Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2017 > Projeto desenvolvido por alunos do IFBA Campus de Paulo Afonso é duplamente premiado e ganha destaque no Jornal A Tarde.

publicado: 12/12/2017 14h20, última modificação: 12/12/2017 14h20

PsClean 2 Idealizado pelos estudantes Michelle Melo e João Lucas do IFBA, campus Paulo Afonso, orientado pela profª Danielle, acumula premiações no meio acadêmico, o projeto PSClean conquistou o 3º lugar no Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação (PAF) edição 2016 e a 3º colocação no Concurso "Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão".

O projeto conseguiu estar no TOP 30 (de 363 projetos submetidos para análise) dos projetos selecionados na EDP Open Innovation, que é um programa de aceleração para o desenvolvimento de novos projetos de negócios voltados para inovação tecnológica ou inovação de modelos de negócios na área de tecnologias limpas no setor de energia.

O Psclean, consiste em um Sistema automatizado que permite direcionamento do fluido de limpeza para facilitar a higienização e arrefecimento da região superior de unidades ou conjuntos de painéis solares térmicos e fotovoltaicos em ambientes em que tais tecnologias e arranjos se encontrem em áreas de fácil e também de difícil acesso e em ambientes em que a limpeza dos painéis seja necessária, com intervalos de tempo de limpeza de painéis variantes conforme região onde o mesmo esteja instalado. O sistema pode atuar também na limpeza de superfícies planas ou lisas, vidros e semelhantes; beneficia grupos residenciais, comerciais e industriais que usem painéis solares, aumenta a segurança do usuário do sistema uma vez que atua de forma automatizada, é visualmente compacto, de fácil adaptação a estrutura de painéis solares e pode ser empregado em sistemas e centrais de painéis solares de pequeno ou grande porte.

E agora, após participação na Campus Party, Salvador-BA,  foi selecionado para uma matéria no site do jornal “A tarde”.

Link da Matéria: "Limpeza de placas beneficia energia solar"

O projeto com patente depositada, encontra-se em teste e desenvolvimento do produto final, com resultados positivos. Observando aumento no rendimento de painéis solares.