Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 12/01/2018 19h05

Retificado edital da I Mostra Cultural do IFBA

por Iali Moradillo publicado: 28/11/2017 11h32, última modificação: 28/11/2017 11h32

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou hoje (28) a terceira retificação do edital da Chamada Interna n° 03/2017, referente à seleção de propostas para a I  Mostra Cultural do IFBA.

Foram alterados itens referentes às seletivas nos campi, aos critérios para avaliação, recursos financeiros, cronograma, período para recursos e à participação de menores de 18 anos.

Foram ampliados o período de inscrição/submissão da proposta, itens 8.3 e 14 do edital.

 

Lei mais: Nova alteração no edital da I Mostra Cultural do IFBA

 

 

Evento no campus Salvador discute gênero na área da tecnologia

publicado: 28/11/2017 11h13, última modificação: 28/11/2017 11h19

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) realiza evento que discute gênero, igualdade e inclusão social na área de tecnologia da informação. A primeira edição de ADS Gênero acontece no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no dia 29 de novembro, a partir das 18h30min, no Áudio I (1° andar do boco D).

O mercado tecnológico, historicamente, não oferece as mesmas oportunidades de cargos e salários para homens e mulheres. Diante deste cenário, ADS Gênero tem como objetivos a promoção do diálogo entre estudantes sobre a equidade de gênero; a reflexão sobre cidadania e inclusão social na área tecnológica e; o incentivo à entrada de profissionais mulheres na área, com mais espaço e igualdade.

O evento, aberto ao público, tem a programação composta por mesa-redonda e palestras.

 

Por Jamile Teixeira- Comunicação - Campus Salvador 

 

IFBA divulga nota oficial sobre o cancelamento dos Jogos dos Servidores

por Helen Sampaio publicado: 27/11/2017 15h34, última modificação: 27/11/2017 15h47

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (27) uma nota oficial sobre o cancelamento dos Jogos dos Servidores 2017, que ocorreriam entre os dias 26 e 30 de novembro, em virtude do falecimento da servidora Francineide de Sá Nascimento, que fazia parte da delegação do campus Paulo Afonso.

Confira a nota na íntegra, abaixo.

Nota oficial 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) informa que os Jogos dos Servidores 2017 foram cancelados e decreta luto oficial de três dias, em respeito às vítimas do acidente ocorrido na tarde de ontem (26), na BR-324, em São Sebastião do Passé.

O IFBA comunica ainda que as atividades no campus Paulo Afonso, onde a servidora Francineide de Sá Nascimento estava lotada, estão suspensas por três dias e que será realizado um culto ecumênico hoje (27), às 20h, no Sesi de Simões Filho, aberto ao público, em homenagem à servidora.

Desde que o Instituto tomou conhecimento do ocorrido, os gestores e a comissão organizadora do evento dedicaram-se ao socorro e atendimento às vítimas do acidente e seus familiares, bem como aos participantes do evento. Dessa forma, as ações relacionadas à gestão dos jogos só puderam ser decididas no dia de hoje. A comissão organizadora do evento esclarece que garantirá que toda a logística de hospedagem e alimentação das delegações seja mantida até a quarta-feira (29) pela manhã, para que os servidores retornem aos seus campi em segurança.

O IFBA agradece a todos os servidores que ajudaram no resgate das vítimas, aos Institutos Federais, ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e demais parceiros do IFBA, que nos prestaram solidariedade neste momento difícil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA 

 

Leia mais: IFBA divulga nota oficial sobre acidente ocorrido na tarde de hoje (26)

 

IFBA divulga nota oficial sobre acidente ocorrido na tarde de hoje (26)

por Helen Sampaio publicado: 26/11/2017 21h17, última modificação: 26/11/2017 21h53

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou uma nota oficial sobre o acidente ocorrido na tarde deste domingo (26), na BR – 324, em São Sebastião do Passé, que envolveu uma van do Instituto, ocupada por 11 servidores, que se dirigiam para os Jogos dos Servidores, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Confira abaixo.

Nota oficial 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) informa que, na tarde deste domingo (26), uma van que transportava 11 servidores dos campi Euclides da Cunha e Paulo Afonso, se envolveu em um acidente na BR - 324, na cidade de São Sebastião do Passé. O grupo estava a caminho da cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), para participar dos Jogos dos Servidores do Instituto, no Sesi. 

No acidente, a servidora Francineide de Sá Nascimento veio a óbito e os feridos foram encaminhados para o Hospital do Subúrbio, em Salvador e para o Hospital de Simões Filho. Destes, permanecem internados Luan Philipe Herculano Braz, Celso Melo Araújo e Ivone Gonsalves dos Santos. Os demais ocupantes do veículo foram atendidos e liberados. 

O IFBA lamenta profundamente o ocorrido, ao tempo em que, informa que está prestando assistência às vítimas, bem como, aos seus familiares.

