Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2018 > Estudantes participam da I Mostra Audiovisual do IFBA Paulo Afonso
conteúdo

Estudantes participam da I Mostra Audiovisual do IFBA Paulo Afonso

publicado: 24/04/2018 17h48, última modificação: 24/04/2018 17h48

Os estudantes dos cursos técnicos do IFBA Campus Paulo Afonso participaram no dia 19 de abril, no Memorial Chesf, da I Mostra Audiovisual do IFBA. Foram produzidos diversos curtas-metragens e apresentados ao público presente. Segundo a organizadora do evento, o resultado foi além do esperado.

Em duas salas, foram apresentados simultaneamente 9 filmes produzidos pelas turmas do integrado do primeiro ao terceiro ano. Além dos próprios alunos, o evento teve a participação dos professores, técnicos do IFBA e também dos pais, que se fizeram presente, atingindo um número superior a 400 pessoas. A banca avaliadora composta por técnicos e professores, analisou anteriormente os filmes e atribuiu notas às produções. Os melhores receberam menção honrosa, divididos em sete categorias: melhor roteiro, melhor cenário, melhor edição e áudio, melhor atuação, melhor direção, melhor figurino e maquiagem e melhor trilha sonora.

Para Denielton Rodrigues, do primeiro ano de informática, produtor do filme Carne Doce, a experiência foi incrível: “nosso curta precisou gravar duas cenas no Museu Casa de Maria Bonita, na área rural de Paulo Afonso. Ao visitar aquele local, a gente percebeu que a história vai além da sala de aula. Momentos que se viveram ali e que nem mesmo a gente estava ciente”, relatou. Para ele, a experiência vivida em aprender as técnicas de produção audiovisual foi uma experiência completamente nova: “cortar cenas, gravar áudio, isolar locais para gravação, montar cenários, editar imagens foi um mundo completamente novo para nós e que a partir de agora vão servir em outros momentos”.

Jasmily Emanuele, do segundo ano de biocombustíveis, produziu o filme Quanto vale uma nota que falava sobre máscaras sociais: “as pessoas vivem se moldando o tempo todo para corresponder à expectativa das outras pessoas, deixando de viver o que acha importante para sim mesmo”, frisou. Sobre a produção do filme, a turma achou difícil por não serem da área: “nunca tivemos contato com edição, gravação, tivemos que aprender tudo na hora. Estudamos bastante para poder fazer esse curta e no final ficamos muito orgulhosas do resultado”, destacou a aluna.

A I Mostra Audiovisual foi um projeto proposto pela professora de história do Campus Paulo Afonso, Mariana Seixas: “na sala de aula, os alunos tem acesso a uma narrativa que já vem pronta e que são resultados das experiências do professor. O objetivo é fazer com que eles construam sua própria narrativa, pois estudar história é produzir narrativas a partir de experiências, de estudos variados que são pessoais também e que não devem partir exclusivamente da professora de história, devem partir do estudante”, frisou a professora. Para ela, o resultado foi além do esperado: “o objetivo desde sempre foi convidar os familiares e amigos para assistirem o projeto finalizado, mas a dimensão que tomou, a animação que os alunos demonstraram para realizar o projeto foi muito maior do que eu tinha previsto inicialmente. Isso é muito bom porque prova que eles gostaram da ideia e entenderam que produzir uma narrativa, construir uma história, se apropriar da capacidade de compreensão de um determinado assunto a partir deles próprios foi muito interessante. Isso também é válido porque a escola serve também pra proporcionar experiências diferentes e inusitadas e que coloquem os estudantes no espaço de protagonismo que é deles, ainda mais dentro da educação pública”.

Filmes participantes:

1. 25 de novembro (3º ano Biocombustível)
2. Nossa história  (3º ano Eletromecânica)
3. Um olhar além  (3º ano Informática)
4. Quanto vale uma nota (2º ano Biocombustível)
5. Um bom começo  (2º ano Eletromecânica)
6. Memórias em ruídos (2º ano Informática)
7. Máscaras virtuais (1º ano Biocombustível)
8. Entre a cruz e a espada (1º ano Eletromecânica)
9. Carne doce (1º ano Informática)

Filmes que receberam a menção honrosa:

Melhor Roteiro: 25 de Novembro
Melhor Cenário: Um Bom Começo
Melhor Edição e áudio: 25 de Novembro
Melhor Atuação: Um Bom Começo
Melhor Direção: Um Bom Começo
Melhor Figurino e Maquiagem: Um Bom Começo
Melhor Trilha Sonora: Carne Doce