Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 12/01/2018 19h05

Divulgada lista de inscrições homologadas da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

por Helen Sampaio publicado: 09/11/2017 17h05, última modificação: 09/11/2017 17h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (9) a lista de inscrições homologadas da Chamada Pública nº 07/2017, referente à seleção de bolsistas para os Jogos Integradores e de Qualidade de Vida dos Servidores do Instituto.

Os candidatos interessados em interpor recursos terão até amanhã (10) para enviar o documento ao e-mail proex@ifba.edu.br. O resultado da análise dos recursos será divulgado na próxima segunda-feira (13) e o cronograma de entrevistas, na quinta-feira (16). Os Jogos dos Servidores acontecerão entre os dias 26 e 30 de novembro, no Sesi de Simões Filho.

Mais informações no telefone (71) 2102-0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br.

Leia mais: IFBA abre seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

IFBA participa de premiação da Obaq 2017

por Paulo Araújo publicado: 08/11/2017 15h54, última modificação: 08/11/2017 16h36

 Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram premiados pelo bom desempenho na XII Olimpíada Baiana de Química (Obaq). A solenidade aconteceu no dia 26 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A olimpíada, organizada pelo Instituto de Química da UFBA, contou com o apoio da Associação Brasileira de Química Regional da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Fieb-Sesi, Fundação CefetBahia, Braskem, Brasilgás e da empresa de tecnologia DOW.

O estudante do curso de química, Uedson Silva das Neves, que conquistou o primeiro lugar na categoria geral de escolas públicas, classificou o prêmio como algo significativo. “Para mim, que amo a Química desde quando ela me foi apresentada, ganhar um prêmio desses vai além de um reconhecimento do aprendizado”, disse Uedson, que destacou ainda a importância do curso em sua trajetória no IFBA.

Por conta das 15 medalhas conquistadas pelos alunos, entre ouros, pratas e bronzes, além de menções honrosas, o IFBA recebeu um certificado da Fundação CefetBahia, juntamente com o Colégio Anchieta de Salvador e com o Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco da cidade de Vitória da Conquista.

A olimpíada aconteceu em duas etapas. Na segunda fase da competição, 5.155 estudantes foram selecionados entre os 25.746 alunos da primeira fase, sendo 64% de escolas públicas.  Em seguida, foram aprovados 1.364 alunos dos quais 224 foram medalhistas. A prova, única para todas as séries, aconteceu em 69 cidades da Bahia e teve a participação de candidatos de 78 municípios.

A professora de química do IFBA, Edeilza Lopes, enalteceu o desempenho da Instituição na premiação. “Uma premiação como esta, consolida o IFBA como uma escola que possui um ensino de excelência. É importante salientar que a participação dos alunos neste tipo de evento é fator de motivação para os mesmos. Eles apresentam maior interesse nas aulas, participam mais e reconhecem a importância do trabalho do professor.” declarou.

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Submissões para revista de Educação, Tecnologia e Cultura do IFBA ocorrem até o dia 5 de dezembro

por Helen Sampaio publicado: 08/11/2017 15h00, última modificação: 09/11/2017 13h31

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) seleciona, por meio de chamada pública, artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências para a 15ª edição da revista científica “Educação, Tecnologia e Cultura (E.T.C.)”. As submissões ocorrerão até o dia 5 de dezembro, exclusivamente, através da plataforma online do periódico.

A revista E.T.C. é uma publicação de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA, que nasceu em 2002 com o objetivo de ser um espaço de divulgação de conhecimento científico, tecnológico e cultural. Desde então, já são 14 edições publicadas. A próxima, que será composta pelos textos selecionados, está prevista para abril de 2018.

Confira as condições para submissão.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail etc@ifba.edu.br

IFBA divulga gabarito final do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 07/11/2017 16h51, última modificação: 07/11/2017 16h51

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (7) o gabarito final do Processo Seletivo 2018, após a análise dos recursos. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 12 de dezembro.

Mais informações nos telefones (21) 2102 – 0474/0470. 

Leia mais: Divulgado gabarito preliminar da prova do Processo Seletivo 2018

IFBA recebe submissões de artigos para revista científica

por Helen Sampaio publicado: 07/11/2017 14h10, última modificação: 07/11/2017 15h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe, até o dia 1º de dezembro, submissões de artigos científicos para a 1ª edição da revista “Ensino em Foco”. Para se inscrever é necessário realizar o cadastro na página do periódico e, após acessar o perfil da revista, utilizar a opção de submissão. Os trabalhos enviados serão avaliados através do sistema “blind review”, para certificação científica do material.

A publicação online é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFBA, destinada a pesquisadores, vinculados a instituições de ensino. Suas temáticas se concentram nas áreas da Educação, de modo geral, e do Ensino, ramificando-se para a Educação Profissional, Assistência Estudantil, Permanência e Êxito, Reforma do Ensino Médio, Formação de professores, entre outros temas. 

Com um conselho científico e uma comissão editorial compostos por professores de diversos Institutos Federais e universidades nacionais e estrangeiras, o periódico tem pretensões de obter, em três anos, a classificação Qualis B3 da Capes, que representa um bom conceito e que tem como indicador a base de dados em que as publicações estão inseridas.