 

Lista de ocupantes da van

Arleno José de Jesus

Celso Melo Araújo

Francineide de Sá Nascimento

Ivone Gonsalves dos Santos

João de Pontes Belo

Josinaldo Manoel Cardoso

Linsmar Vinícius de Santana Luz

Luan Philipe Herculano Braz

Marcus Vinícius Magalhães Lima

Micael Siqueira Silva

Wagner da Silva Teixeira

 

Jogos dos Servidores começam nesse domingo (26)

por Helen Sampaio publicado: 24/11/2017 20h43, última modificação: 24/11/2017 20h45
Confira as tabelas das competições

A Comissão Organizadora dos Jogos dos Servidores do IFBA divulgou hoje (24) a tabela das competições. O evento, que contará com a participação de, aproximadamente, 300 servidores, acontecerá entre os dias 26 e 30 de novembro, no Sesi de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).  A iniciativa, que é aberta ao público, é promovida pelo IFBA, através de parceria com a Prefeitura Municipal de Simões Filho, a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil.

A cerimônia de abertura ocorrerá no próximo domingo (26) e os primeiros jogos acontecerão na segunda-feira (27), com as modalidades atletismo, natação, futsal, voleibol, vôlei de praia, futebol society e basquete. Na terça (28), será a vez das disputas nas modalidades: corrida rua (que contará com 60 competidores), jogos eletrônicos, dama, baleado, futsal, futebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A programação seguirá até a quarta-feira (29). Confira a Tabela dos Jogos!

Ao todo, serão disputadas 15 modalidades pelos servidores dos 22 campi inscritos. Iniciativas semelhantes já ocorreram no Instituto, entretanto, de forma restrita aos campi. Agora, pela primeira vez, um evento esportivo reúne servidores de diversas unidades da instituição.

Com um investimento de mais de 390 mil reais, os Jogos dos Servidores, concretizam-se como ação crucial para a construção de uma Política de Qualidade de Vida dos Servidores do IFBA. “Nós esperamos que os jogos sirvam como mola propulsora para que as pessoas se interessam por todo o sentido de integralidade que os cerca, não só a competição em si, mas o lazer, a saúde, o bem-estar, a alimentação, o cuidado com o outro e a convivência”, afirmou a presidente da comissão organizadora, Micheli Venturini.

Ainda de acordo com Micheli, caso o período de inscrições tivesse sido estendido, o evento contaria com uma participação ainda mais expressiva dos servidores. “Nossa perspectiva é pautada em cima da pesquisa de intenções de participação que nós fizemos e, nesse primeiro processo de inscrição, no qual ofertamos 300 vagas. Hoje, já prestes a acontecer o evento, temos a clareza de que, se abríssemos inscrições novamente, nós teríamos, aproximadamente, 800 servidores participando. Isso porque despertamos o desejo das pessoas de estarem nesse espaço e participarem disso”, enfatizou.

A Comissão Organizadora dos Jogos é composta por servidores das pró-reitorias de Administração e Planejamento (Proap), Extensão (Proex), Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), do Gabinete, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) e da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM).

Campus Eunápolis abre editais para vagas residuais dos cursos superiores

publicado: 24/11/2017 20h00, última modificação: 24/11/2017 20h01

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, divulgou hoje (24) dois editais para vagas residuais dos cursos superiores: o edital nº 15/ 2017, na modalidade de portador de diploma de nível superior, e o edital Nº 16/2017, que trata das transferências interna e externa, ambos para as vagas residuais para dos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática, para ingresso no segundo semestre letivo de 2017.

Os interessados podem se inscrever no período entre 25 e 29 de novembro, nos termos estipulados nos editais, preenchendo e assinando o formulário próprio de solicitação (ANEXO III dos editais), que deverá ser enviado para o e-mail da coordenação do curso pretendido, juntamente com a documentação exigida e nomeando o assunto como: “Transferência de Curso Superior” ou “Portador de Diploma”.

A matrícula dos selecionados vai acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, no campus Eunápolis, de acordo com o estabelecido nos respectivos editais.

E-mails das coordenações de curso:

Análise de Desenvolvimento de Sistemas: coads.eun@ifba.edu.br

Engenharia Civil: cocec.eun@ifba.edu.br

Licenciatura em Matemática: comat.eun@ifba.edu.br

Para mais informações: (73)3281-2266/2267

 

Por Dany Ana - Comunicação - Campus Eunápolis 

Sarau Literário acontece na próxima segunda-feira no campus Jacobina

publicado: 24/11/2017 17h49, última modificação: 24/11/2017 17h49

Iniciativa da professora de língua portuguesa do campus Jacobina, Virgínia Anjos, o Sarau Literário Amálgama evidenciará trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 2º ano dos cursos técnicos integrados de eletromecânica, mineração e informática. O evento é aberto ao público e se inicia às 14h da próxima segunda-feira, 27, no auditório do IFBA.

