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publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

Mural eletrônico é lançado na Reitoria

publicado: 04/03/2015 17h51 última modificação: 09/12/2015 14h16

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) lançou hoje (04), na Reitoria, o Mural Eletrônico do IFBA, que disponibilizará  notícias institucionais, informações sobre concursos e conteúdos de entretenimento, arte, cultura, saúde, utilidade pública, entre outros.

A iniciativa da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom) resultou de uma ação conjunta com a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Dgti) e a Coordenação de Gestão de Tecnologia da Informação (Cgti), de Jacobina.

Segundo a diretora de gestão da comunicação institucional, Ana Claudia Sá Oliveira, este é um projeto piloto e a ideia é que o mural seja também implantado em outros espaços da Reitoria e em todos os câmpus da instituição. “Pretendemos com a implantação do mural eletrônico, alcançar uma comunicação ainda mais rápida e integrada entre a Reitoria e os diversos câmpus do IFBA”, afirmou.

O instrumento servirá ainda para transmissão de webconferências. “A próxima reunião do Conselho Superior (Consup), que acontecerá amanhã (5), por exemplo, já será transmitida através do mural", concluiu Ana Claudia. 

Os interessados em divulgar conteúdos que se enquadrem nas editorias definidas para o mural, poderão encaminhar as solicitações à Dgcom, através do endereço eletrônico dgcom@ifba.edu.br.

Vitória da Conquista forma grupo “Melhores pais, melhores filhos”

publicado: 04/03/2015 11h20 última modificação: 09/12/2015 14h02

O câmpus Vitória da Conquista, através do Serviço de Psicologia, está formando um grupo de pais, denominado “Melhores pais, melhores filhos”, para tratar de questões relativas à educação dos jovens.

O objetivo é auxiliar os pais de alunos que chegam ao setor com muitas perguntas em relação à educação de seus filhos. O grupo vai contribuir no processo educativo dos jovens e na relação entre pais e filhos.

As vagas são limitadas. As inscrições podem ser realizadas diretamente no Serviço de Psicologia ou na Coordenação Técnica Pedagógica (Cotep), nos turnos matutino e vespertino. 

Grupo: Melhores pais, melhores filhos

Início: 9 de março

Frequência: segundas-feiras, quinzenalmente

Horário: 19h às 20h30

Local: Videoteca localizada na Biblioteca

Coordenação de Comunicação - câmpus Vitória da Conquista

Webconferência sobre Plano de Cultura do IFBA

publicado: 04/03/2015 10h22 última modificação: 09/12/2015 13h58

Acontece hoje, dia 4 de março, às 14h, web conferência sobre a elaboração do Plano de Cultura do IFBA que será submetido ao edital “Mais Cultura nas Universidades”, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC).

De modo a garantir uma conexão mais rápida, a web conferência não terá vídeo. Ainda assim, é importante que o participante procure previamente o setor de tecnologia da informação do seu câmpus, de modo a assegurar uma velocidade de internet que possa permitir, sua participação em tempo real. Para participar, basta clicar no link e inserir o nome do câmpus no campo “convidado”. 

Leia mais: Webconferência abordará Plano de Cultura do IFBA

Webconferência sobre Plano de Cultura do IFBA

publicado: 04/03/2015 10h22 última modificação: 07/12/2015 18h56

Acontece hoje, dia 4 de março, às 14h, web conferência sobre a elaboração do Plano de Cultura do IFBA que será submetido ao edital “Mais Cultura nas Universidades”, do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC).

De modo a garantir uma conexão mais rápida, a web conferência não terá vídeo. Ainda assim, é importante que o participante procure previamente o setor de tecnologia da informação do seu câmpus, de modo a assegurar uma velocidade de internet que possa permitir, sua participação em tempo real. Para participar, basta clicar no link e inserir o nome do câmpus no campo “convidado”. 

Leia mais: Webconferência abordará Plano de Cultura do IFBA

Levantamento para aquisição de equipamentos multiusuários

publicado: 04/03/2015 08h06 última modificação: 09/12/2015 13h55

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi) solicita que os interessados em submeter proposta de equipamento multiusuário na chamada pública, para apoio a aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários de pesquisa nas instituições científicas e tecnológicas, preencham o formulário disponível através do link, até o dia 11 de março.

A chamada pública visa a proporcionar condições para o crescimento e a consolidação da pesquisa científica e tecnológica das instituições públicas de ensino superior ou de pesquisa, através expansão da criação ou expansão das unidades multiusuárias em qualquer área do conhecimento.

Os equipamentos multiusuários são instrumentos científicos que têm utilidade, de forma continuada, para um conjunto de pesquisadores. Não podendo ser restritos às pesquisas ou a pesquisadores.

