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publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

IFBA realiza segunda rodada de conversa em educação popular

publicado: 01/04/2015 20h10 última modificação: 10/12/2015 18h38

No próximo dia 7 de abril, acontece a “II Rodada de conversa em educação popular”, destinada a agentes que trabalham em organizações, movimentos ou projetos sociais, como saúde comunitária, pastorais, economia solidária, sindicatos, e demais interessados. O evento ocorre das 13h30 às 18h, no câmpus Salvador do IFBA.

Docente e dirigente de um projeto em educação popular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maurício Mogilka é convidado novamente para conduzindo os trabalhos, como fez na primeira rodada, ocorrida em fevereiro deste ano.

Organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) do Instituto, o evento é totalmente gratuito. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar itcp@ifba.edu.br. Mais informações: (71) 2102-9569. 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

 

Leia mais: ITCP promove rodada de conversa em educação popular

Divulgado resultado final da CIS

publicado: 01/04/2015 18h00 última modificação: 07/04/2016 17h15

Está disponível o resultado final da apuração de votos para escolha dos membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (Pcctae), referente ao período de 2015 a 2018. 

 Resultado final 

 

Leia mais: Divulgado resultado preliminar da CIS

Avaliação de desempenho para técnicos-administrativos

publicado: 01/04/2015 14h37 última modificação: 03/06/2016 18h22

A primeira etapa da avaliação de desempenho do ciclo anual 2015, referente ao Programa de Gestão e Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos do IFBA, deve ser realizada a partir de hoje, 1º, até o dia 30 de abril.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Desempenho, Patrícia Caldas, a avaliação de desempenho deve evitar o caráter subjetivo e focar nas metas pactuadas com o servidor e a equipe, no cumprimento dos fatores legais e no desenvolvimento das competências para o cargo.

Os arquivos dos formulários estão disponíveis abaixo. Após preenchimento, de acordo com as instruções presentes no Manual, os relatórios individual e de equipe devem ser impressos, assinados e encaminhados ao setor de gestão de pessoas do câmpus, e os arquivos em Excel enviados para o e-mail  avaliacaodedesempenhoifba@gmail.com. 

Atualizada em 17 de abril de 2015, às 9h04.

 

Manual de Avaliação de Desempenho dos Servidores TAE do IFBA
Orientações Gerais para o Procedimento de Avaliação de Desempenho
Plano Anual de Trabalho da Equipe
Plano Anual de Trabalho Individual
Avaliação de Desempenho da Chefia Imediata
Avaliação de Desempenho da Equipe e Condições de Trabalho
Avaliação de Desempenho do Servidor TAE

Divulgado resultado preliminar da CIS

publicado: 31/03/2015 08h27 última modificação: 07/04/2016 17h13

Divulgado resultado preliminar da CIS

Está disponível o resultado preliminar da apuração dos votos para escolha dos membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (Pcctae), referente ao período de 2015 a 2018.

A interposição de recursos, de acordo com as normas do edital, deve ser enviada para o e-mail eleicoescis@ifba.edu.br. 

Resultado preliminar

Leia mais: Acontece hoje votação para formação da CIS

Pesquisadores vão a Cuba participar do XV Egal

publicado: 30/03/2015 19h17 última modificação: 10/12/2015 18h16

Docentes do curso de licenciatura em geografia, do câmpus Salvador do IFBA, que também fazem parte de grupos de pesquisa da área, estarão na cidade de Havana (Cuba), de 6 a 10 de abril deste ano, apresentando trabalhos no XV Encontro de Geógrafos da América Latina (Egal). O evento pretende promover o intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições de países latino-americanos e discutir a produção geográfica contemporânea.

Durante o XV Egal, os professores do Instituto irão compartilhar as seguintes pesquisas científicas: “Classificação morfodinâmica da Costa das Baleias - BA - Brasil: uma comparação entre o parâmetro ômega e a avaliação visual”, por Carolina Corrêa; "Questão agrária e grandes projetos de desenvolvimento: integrações e fragmentações territoriais no Nordeste brasileiro", com Hingryd Freitas; “Regulamentação dos consórcios públicos intermunicipais: uma análise das normativas legais”, Ricardo Rios; “A arte urbana como elemento de análise da paisagem: o caso da cidade de São Paulo, Patrícia Freitas; "A cidade, lugar de contradições, do habitus e do habitar: um estudo de caso sobre Salvador – Bahia / Brasil", Joilson Cruz; além de Plínio Falcão, que apresentará dois trabalhos - “Abordagens de problemas ambientais em praias: ênfase na industrialização, lixo marinho e seus riscos” e “Expansão urbana: o papel do Estado e as águas em Feira de Santana (Bahia-Brasil)”.