Com publicações semestrais, cada edição será composta por, no mínimo, dez artigos, dos quais 60% deverão ser de autores vinculados a quatro instituições diferentes da que edita a revista.

Mais informações através do e-mail ensinoemfoco@ifba.edu.br

Estudante do campus Salvador é 1ª surda a concluir curso superior no IFBA

publicado: 07/11/2017 13h16, última modificação: 07/11/2017 13h19

Apresentação da pesquisa de conclusão de Marcela Caldas
Marcela Caldas e a banca examinadora

A estudante do bacharelado em administração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, Marcela Caldas, é a primeira surda a concluir um curso superior na instituição.

Na pesquisa de conclusão, apresentada por Marcela no último dia 25 de outubro em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi analisada a comunicação ocorrida numa sorveteria localizada em Aracaju. O proprietário e os funcionários do estabelecimento são surdos.

De acordo com o professor do IFBA Erivaldo Marinho, que orientou o trabalho, durante a pesquisa foi observado que a comunicação entre funcionários surdos e clientes ouvintes ocorria por meios como gestos, mímicas e linguagem escrita. Já quando o contato acontecia entre surdos e ouvintes fluentes em Libras, a comunicação era na língua de sinais.

Erivaldo pontua que a diversidade é um diferencial da sorveteria estudada. “Esse diferencial favorece a inclusão social, a difusão da Libras e a valorização do surdo enquanto profissional capaz”, comenta o docente.

Além de Erivaldo, também fizeram parte da banca examinadora os professores do campus Salvador Thyrso Maltez e Paula Costa. Com a aprovação do trabalho, Marcela aguarda a colação de grau, que vai ocorrer no próximo dia 15 de dezembro.

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador 

Napnee realiza curso de extensão sobre autismo em Vitória da Conquista

publicado: 06/11/2017 08h33, última modificação: 06/11/2017 08h33

 O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas  (Napnee) do campus Vitória da Conquista realizou na última terça (31), curso de formação para inclusão da pessoa autista.

Ministrado pela professora Josilene Pereira, e tendo como público professores e coordenadores do Atendimento Educacional Especializado da escola municipal Frei Serafim do Amparo, o curso expôs aspectos dos autismo que influenciam diretamente nas condutas escolares, auxiliando e orientando os profissionais dessa área a saberem lidar melhor com essas situações.

De acordo com Josilene, que é especialista em atendimento educacional especializado e educação especial, essa é a primeira vez que o Napnee realiza uma atividade de extensão em outra escola, mas a ideia não é parar por aí, “o nosso intuito é de fortalecer as parcerias com a Secretaria de Educação Especial da Prefeitura e com a Acaepa para que o IFBA possa sempre contribuir para o debate em torno da inclusão escolar de pessoas público-alvo da educação especial”, explica a professora.

A iniciativa é uma parceria do IFBA com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e a Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa). 

 

 Renata Lacerta -Comunicação – Campus Vitória da Conquista

 

IFBA publica relação de aprovados em Saneamento e retifica edital

publicado: 01/11/2017 16h26, última modificação: 01/11/2017 16h26

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, publica a relação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo do curso técnico de Saneamento na forma integrada, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O edital n° 17/2017, referente à seleção, foi retificado no que diz respeito ao prazo de entrega da documentação para a efetivação da matrícula. O candidato aprovado deve comparecer à Gerência de Registros Acadêmicos (GRA2) do campus Salvador, localizado no Barbalho, de 9 até 10 de novembro de 2017, das 15h às 19h, e apresentar a documentação original com fotocópia ou fotocópia autenticada, relacionada abaixo:

a) Documento Oficial de Identidade;

b) CPF;

c) Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (1ª à 8ª série/1° ao 9º ano), acompanhado de Histórico Escolar completo;

d) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

e) 01 (uma) foto 3x4;

f) Título de Eleitor, com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos);

g) Comprovante de que está em dia com suas obrigações militares (sexo masculino) para os maiores de 18 anos;

h) Comprovante de Vacinação Antitetânica, conforme determina a Resolução CEFET nº 19/2006.

Conforme o edital, o candidato que não comparecer para a matrícula no prazo determinado perderá o direito à vaga. 

Relação de Aprovados - Edital 17/2017 - Processo Seletivo Saneamento 2017.2

Edital 17/2017 - Processo Seletivo Saneamento 2017.2 - Retificado em 01.11.2017

 

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador 

Seminário Internacional de Análise Cognitiva acontece na Reitoria

por Iali Moradillo publicado: 01/11/2017 09h59, última modificação: 01/11/2017 09h59

Com o tema “(Re)construindo com Análise Cognitiva: Consolidando  saberes, estreitando laços, ampliando diálogos” acontece, nos dias 23 e 24 de novembro, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), o II Seminário Internacional de Análise Cognitiva (Sianco).

O evento tem como objetivo promover a reunião de pesquisadores nacionais e internacionais em torno do estabelecimento e consolidação de parcerias e redes de conhecimento e pesquisa, bem como de novas frentes de trabalho na Área Transdisciplinar e Multirreferencial da Análise Cognitiva (Anco).