Para Virgínia, a proposta tem por objetivo desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas, além de possibilitar o acesso a textos clássicos da literatura brasileira. “Os conteúdos apresentados foram estudados ao longo das unidades I e II e produzidos pelos alunos com inspiração nas estéticas do Barroco, Arcadismo e Romantismo, períodos importantes para a formação da nossa literatura”, destaca.

Por Verusa Pinho - Comunicação - Campus Jacobina 

Campus inscreve para estágio até 3 de dezembro

publicado: 23/11/2017 19h35, última modificação: 23/11/2017 19h35

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, vai inscrever, de amanhã (24) até o dia 3 de dezembro, candidatos à vaga de estágio para estudantes matriculados em cursos de ensino superior de design, design gráfico, desenho industrial ou áreas afins.

Entre os requisitos exigidos pelo edital, estão: matrícula regular em Instituição de Ensino Superior, com frequência efetiva, além de ter idade a partir de 18 anos. O selecionado, que deverá cumprir 30 horas semanais, receberá bolsa estágio de R$ 520 e auxílio-transporte de R$ 132.

No prazo de inscrições, o interessado deve encaminhar ficha de inscrição preenchida, curriculum vitae, portfólio e comprovante de matrícula atualizado para o e-mail comunicacao_ssa@ifba.edu.br. As orientações e modelos podem ser conferidos no edital e nos anexos.

Mais informações: comunicacao_ssa@ifba.edu.br.

Confira o Edital 20/2017 e os anexos.

 

 por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador

Estudantes do campus Salvador se destacam em Olimpíada de Biologia

publicado: 23/11/2017 18h59, última modificação: 23/11/2017 18h59

Sete estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, se destacaram durante a III Olimpíada Baiana de Biologia. O resultado final foi divulgado na última terça-feira (21).

Os discentes conquistaram duas medalhas, uma menção honrosa e quatro classificações. A premiação será realizada no próximo dia 1º de dezembro, às 19h, no Salão Nobre, da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A primeira participação dos estudantes do campus na olimpíada ocorreu em 2014, quando cinco deles venceram a competição. Os que concorreram em 2017 enfrentaram provas em agosto. Foram abordados temas como biotecnologia, células, biomas brasileiros e doenças.

Para o professor do campus, Jeferson Coutinho, ao participar das olimpíadas, os alunos passam a se interessar pela disciplina, não apenas em sala. “Eles conseguem fazer conexões mais amplas dentro da área e com as disciplinas, o que contribui para romper os limites historicamente impostos, conduzindo o estudante para uma visão mais holística da biologia e sua integração com outras áreas do conhecimento”, explica o docente.

Isso, comenta Jeferson, gera um efeito positivo que traz influências, inclusive, quando eles saem do IFBA e buscam uma graduação em biologia ou áreas afins, “como é o caso de alguns dos nossos alunos que encararam a competição”.

A Olimpíada Baiana de Biologia é uma atividade de extensão que tem como objetivo incentivar o estudo da biologia. Organizado pelo Instituto de Biologia da UFBA, a competição tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

 

DISCENTES DO IFBA NAS OLIMPÍADAS DE BIOLOGIA

Gabriel Correia dos Santos – medalhista - técnico em eletrotécnica

Perla Nunes de Oliveira – medalhista - técnico em química

Caio Pedro Gomes da Hora – menção honrosa - técnico em química

Caio Oliveira dos Santos – classificado - técnico em química

Sofia Sayuri Miyamoto – classificada - técnico em química

Vinicius Rodrigues Pimentel – classificado - técnico em automação industrial

Marcus Vinicius de Jesus Silva - classificado - técnico em edificações

 

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador 

VI Semana da Consciência Negra em Jacobina

publicado: 23/11/2017 17h32, última modificação: 23/11/2017 18h18

Desde terça-feira, 21, o campus Jacobina, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), tem sido palco para reflexões em torno das questões étnico-raciais, sobretudo a respeito da consciência negra.

VI Semana da Consciência Negra em Jacobina
Apresentação na VI Semana da Consciência Negra em Jacobina

No primeiro dia de evento, a apresentação musical com o professor de artes, André Lima, e o cine-debate, organizado pelo Núcleo Multidisciplinar, foram os destaques da programação. Na manhã da quarta, 22, a roda de conversa “Ser negro/a hoje: como me vejo”, mediada pelo professor de história, Jorge Luz, trouxe diversos relatos, compartilhados pela pedagoga do campus Indaiara Célia da Silva, pelo estudante do curso de meio ambiente, Levi Santana, e pela ex-aluna, Bianca Rios, que ressaltou o confronto vivido por conta da estética do cabelo afro e a experiência de empoderamento com o projeto Entre Blacks e Tranças, coordenado pelo docente Marcos Paixão.