Estudos da interface litorânea-agrária (Terra&Mar), Prática do ensino e da pesquisa em geografia (Geopraxis) e Geotecnologias aplicadas à geografia (Geotec) são os grupos de pesquisa que os docentes desenvolvem seus trabalhos. 

Atualizada em 31/03/15, às 10h37min

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

Plataforma Itec inscreve propostas de desafios e soluções tecnológicas

publicado: 30/03/2015 15h49 última modificação: 10/12/2015 18h14

As inscrições para a edição 2015 da Plataforma Itec - Desafios e Soluções Tecnológicas estão abertas e pesquisadores vinculados ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a outras instituições podem participar, através deste link, como demandantes, lançando desafios, ou como solucionadores, apresentando soluções que atendam às necessidades dos desafios lançados.

Nesta edição do Itec foram priorizadas as seguintes áreas: Nanotecnologia, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Fármacos e Complexo Industrial da Saúde (CIS), Energia, Fomento da Economia Verde, Aeroespacial e Complexo Industrial da Defesa (CID) Aeronáutica, e Mineração.

A plataforma é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que faz parte do Projeto Itec e objetiva proporcionar o contato entre instituições de pesquisa e empresas, visando à formação de parcerias na busca por soluções para desafios tecnológicos.

Mais informações podem ser obtidas através do site da plataforma, do endereço eletrônico inovaifba@ifba.edu.br
ou do telefone (71)3221-0335. 

Atualização em 31 de março de 2015, às 8h55.

Acontece hoje votação para formação da CIS

publicado: 30/03/2015 10h05 última modificação: 10/12/2015 17h47

Acontece hoje, dia 30 de março, a votação para escolha dos membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (Pcctae), referente ao período de 2015 a 2018.

A votação será realizada por meio de mesa receptora de votos instalada em cada câmpus, coordenada pelas subcomissões eleitorais locais. É possível escolher até quatro candidatos.

No edital, está programado o dia 2 de abril, a partir das 17h, para divulgação do resultado.

CIS


A Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, determinou que cada instituição federal de ensino deve ter uma CIS, do Pcctae, composta por servidores integrantes do plano de carreira, com a finalidade de acompanhar, orientar, fiscalizar e avaliar a sua implementação no âmbito da respectiva instituição federal de ensino e propor à Comissão Nacional de Supervisão (CNS) as alterações necessárias para seu aprimoramento. 


Leia mais: Composição das subcomissões locais da CIS 

Atualizada em 30 de março de 2015, às 14h42.

Disponíveis vagas para doutorado em ensino, filosofia e história das ciências na UFBA

publicado: 30/03/2015 10h03 última modificação: 16/12/2015 17h30

Os professores dos câmpus Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro e Vitória da Conquista podem realizar a pré-inscrição, até dia 13 de abril, para o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ppgefhc), da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estão disponíveis 20 vagas para o doutorado, sendo quatro para cada câmpus. Os interessados devem encaminhar o requerimento para a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (Prpgi), de acordo com as especificações do edital. 

Câmpus Juazeiro terá cursos de nível médio, graduação e pós-graduação

publicado: 27/03/2015 17h50 última modificação: 10/12/2015 17h35

Em audiência realizada ontem (26) no Complexo Multiventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, os representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) apresentaram a instituição à comunidade local, destacaram suas potencialidades e expuseram a proposta de cursos a serem implantados, entre os anos de 2015 e 2018, no câmpus Juazeiro, que será inaugurado em maio. 

audiência pública juazeiro 2

Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, entre elas, representantes da sociedade civil, de setores públicos e sociais. Representaram o IFBA: o chefe de gabinete, Edmilson dos Santos; o coordenador de ensino superior da Pró-Reitoria de Ensino, Eduardo Seixas; o pró-reitor de extensão, José Roberto de Oliveira; o diretor geral do câmpus Juazeiro, Emmanuel Moraes; o diretor de gestão da tecnologia da informação, Luiz Machado dos Santos; e a relações públicas da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional, Gisele Paixão.