Nesta edição, o Sianco conta com a participação de pesquisadores convidados do Brasil, Canadá, Cuba e França. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 13, no site de gerenciamento de eventos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O seminário é uma realização do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), que é ofertado através da parceria entre o IFBA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), UNEB, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

 

 

Campus Jacobina realiza exposição de desenhos na próxima segunda-feira

publicado: 01/11/2017 08h19, última modificação: 01/11/2017 08h19

Os participantes do curso gratuito de desenho livre, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, vão expor as produções nesta segunda-feira (6), às 15h, na instituição.

A exposição, aberta ao público, apresentará cerca de 100 desenhos de temas diversos, a exemplo de esboços gestuais e estruturas humanas.

André Lima, professor do IFBA responsável pela iniciativa, lembra que entre os estudantes que concluíram o curso, muitos chegaram com uma ideia bastante limitada sobre desenho e ficaram “maravilhados com a própria capacidade de produzir imagens mais realistas, o que de fato não era a proposta principal do curso, mas acabou gerando uma produção mais diversificada, do imaginário individual ao desenho de observação”, explica.

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Jacobina

Campus Salvador realiza Jornada das Relações Étnicas e Raciais

publicado: 31/10/2017 14h43, última modificação: 31/10/2017 14h43

A IX Jornada das Relações Étnicas e Raciais (JRER) do campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), acontece nos dias 1°, 14, 20 e 24 de novembro, mês simbólico para a luta racial brasileira. O tema escolhido para esta edição é "Descolonizando os Estudos das Relações Étnicas e Raciais: cultura, educação e gênero".

Neste ano de 2017, o evento homenageia o professor e antropólogo Kabengele Munanga. O professor é pesquisador na área da antropologia das populações afro-brasileiras. Atua, principalmente, nos temas da identidade, identidade negra, racismo, educação das relações étnico-raciais, África e Brasil. Nascido na República Democrática do Congo (antigo Zaire) e naturalizado brasileiro, Kabengele Munanga fará a palestra de abertura do evento.

Aberta ao público, a JRER 2017 oferece aos participantes uma programação diversa, composta por mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, sessões de filmes e atividades artísticas.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2102-9491 e 2102-9537.

 

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador 

Autoavaliação Institucional 2017: Novo prazo para contribuições

por Helen Sampaio publicado: 31/10/2017 10h26, última modificação: 01/11/2017 08h08

A consulta às comunidades interna e externa para a Autoavaliação Institucional 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi reaberta pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os formulários, que poderão ser preenchidos até o dia 24 de novembro, estão divididos por categorias e  abrangem aspectos como desenvolvimento institucional, planejamento e avaliação institucional, políticas acadêmicas e políticas de gestão e infraestrutura.

“O documento serve de base para planejar as ações do IFBA. Ele aponta de maneira objetiva os pontos fortes e as fragilidades da instituição. São vários formulários, com questionários globais que servem para avaliar toda a instituição e outros específicos, que são mais focados nas disciplinas cursadas”, explica Samir Perez Mortada, presidente da comissão.

Os questionários devem ser respondidos por estudantes, egressos, técnicos administrativos, professores  e comunidade externa (estudantes de cursos de curta duração como: Pré-IFBA, Fic). Os resultados obtidos serão transformados em um relatório que norteará as ações institucionais para os próximos três anos.

Mais informações  na página da CPA ou no telefone (71) 3221 - 0326.  

Leia mais: CPA disponibiliza formulários para Autoavaliação Institucional

IFBA convoca candidatos para prova de desempenho didático do concurso para professor efetivo

por Helen Sampaio publicado: 30/10/2017 16h19, última modificação: 30/10/2017 16h19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (30) o resultado da prova discursiva, após o período para recursos, e o edital de convocação para a prova de desempenho didático do concurso para professor efetivo, do edital nº 04/2016. As provas acontecerão nos dias 07, 08, 09, 10, 13 e 14 de novembro. Os candidatos devem conferir os locais de realização das provas

Mais informações no site do Instituto AOCP.

Leia mais: Resultados da perícia médica e autodeclaração como preto ou pardo do Concurso de professor efetivo

Retificado edital da I Mostra Cultural do IFBA

por Paulo Araújo publicado: 30/10/2017 15h46, última modificação: 30/10/2017 15h49

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou nesta segunda (30) alterações no edital da Chamada Interna n° 03/2017, referente à seleção de propostas para a I Mostra Cultural do IFBA.

Com a retificação, houve modificações nos itens referentes às condições de participação, inscrição de propostas, cronograma de atividades e das disposições finais, relativas à autorização de participações de menores de 18 anos. Acesse o edital retificado.

A I Mostra Cultural do IFBA acontecerá entre os dias 15 e 17 de março de 2018, na Reitoria, com o tema “Baianidades Possíveis”. As submissões seguem até o dia 20 de novembro e podem ser realizadas através do Sistema Unificado de Administração (SUAP). Para submeter proposta, é necessário que o proponente utilize seu login e senha do IFBA e, por meio do Módulo de Extensão, acesse o item “Submeter proposta”, localizando, posteriormente, a Chamada Interna.

