Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Campus Jacobina realiza mesa-redonda sobre o tema “Mulheres na Ciência”

Campus Jacobina realiza mesa-redonda sobre o tema “Mulheres na Ciência”

por Verusa Pinho publicado: 14/03/2019 11h07, última modificação: 14/03/2019 11h07

Alunas dos terceiros anos dos cursos técnicos integrados do Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizam na próxima terça-feira, 19, às 14h, mesa-redonda com o tema “Mulheres na Ciência”.

A Mesa será composta pelas professoras da área técnica Talita Gentil (geologia) e Carina Machado (informática), e propedêutica, Carla Côrte (história), com mediação da pedagoga Indaiara Célia da Silva. Além dessa atividade, intervenções artísticas estão previstas ao longo da semana, além da exposição de cartazes.

A atividade, gratuita e aberta ao público, foi proposta pelo docente de sociologia Jonatã Bittencourt, aproveitando o mês de março para promover reflexões acerca do assunto. “A proposta é valorizar o mês março através de momentos educativos e multidisciplinares que venham a celebrar as inúmeras contribuições que as mulheres deram e dão para a produção científica, inovação e avanço tecnológico. O intuito é promover um debate saudável e inclusivo sobre o papel da mulher no meio científico-acadêmico. Um outro aspecto importante dessas atividades é o poder de informar e valorizar ainda mais as produções científicas e demais projetos que as docentes e discentes do campus desenvolvem, possibilitando, sobretudo às alunas,  a conquista de seus lugares de fala, bem como a consciência do papel importante que desempenham no contexto da Educação Profissional Técnica e Tecnológica”, explica o professor.

Para a jovem Iaçanã Nascimento (informática), a experiência de organização do evento estreitou os laços com as demais colegas, gerando espaços para discutir situações de preconceito e bullying. “O mais importante é que nós fomos as protagonistas durante todo o processo. Na etapa da pesquisa, conhecemos histórias inspiradoras de mulheres cientistas. Tem sido emocionante desenvolver o evento! Nossa união foi linda e, certamente, continuará”, enfatiza a estudante.

Comunicação Campus Jacobina

registrado em: ,