Levantamento para aquisição de equipamentos multiusuários

publicado: 04/03/2015 08h06 última modificação: 07/12/2015 18h36

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi) solicita que os interessados em submeter proposta de equipamento multiusuário na chamada pública, para apoio a aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários de pesquisa nas instituições científicas e tecnológicas, preencham o formulário disponível através do link, até o dia 11 de março.

A chamada pública visa a proporcionar condições para o crescimento e a consolidação da pesquisa científica e tecnológica das instituições públicas de ensino superior ou de pesquisa, através expansão da criação ou expansão das unidades multiusuárias em qualquer área do conhecimento.

Os equipamentos multiusuários são instrumentos científicos que têm utilidade, de forma continuada, para um conjunto de pesquisadores. Não podendo ser restritos às pesquisas ou a pesquisadores.

Eunápolis realiza jornada com palestra de Gabriel Dias

publicado: 03/03/2015 07h19 última modificação: 07/12/2015 18h20

Durante a Jornada Pedagógica do câmpus Eunápolis, que aconteceu nos dias 26 a 28 de fevereiro, foi realizada uma palestra pelo doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em avaliação, Gabriel Dias de Carvalho Júnior. Durante a apresentação, foram abordados temas como as novas formas de aprendizado, avaliação das competências e a importância do planejamento pedagógico por meio de jornadas. Em uma conversa com o professor, que atualmente atua na Universidade Federal de Viçosa (UFV), ele contou mais a respeito do seu método de trabalho e de sua ocupação como palestrante.

Coordenação de Comunicação - câmpus Eunápolis (CE) - As relações de ensino-aprendizado e a forma de transmitir conhecimento mudaram. Hoje, o desafio do educador é descobrir formas de transmitir conhecimento? Ou como fazer do aluno um pessoa com capacidade de resolução de problemas?

Gabriel Dias de Carvalho Júnior (GDCJ) - Eu acho que a primeira coisa é a gente pensar que o ensino tem que existir para responder grandes questões, que estão na rua, na sociedade etc. Então, o esforço inicial de planejamento do professor é escolher entre as problemáticas que acontecem na sociedade que podem ser trazidas para sala de aula para dar suporte. A partir disso, questões de tecnologia, disponibilidade de energia, questões de inflação, de guerra - são vários contextos - que podem ser trazidos para sala para que os alunos possam pensar sobre aquilo e aí o conteúdo do professor entra como uma forma de solucionar esse problema. A coisa fica mais verdadeira, mais contextualizada. 

CE - Como o professor pode se adaptar a essa nova necessidade do ensino?

GDCJ - Sempre quando a gente assiste a uma palestra, a um curso, sai diferente e é preciso o professor na verdade ousar. Pensar assim: “eu vi uma coisa, vou tentar aplicar isso. Então, mesmo de forma tímida no início, mas vou ver os resultados e, depois desses resultados, vou fazer mais coisas”. Eu acho que realmente a formação continuada do professor é algo essencial hoje em dia. 

CE - Como os exercícios práticos são importantes nesse processo?

GDCJ - Como professor de física, as atividades experimentais são muito importantes para mim, mais do que isso, essa coisa de levar a sala de aula para fora e trazer o mundo para dentro da sala.  A escola existe para formar cidadão e esse cidadão vai atuar no mundo real. Então, é isso que eu estou dizendo, sempre trazer o mundo real. 

Durante o evento, grupos de trabalho discutiram o direcionamento pedagógico a ser seguido no Instituto. 


Coordenação de Comunicação – câmpus Eunápolis


Leia mais: Eunápolis discute integração curricular em jornada pedagógica

Submissões ao edital Capes/UAB acontecem até dia 6

publicado: 02/03/2015 15h38 última modificação: 07/12/2015 18h11

As submissões de propostas para o edital nº 03/2015 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB),acontecerão até a próxima sexta-feira (6).

De acordo com o edital, os trabalhos devem ser submetidos à Capes, pelo coordenador UAB ou coordenador UAB adjunto na Instituição de Ensino Superior (IES), através de preenchimento do formulário de propostas online, disponível neste link.

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), as pró-reitorias de ensino e de pesquisa, pós-graduação e inovação farão o apanhado de projetos existentes e elaborarão a proposta única do Instituto.

A iniciativa visa à promoção de projetos de inovação que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da educação no Brasil. Será aceita apenas uma proposta por IES que poderá conter até quatro projetos. Eles poderão estar integrados entre si, serem independentes, ou ainda desenvolvidos em parceria com outras instituições.