Na ocasião, Indaiara falou sobre a discriminação sofrida por se considerar negra, mas ter pele clara, ressaltando a diáspora sofrida pelo povo africano e sua identificação com o movimento negro. O jovem Levi também evidenciou o preconceito racial que o acompanha, diariamente, ao lado do estereótipo do “tabaréu”, por ser da roça e do interior do estado (Jacobina). Ao rememorar sua trajetória profissional, arrancou risos do público presente com o que classificou “seu jeito maluco de ser”, problematizando, ainda, a imagem europeia criada em torno de Jesus e exemplos de intolerância religiosa.

VI Semana da Consciência Negra em Jacobina
VI Semana da Consciência Negra em Jacobina

No turno vespertino, foi a vez do Teatro do Oprimido, oficina liderada por Yarasarrath Lyra (IFBA -  Lauro de Freitas). Docente do campus Jacobina, por mais de três anos, a professora de teatro trouxe uma das vertentes da metodologia de Augusto Boal, para quem a dramaturgia é meio para refletir e alterar questões sociais, sobretudo, a relação opressor x oprimido.  “Na Semana da Consciência Negra anterior apresentei para os alunos o teatro-fórum [no qual a plateia se torna protagonista da peça]. Desta vez, vou trabalhar com o teatro invisível, mais espontâneo, através do qual o ator propõe uma situação que já foi planejada, mas o público não sabe que é encenação, parece algo real, então começa a tomar partido e a discutir a situação. É essa a intenção: que ao final haja esse debate e a transformação do oprimido”, explicou.  

Nesta quinta-feira, a poesia negra ganhou vida, com os jovens Rebeca César Gonçalves (aluna) e Ualas Pereira (egresso). Em seguida, os professores de sociologia e inglês, Marcos Paixão e Thiago Nascimento, respectivamente, animaram o público ao som do samba de roda, momento em que servidores e estudantes interagiram sob o embalo do pandeiro e a vibração das palmas. “A ideia surgiu para ser algo lúdico e complementar às aulas, tendo em vista o Novembro Negro e a Lei nº 10.639 [que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial das escolas a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira]”, comentou o docente Marcos. 

Para encerrar as atividades da VI Semana, duas oficinas serão oferecidas para a comunidade IFBA, a partir das 14h desta quinta: Capoeira de Angola, com o professor Thiago Nascimento, e Teatro Livre, com o grupo Rizoma (Uneb). Os registros fotográficos do evento estão disponíveis na fanpage oficial do campus.

 

Por Verusa Pinho (texto e fotos) - Comunicação - Campus Jacobina

Grupo realiza pesquisa sobre estilo de vida dos estudantes do IFBA

publicado: 23/11/2017 14h47, última modificação: 23/11/2017 16h42

Relação com familiares e colegas, estilo de vida, e cuidados com a saúde física e mental, são algumas das reflexões que fazem parte de uma pesquisa sobre estilo de vida e comportamento que poderão ser respondidas pelos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Inovação em Organizações (Gepio) do campus Salvador, a pesquisa vai receber dados dos estudantes de todos os campi da instituição. A ideia é conhecer detalhes sobre o cotidiano dos discentes para propor ações que promovam um ambiente educacional seguro e saudável. A coordenação da pesquisa garante a manutenção do anonimato em relação aos dados concedidos.

O pesquisador José Lamartine, que está coordenando o trabalho, informa que os estudantes receberão via e-mail um formulário eletrônico com as perguntas propostas. Os menores de 18 anos vão receber um link com documentos que deverão ser assinados pelos responsáveis autorizem a participação. “Ele enviará uma cópia fotografada deste documento assinado e receberá, assim, o link para continuar a pesquisa”, explica.

Caso o estudante não receba o convite para pesquisa até o dia 15 de dezembro, e tenha interesse em participar, basta encaminhar nome completo, com o número de matrícula para o e-mail pesquisaestiloifba@gmail.com.

 Henrique Soares Divisão de Comunicação - campus Salvador

 

Inscrições abertas para expor na Feira de Natal do IFBA

por Iali Moradillo publicado: 23/11/2017 13h40, última modificação: 23/11/2017 13h40

Estão abertas, até 28 de novembro, as inscrições para expositores de artesanato e alimentos para a Feira da Natal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, das 9h às 15h, na Reitoria, localizada no canela.

Para se inscrever é necessário comparecer pessoalmente na Coordenação de Atendimento Psicossocial (Copsi), na Reitoria, das 9h às 15h, levando exemplares dos produtos que serão expostos (exceto alimentos), e preencher a ficha de inscrição. É sugerida a doação de três produtos de higiene pessoal e  brinquedos,  que serão  doados para uma instituição de caridade.

IFBA participa do Encontro da Rede de Educação Inclusiva no Ensino Superior

por Iali Moradillo publicado: 23/11/2017 13h34, última modificação: 23/11/2017 13h34

Amanhã, dia 24 de novembro, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), participa da primeira edição do Encontro da Rede de Educação Inclusiva no Ensino Superior, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), em Nazaré.