A proposta apresentada engloba cursos técnicos de nível médio (administração, na forma integrada, e segurança do trabalho nas formas integrada e subsequente); cursos de graduação (superior de tecnologia em logística e superior de tecnologia em energias renováveis); uma licenciatura em informática (semipresencial); e um curso de pós-graduação em segurança do trabalho. Outros cursos superiores de tecnologias, bacharelado, licenciatura e pós-graduação foram cogitados pelo IFBA, mas ainda serão avaliadas a demanda e a viabilidade para implantação. 

Audiência pública juazeiro

Ainda serão oferecidos cursos de extensão de Formação Inicial e Continuada (FIC) nas áreas de gestão de cooperativas, esportes, saúde e qualidade de vida; preparatórios para o IFBA e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e cursos do Programa Mulheres Mil, uma proposta do Ministério da Educação (MEC).

Para o diretor do câmpus, a audiência pública foi produtiva porque o público concordou com a proposta pensada a partir do mapeamento da região. Entretanto, ressaltou o número reduzido de participantes. “Gostaria que houvesse um maior número de pessoas, mas as falas corroboraram com o projeto do IFBA para Juazeiro e com as intenções que temos para esta região. Meu sentimento é de satisfação e de acreditar que, de fato, vale à pena investir na educação pública”, afirmou Emmanuel Moraes.

Desde 2010, o câmpus Juazeiro funcionava como núcleo avançado do câmpus Paulo Afonso. No início deste ano, a unidade recebeu autorização do MEC para funcionar como câmpus. 

Leia mais: IFBA promove audiência pública amanhã em Juazeiro

Vitória da Conquista realiza segunda caminhada

publicado: 27/03/2015 12h19 última modificação: 10/12/2015 17h33

O câmpus Vitória da Conquista promoverá, no dia 25 de abril, a II Caminhada do “Grupo de caminhada e corrida do câmpus” para promover a integração social e a prática de exercícios físicos.

A ação é voltada para todos os segmentos: alunos, professores, técnicos-administrativos e terceirizados. Para os alunos do primeiro ao terceiro ano dos cursos técnicos, modalidade integrada, a participação é parte integrante da avaliação da primeira unidade.

A caminhada inicia às 8h30 e o percurso será IFBA/Lagoa das Bateias/IFBA. 

Coordenação de Comunicação – câmpus Vitória da Conquista

Ciclo de palestras discute empreendedorismo social e novas tecnologias

publicado: 24/03/2015 19h29 última modificação: 10/12/2015 16h51

Visando trazer à discussão o aspecto social no universo empreendedor e conscientizar os futuros administradores para as questões envolvidas, no dia 30 deste mês, a partir das 18h, ocorre um ciclo de palestras no auditório principal do câmpus Salvador do IFBA, sobre o tema “Empreendedorismo social e novas tecnologias”. O evento é aberto ao público.

Para atuarem como palestrantes, foram convidados: uma representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Joana de Sá, uma da Universidade Salvador (Unifacs), Arlete Cruz, e dois da organização estudantil de intercâmbio Aiesec Salvador, Eduardo Junqueira e Thiago Nobre. Para participar do evento, é preciso levar 1 Kg de alimento não perecível. As arrecadações serão doadas para instituições beneficentes.

Sob a orientação da professora Michele Silva, o evento é organizado por alunos da disciplina “Estudos organizacionais II”, da graduação em administração do IFBA. Os participantes recebem certificado. Mais informações, através do e-mail michelensilva@bol.com.br. 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador
Atualizada em 25/03/15, às 14h46min

Gestão do capital humano é tema de workshop

publicado: 24/03/2015 14h08 última modificação: 10/12/2015 16h33

Desenvolver colaboradores de acordo com suas necessidades organizacionais tornou-se cada vez mais comum no mercado entre as empresas, mantendo um processo de aprendizagem contínuo e focado no conhecimento para atingir a excelência organizacional. Neste cenário, acontece no próximo dia 7 de abril, das 19 às 22h, no auditório principal do câmpus Salvador do IFBA, o workshop “Gestão do capital humano”, em que serão apresentadas tendências, conteúdos e discussões pertinentes à temática.

Os palestrantes convidados são a administradora graduada pelo IFBA, jornalista e assessora de comunicação no Banco do Nordeste, Gleide Lima de Souza, e o docente, economista e diretor institucional da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-BA), Cezar Almeida.