São três, as linhas de financiamento presentes no edital: inovação pedagógica, inovação tecnológica e inovação da gestão educacional. Cada um dos trabalhos aprovados será financiado com recursos no valor de até 500.000,00.

IFBA sediará a XV Erbase

publicado: 26/02/2015 16h44 última modificação: 07/12/2015 17h47

Estão abertas as inscrições para a XV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas, Sergipe (Erbase), que acontecerá no câmpus Salvador do IFBA, situado no bairro do Barbalho, de 14 a 17 de abril. Com o tema “Cidades Inteligentes”, o encontro contará com palestrantes nacionais e internacionais, além de workshops, maratona de programação, painéis, laboratórios e minicursos.

Organizada pelos membros do Grupo de Pesquisa em Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo Real (GSORT) do IFBA, a Erbase terá mais de 40 atividades voltadas para professores, alunos, profissionais, pesquisadores e usuários da computação.

“É a primeira vez que o IFBA sedia o maior evento da área de ciência da computação do nordeste, oportunidade única para proporcionar aos alunos de graduação e pós-graduação em computação um contato direto com a comunidade regional. Estamos montando uma grade de minicursos e laboratórios com temas bastante atuais e relevantes tanto na indústria quanto na academia”, conta o professor Sandro Andrade, que leciona no curso de análise e desenvolvimento de sistemas e é membro do GSORT.

Para submissão de trabalhos aos workshops, é necessário se inscrever até o dia 1º de março. Saiba mais neste link. 

Fique por dentro

A Erbase é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Em 2014, o estudante Anderson Pereira, da graduação tecnológica de análise e desenvolvimento de sistemas (ADS) do câmpus Salvador do IFBA, também integrante do GSORT, recebeu o prêmio de melhor artigo no workshop de trabalhos de iniciação científica e graduação. 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

Abertas inscrições para comissão interna de supervisão do Pcctae

publicado: 26/02/2015 10h18 última modificação: 10/12/2015 18h09

A partir de hoje, dia 26 de fevereiro, estão abertas as inscrições para a eleição da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (Pcctae), referente ao período de 2015 a 2018.

Todos os técnicos-administrativos, ativos e aposentados, podem se candidatar desde que integrem o Pcctae do quadro permanente do IFBA e estejam dentro do perfil definido no edital.

Os interessados em participar podem se inscrever até dia 5 de março. 

Leia mais: Normas para escolha da comissão interna de supervisão do Pcctae

Servidores são aprovados no Gestec

publicado: 26/02/2015 07h55 última modificação: 07/12/2015 17h29

Onze servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram aprovados em primeira e segunda chamada no Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (Gestec) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), para ingresso em 2015.

Na manhã de ontem (25), foi realizada a aula inaugural do mestrado, no Teatro Caetano Veloso, no campus I da Universidade. O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFBA, Luiz Gustavo Duarte, esteve presente no evento.

Os servidores do Instituto puderam se inscrever no processo seletivo por conta de uma parceria com o IFBA, através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi). 

Mais informações podem ser obtidas no site www.uneb.br/gestec 

Confira abaixo a lista de servidores aprovados. 

Ana Carla Nunes Pereira
Anete Santos e Santos
Ângela de Almeida Marnet
Karine Socorro Pugas da Silva
Amanda Mendes de Santana Dourado
Maria Olivia Barbet da Silva
May Te Losada Lopez
Noeme Sílvia Oliveira Santos
Maria Isabel Nascimento Lopes
Raimundo Carvalho Rabelo Filho
Vinicius de Oliveira Nepomuceno 

Leia mais: Gestec disponibiliza vagas para

Prazo para solicitar crachá institucional começa hoje no câmpus Salvador

publicado: 25/02/2015 19h22 última modificação: 07/12/2015 17h26

De 25 de fevereiro a 9 de março, os membros da comunidade interna do câmpus Salvador do IFBA poderão fazer solicitação de crachá institucional, instrumento necessário para identificação e entrada na instituição.

Os interessados devem preencher o formulário disponível na página eletrônica da Diretoria de Ensino, no seguinte endereço: www.desalvador.ifba.edu.br/cracha. É necessário, também, anexar uma foto de rosto com fundo branco. A foto deve ser nomeada da seguinte forma:

- número do Siape –> para docentes e técnicos-administrativos;

- número de matrícula –> para discentes;

- número do RG –> para terceirizados e estagiários que não são estudantes do IFBA. 

Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (71) 2102-9477 ou pelo e-mail de@ifba.edu.br

 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

Normas para escolha da comissão interna de supervisão do Pcctae

publicado: 23/02/2015 12h14 última modificação: 07/04/2016 17h44
Estão disponíveis, a partir de hoje (23), as normas do processo eleitoral para escolha dos membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos- Administrativos em Educação (Pcctae), referente ao período de 2015 a 2018.
A Comissão será formada por quatro membros - com atribuições de coordenador, coordenador adjunto, secretário e membro -, com mandato de três anos, com possibilidade de reeleição.
Os interessados em participar devem realizar inscrição entre 26 de fevereiro e 5 de março, das 8h às 17h, de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo edital.
A votação será realizada em 30 de março, por meio de mesa receptora de votos instalada em cada câmpus, coordenada pelas subcomissões eleitorais locais.
A previsão é de que o resultado final seja divulgado no dia 2 de abril, a partir das 17h.

CIS

A Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, determinou que cada instituição federal de ensino deve ter uma CIS, do Pcctae, composta por servidores integrantes do plano de carreira, com a finalidade de acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a sua implementação no âmbito da respectiva instituição federal de ensino e propor à Comissão Nacional de Supervisão (CNS) as alterações necessárias para seu aprimoramento.



Novas tecnologias e educação inclusiva são temas da Jornada Pedagógica em Jacobina

publicado: 20/02/2015 15h07 última modificação: 04/12/2015 18h42

Para planejar novas estratégias para o período letivo de 2015 e aumentar os índices de aprendizagem em sala de aula, os professores do câmpus de Jacobina participaram ontem (19) e hoje (20), no auditório da instituição, da IV Jornada Pedagógica.

O evento teve a presença do coordenador da Rede e-Tec no IFBA, Marcelo Diniz - que representou a pró-reitora de ensino do IFBA, Lívia Simões -, do diretor geral do câmpus, Epaminondas Macedo, da diretora de ensino, Lucília Santa Rosa, além de especialistas que participaram de mesa-redonda, palestra e oficinas.

Durante a mesa-redonda “Educação na perspectiva da inclusão”, a diretora de ensino do câmpus Simões Filho, Cláudia Cunha, propôs que, para se alcançar a educação inclusiva, as instituições de ensino devem eliminar barreiras arquitetônicas, a exemplo da ausência de rampas e pisos táteis. Ela também sugeriu que o ensino da língua brasileira de sinais (libras) seja ampliado e que se adotem placas em braile e meios de comunicação internos adaptados para as pessoas com deficiência. Cláudia lembrou que, mesmo diante dessas necessidades, é difícil encontrar empresas no mercado que realizem essas adaptações.

A mesa-redonda também foi assistida pelo presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Jacobina (APCD), Ademilson Oliveira. “Fiquei muito feliz por ver o IFBA discutindo essa temática em sua jornada”.

A programação também contou com oficinas sobre temas como as novas tecnologias e a interdisciplinaridade. Durante as oficinas, Marcelo Diniz destacou a importância de se repensar a lógica tradicional de avaliações utilizadas em sala de aula. Ele pediu para os docentes observarem mais o potencial de uso das redes sociais e da lógica dos jogos digitais nas atividades acadêmicas.

Sobre a jornada, que teve sua primeira edição em 2012, o diretor Epaminondas Macedo pontuou que é a oportunidade para trocar experiências e refletir sobre as práticas pedagógicas do IFBA. Ele frisou que estudantes ligados a outras instituições têm solicitado a abertura de inscrições para o público externo.

Lucília Santa Rosa, que coordenou o evento, anunciou que na próxima edição, interessados de qualquer instituição poderão participar da jornada. Ela avaliou que “as discussões travadas durante os dois dias demonstram que em 2016 teremos um câmpus com um ensino ainda melhor”.

O professor de desenho da unidade, Arivaldo Souza, destacou que gostou tanto da iniciativa que gostaria de estender o evento para um número maior de dias. “Sinto que as discussões trarão outro olhar à nossa prática profissional”.

A programação será concluída hoje à tarde, com a palestra “Educação básica na contemporaneidade”, proferida pela professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ana Lúcia Gomes. 

Coordenação de Comunicação – câmpus Jacobina

Egresso do IFBA é aprovado no curso de medicina em quatro universidades públicas

publicado: 11/02/2015 15h36 última modificação: 04/12/2015 18h39

O egresso do curso técnico em eletrônica, câmpus Vitória da Conquista, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Wester da Silva Vieira, 19 anos, foi aprovado nos cursos de medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A aprovação aconteceu após o jovem submeter sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Wester, que concluiu o ensino médio em 2013, cursará medicina na UESB, em Vitória da Conquista. As aulas estão previstas para começar no dia 23 de fevereiro.

Mais informações através deste link.

