada pelos professores das disciplinas envolvidas que pontuaram as equipes analisando os seguintes aspectos: domínio do conteúdo, entrosamento da equipe, Criatividade, Inovação, Interesse e motivação despertada, Habilidade em responder perguntas, Dinâmica e Uso de linguagem apropriada