As propostas devem estar alinhadas às políticas de extensão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT), representadas nas linhas de extensão: Artes Cênicas, Artes Integradas, Artes Audiovisuais, Artes Visuais, Artes Literárias, Música e, Patrimônio Cultural, Histórico e Natural, conforme anexos do edital.

Mais informações no telefone 3121-0453 ou pelo email proex@ifba.edu.br

Leia mais: Submissões de propostas para I Mostra Cultural do IFBA começam amanhã (17)

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Palestras sobre os 500 anos da Reforma Protestante acontecem amanhã (31) no campus Salvador

publicado: 30/10/2017 15h36, última modificação: 30/10/2017 15h36

Para celebrar os 500 anos do marco de renovação da igreja cristã e discutir sua repercussão no Brasil, o campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza nesta terça-feira, 31, às 8h40min, no Áudio I (1° andar do bloco D), o Ciclo de Palestras: 500 anos da Reforma Protestante.

O evento, com realização acadêmica do Departamento de História e organização do curso superior de tecnologia em eventos, traz palestras sobre o Protestantismo relacionado com a sociedade brasileira contemporânea, a negritude, a política e o diálogo com outras religiões.

A atividade acadêmica é aberta à comunidade IFBA.

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador

IFBA abre seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

por Helen Sampaio publicado: 30/10/2017 11h10, última modificação: 30/10/2017 11h18

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) seleciona bolsistas para atuarem nos Jogos Integradores e de Qualidade de Vida dos Servidores do IFBA (JISIFBA). Ao todo, são ofertadas 16 vagas, distribuídas entre as áreas de Educação Física, Fisioterapia e cursos do IFBA na modalidade subsequente .

Entre os requisitos, os estudantes devem estar regularmente matriculados e com frequência de 75%. As inscrições começam hoje (30) e seguem até o dia 8 de novembro, através do preenchimento de formulário eletrônico. A homologação das inscrições será divulgada no dia 9 de novembro.

A seleção ocorrerá a partir da análise do formulário e da conferência dos documentos. Os selecionados iniciarão as atividades no dia 22 de novembro. Confira a Chamada Pública n°07/2017.

Mais informações podem ser obtidas através dos e-mails proexdacel@gmail.com e micheli.venturini@gmail.com.

Leia mais: Alterada data dos Jogos dos Servidores do IFBA

PPA reúne servidores e aposentados do IFBA

publicado: 27/10/2017 10h11, última modificação: 27/10/2017 10h11

A terceira edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) foi encerrada na manhã de hoje, 26 de outubro, no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

O curso, iniciado na última terça-feira, 24, homenageou os servidores aposentados com a apresentação musical do servidor Pedro Barreto. A mesa de abertura do evento foi composta por Marília Araújo, representante da Coordenação de Atenção Psicossocial (Copsi) da Reitoria, Albertino Nascimento, diretor do campus Salvador e Renato Anunciação, reitor do IFBA.

“Este evento é o momento de reconhecimento das pessoas que ao longo da história participaram e construíram a instituição. O Instituto Federal da Bahia reconhece essas pessoas como parte de sua história. Nós aposentamos os servidores, friamente, através de um documento. Mas ouvir, conversar com esses aposentados resgata lições e formações que precisamos aprender”, afirma o reitor.

As palestras “Na mão direita um girassol” e “Vou me embora para Pasárgada. O que eu devo levar?” foram realizadas pela administradora Rosana Bagdeve. A programação contou ainda com o analista da 5ª região do Tribunal Regional do Trabalho, Milton Jones discutindo o tema “Previdência: estão rolando os dados... As regras do jogo mudaram?”. Palestra sobre educação financeira, aula prática de ioga e oficina de memória também foram proporcionadas aos participantes do curso.

 Assistente em administração há sete anos, Marília Bastos destaca sua participação na oficina de memória: “A oficina foi muito interessante! Cuidar da memória é imprescindível para o nosso futuro”, aponta a servidora.

O programa, que a partir deste ano é itinerante, pretende alcançar servidores e aposentados de outras unidades do IFBA nas próximas edições. “O objetivo do PPA é proporcionar um momento de reflexão sobre as ações que estão sendo realizadas pelos servidores em prol da aposentadoria e da própria carreira. Nós estamos sempre trabalhando e não temos tempo de pensar em aprimoramento, em desenvolvimento das próprias capacidades e habilidades. Esse é um espaço de reflexão para que possamos trilhar nossas perspectivas, nossos projetos e para planejarmos a aposentadoria futura”, explica a coordenadora Marília Araújo.

 

Jamile Teixeira – Comunicação – Campus Salvador 

Jacobina realiza evento sobre alimentação, em novembro

publicado: 27/10/2017 09h02, última modificação: 27/10/2017 10h42

O campus Jacobina vai comemorar no próximo dia 6 de novembro, às 14h, no auditório da instituição, o Dia Mundial da Alimentação.

A iniciativa, que é aberta ao público externo, vai contar com palestras das nutricionistas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Saúde (BA), Daniela Rocha, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de Mirangaba e Caém, Anicéia Mota e do campus Jacobina, Yzana Rios.

