Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2017 > Pesquisador pauloafonsino promove palestra sobre Rastreamento Ocular (Eye Tracking) em Paulo Afonso

publicado: 13/12/2017 14h03, última modificação: 14/12/2017 14h07

Palestra Rastreamento ocular  joao BoscoPróximo sábado (16 de dezembro), das 9h às 11h, no auditório do Colégio Municipal João Bosco, o pesquisador Fabrício Narcizo realizará palestra aos alunos do IFBA intitulada “Rastreamento Ocular Como Mecanismo de Interação, Aplicação e Pesquisa”. O tema da palestra faz parte da sua tese de doutorado e destina-se a estudantes e pesquisadores da área de tecnologia da informação e computação. A programação faz parte do sábado letivo das coordenações dos cursos de Eletromecânica e Engenharia Elétrica.

A palestra tem por objetivo apresentar uma visão geral desse campo de pesquisa com foco em aplicações em Ciência da Computação. Serão apresentados os principais componentes de um sistema de rastreamento ocular, como construir um dispositivo rastreador de baixo custo, ferramentas e sistemas de código-livre e gratuito, exemplos de aplicações em diversas áreas, bem como a utilização de um dispositivo rastreador ocular remoto para interação com o computador por meio dos olhos.

Sobre o Eye Tracking

O rastreamento ocular é um campo de pesquisa multidisciplinar ativo, no qual tem mostrado grande progresso nas últimas décadas. Em termos práticos, o rastreamento ocular é um processo para monitorar os movimentos oculares com objetivo de determinar o ponto de interesse de um indivíduo dentro do seu campo visual ou analisar padrões de movimento dos olhos em relação à cabeça ou ao ambiente. O rastreamento ocular é útil para muitas áreas de pesquisa, tais como: Medicina; Marketing; Publicidade; Psicologia; Engenharia Industrial; pesquisas de fatores humanos; estudos cognitivos, dentre outros.

Sobre o palestrante

Fabricio NarcizoFabrício Batista Narcizo é natural de Manaus/AM, mas veio morar em Paulo Afonso ainda bebê, residindo aqui até completar 18 anos, quando decidiu sair para estudar computação. Desde 1998 atua na área de TI. Em 2005 graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC; em 2008 concluiu mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Técnico de Aeronáutica – ITA em São José dos Campos/SP; em 2017 concluiu doutorado em Ciência da Computação pela IT University of Copenhagen – ITU na Dinamarca; atualmente é Pesquisador Postdoc e Professor Assistente no laboratório Eye Information Laboratory na IT University of Copenhagen – ITU na Dinamarca. Desenvolveu algumas pesquisas relacionadas ao pré-diagnostico da dislexia (X-Dislex), sistemas de criptografia (CryptonITA), e de rastreamento Ocular (EyeInfo Framework). Realiza pesquisa em rastreamento Ocular desde 2004.