Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2017 > IFBA Realizou Sábado Letivo das coordenações de Ciências Exatas e da Natureza

IFBA Realizou Sábado Letivo das coordenações de Ciências Exatas e da Natureza

publicado: 18/05/2017 21h35 última modificação: 29/05/2017 18h53

No dia 13/05/2017, foi realizado no IFBA campus de Paulo Afonso o sábado letivo da Coordenação de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). O evento, organizado pelo professor Fábio Coelho, contou com a participação de vários docentes que realizaram palestras, oficinas, minicurso, aula de campo e uma feira de ciências com a participação dos discentes, além de atividade cultural.

Projeto Arquitetônico

Sabado Letivo Exatas-Otoni 5.JPGA oficina de Projeto Arquitetônico realizada no sábado letivo da Coordenação de Ciências Exatas foi ministrada pelo monitor Hélio Cássio e pelo Professor Otoni Jader e contou com a participação de 19 estudantes, sendo dividida em três momentos: exposição dos componentes necessários a um projeto de arquitetura, peças gráficas eSabado Letivo Exatas-Otoni 4.JPG documentos escritos.

Também foi apresentado um estudo de caso "Laboratório de Desenho". O segundo momento ocorreu com a saída do laboratório para análise das edificações do campus e suas instalações elétricas. Por fim, cada estudante traçou um desenho esboço como proposta de montagem de Laboratório específico da área de atuação de seu curso.

Lema de Sperner como Ferramenta da divisão

Sabado Letivo Exatas-Julio  1.JPGNa palestra apresentada pelo professor Julio Cesar, ele forneceu um método para resolver um problema que muitas pessoas enfrentam no cotidiano quando decidem dividir objetos com particularidades e, quase sempre, um ou mais dos envolvidos não se sentem satisfeitos com a maneira como é realizada a divisão.

Um caso bem comum é quando algumas pessoas passam a morar juntas e decidem dividir o custo do aluguel. Apesar das especificidades que existem como, por exemplo, um dos quartos pode possuir suíte, o valor do aluguel é dividido em partes iguais. No entanto, é justo que uma pessoa ocupe um quarto com suíte e pague o mesmo valor que a pessoa que ocupa um quarto mais simples?Sabado Letivo Exatas-Julio 2.JPG

Para resolver este problema e muitos outros parecidos pode ser usado o Lema de Sperner. Na Matemática, este lema é famoso por anteceder o Teorema do Ponto Fixo de Brouwer, mas tal lema fornece um modo simples de que agrada a todos os envolvidos nas divisões.

Para maiores informações, segue o site com a dissertação de mestrado cujo titulo  é   “O Lema de Sperner como uma ferramenta para realizar divisões”.

Organização de Castas, Divisão de Trabalho e Plasticidade de Ninhos em Cupins / Introdução a Microscopia ótica

Sabado Letivo Exatas-Ricardo 2.JPGO professor Ricardo Nink apresentou em sua palestra os resultados e conclusões da sua tese de doutorado sobre uma espécie de cupim das florestas úmidas Neotropicais. A tese elucida como a divisão de trabalho entre as castas dessa espécie de cupim acerca do processamento e digestão da madeira afeta a estrutura e diversidade das suas respectivas comunidades microbianas intestinas.Sabado Letivo Exatas-Ricardo 4.JPG

Logo em seguida, foi ministrado um minicurso sobre conceitos básicos de microscopia óptica. Num primeiro momento, foi apresentado, numa explanação teórica, a história da microscopia, os princípios de funcionamento de um microscópio e os diferentes métodos de microscopia aplicados Sabado Letivo Exatas-Ricardo 3.JPGatualmente pela ciência.

Na parte prática, os cursistas tiveram a oportunidade de operar um estereomicroscópio e um microscópio ótico, com os quais puderam observar detalhes de artrópodes e lâminas contendo diferentes tipos celulares.

Isto é Física

Sabado Letivo Exatas-Urbano 1.JPG

Sabado Letivo Exatas-Urbano 2.JPG

A Oficina de Física foi organizada pelo professor Urbano e contou com a participação dos estudantes de Engenharia Elétrica, Nicolau Jr e Tais Aguiar. Durante a oficina, foram realizados vários experimentos e demonstrações de fenômenos físicos ligados à óptica e à Eletrodinâmica, bem como várias discussões dos

temas relacionados.

Curiosidade da Física /  Radioatividade

Sabado Letivo Exatas-Héstia 2.JPG

Na Palestra Curiosidades da Física, a palestra abordou curiosidades sobre cientistas e suas experiências e sobre alguns acontecimentos curiosos na história da física.

Sabado Letivo Exatas-Flavia 2.JPG

A Oficina de Radioatividade  abordou conceitos básicos sobre radiação e radioatividade, ilustrando a parte histórica e os principais acidentes nucleares. Ao final, foi aplicado exercícios de aprofundamento sobre os conceitos de radioatividade.

Impactos Ambientais na cidade de Paulo Afonso

Sabado Letivo Exatas-Marquinhos 1.JPG

Sabado Letivo Exatas-Marquinhos 2.JPG

Como parte integrante das atividades, o professor Marcos Antônio ministrou aula em campo onde se pode verificar in loco os impactos ambientais decorrentes da ação antrópica sobre o meio ambiente. Na oportunidade, o professor Marcos Antônio explicou a importância de se conhecer o processo de eutrofização de um corpo hídrico.

Sabado Letivo Exatas-Marquinhos 3.JPG