Yzana explica que na programação será trabalhado o tema “Mude o futuro da migração". “Com as migrações, as pessoas passaram a consumir mais alimentos industrializados, ricos em açucares, sal, gorduras saturadas, além de substâncias químicas”. Ela frisou que ainda não se conhece as consequências futuras do consumo desses alimentos. 

A nutricionista disse ainda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem estimulado o consumo de alimentos regionais, que são considerados mais saudáveis por usarem menos agrotóxicos.

“O que se quer é fazer as pessoas retomarem o consumo de vegetais para diminuir os índices de obesidade. Nos últimos 10 anos, houve um aumento de aproximadamente 10% da prevalência de obesidade no Brasil. Saímos de índices de desnutrição entre as décadas de 1960 e 1970 até os de obesidade hoje em dia, que aumentam as doenças cardiovasculares”.

Quem comparecer ao evento vai concorrer a rastreios de diagnóstico nutricional gratuitos. Os sorteados vão saber o Índice de Massa Corporal (IMC). Yzana lembra que calculando o IMC as pessoas podem saber se estão com o peso normal. Ela explica que se estiver acima, há riscos de hipertensão e diabetes e se abaixo os riscos são de doenças infecto-contagiosas como pneumonia, diarreia e virose.

Confira aqui a programação.

 Henrique Soares – Comunicação Campus Jacobina

Alterada data dos Jogos dos Servidores do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 27/10/2017 08h43, última modificação: 27/10/2017 08h45

Os Jogos Integradores e de Qualidade de Vida dos Servidores do IFBA (JISIFBA), que aconteceriam entre os dias 11 e 14 de novembro, no Sesi de Simões Filho, tiveram o período de realização modificado para os dias 26 a 30 de novembro.

A medida visa proporcionar que um maior número de servidores participe do evento, no qual serão disputadas 15 modalidades, entre as quais, futsal, futebol society, voleibol, basquete, natação, corrida de rua, xadrez e games eletrônicos.

Confira as orientações para participação e o regulamento.

Mais informações (71) 3221 – 0453 e no e-mail proex@ifba.edu.br.

 

Leia mais: Abertas inscrições para os Jogos dos Servidores do IFBA

IFBA realiza 9ª Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano em Barreiras

por Paulo Araújo publicado: 26/10/2017 16h55, última modificação: 26/10/2017 16h55

Com o tema “A matemática está em tudo” começou ontem (25) e segue até esta sexta (27), no campus Barreiras, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a 9ª edição da Jornada Científica e Tecnológica do Oeste Baiano (JCTOB).

Evento, que dialoga com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), agrega à sua programação o V Seminário da Licenciatura em Matemática: “Subtraindo Mitos: as capilaridades da matemática nas múltiplas áreas de conhecimento e no cotidiano”.

A jornada, que teve sua primeira edição em 2009, é destinada aos estudantes da educação básica, ensino superior e professores, além da comunidade externa. Sua programação conta com palestras, mesas temáticas, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, apresentações artísticas, dentre outros.

Mais informações acesse o site

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Chamada pública para composição de cadastro de discentes para o PIS

por Iali Moradillo publicado: 26/10/2017 11h16, última modificação: 26/10/2017 11h16

Está aberta, em fluxo contínuo, durante o ano de 2017, a Chamada Pública nº 07/2017 para composição do Cadastro Discente do Polo de Inovação Salvador (PIS) .

A chamada visa a futura participação de estudantes nos projetos desenvolvidos pelo PIS nas vertentes de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, formação de recursos humanos e prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, com ênfase na área de Tecnologia em Saúde.

Podem se inscrever estudantes dos cursos de graduação e técnicos  regularmente matriculados nos campi Camaçari, Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro e Simões Filho, que tenham mobilidade para atuar, sem prejuízo às suas aulas, 20 horas semanais, em atividades de pesquisa no PIS, localizado na Avenida Paralela.

As inscrições são realizadas exclusivamente através de preenchimento de formulário eletrônico.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail poloinovacaosalvador@ifba.edu.br e site do Polo de Inovação Salvador.

 

Leia mais: PIS abre chamadas públicas para compor cadastro de estudantes de cursos técnicos e superiores

Aberta chamada pública para composição do Banco Interno de Competências do PIS para servidores

por Paulo Araújo publicado: 25/10/2017 16h23, última modificação: 25/10/2017 16h44

Professores e técnicos do IFBA podem se inscrever na Chamada Pública n° 06/2017, destinada à composição do Banco Interno de Competências do Polo de Inovação Salvador (PIS).  As inscrições começam hoje (25) e seguem, em fluxo contínuo, até o final do ano.

Para participar, é necessário que o candidato pertença ao quadro efetivo do IFBA. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e inserir um link com o currículo Lattes atualizado, comprovando a competência em uma ou mais áreas de atuação do PIS.

Os inscritos no Banco de Competências do PIS serão convocados quando surgirem projetos nas áreas indicadas pelos candidatos, no ato da inscrição.