DGTI visita câmpus Camaçari

publicado: 10/02/2015 12h10 última modificação: 04/12/2015 18h13

Acontece amanhã, dia 11 de fevereiro, no câmpus Camaçari, o primeiro encontro da série de visitas previstas para o ano de 2015, promovidas pela Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Dgti).

O objetivo das visitas é dialogar com todos os câmpus do IFBA e coletar críticas e sugestões referentes aos serviços da Dgti e ao sistema de tecnologia da informação adotado no Instituto, de modo a otimizar as ações da diretoria.

O encontro acontece no período da manhã, com a presença do diretor da Dgti, Luiz Claúdio Machado, e do chefe de redes e telecomunicações, André Ferreira.

De acordo com Luiz Claúdio, ainda no mês de fevereiro, logo após o Carnaval, a Dgti visitará os câmpus de Feira de Santana e Simões Filho.  As visitas aos demais câmpus ainda não têm datas previstas.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2102-0419.

Ilhéus recebe visita de associações de agricultura familiar

publicado: 09/02/2015 09h58 última modificação: 04/12/2015 18h07

O câmpus Ilhéus recebeu, na última quarta-feira, 4 de fevereiro, a visita de associações de agricultura familiar das cidades de Barro Preto, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga e Itapitanga para uma degustação dos seus produtos.

A ideia é estabelecer parcerias para beneficiar os alunos do Instituto com a inclusão de alimentos da agricultura familiar no cardápio escolar, através da participação em processos de licitações.

Cada agricultor produz um tipo de alimento com base na matéria-prima disponibilizada na região. A degustação foi realizada para apreciação dos possíveis produtos que poderão fazer parte do cardápio. Estiveram presentes o diretor geral do câmpus Thiago Barbosa, os diretores de ensino e administrativo, e servidores.

Segundo o professor da Associação de Produtores de Ibicaraí, Soares Neto, essa parceria é muito importante, pois trará um desenvolvimento crucial para o setor, partindo da ideia de que a implementação de uma alimentação saudável nas escolas não só ajuda no rendimento escolar, como também educa os jovens a procurarem esses produtos e valorizarem o trabalho dos agricultores regionais.

Agricultura familiar

A agricultura familiar é caracterizada pelo cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, cuja mão de obra está no núcleo familiar. De acordo com a Lei nº 11.947/2009, no mínimo, 30% do valor total repassado a Estados, municípios e Distrito Federal, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), devem ser utilizados na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas.

Mais informações podem ser obtidas aqui. 

Coordenação de Comunicação – câmpus Ilhéus

Prorrogadas inscrições para o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica

publicado: 05/02/2015 18h32 última modificação: 04/12/2015 18h05

Estudantes matriculados em cursos de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) terão até o dia 11 de fevereiro para se inscrever no Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. Os interessados deverão realizar a inscrição, através do envio da documentação exigida no edital para o endereço eletrônico proensinosuperior@ifba.edu.br.

A iniciativa é um convênio entre a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o banco Santander e, possibilita ao estudante cursar disciplinas em outra instituição federal de ensino superior durante um semestre letivo.  Serão disponibilizadas cinco bolsas para o primeiro semestre de 2015, no valor total de R$ 3.000,00, cada. Entre as exigências para participar da seleção está a necessidade de conclusão de 20 a 90% da carga horária do curso de origem.

Dgti realiza ações de inclusão tecnológica

publicado: 04/02/2015 14h30 última modificação: 04/12/2015 18h04

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (Dgti), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), está desenvolvendo uma série de ações para facilitar o acesso dos servidores aos processos relacionados ao Instituto e otimizar as ações de tecnologia da informação.

Entre as novidades já em vigor estão: o serviço de ouvidoria, disponível no site da Dgti, a adoção da nova instrução normativa para utilização dos e-mails institucionais e a implantação de um novo sistema de acompanhamento online dos processos. Além destas, outras medidas serão incorporadas ao longo deste ano pela equipe formada pelo diretor da Dgti, Luiz Claúdio Machado, o chefe de redes e telecomunicações, André Ferreira, e o chefe de sistemas, Cléber Santos.

O objetivo deste conjunto de ações, segundo Luiz, é oferecer mais qualidade aos serviços prestados pelo setor. “Nós enxergamos o público do IFBA como os nossos maiores clientes e pretendemos melhorar esse serviço. Então, para alcançar esse objetivo vamos realizar várias ações. Além disso, já criamos uma ‘Equipe de Qualidade’ que ficará responsável por este acompanhamento”, pontuou.