Durante a mesa de abertura, será formalizada a Rede Baiana de Educação Inclusiva no Ensino Superior, através da assinatura de um protocolo de intenções entre as Instituições de Ensino Superior (IES), movimentos sociais ligados às pessoas com deficiência e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), entidade promotora do evento. A rede objetiva identificar as dificuldades e construir possibilidades teóricas, metodológicas e operativas para ampliar a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior.

A programação também inclui debates, palestras como “Eu, pessoa com deficiência, na educação superior” que conta com a participação da estudante do IFBA, Marcela Alencar, e mesas redonda, como “O cenário atual das ações inclusivas no nível superior da Bahia: expectativas e possibilidades”, com a participação de Railda Alves, chefe do departamento de Permanência e Assistência Estudantil do Instituto.

Railda fará um breve relato das ações desenvolvidas no IFBA e apresentará as propostas institucionais para 2018. A mesa também será composta por representantes da Faculdade Montessoriano de Salvador; Associação Baiana de Síndrome de Down (Ser Down); e  Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais informações sobre a Rede, através do email redebaianainclusoes@gmail.com. Confira a programação completa do evento.

"Dialoguinhos" traz literatura para o Novembro Negro do campus Salvador

publicado: 22/11/2017 20h28, última modificação: 22/11/2017 20h28

A obra literária “O tapete voador” vai ser discutida com a presença da autora Cristiane Sobral, em edição especial do “Dialoguinhos”, no Áudio I (1° andar do bloco D), do campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), às 8h30min desta quinta-feira, 23.

Empoderamento negro, racismo e colorismo são assuntos abordados pela escritora e poeta carioca nesta coletânea de contos que será apresentada durante o evento. “Dialoguinhos”, iniciativa do Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Gênero, Subjetividade e Identidades em Literaturas em Língua Portuguesa e outras Expressões Artísticas (DEVIR), vinculado ao IFBA, é uma versão para crianças e adolescentes do projeto “Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras”.

A atividade foi uma das propostas selecionadas através do edital para realização de eventos culturais e formativos sobre o Novembro Negro do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-IFBA). A realização conta ainda com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

“Dialoguinhos” é aberto aos estudantes, técnicos administrativos, docentes e funcionários terceirizados do IFBA.

Diálogos Insubmissos no Novembro Negro

Idealizado pela professora do campus Salvador do IFBA, Dayse Sacramento, "Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras" acontece no dia 24 de novembro, às 18h, no Espaço Xisto Bahia, com a participação de Cristiane Sobral, que desta vez discute o tema Terra Negra: insubmissões de mulheres negras para transfor(a)mar. Poesia e música são as intervenções artísticas constantes na programação deste evento.

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador

Enade será realizado neste domingo

por Helen Sampaio publicado: 22/11/2017 19h25, última modificação: 23/11/2017 16h52

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontecerão no próximo domingo (26), em diversas Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídas pelo país. Os estudantes habilitados devem acessar o sistema Enade até o domingo (26) para realizar o cadastro e preencher o Questionário do Estudante.

No IFBA, realizarão a prova: os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado  e licenciatura ; que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido pelo menos 80% da carga horária mínima do curso; estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas - ADS) ou que tenham cumprido pelo menos 75% da carga horária do curso.

Em Salvador, todos os cursos de graduação serão avaliados (licenciaturas, engenharias e ADS), exceto: Administração, Tecnologia em Eventos e Tecnologia em Radiologia.

O exame, que é obrigatório, avalia o rendimento dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, no que se refere aos conteúdos programados dos cursos. As provas serão aplicadas às 13h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, tendo como referência o horário oficial de Brasília (DF).

Mais informações no site do Inep.

Leia mais: Inscrições de concluintes dos cursos selecionados para o Enade começam segunda-feira (10)

 

Retificado resultado final da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 21/11/2017 20h32, última modificação: 21/11/2017 20h32

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) retificou o resultado final da seleção de bolsistas que atuarão nos Jogos dos Servidores, divulgado na tarde de hoje (21).

O resultado retificado pode ser acessado aqui. Os candidatos selecionados deverão enviar para o email proexdacel@gmail.com ou proex@ifba.edu.br, até o dia 23 de novembro de 2017, os seguintes documentos escaneados: RG e CPF; Comprovante de Matrícula; Atestado de frequência regular e dados bancários.

Mais informações no telefone  (71) 2102 0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br. 

Leia mais: IFBA divulga resultado final da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

IFBA divulga resultado final da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

por Paulo Araújo publicado: 21/11/2017 19h27, última modificação: 29/11/2017 17h11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da  Pró-Reitoria de Extensão (Proex), divulgou hoje (21) o resultado final do edital n°07/2017, referente à seleção de bolsistas que atuarão nos Jogos dos Servidores.

Os contemplados deverão enviar para o email proexdacel@gmail.com ou proex@ifba.edu.br, até o dia 23 de novembro de 2017, os seguintes documentos escaneados: RG e CPF; Comprovante de Matrícula; Atestado de frequência regular e dados bancários.