O evento é aberto ao público. Para participar, é necessária a doação de itens de higiene pessoal (duas unidades de creme dental ou quatro sabonetes, por pessoa), que serão entregues à instituições beneficentes localizas no entorno do IFBA. Os participantes receberão certificados.

Sob a coordenação das professoras Luana Farias e Michele Silva, o workshop está sendo organizado pela Empresa Júnior do Curso de Administração do IFBA – Adminova e estudantes matriculados na disciplina Gestão de Pessoas 1 e 2. Mais informações, através do e-mail luanafffarias@yahoo.com.br. 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

Abertas inscrições para seleção de representantes da Comissão de Ética

publicado: 24/03/2015 11h03 última modificação: 03/06/2016 17h22

A Comissão de Ética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inscreve, até o dia 27 de abril, professores e técnicos-administrativos interessados em ocupar uma vaga de representante nos câmpus Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Os candidatos devem enviar currículo, com as informações exigidas no edital e justificativa para o endereço eletrônico com.etica@ifba.edu.br. Entre os critérios exigidos, devem estar lotados no câmpus ao qual irão se candidatar como representantes e não estar respondendo a processo administrativo disciplinar ou de apuração ética.

Serão atribuições dos selecionados: a divulgação do regramento ético do Instituto e a participação em palestras, cursos e seminários voltados à Comissão, entre outras.

O resultado da seleção será divulgado no dia 12 de maio no site do IFBA. Os inscritos que não forem chamados no primeiro momento comporão um cadastro reserva da Comissão que servirá para posteriores convocações.

A Comissão de Ética do IFBA, ligada à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, é composta por três membros titulares e três suplentes. Além disso, conta com o apoio técnico e administrativo de uma secretaria-executiva. 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3221-0340.

Inscrições para Feira de Artes acontecem até dia 31

publicado: 24/03/2015 10h57 última modificação: 10/12/2015 15h59

Servidores ativos ou aposentados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) terão a oportunidade de expor trabalhos e produções artísticas na Feira de Artes, que acontecerá entre os dias 6 e 10 de abril, das 9h às 15h, na ala externa do Pavilhão de Aulas da Federação (PAF) I, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Ondina.

Os interessados devem enviar as informações exigidas (nome completo, cargo, função, lotação, e-mail, telefone e tipo de trabalho que deseja expor), até o dia 31 deste mês, para o endereço eletrônico copsi@ifba.edu.br. Serão aceitas inscrições de servidores que tenham trabalhos como livros, pinturas, esculturas, artesanatos, bordados, camisas customizadas, entre outros.

A Feira é resultado de uma parceria entre o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da UFBA e instituições federais baianas, e objetiva socializar saberes e potencializar o desenvolvimento artístico dos participantes.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3221–0317.

Abertas inscrições para aulas presenciais de inglês e para o Toefl

publicado: 20/03/2015 16h59 última modificação: 18/12/2015 17h45

Estudantes, técnicos e professores ativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) podem se inscrever para os cursos presenciais de língua inglesa, em parceria com o Programa Idioma sem Fronteiras (IsF), até a próxima segunda-feira (23).

O procedimento deve ser realizado pela Internet, através do site do Programa. As vagas preenchidas pelo IFBA, um dos centros de aplicação do exame internacional Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program (Toefl), serão distribuídas para a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que é uma das universidades federais credenciadas como Núcleo de Línguas (NucLi). Serão aceitos os números mínimo de 10 e, máximo de 20, estudantes por turma.

São exigências para a inscrição dos estudantes: matrícula ativa em cursos de graduação, mestrado ou doutorado; participação no curso My English Online (MEO) ou realização do Toefl -Institutional Testing Program (Toefl/ ITP), com resultado publicado no sistema do programa; e conclusão de até 90% de créditos do curso. Já para os professores e técnicos, a exigência é somente a realização do Toefl ITP, também com resultado publicado no sistema do programa.

Outras informações poderão ser obtidas através do edital.

Toefl

Estudantes de graduação e pós-graduação e servidores do IFBA também poderão se inscrever, gratuitamente, no Toefl, através deste link. A prova acontecerá no dia 28 de março (sábado), às 9h. No ato da inscrição, o candidato deverá consultar o local de aplicação da prova. Serão ofertadas 50 vagas.