Integrando o pacote de mudanças ainda está a adoção de um sistema online de bibliotecas e a aquisição do novo sistema acadêmico, que será oferecido para a comunidade do Instituto, como resultado de uma cooperação técnica entre o IFBA e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, a Dgti pretende realizar atividades com a comunidade externa. “Entre nossos planos para o segundo semestre deste ano está o projeto ‘Dgti Social’, através do qual pretendemos ofertar cursos de informática voltados a instituições de caridade. Estes cursos serão oferecidos com o objetivo de aproximar a tecnologia da sociedade”, esclareceu Luiz.

Nos próximos dois anos, a Diretoria se mudará para a Reitoria, mas permanecerá, ainda por um período, com alguns equipamentos no câmpus Salvador. De acordo com o diretor, todas as mudanças serão gradativas e respeitarão o tempo de operacionalização. “Continuaremos realizando as capacitações ao longo deste processo, a exemplo da que realizamos em janeiro com servidores da Dgti e técnicos de outros câmpus, sempre procurando abrir para o interior. Vamos realizar encontros com os técnicos da Dgti e promover workshops relacionados à área”, concluiu.

Em paralelo a todas as ações programadas, foi montada uma comissão que atualizará as políticas de segurança e o plano diretor de tecnologia da informação, utilizados pelo IFBA. Entre os componentes desta comissão estão professores, estudantes, diretores dos câmpus e coordenadores de tecnologia da informação de cada unidade. A primeira reunião da comissão está prevista para o mês de março.

Oficializado câmpus avançado em Ubaitaba

publicado: 04/02/2015 09h03 última modificação: 04/12/2015 18h02

Foi publicada no dia 22 de janeiro, a portaria nº 27, de 21 de janeiro de 2015, que oficializa a condição de câmpus avançado para a unidade de Ubaitaba. A formalização significa autonomia acadêmica e permite que sejam implantados novos cursos nas diversas modalidades do IFBA. Além disso, o novo câmpus terá orçamento próprio para investir em estrutura, como laboratórios e salas de aula com equipamentos multimídia.

Segundo o diretor geral do câmpus, Esaú Santos, tal mudança traz reflexos para toda a região, pois, enquanto núcleo, Ubaitaba somente oferecia cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e programa Mulheres Mil. “Já tornamos Ubaitaba um polo de referência no Pronatec. Agora planejaremos cursos em longo prazo que irão fomentar estrategicamente o desenvolvimento regional, seja de caráter econômico ou social”.

O diretor citou ainda o exemplo do programa Profuncionário, que atende a oito municípios vizinhos a Ubaitaba (Aurelino Leal, Barra do Rocha, Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Maraú, Nova Ibiá e Ubatã), e frisou a importância da abertura de novos cursos técnicos integrado e subsequente, graduações e pós-graduações: “Ter a primeira unidade federal de ensino no município, que proporciona ensino gratuito e de qualidade, será de fundamental importância para fornecer mão de obra às grandes obras que estão ocorrendo no Sul da Bahia, como a Ferrovia Leste Oeste e o Porto Sul”, concluiu.

Jornada pedagógica em Santo Amaro

publicado: 24/01/2015 12h54 última modificação: 07/12/2015 17h18

Acontece amanhã, dia 25 de fevereiro, a primeira jornada pedagógica do câmpus Santo Amaro em 2015. O encontro reúne toda a equipe acadêmica e pedagógica da unidade, além de representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

O tema deste encontro é “Evasão e retenção no IFBA câmpus Santo Amaro: entrelaçando saberes para a compreensão e superação” e objetiva promover reflexões acerca da evasão escolar.

O câmpus Santo Amaro optou por promover um primeiro encontro e a partir das discussões, organizar encontros com subtemas definidos pelos participantes, especialmente por que a unidade ainda se encontra com o calendário acadêmico de 2014 vigente.

Barreiras: abertas inscrições para transferências interna e externa

publicado: 20/01/2015 15h01 última modificação: 04/12/2015 17h13

Os estudantes do IFBA e de outras instituições públicas de ensino superior que estejam interessados em realizar Transferência Interna (TI) ou Externa (TE) para os cursos de engenharia de alimentos e licenciatura em matemática do câmpus Barreiras, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2015, poderão se inscrever entre os dias 26 de janeiro e 1º de fevereiro.

Para se candidatar, entre outras exigências, é necessário estar regularmente matriculado em um curso de graduação similar ao pleiteado, do IFBA ou de outra instituição pública de ensino superior, e ter cursado pelo menos três semestres. Os candidatos deverão preencher o formulário de solicitação, disponível aqui e comparecer à Coordenação de Registros Escolares do câmpus Barreiras para realizar o procedimento. O formulário também pode ser enviado via correio, de acordo com o edital.