O PIS é uma unidade do IFBA dedicada à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, além da formação de recursos humanos e à prestação de serviços tecnológicos. Com foco na área de saúde, suas subáreas contempladas são: Administração, Biofísica, Ciências da Computação, Engenharia Biomédica/Médica/Clínica, Engenharia Elétrica/ Eletrônica/Mecatrônica, Engenharia Mecânica/Materiais, Física/Ótica, Física/Médica e Saúde/Saúde Coletiva.

Mais informações através do email: poloinovacaosalvador@ifba.edu.br ou no site do PIS.

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Curta 5: Confira o que rolou nos três dias de evento em Vitória da Conquista

publicado: 25/10/2017 10h17, última modificação: 25/10/2017 10h17

O campus Vitória da Conquista recebeu, entre os dias 18 e 20 de outubro, a oitava edição do Curta 5. Criado em 2010 no campus Eunápolis, o evento tem como objetivo incentivar e divulgar jovens talentos na área cinematográfica.

O evento contou com a participação de alunos, professores, especialistas na área e também a comunidade. Esse ano, vinte curtas foram exibidos, sendo quatro na categoria Juvenil I, dez na categoria Juvenil II e seis na categoria Nível Superior.

Segundo Benival Júnior, professor do IFBA e coordenador do projeto, essa foi a edição mais significativa até então. "A oitava edição realmente teve um (maior) número de conquistas em termo de presença de público, qualidade de vídeos inscritos, programação, presença de instituições representando a comunidade, presença do público de outros institutos federais, e em termos de premiação também", informou. Além disso, ele conta que sentiu um maior envolvimento em todo o campus. "Parcerias foram assumidas, percebemos um envolvimento maior dos departamentos, das coordenações do campus, e dos alunos, que construíram toda a programação cultural", concluiu o docente.

Na quarta-feira (18), a 6ª Mostrinha de Cinema Infantil da UESB abriu o evento, com conteúdos direcionados a várias faixas etárias. Foram recebidas mais de 600 crianças nas mostras que aconteceram ao longo do festival. Houve também uma exposição daFeira de Artesanato Conquistense (Fearc). E à noite, um grupo distribuindo abraços recepcionou as pessoas que foram ao auditório para conferir as apresentações da companhia de balé Itana Leão e as sessões competitivas das categorias Juvenil I e Nível Superior.

No segundo dia de evento, foi exibido o curta “Quem são elas? - Participação Feminina na Ocupação” e uma praça de alimentação temática ajudou a reforçar a atmosfera de fantasia que veio a seguir com o concurso de cosplays. Os alunos puderem soltar a criatividade por meio de fantasias que representam aspectos da cultura pop, além de performances que animaram a plateia. Mais tarde, houve a intervenção teatral “Resiliências: De onde vem a força das mulheres negras”, dirigida por Miriam Fonseca e composta por alunos do IFBA campus Simões Filho. Em seguida, foram exibidos os curtas que concorreram pela categoria Juvenil II. Adson Ramalho encerrou a noite com uma apresentação musical.

Wesley Silva, aluno egresso do IFBA e responsável pelas tirinhas “As Crônicas de Wesley”, participou de um bate-papo ilustrado na tarde de sexta (20), quando contou um pouco da sua experiência com desenho. O Coral do campus, regido pelo Professor Maestro Marcos Ferreira, abriu a última noite do evento e, por fim, houve a cerimônia de encerramento, que premiou os cosplays mais criativos e os curtas mais votados.

O Curta "Romeu e Julieta", dirigido pela aluna do IFBA campus Vitória da Conquista Brisa Barros, foi o mais premiado da noite, ganhando nas categorias Melhor Fotografia e Juvenil II (júri técnico e júri popular). Esse vídeo será o primeiro da história do festival a ser exibido na Mostra Cinema Conquista.

Rafael Brandão, um dos atores do curta, diz que a decisão de participar do evento vinha sido construída desde o início do ano letivo. "Toda vez que pensávamos sobre o que fazer, retornávamos à ideia de um casal. Então lembramos do clássico Romeu e Julieta, mas a ideia ainda estava mal elaborada. Queríamos fazer algo que fosse surpreendente, até que chegamos à conclusão que faríamos em séculos diferentes", completa. Rafael pensa em seguir a carreira artística e fala sobre o papel do Curta 5 nesse aspecto. "Acho de grande importância esse tipo de evento e, principalmente, a disseminação de todo tipo de arte. Eu não pretendo seguir na carreira cinematográfica, mas possivelmente na teatral e/ou musical", finaliza.

Durante os três dias do Curta 5, foram arrecadadas doações para o projeto “Infância do Amor”.

 

 *Por Patrícia Sousa estagiária supervisionada- campus vitória da conquista

 

 

Leia mais: IFBA realiza oitava edição do Curta 5

Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação do IFBA acontece em Vitória da Conquista

por Paulo Araújo publicado: 24/10/2017 16h47, última modificação: 24/10/2017 16h49

O campus Vitória da Conquista sediará a 14ª edição do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Sicti), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). O principal evento anual de congregação dos pesquisadores e estudantes do IFBA será realizado entre os dias 25 e 27 de outubro.

O seminário, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia  (Fapesb), representa uma oportunidade de encontro dos principais pesquisadores do Instituto, por meio do envolvimento de estudantes e professores orientadores.