Mais informações no telefone  (71) 2102 0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br 

Confira o resultado

Leia mais: IFBA convoca candidatos a bolsistas dos Jogos dos Servidores Para entrevistas

 Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Errata sobre realização de provas do Processo Seletivo para profissional de Linguagem de Sinais

por Helen Sampaio publicado: 21/11/2017 18h15, última modificação: 21/11/2017 18h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou ontem (20) uma errata referente à lista de candidatos e datas de realização das provas práticas do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissional técnico especializado em Linguagem de Sinais. Confira!

Mais informações no e-mail selecaolibras2017@ifba.edu.br.

Leia mais: Definida data do 1º dia de provas práticas do edital de Linguagem de Sinais

Universidades para o Mundo acontece na Reitoria

por Iali Moradillo publicado: 21/11/2017 14h11, última modificação: 21/11/2017 14h11

Começou ontem (20) e termina hoje (21), na Reitoria do IFBA, o seminário internacional 'Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para internacionalização'.

O evento, organizado pelo British Council, aborda os desafios e oportunidades da internacionalização para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com foco no desenvolvimento institucional para a construção de redes globais e sistemas de ensino integrados.

Na mesa de abertura, além do reitor do Instituto, Renato da Anunciação Filho, estiveram presentes: Cyntia Sandes Oliveira (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes); George Sherrif (Foreign and Commonwealth Office -FCO UK/ Consulado Britânico); Julieta Palmeira (Secretaria de Políticas para as Mulheres- Governo da Bahia); Lázaro Cunha (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia -Fapesb) e Martin Dowle (British Council).

Dowle abriu a mesa ressaltando aspectos importantes para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, que vão desde questões políticas, financeiras às jurídicas. Em seguida, Anunciação também falou da importância da internacionalização para a rede pública, incluindo os ensinos médio e tecnológico. O reitor informou que o  processo de internacionalização do IFBA ainda está em fase de implantação. “Tivemos resultados importantes com o Ciência sem Fronteiras, mas ainda precisamos abrir mais. Além disso, nesse momento de mudança de currículo internamente,   os estudantes que fazem a mobilidade estudantil trazem novos modelos que abrem as fronteiras para as instituições”, concluiu.

O evento segue até as 17h de hoje e tem como público-alvo reitores, pró-reitores de pós-graduação, pesquisa e relações internacionais, e chefes de  departamentos de língua inglesa. Confira a programação.

Terceira edição do Week-IT: Semana de Tecnologia e Inovação, em Vitória da Conquista

publicado: 20/11/2017 18h32, última modificação: 20/11/2017 18h32

O IFBA, campus Vitória da Conquista, realiza, entre os dias 27 a 30 de novembro, a terceira edição do Week-It: Semana de Tecnologia e Inovação. O evento tem como objetivo estimular a criação e administração de tecnologias ou processos, trazendo novas ferramentas, técnicas e procedimentos práticos, que reforçam a importância da inovação tecnológica utilizada nas diversas áreas de atuação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Esse ano, o Week-It apresenta o tema "Vivências e Práticas Profissionais", e procura trazer conhecimento aos participantes, através de vivências profissionais, novas perspectivas e tendências do mercado, expandindo assim a visão da área e a abrangência do seu aprendizado. O evento também contará com uma mostra de robótica.

O evento é destinado a estudantes dos cursos de graduação em ciências exatas (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica) e cursos técnicos (Informática, Eletrônica e Eletromecânica), além de professores, pesquisadores, empresários e toda comunidade interessada.

As inscrições das palestras são gratuitas, para os mini cursos será cobrada uma taxa de R$ 5 (cada). Os interessados poderão se inscrever através do link até o dia 24 de novembro.

Confira a programação.

 

*Estagiária supervisionada pela jornalista Renata Lacerda - Comunicação Campus Vitória da Conquista

Retificação e inscrições homologadas do edital da seleção de estagiário de nível superior em informática

por Helen Sampaio publicado: 17/11/2017 20h41, última modificação: 17/11/2017 20h49

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) divulgaram, nesta sexta-feira (17), retificações no cronograma e a lista de inscrições homologadas do edital n° 01/2017, referente ao processo seletivo interno para contratação de um estagiário de nível superior em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou outro curso superior na área de informática.

Os candidatos com inscrições deferidas deverão comparecer, no dia 21 de novembro, às 9h, à reitoria do IFBA, localizada na Av. Araújo Pinho, nº 39, Canela, Salvador/BA, para realização de entrevista. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 23 de novembro.

O processo seletivo tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O estudante que for selecionado cumprirá a carga horária de 20 horas semanais, equivalentes à bolsa auxílio de R$ 364, e receberá auxílio transporte, no valor de R$6,60, por dia estagiado.

Mais informações no e-mail proenpae@ifba.edu.br.