Mudança de local e retificação da data do Encontro de permanência e assistência estudantil

publicado: 20/03/2015 11h16 última modificação: 10/12/2015 15h31

O Departamento de Permanência e Assistência Estudantil (DPAE), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), informa que o I Encontro Profissional da Permanência e Assistência Estudantil do IFBA teve o local alterado para no auditório do Colégio Militar, na Pituba, e a data retificada para os dias  24 a 26 de março.

A mudança de local foi necessária, pois espaço previsto anteriormente não comportaria confortavelmente o total de participantes do evento.

A DPAE informa também que haverá transporte oficial diário do Hotel Vila Velha ao Colégio Militar para os participantes. 

Atualizada em 20 de março de 2015, às 13:00

Composição das subcomissões locais da CIS

publicado: 20/03/2015 10h30 última modificação: 09/12/2015 18h48

A comissão eleitoral para constituição da Comissão Interna de Supervisão (CIS), do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (Pcctae), referente ao período de 2015 a 2018, disponibiliza aqui a relação com os nomes de servidores que compõem as subcomissões locais. 

Leia mais: Disponível resultado dos candidatos a CIS

I Encontro de permanência e assistência estudantil do IFBA

publicado: 19/03/2015 12h00 última modificação: 09/12/2015 18h46

Acontece, entre os dias 23 e 25 de março, o I Encontro Profissional da Permanência e Assistência Estudantil do IFBA, no auditório da Faculdade de Ciências Contábeis, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada no Vale do Canela.

O encontro objetiva a construção de um trabalho sistêmico de ação interdisciplinar visando à permanência e ao êxito dos estudantes do ensino técnico e superior no Instituto, e tem como público-alvo os diversos profissionais (assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, médicos, pedagogos, psicólogos etc.), cujos trabalhos estão ligados à política de assistência estudantil dos câmpus.

Durante o evento, também acontecerão os encontros por áreas, como o I Encontro de Assistentes Sociais e o II Encontro Técnico Pedagógico, que ampliará as discussões promovidas no primeiro Encontro, ocorrido em novembro de 2014.

Segundo Railda Campestrini, coordenadora do Departamento de Permanência e Assistência Estudantil (DPAE), da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), o Encontro terá momentos coletivos e de especificidades, no qual os profissionais estarão reunidos por categorias.  “Esse evento foi pensado para ser em movimento. No primeiro dia os profissionais irão conviver com seus pares. Estaremos trabalhado os encontros de pedagogos, médicos, assistentes sociais etc. No segundo dia, acontecem as palestras, que trarão um panorama teórico metodológico que servirá de embasamento para concluir o trabalho iniciado do dia anterior. No último dia,  a equipe de cada câmpus vai se reunir, dentro dessa perspectiva global, para que conversem dialoguem e construam, tendo como farol a política aprovada pelo Conselho Superior do IFBA (Consup) no ano passado”, explicou.

O Encontro Profissional da Permanência e Assistência Estudantil do IFBA é organizado pela DPAE e prevê a participação de 150 profissionais de diferentes áreas de todo o Instituto.

Encontro de coordenadores de extensão termina hoje (17)

publicado: 17/03/2015 16h04 última modificação: 10/12/2015 14h35

O I Encontro de Coordenadores de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) chega ao seu segundo dia com diversas discussões. Entre os temas já abordados estão atribuições dos coordenadores, organograma e metas da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Na tarde de hoje (17), os participantes discutirão questões referentes aos editais da Proex e definirão padrões a serem adotados na escrita dos textos. 

Para o diretor executivo da Pró-Reitoria, Wallace Matos da Silva, o momento é único. “Este evento está se tornando um marco dentro das ações da Proex. Pela primeira vez estamos reunindo todos coordenadores e discutindo ações e projetos com o intuito de institucionalizar práticas de todos os câmpus”, afirmou. 

Encontro de coordenadores de extensão        Encontro de coordenadores de extensão

Situações de conflito de interesses podem ser consultadas através do Seci

publicado: 17/03/2015 13h36 última modificação: 09/12/2015 18h27

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e de outras instituições federais podem tirar suas dúvidas, de modo mais ágil, sobre situações que possam gerar conflito de interesses no exercício de suas funções. A consulta é realizada através do Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesses (Seci), criado pela Controladoria Geral da União (CGU).