As submissões de atividades podem ser feitas até hoje (24), sendo necessário que o estudante crie um cadastro no Sistema de Gerência de Eventos (Gere) e se inscreva no Sicti. O resumo deve estar em arquivo DOC e, na submissão deve constar o CPF do professor orientador. Ouvintes e orientadores também deverão criar cadastro no Gere e se inscrever no evento.

Durante o dia 26, serão realizadas apresentações baseadas nas áreas: Engenharia elétrica, Ciências da computação, Astronomia, Literatura e Sociologia. No dia seguinte, os temas serão inspirados nas áreas de: Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Civil/Materiais, Engenharia Mecânica, Química / Física. O Sicti será finalizado com a reunião dos coordenadores de pesquisa.

Segundo o diretor executivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PRPGI), Antonio Carlos Bitencourt, as pretensões são de que o seminário se torne um evento maior. “Temos o desejo de ampliar o Sicti para um Seminário de Pesquisa do IFBA, aumentando a abrangência do público, a fim de que possamos delinear, durante o Sicti, estratégias da pesquisa do IFBA, e possamos cumprir a missão de retornar à sociedade o investimento feito na forma de desenvolvimento científico e tecnológico”, revelou.

Acesse a programação completa do Sicti  

Mais informações no site ou no telefone (71) 3221-0336/0379

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Divulgado gabarito preliminar da prova do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 24/10/2017 15h07, última modificação: 24/10/2017 15h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (24) o gabarito preliminar da prova do Processo Seletivo 2018, realizada no último domingo (22). Os candidatos que desejarem interpor recursos contra as questões da prova objetiva devem preencher o formulário disponibilizado no site do processo seletivo e enviá-lo para o e-mail selecao2018@ifba.edu.br, entre amanhã (25) e quinta-feira (26).

Confira o gabarito preliminar

Mais informações nos telefones (21) 2102 – 0474/0470. 

Campus Salvador recebe crianças durante a SNCT

publicado: 24/10/2017 12h06, última modificação: 24/10/2017 16h16

Meninos e meninas do Instituto de Cegos da Bahia (ICB) e da Escola Municipal Vila Vicentina iniciaram ontem, 23, atividades do projeto Estação Ciência, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no campus Salvador.

As crianças assistiram a um vídeo educativo sobre o arco-íris. Nos laboratórios de física, realizaram o experimento “O que é o arco-íris” com o uso de papéis, tintas, colas e cordões diversos.  A experiência possibilitou que todas as crianças pudessem sentir, colorir e compor a ideia do fenômeno físico denominado refração.

Os estudantes do curso de licenciatura em física orientaram o público infantil na execução das atividades. Aluna do quinto semestre, Josileide Oliveira constata que “a experiência de instruir crianças sobre a física está sendo muito significativa”, já que em breve ela será professora e ensinará a disciplina.

Após o lanche, todos puderam assistir a contação de história “Mae Jamison, a garota espacial”, que narra a história da ex-astronauta norte-americana, com incentivo e ludicidade para o público presente.

O evento continua com as atividades até amanha, 24. 

 

Jamile Teixeira – Comunicação – Campus Salvador 

 

Disponível lista preliminar das inscrições concluídas do edital de remoção de técnicos-administrativos

por Helen Sampaio publicado: 23/10/2017 16h50, última modificação: 24/10/2017 08h35

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), através do Departamento de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal (Demp), divulgou hoje (23) a lista preliminar de candidatos com inscrições concluídas para o Processo Seletivo de Remoção de Servidores, referente ao edital nº 07/2017.

Os candidatos que não tiveram suas inscrições concluídas terão o prazo de 48h para entrarem em contato com a comissão organizadora da seleção, através do e-mail remocao.rei@ifba.edu.br, e solicitarem a regularização de suas inscrições, sendo necessário que comprovem o cumprimento do prazo estipulado para as inscrições. A lista definitiva de inscritos será divulgada no dia 31 de outubro.

Leia mais: IFBA abre edital de remoção de técnicos-administrativos

Pesquisas são apresentadas em evento de ciência e tecnologia do IFBA

publicado: 23/10/2017 14h55, última modificação: 23/10/2017 14h58

Semana de Ciência e Tecnologia - Jacobina
Semana de Ciência e Tecnologia em Jacobina

Dezenove pesquisas desenvolvidas por estudantes do IFBA, no campus Jacobina, foram apresentadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia, realizada entre terça-feira (17) e quinta-feira (19), na Instituição.

Durante os três dias de programação, os estudantes expuseram suas pesquisas por meio de pôsteres e seminários. Além disso, eles também tiveram a oportunidade de conhecer pesquisas e experiências científicas desenvolvidas por professores e técnicos administrativos do campus.

De acordo com a diretora de ensino do campus, Lucília Santa Rosa, que presidiu a comissão organizadora do evento, a pesquisa e extensão produzidas no IFBA é o grande diferencial do ensino médio da instituição e que isso influencia nas aprovações dos egressos em instituições como as universidades de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp).

Física quântica e energia solar

O evento também contou com a mesa-redonda “Energia solar e suas aplicações”. Nela, o diretor comercial da empresa Solar Prime, Joseilton Araújo, explicou como funciona o sistema de energia solar que a empresa tem instalado em empresas e residências.