Leia mais: IFBA abre seleção interna para contratação de estagiário de nível superior

Aberto processo seletivo para os cursos de edificações e informática do campus Brumado

por Helen Sampaio publicado: 17/11/2017 19h37, última modificação: 17/11/2017 19h37

O campus Brumado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), inscreve a partir de hoje (17) para o processo seletivo simplificado destinado aos cursos técnicos em edificações e informática, na modalidade integrada. São ofertadas 40 vagas para cada curso.

As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 4 de dezembro, presencialmente, no campus, das 8h às 12h e das 14h às 22h. Podem se inscrever, estudantes que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental, sendo possível aos estudantes de escolas públicas ou com necessidades específicas, optarem pela concorrência a partir do sistema de cotas. Para realizar a inscrição os candidatos devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia): documento oficial de identificação, CPF, Histórico Escolar ou declaração de conclusão ou de que está concluindo o 9º ano do ensino fundamental.

A lista preliminar de inscrições homologadas será divulgada no dia 5 de dezembro. A prova acontecerá no dia 10 de dezembro, das 8h às 12h30.  Confira o edital.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (77) 3441-1607 e (77) 3441-2599 ou pelo e-mail prosel.brumado@ifba.edu.br.

 

Definida data do 1º dia de provas práticas do edital de Linguagem de Sinais

por Helen Sampaio publicado: 17/11/2017 16h02, última modificação: 17/11/2017 19h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (17) a lista de candidatos com nova data de realização da prova prática do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissional técnico especializado em Linguagem de Sinais. Os candidatos que fariam a prova hoje (17) foram remanejados para a próxima segunda-feira (20).

Mais informações na página da Proen ou no email selecaolibras2017@ifba.edu.br.

Leia mais: Alterada data do 1º dia de prova prática do edital de Linguagem de Sinais

 

Inscrições abertas para hospedagem no Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA

por Iali Moradillo publicado: 17/11/2017 11h28, última modificação: 17/11/2017 11h28

Estão abertas as inscrições para participar do edital 07/2017 PRPGI, referente à seleção de propostas o Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA,  iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PRPGI), que prevê pré-incubação através do estímulo à criatividade, inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo de base tecnológica.

Segundo Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação da PRPGI, o Hotel de projetos pretende abrigar, em ambiente protegido, ideias que resolvem problemas significativos da sociedade, do mercado ou da indústria, proporcionando aos participantes apoios de diversas ordens, inclusive o financeiro.

“Durante os 12 meses de hospedagem, espera-se que os alunos possam descrever e projetar as soluções propostas, além de estudar com profundidade as viabilidades técnica, econômica e mercadológica das propostas. Ao fim, deseja-se que empresas de base tecnológica sustentáveis possam ser criadas, ou mesmo bons negócios de licenciamento ou transferência das tecnologias possam ocorrer, gerando receitas e melhorando o processo produtivo ou a qualidade de vida das pessoas, gerando emprego, renda e boas oportunidades de trabalho”, informou.

Podem participar aluno de um dos cursos superiores, que atendam aos critérios exigidos pelo edital. A inscrição deve ser realizada até o  dia 15 de dezembro através do email editalhp2017@ifba.edu.br,  mediante envio de  propostas e planos de trabalho, e documentos adicionais , conforme item 7.3 do edital.

 

Leia mais: IFBA lançará Hotel de Projetos nos campi

Nova alteração no edital da I Mostra Cultural do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 14/11/2017 18h34, última modificação: 14/11/2017 18h34

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou nesta terça (14) a segunda retificação do edital da Chamada Interna n° 03/2017, referente à seleção de propostas para a I  Mostra Cultural do IFBA.

Foram alterados itens referentes às seletivas nos campi, aos critérios para avaliação, recursos financeiros, cronograma, período para recursos e à participação de menores de 18 anos.

Leia mais: Retificado edital da I Mostra Cultural do IFBA

Alterada data do 1º dia de provas práticas do edital de Linguagem de Sinais

por Helen Sampaio publicado: 14/11/2017 18h10, última modificação: 14/11/2017 18h10

A prova prática do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissional técnico especializado em Linguagem de Sinais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que aconteceria na próxima sexta-feira (17) para parte dos candidatos do certame, foi adiada. A nova data será divulgada posteriormente. Acesse a nota oficial para mais informações.

Leia mais: IFBA divulga lista definitiva das isenções concedidas do edital de libras

Oficina de pandeiro acontece hoje, durante a JRER 2017 do campus Salvador

publicado: 14/11/2017 10h49, última modificação: 14/11/2017 10h49

A oficina de pandeiro “Tocar para transformar” será realizada pela cantora, compositora, musicista e atriz Emillie Lapa, hoje ,14, na IX Jornada das Relações Étnicas e Raciais (JRER) do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). 

