Você está aqui: Página Inicial > Campus Paulo Afonso > Notícias > Notícias 2017 > Durante campanha do "Setembro Amarelo", IFBA promove palestra sobre prevenção ao suicídio.

publicado: 29/09/2017 12h26, última modificação: 29/09/2017 15h57

O IFBA Campus Paulo Afonso realizou ontem, 28, uma roda de conversas sobre saúde emocional da adolescência e prevenção de riscos. O evento ocorreu no auditório do campus e teve como palestrante psicóloga Jalane Maia. A programação faz parte da campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar a sociedade sobre a problemática do suicídio no Brasil e no mundo.

Segundo Rebeca Ferraz, psicóloga do campus Paulo Afonso e organizadora do evento, a prevenção do suicídio é algo que deve ser sempre trabalhado nas escolas para que seja alcançada de fato: “esse foi um momento importante porque trouxe a oportunidade de se discutir sobre a saúde emocional nessa fase da adolescência para que os alunos tenham possibilidade de falar sobre isso.”

Durante o evento, foi deixada uma caixa para recolher as perguntas que eles quisessem fazer sem precisar se identificar. O suicídio é um tema delicado e dessa forma eles tiveram a liberdade de fazer os questionamentos. Além da palestra e da caixa, houve um filme com linguagem adolescente tratando sobre o tema, fazendo com que os alunos participassem ativamente da programação.

Segundo Rebeca, é crescente o número de jovens com comportamento suicida, que engloba desde a ideia inicial, o planejamento de como realizar até chegar ao fato consumado, que é onde a população fica sabendo e que não há mais nada a fazer. A prevalência desse comportamento, na faixa de 15 a 29 anos tem aumentado drasticamente, sendo atualmente a segunda maior causa de morte entre jovens: “aqui no campus Paulo Afonso não houve nenhum caso de suicídio, porém já acompanhamos alguns casos de comportamento que poderiam levar a isso, que chegam para o setor de psicologia e que felizmente conseguimos dar os devidos encaminhamentos para que não se chegasse ao final que é o suicídio. O evento foi pensado para que se possa alertar esses riscos e considerar tão importante essa temática, pois se trata de saúde pública”, frisou.

Sobre a Palestrante

Jalane Maia é psicóloga capacitada em psicologia escolar e suicidologia e mestranda na área de pesquisa em prevenção de suicídio nas escolas.