Sobre o diálogo entre o mercado e as instituições de ensino na produção de novas tecnologias relacionadas à área de energia, Joseilton lembrou que “a sustentabilidade é uma preocupação mundial e uma tendência no Brasil. Quem se interessar por essa área de energia solar tem tudo para desenvolver, crescer e contribuir para melhorias futuras do sistema”.

Já na palestra “Revisitando a mecânica quântica”, Gilvan Maia, professor do Colégio Estadual Abelardo Moreira, localizado em Mairi (BA), falou sobre a física quântica e seu papel na sociedade moderna. “Boa parte dos artefatos tecnológicos que a gente usa atualmente trabalham com conceitos advindos da física quântica. Você tem aplicabilidades desde o sistema de comunicação e informação, até a medicina. É uma física que nos dá condição de entender o microcosmo e aplicar isso em diversos campos”, analisou.

Ciência e tecnologia em todas as áreas

A Semana de Ciência e Tecnologia do campus contou também com o Seminário Fontes de Produção de Energia Elétrica, observações em telescópio e as oficinas Metalurgia do pó, Normas de segurança em laboratório de química, Manutenção de computadores, Técnicas de utilização do GPS, Técnicas de coleta e identificação de insetos.

O estudante do técnico em eletromecânica, David Carvalho, destacou que o evento foi proveitoso por trazer experiência acadêmica aos discentes e tratar de áreas consideradas relevantes pelo mercado de trabalho. Ele foi um dos alunos que apresentou trabalho por meio de uma equipe que pesquisou sobre energia renovável.

Lucília explicou que uma das preocupações dos organizadores foi disponibilizar a apresentação de pesquisas de áreas como artes, tecnologia da informação e educação física, para que se observe que ciência e tecnologia estão em todas as áreas do conhecimento e não apenas nas exatas.

Henrique Soares - Comunicação  Campus Jacobina

Professor de Seabra assina capítulo de livro sobre teoria e análise musical

publicado: 23/10/2017 10h37, última modificação: 23/10/2017 12h21

O professor de artes do campus Seabra, Eric Barreto, é um dos autores do livro "Teoria e Análise Musical em Perspectiva Didática", publicação realizada pela Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical (Tema).

O livro reúne artigos que pontuam questões relevantes para o ensino superior em música, no Brasil, do Século XXI, fruto do II Congresso da Tema, que ocorreu em Florianópolis (SC), e contou com a presença dos principais representantes da Teoria e da Análise Musical no Brasil, além de representantes internacionais. Segundo o professor, “a ideia de colocar o ensino de teoria e análise em discussão surge da percepção de que é preciso renovar as concepções, as práticas e os processos que permeiam o ensino de música”.

Eric assina o capítulo “Teoria e análise musical em currículos de universidades brasileiras: desafios epistemológicos e criativos”. O capítulo apresenta questionamentos acerca dos desafios para o ensino em nível superior no contexto brasileiro contemporâneo, equilibrando entre a valorização de experiências brasileiras e tradições que precisam ser superadas. “A sua importância está no fato de pautar o currículo como espaço de problematização dos desafios contemporâneos para as áreas de Teoria e Criação, inseridos no contexto brasileiro. Também contribui por pensar os diversos currículos em diferentes universidades como um sistema que induz formas de produção do conhecimento, reconhecendo que os desdobramentos de teorias da música, no Brasil, estão referenciadas nas experiências de aprendizagem e de produção nas graduações”, explica o docente.  O texto é resultado das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Criação e Educação Musical (GCEM), coordenado por Eric.

A obra foi lançada no “XV Festival de Livros e Autores da UFBA”, que aconteceu no dia 17 de outubro, na  Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

 Comunicação -Campus Seabra.

Licenciatura em Geografia promove mesa-redonda para discutir o verde

publicado: 23/10/2017 10h05, última modificação: 23/10/2017 10h05

A mesa-redonda “Papo Ambiental: vamos discutir o verde”, destinada à comunidade acadêmica do IFBA, acontece no dia 16 de novembro, às 18h, no auditório 2 de Julho, na Reitoria.

Apresentações intituladas “Paisagens Protegidas: topofilia e biofilia como fatores de influência e resiliência”, “Estruturas Ambientais Urbanas” e “Fitocídio: uma ameaça a biodiversidade”, serão realizadas pelos professores e pesquisadores Solange Terezinha Guimarães da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Emília Rutkowski da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Ivan Junior do IFBA, respectivamente.  O professor do Instituto Severiano Júnior fará a mediação da atividade.

O evento, que conta com o apoio do Departamento Acadêmico de Geografia e estudantes da licenciatura em geografia, é coordenado pelo professor do IFBA e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Joilson Silva.

As inscrições para participar da atividade acadêmica podem ser realizadas através da internet, na página https://goo.gl/xQtsbq ou, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, na biblioteca Raul Seixas ou na Praça Vermelha do campus Salvador. As vagas são limitadas devido à capacidade do espaço.

Jamile Teixeira – Comunicação – Campus Salvador 

registrado em: ,