A relação de candidatos selecionados será divulgada no dia 12 de fevereiro, em www.ifba.edu.br e a matrícula ocorrerá entre os dias 23 e 24 de março. Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico coresbarreiras@ifba.edu.br e pelo telefone (77) 3612-9650.

Prazo final para relatório de gestão 2014

publicado: 19/01/2015 12h26 última modificação: 14/04/2016 15h49

Termina amanhã, dia 20 de janeiro, o prazo para a entrega das informações que compõem o Relatório de Gestão Tribunal de Contas da União (TCU) 2014 e Relatório de Gestão Institucional 2014 do IFBA.

As informações devem ser enviados pelas diretorias dos câmpus, pró-reitorias, auditória, correição e diretorias sistêmicas para o e-mail deplan@ifba.edu.br, do Departamento de Planejamento Institucional (Deplan), da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap). 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2102-0419.

Primeiro curso superior é implantado em Irecê

publicado: 19/01/2015 10h45 última modificação: 04/12/2015 16h59

O câmpus Irecê inicia uma nova fase em sua expansão. A implantação do curso superior em tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas é a concretização do primeiro processo de verticalização de seus cursos.

A duração do curso será de três anos e as aulas ocorrerão, prioritariamente, no turno vespertino. Serão ofertadas 30 vagas já para o primeiro semestre de 2015 através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições acontecem de 19 a 22 de janeiro em www.sisu.mec.gov.br. O candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

O novo curso pretende oferecer uma formação em nível superior gratuita e de qualidade, proporcionando aos estudantes conhecimentos tecnológicos e formação integral. O curso propiciará não apenas competências e habilidades para ingressar no mundo do trabalho, mas pretende criar e o fortalecer um nicho mercadológico de tecnologia da informação na região, com vistas a colaborar para o desenvolvimento econômico e social, através da produção de inovação tecnológica voltada para o desenvolvimento de soluções de softwaremultiplataforma.

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o profissional da área analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à sua atuação profissional. 

 

Coordenação de Comunicação – câmpus Irecê

Webconferência sobre “Mais Cultura” está disponível no Canal InovaIF

publicado: 16/01/2015 15h30 última modificação: 04/12/2015 16h53

Aqueles que não puderam acompanhar a webconferência sobre o edital Mais Cultura nas Universidades, realizada na última quarta-feira (14), pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), podem acessar o conteúdo no Canal InovaIF, no Youtube, através deste link. A próxima webconferência sobre o tema está prevista para o mês de fevereiro.

Leia mais:  Webconferência sobre “Mais Cultura” acontece na próxima quarta-feira (14)

Juazeiro inicia ciclo de jornadas pedagógicas

publicado: 14/01/2015 11h26 última modificação: 04/12/2015 16h44

Iniciando o ciclo de jornadas pedagógicas para o ano letivo 2015, acontece, entre os dias 19 e 23 de janeiro e 2 a 6 de fevereiro, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a jornada do IFBA câmpus Juazeiro. O encontro reúne toda a equipe acadêmica e pedagógica da unidade, além de representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Buscando atender a uma demanda apresentada pelas equipes pedagógicas dos câmpus durante o “Encontro de pedagogos”, que aconteceu entre os dias 6 e 7 de novembro de 2014, na Reitoria, e visando ao alinhamento educacional em todo o IFBA, a Proen irá realizar, o ciclo de jornadas pedagógicas, em 2015, a partir de um documento contendo diretrizes institucionais para os encontros, que irá nortear o trabalho nos câmpus.

“A Proen montou uma comissão que pensou e definiu algumas diretrizes básicas, que pudessem dar subsídio ao câmpus para fazer este planejamento”, informou Diana Pipolo, chefe do departamento de Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Proen.

Este documento traz ainda sugestão de temas a serem tratados e estruturas de trabalho, como mini-cursos, oficinas e palestras, que possam mobilizar as discussões dentro de cada câmpus. “A Proen quer dar o suporte necessário para que se faça um trabalho alinhado institucionalmente, com temáticas que sejam discutidas simultaneamente nos câmpus”, concluiu Diana.

A jornada é o momento de organização do trabalho acadêmico e pedagógico do câmpus, que permite planejar o ano letivo que será iniciado a partir da reflexão sobre indicadores e informações do trabalho realizado durante o ano anterior.

Os encontros são planejados e coordenados pela equipe pedagógica de cada câmpus, mas sempre há um representante da Proen para dar o suporte necessário e acompanhar as discussões. As jornadas pedagogias começam dia 19 de janeiro e seguem até agosto, de acordo com o calendário acadêmico de cada unidade.