A ferramenta visa minimizar casos potenciais de conflito em diversas situações, entre elas, de convites para palestras, pedidos de licença, participações em conselhos e consultorias. Para utilizar o serviço, o usuário deverá se cadastrar como solicitante, através deste  link.

De acordo com Clarissa Viana, interlocutora do Seci, no IFBA, o sistema está disponível desde 2014. Entretanto, grande parte dos servidores ainda não conhece a ferramenta. “Estamos divulgando o Seci porque ainda percebemos que os servidores não sabem que tipo de informação eles podem ter acesso. O Seci é um portal de comunicação que os servidores possuem para ter a segurança do exercício de sua atividade”, enfatiza.

As solicitações preenchidas no sistema serão encaminhadas para a equipe formada por Clarissa e outros servidores e, depois de serem analisadas, serão repassadas à CGU, caso configurem situações de conflito de interesses. Os prazos serão estabelecidos de acordo com o tipo de demanda e data da solicitação.

 Clarissa, que também faz parte da Comissão de Ética do Instituto, afirma que o conflito de interesses  passou a ter um tratamento específico a partir de 2013, com a Lei nº 12.813/2013, que estabeleceu mais segurança sobre o dispositivo. A interlocutora do Seci pontua ainda que, normalmente, os servidores acreditam que só acontece conflito de interesses quando exercem atividade privada no mesmo horário em que deveriam prestar serviços na instituição federal onde estão lotados. “As pessoas têm que estar cientes de que, às vezes, o conflito não é somente em relação aos horários das atividades. Mesmo sendo um horário que não atrapalha, pode haver conflito ético. Então, com este sistema, poderemos preservar o servidor enquanto pessoa pública e enquanto agente público, concedendo-lhe o direito à informação”, frisou.

Mais informações sobre o Seci, situações de conflito e punições podem ser obtidas através do site da CGU.  O sistema pode ser consultado também através do banner “Seci” abaixo. 

Atualizada em 18 de março de 2015, às 13h17.

Professor do câmpus Eunápolis publica livro

publicado: 16/03/2015 11h00 última modificação: 09/12/2015 18h16

O trabalho desenvolvido durante o doutorado do professor do câmpus Eunápolis, Eduardo Jorge Vidal Dultra, rendeu a publicação do livro “Ceramics materials from coffee bagasse ash wastes” (Materiais de cerâmica a partir de resíduos de cinza da casca do café), pela Editora Springer. O livro também é assinado pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Wilson Acchar.

O estudo está dentro das áreas de  ciência e engenharia de materiais, e consiste no aproveitamento de resíduos das cinzas da casca de café na produção de porcelanatos. Os autores concluíram que é possível utilizar o resíduo sem perdas nas principais propriedades necessárias ao produto.

“Essa publicação deixou-me muito satisfeito, pois acredito que externar os conhecimentos e resultados obtidos é parte importante do ‘fazer ciência’. Compartilho esse feito com todos, pois tive a colaboração e incentivo de muitos servidores e alunos, bem como, da Diretoria Geral, Departamento de Ensino, Departamento de Administração, Coordenação de Curso, Coordenação de Pesquisa, Biblioteca, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e InovaIFBA", afirma.

Os interessados podem adquirir o livro no site da Spring. 

Coordenação de Comunicação – câmpus Eunápolis

Aluno de Irecê tem projeto aprovado na Febrace

publicado: 13/03/2015 11h35 última modificação: 09/12/2015 18h07

O estudante do curso de eletromecânica do câmpus Irecê, Daniel Guimarães, será p  único representante do IFBA na décima terceira edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece entre os dias 16 e 20 de março, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

O projeto “O socorro socioeconômico para a ‘Cidade Mãe” - desenvolvido através do programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH) da Petrobrás, sob a tutela do professor José Airton de Mattos Carneiro Júnior, do câmpus Irecê - apresenta uma possível solução para um problema socioeconômico da cidade de Morro do Chapéu, localizada na Chapada Diamantina, Bahia.

Guimarães informou que seu trabalho propõe a criação de um centro de suinocultura com aproveitamento energético, cuja produção será realizada em ciclo fechado, de modo que todos os resíduos e sub-resíduos sejam aproveitados. “Esses resíduos serão aproveitados para a geração de biogás, que será transformado em energia para o próprio centro e o sub-resíduo será usado como biofertilizante, o que beneficiará uma lavoura de milho que será a base alimentar dos suínos”, informou.