Nascida na capital baiana, Emillie Lapa faz soar instrumentos como cavaquinho e baixo, mas o que faz pulsar a força da sonoridade ancestral da musicista é tocar instrumentos de percussão. O trabalho da artista revela resistência aos diversos tipos de preconceito e afirma a identidade feminina em canções autorais, releituras de músicas e poesias que entoam ritmos com influência afro-brasileira.

Os interessados em participar da oficina de pandeiro devem comparecer à sala de artes, às 14h. Aqueles que possuem o instrumento devem levá-lo para a atividade.

A JRER 2017 é aberta ao público e tem como tema Descolonizando os Estudos Étnicos e Raciais: cultura, educação e gênero. Neste dia 14, a programação começa às 9h com a mesa-redonda Território, Religião e Patrimônio. Às 14h, os participantes podem escolher entre as oficinas O lugar sagrado da Terra/terraTocar para transformar ou o projeto de cinema no campus com o filme Língua: vidas em português.  A partir das 19h, acontece a roda de conversa Circulando Saberes, Articulando Ações: literatura, história e religiosidade.

A jornada segue ainda nos próximos dias 20 e 24 de novembro. Confira a programação!

​ Por Jamile Teixeira - Divisão de Comunicação - DICOM / Campus Salvador

 

IFBA retifica edital de seleção para estagiários de nível superior

por Paulo Araújo publicado: 13/11/2017 17h56, última modificação: 13/11/2017 17h58

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), divulgou nesta segunda-feira (13), alterações no edital n° 04/2017, referente ao processo seletivo para contratação de estagiários de nível superior.

A seleção é destinada a estudantes regularmente matriculados e com frequência comprovada nos cursos superiores de graduação e graduação tecnológica reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Com a retificação, as inscrições ocorrerão entre os dias 14 e 22 de novembro e serão feitas por meio do preenchimento e entrega da ficha de inscrição; atestado de matrícula carimbado e assinado pela instituição; histórico escolar; comprovante de atualização do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Programa de Financiamento Estudantil (Fies); currículo atualizado e cópia da carteira de identidade. Os documentos deverão ser entregues na Rua Araújo Pinho, nº 39, Canela,Salvador/BA, de segunda  à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além da alteração do período de inscrições, foram acrescentadas mais duas vagas (nas áreas de Administração, Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades e Relações Internacionais), somadas à já existente em Arquitetura e Urbanismo.

O Processo Seletivo tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O valor da bolsa varia entre R$ 364 e R$ 500, conforme a carga horária do selecionado. Além da bolsa, o estudante contratado receberá auxílio transporte, no valor de R$6,00 por dia estagiado.

Acesse edital retificado

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

IFBA convoca candidatos a bolsistas dos Jogos dos Servidores para entrevistas

por Helen Sampaio publicado: 13/11/2017 17h40, última modificação: 13/11/2017 17h42

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (13) o resultado parcial da seleção de bolsistas para os Jogos Integradores e de Qualidade de Vida dos Servidores do IFBA e a lista de candidatos que deverão comparecer à Reitoria do Instituto, na próxima quinta-feira (16), às 8h30, para a realização de entrevistas. 

Mais informações no telefone (71) 2102-0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br.

Leia mais: Divulgada lista de inscrições homologadas da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

Campeonato de Cubo Mágico será realizado no campus Salvador do IFBA

publicado: 13/11/2017 09h46, última modificação: 14/11/2017 10h29

As inscrições para participar do IFBA Cube 2017 estão abertas até 28 de novembro. O campeonato oficial vai reunir no dia 2 de dezembro, no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), pessoas que praticam a organização das faces de cubos mágicos. 

O evento é organizado pelo Departamento de Matemática e pela Cubo Mágico Bahia. A Word Cube Association (WCA) vai regulamentar a competição que conta com sete modalidades oficiais: 2x2, 3x3, 4x4, 5x5, Pyraminx, 3x3 OH e Skewb e uma modalidade extra chamada de Redi Cube. Farão parte do ranking internacional apenas os tempos contabilizados nas modalidades oficiais. A delegada da WCA Thaynara Santana participará do evento para validar os resultados. Os três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com medalhas e certificados referentes às posições de classificação. 

Qualquer pessoa que saiba resolver o cubo mágico pode participar do campeonato. As inscrições podem ser feitas através deste link. Para garantir gratuidade na inscrição, o estudante do IFBA deve informar ano e turma que está matriculado. Aqueles que não são estudantes da instituição devem efetuar o pagamento da taxa no valor de R$15.

Resolver esse quebra-cabeça estimula o raciocínio lógico, a memória espacial, a concentração, a coordenação motora além de desenvolver a capacidade de solucionar problemas. 

Exposição

No mês de outubro foi realizada uma exposição com diversos cubos mágicos no campus Salvador. A exposição despertou o interesse em estudantes que aprendem, ensinam e praticam a montagem do quebra-cabeça tridimensional.

 

​ Por Jamile Teixeira - Divisão de Comunicação - DICOM / Campus Salvador

registrado em: ,