Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2017 > Laboratório de Biocombustíveis do IFBA recebe equipamento de análise de alta eficiência

publicado: 16/11/2017 12h37, última modificação: 16/11/2017 12h40

Treinamento HPLC 01O laboratório de biocombustíveis de IFBA Paulo Afonso concluiu, entre os dias 16 e 20 de outubro de 2017, a instalação de um equipamento para realização de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) ou HPLC (High Performance Liquid Chromatography) como é mais conhecido.

A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência é um método de separação de compostos químicos em solução. Tem sido amplamente utilizado como ferramenta em várias áreas da química e biologia. A empresa responsável pela instalação promoveu uma capacitação para os servidores responsáveis pelo laboratório do campus poderem operar o equipamento. Os alunos dos cursos técnicos do IFBA Paulo Afonso terão acesso nas suas práticas de laboratório, o que enriquecerá ainda mais o seu currículo. “O equipamento, único na região, tende a contribuir significativamente para o desenvolvimento das atividades de pesquisa no Campus, pois possibilitará fazer um acompanhamento mais detalhado dos parâmetros experimentais a serem estudados”, frisou Alberto Brandão, professor do curso técnico em biocombustíveis do IFBA.

Sobre o HPLC

O HPLC apresenta uma técnica analítica de grande impacto atual e um vasto campo de aplicações, tanto na Indústria como em Universidades e Órgãos Governamentais, seja para o controle da qualidade de matérias-primas do processo do produto acabado, seja para resultados mais precisos nas pesquisas realizadas. A Cromatografia de Líquidos separa as espécies químicas consoante as suas funções moleculares e por conseguinte é um método que pode ser utilizado para separar, identificar e quantificar substâncias presentes em diferentes tipos de produtos. Ela é utilizada em análises de compostos não voláteis ou instáveis termicamente onde a cromatografia a gás não pode ser utilizada. Como cerca de 80% dos compostos apresentam essas características, o campo de aplicação do HPLC é extremamente vasto.

Treinamento HPLC 03  Treinamento HPLC 05  Treinamento HPLC 01

Treinamento HPLC 07       Treinamento HPLC 02