Apesar da importância acadêmica de ter um projeto aprovado na Febrace, para Daniel o mais importante é o potencial social. “Para mim a maior importância é social, não só por mostrar que a uma solução para Morro do Chapéu, mas também por mostrar que é possível para um menino do interior baiano, sempre estudante de escola pública, crescer e se destacar no âmbito científico”, concluiu.

Encontro de coordenadores de extensão começa dia 16

publicado: 12/03/2015 16h47 última modificação: 09/12/2015 18h01

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), promove, nos dias 16 e 17 de março, o I Encontro de Coordenadores de Extensão. O evento acontecerá na sala de reuniões da Reitoria, com o objetivo de proporcionar espaços para discussões e apresentações de propostas que  visem ao fortalecimento dos projetos de extensão do Instituto.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico proex@ifba.edu.br e dos telefones (71) 3221-0362/0363.

Conquista firma convênio para implantação de núcleo avançado em Poções

publicado: 12/03/2015 12h33 última modificação: 09/12/2015 18h22

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), câmpus de Vitória da Conquista, e a prefeitura de Poções assinaram um convênio na sexta-feira, dia 27 de fevereiro, para implantação de um núcleo avançado.

O documento foi celebrado no encerramento da Semana Pedagógica de Poções, na Câmara de Vereadores, com a presença do diretor geral do câmpus Vitória da Conquista, Jaime dos Santos Filho, do prefeito de Poções, Otto Magalhães, dentre outras autoridades políticas locais e regionais, servidores do IFBA e da prefeitura.

Com a implantação do núcleo avançado de Poções, a previsão é de que sejam ofertados cursos técnicos em informática e edificações em 2016.

Para o diretor geral do câmpus, a oportunidade será importante para a cidade porque ela passará a ser um polo convergente de alunos. “Ao invés dela exportar alunos para cidades vizinhas como Vitória da Conquista, Poções começará a atrair estudantes para realizar sua formação aqui. Com certeza, isso será uma grande contribuição na educação técnica e profissional, melhorando também a empregabilidade na região, a exemplo do que está acontecendo em Brumado, que já teve um núcleo avançado do IFBA e hoje tem um câmpus próprio”, afirma.

A parceria entre o câmpus Vitória da Conquista e a prefeitura de Poções existe desde 2013, quando o então diretor geral Paulo Marinho e o servidor Cássio Viana começaram a articular a possibilidade de levar o IFBA para a cidade. Na ocasião, foi implantado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec), sendo que, no ano passado, foram oferecidas 10 turmas de cursos técnicos.

 

Coordenação de Comunicação – câmpus Vitória da Conquista

Professor está na nova diretoria da Fapesb

publicado: 12/03/2015 12h06 última modificação: 09/12/2015 16h00

Na última quinta-feira, dia 5 de março, o professor do câmpus Salvador, Elias Ramos de Souza, teve sua participação aprovada como diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

Ele integra a nova diretoria junto com Eduardo Santana de Almeida, diretor geral, Lázaro Raimundo dos Passos Cunha, diretor de inovação, e Cláudia Fiuza Amorim, diretora administrativo-financeira.

Elias Ramos está cedido à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para atuar como superintendente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Bacharel e mestre em física e doutor em biofísica, foi diretor de inovação da Fapesb no período de 2007 a 2011. “Estou muito feliz em poder voltar à Fapesb. Já estive na Fundação por quatro anos como diretor de inovação e agora, como diretor científico, acho que terei uma experiência nova. Com o acúmulo dessas duas experiências poderei trabalhar fortemente na cooperação entre as universidades e as empresas no estado da Bahia”, afirmou. 

Adaptado da Assessoria de Comunicação da Fapesb

Curso de capacitação para membros de comissões de Processo Administrativo Disciplinar

publicado: 12/03/2015 07h58 última modificação: 02/09/2016 16h50

Acontece entre os dias 23 e 27 de março, o curso de capacitação para membros de comissões de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), ministrado pelo corregedor Cláudio Henrique Fernandes Paiva.

O curso é uma parceria do IFBA com a Controladoria Geral da União (CGU) e pretende capacitar os servidores com conhecimentos específicos e práticos para a participação em PAD.