Webconferência sobre “Mais Cultura” acontece na próxima quarta-feira (14)

publicado: 09/01/2015 16h11 última modificação: 04/12/2015 16h30

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), promoverá na próxima quarta-feira (14), às 16h, uma nova webconferência para tratar do edital Mais Cultura nas Universidades. A conferência será transmitida através deste link, no horário marcado. De acordo com a organização, o acesso deve ser feito, preferencialmente, por meio do navegador Internet Explorer.

Os interessados devem enviar as dúvidas antecipadamente, através dos endereços eletrônicos  nepi@mec.gov.br e maisculturanasuniversidades@cultura.gov.br, preenchendo os campos assunto/título com a frase “Edital Mais Cultura”.

Participarão da webconferência, servidores do Núcleo Estruturante da Política de Inovação da Setec, do Ministério da Educação (MEC), do Ministério de Cultura (MinC), e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio do Fórum de  Ensino, Pesquisa e de Extensão.

O edital “Mais Cultura” tem como objetivos principais desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país; e criar, por meio de apoio financeiro, Planos de Cultura para Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Esta será a segunda conferência realizada pela Setec para abordar o assunto.

Webconferência sobre regulamentação de concessão de bolsas de pesquisa

publicado: 09/01/2015 15h53 última modificação: 04/12/2015 16h25

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realizará no dia 27 deste mês, às 9h, uma webconferência para tratar de aspectos relacionados à portaria nº 58/2014, que regulamenta a concessão de bolsas para atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e intercâmbio no âmbito de atuação dos Institutos Federais.

Para participar da webconferência é necessário acessar este link no horário marcado. Aqueles que quiserem podem enviar dúvidas à equipe organizadora de modo antecipado através do e-mail nepi@mec.gov.br.

De acordo com a portaria, que foi publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de novembro de 2014, podem ser beneficiários das bolsas: 

  1. Servidores públicos federais, estaduais, distritais ou municipais ativos ou inativos, civis ou militares pertencentes ao quadro de pessoal da administração direta, autárquica ou fundacional;
  2. Empregados ou funcionários ativos vinculados a empresas públicas ou particulares nacionais ou internacionais que tenham cooperação com institutos federais;
  3. Estudantes matriculados em cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação;
  4. Profissionais autônomos ou aposentados de comprovada capacidade técnica relativa ao objetivo do projeto ou programa. 

De acordo com diretora executiva da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), Wagna Piler, o IFBA pratica, desde 2009, esta concessão amparada pela Lei nº 11.892/2008. “Operamos, até o momento, apenas com a modalidade bolsa pesquisador. A portaria é recentíssima, desta forma, os editais publicados até o momento não seguiram exatamente a portaria nº 58, visto que não havia regulamentação antes desta, mas estão bem próximos. Os próximos editais, naturalmente, observarão todas as cláusulas da portaria”, esclareceu.

Eunápolis discute integração curricular em jornada pedagógica

publicado: 09/01/2015 10h14 última modificação: 04/12/2015 18h11

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o câmpus Eunápolis vai promover a Jornada Pedagógica. O evento anual marca a consolidação do planejamento pedagógico e vai reunir professores do Instituto e da rede pública de ensino da cidade.

Nesta edição, dois temas foram escolhidos como referência: “O planejamento, a prática pedagógica e a identidade da educação profissional e tecnológica” e “Os desafios da integração curricular nos diversos níveis, modalidades e formas de ensino”.

Serão três dias de atividades com palestras, dinâmicas, discussões e apresentações culturais. As metas estabelecidas durante esse período vão nortear as ações de ensino-aprendizagem durante todo o ano.

Mais informações podem ser obtidas aqui. 

Coordenação de Comunicação – câmpus Eunápolis

Leia mais: Juazeiro inicia ciclo de jornadas pedagógicas

Prorrogado prazo de submissões para o "Mais Cultura nas Universidades"

publicado: 06/01/2015 12h46 última modificação: 04/12/2015 16h06

Os interessados em submeter propostas para o edital Mais Cultura nas Universidades terão até o dia 23 de março para realizar o procedimento. Os projetos de planos de cultura devem ser enviados, através do correio, para a Secretaria de Políticas Culturais (SPC), em Brasília.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está entre as instituições federais de ensino que submeterão projetos ao edital, que faz parte do Programa Mais Cultura nas Universidades, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC).

A iniciativa tem como objetivos principais desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país; e criar, por meio de apoio financeiro, Planos de Cultura para Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Englobam o Plano de Cultura programas, projetos e ações culturais que valorizem a diversidade cultural nas Ifes e das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os planos aprovados poderão receber recursos entre os valores de R$ 500 mil e R$1,5 milhão. 

Leia mais: IFBA submeterá proposta ao edital “Mais cultura nas universidades”

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