Para participar, é necessário ser servidor estável ou estar próximo desta condição; não estar respondendo a nenhum PAD ou quaisquer outros procedimentos disciplinares; e não ter feito o curso nos últimos três anos.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 18 de março, através do e-mail correicao@ifba.edu.br, com o assunto “Inscrição curso de formação membros de comissão de processo administrativo disciplinar – Março”. Caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas, os excedentes poderão fazer o curso entre os dias 18 e 22 de  maio, quando haverá uma nova turma.

As aulas irão acontecer na Reitoria do IFBA, de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, com intervalo para almoço, e na sexta-feira das 9h às 12h. As despesas decorrentes com diárias e passagens são de responsabilidade dos câmpus.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação de Correição, através do e-mail ou telefone 
(71) 2102-0472.

Publicado edital do Pibid para licenciatura em física

publicado: 11/03/2015 17h05 última modificação: 09/12/2015 15h55

De 14 a 18 de março, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de estudantes do curso de licenciatura em física do câmpus Salvador do IFBA, que concorrerão a seis vagas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), através do edital nº 01/2015. Haverá, ainda, cadastro de reserva.

O valor da bolsa é de R$ 400 mensais, com duração de 24 meses, prorrogável por igual período. As inscrições deverão ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico e envio de carta de motivação para sel1fispibid@gmail.com. A seleção inclui também entrevista e análise de histórico escolar. O resultado sairá dia 27 deste mês. 

Pibid

Vinculado ao edital nº 61/2013 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Pibid visa aproximar os cursos de licenciatura dos contextos de atuação dos graduandos, fomentando ações que potencializem a inserção no futuro ambiente de trabalho (escola de ensino médio), permitindo-lhes um maior envolvimento com o cotidiano das atividades didático-pedagógicas. 

Cronograma

11 de março - lançamento de edital
14 a 18 de março - inscrições dos candidatos
19 a 25 de março - seleção dos bolsistas pela comissão responsável
27 de março - publicação dos resultados da seleção de bolsistas 

Divisão de Comunicação - câmpus Salvador

Audiência pública abordará implantação do câmpus Santo Antônio de Jesus

publicado: 11/03/2015 15h30 última modificação: 09/12/2015 15h51

Hoje (11) a partir das 17h, acontecerá uma audiência pública no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep Recôncavo), em Santo Antônio de Jesus.

Na oportunidade, serão discutidos, entre outros assuntos, a implantação do câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na cidade e a relação de cursos que serão ofertados.

Participarão do evento, representantes da sociedade civil, o reitor do IFBA, Renato da Anunciação, a pró-reitora de ensino, Lívia Simões, o pró-reitor de extensão, relações empresariais e comunitárias, José Roberto Oliveira, a diretora de gestão da comunicação institucional, Ana Cláudia Sá Oliveira, o chefe do departamento de educação superior, Eduardo Seixas, a diretora geral e o diretor administrativo do câmpus Santo Antônio de Jesus, Edna Matos e Humberto Santiago.

 

Atualização 12 de março de 2015, às 8h28.

Autoavaliação institucional acontece até dia 17

publicado: 11/03/2015 15h28 última modificação: 03/06/2016 18h33

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou novas datas para o cronograma da autoavaliação institucional, da qual participam professores, técnicos-administrativos, estudantes, egressos da instituição e a comunidade externa.

Com a mudança no calendário, o questionário base para a avaliação poderá ser preenchido, através do site do Sistema de Controle Acadêmico (Sicad), até o dia 17 de março. O relatório final será confeccionado no dia 29 de março e o resultado da avaliação será divulgado no dia 30. 

Leia mais: Autoavaliação institucional do IFBA será feita a partir deste mês

Audiência pública tratará da implantação do câmpus Santo Antônio de Jesus

publicado: 11/03/2015 15h27 última modificação: 09/12/2015 15h44

Hoje (11) a partir das 17h, acontecerá uma audiência pública no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep Recôncavo), em Santo Antônio de Jesus. Na oportunidade, serão discutidos, entre outros assuntos, a implantação do câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) na cidade e a relação de cursos que serão ofertados.

Participarão do evento, representantes da sociedade civil, o reitor do IFBA, Renato da Anunciação, a pró-reitora de ensino, Lívia Simões, o pró-reitor de extensão, José Roberto Oliveira, a diretora de gestão da comunicação institucional, Ana Cláudia Sá Oliveira, a diretora geral e o diretor administrativo do câmpus Santo Antônio de Jesus, Edna Matos e Humberto Santiago.

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