Você está aqui: Página Inicial > Notícias
conteúdo

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 16/05/2018 11h43

Divulgado edital para mestrado Profnit 2018

por Iali Moradillo publicado: 11/09/2017 11h11, última modificação: 11/09/2017 14h06

Foi publicado no início de setembro, o  edital do processo seletivo para ingresso no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit), ano 2018. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é um dos onze pontos focais que integram a rede nacional do Programa, distribuída em nove estados.

O mestrado é gratuito e presencial, com prazo de conclusão de 24 meses. Podem concorrer portadores de diploma ou concluintes do último semestre de qualquer curso de nível superior. No total, são ofertadas 185 vagas, sendo 16 reservadas ao IFBA. A seleção é realizada em duas etapas: prova escrita, que será realizada no dia 11 de novembro, e análise curricular. As inscrições acontecem entre os dias 2 e 6 de outubro, através do site do Profnit. A taxa é de R$250.

Mais informações através do site: profnit.ifba.edu.br; e-mail: posgradprpgi@ifba.edu.br ou telefone: 71 3221-0332.

Graduação tecnológica de radiologia obtém bom desempenho no Enade

publicado: 11/09/2017 09h32, última modificação: 11/09/2017 09h32

Avaliado com nota 4, em uma escala de 1 a 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso superior de radiologia do campus Salvador do IFBA ficou entre os 25% das graduações do país nesse patamar, sendo que, no estado da Bahia, somos o único curso público e, no âmbito institucional, a formação mais concorrida no sistema Sisu/Enem, conforme dados da última seleção.

Atualmente na coordenação da graduação, a professora Juliana Müller destaca os aspectos positivos do curso responsáveis pelo bom desempenho: “Além do ensino de excelência oferecido por um corpo docente extremamente qualificado, temos o diferencial dos laboratórios exclusivos, ao lado dos grupos de pesquisa e do comprometimento dos nossos discentes. Estamos em constante atualização do projeto pedagógico. No próximo ano, faremos dez anos de existência. Neste percurso, presenciamos ótimos resultados dos egressos atuando nas mais diversas áreas de atenção à saúde nos serviços públicos e privados”, comenta.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos graduandos com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, permitindo conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o país.

Saiba mais

O curso superior de tecnologia em radiologia do campus Salvador é fruto de proposta do Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS) do IFBA e atualmente está avaliado com nota máxima (5) pelo Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/Inep). Além disso, desenvolve projetos com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através de convênios.

A graduação dispõe de laboratórios específicos, como o de informática médica; anatomia e fisiologia, além do Laboratório de Física Radiológica (Lafir), um dos mais modernos e completos da América Latina, com simuladores antropomórficos didáticos, utilizados nas aulas práticas de radiografia, fluoroscopia e tomografia. Tem por objetivo formar profissionais com a qualificação para atuar em clínicas, hospitais, laboratórios, instituições governamentais de pesquisa em saúde, indústrias, fabricantes e distribuidores de equipamentos hospitalares, com pleno domínio das novas tecnologias, nas áreas de radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea, radiologia odontológica, medicina nuclear e radioterapia, conforme as normas de biossegurança e radioproteção.

Em 2012, o projeto Laboratório de Ensaios de Produtos para a Saúde (LabProSaud) passou a integrar o Parque Tecnológico do Estado da Bahia, sendo um dos únicos do país credenciado pelo Ministério do Trabalho no ramo das vestimentas de proteção contra raios-x. Influentes nas políticas públicas de saúde, os profissionais dessa graduação são responsáveis pelo sistema de gerenciamento de riscos de radiações ionizantes do estado da Bahia, bem como pela elaboração de manuais e roteiros de inspeção em vigilância usados em todo o Brasil, sendo referência nacional e internacional na área de tecnologia em saúde, especificamente no âmbito da física radiológica.

Desde 2014, docentes da graduação ministram aulas de capacitação para técnicos em radiologia do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênio firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Vinculada a essa formação, também está a clínica-escola, que se encontra em construção e servirá como centro de estudo e estágio, bem como de atendimento a mulheres de baixa renda, com foco em exames de mamografia.

 

Comunicação - Campus Salvador 

Campus Camaçari realiza Cerimônia de Formatura do Programa Mulheres Mil

publicado: 06/09/2017 13h54, última modificação: 06/09/2017 13h54

21271283_122437131824078_6683985497071963860_n.jpg
Estudantes na formatura do MVT, em Camaçari

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, através da Coordenação de Extensão (Copex), realizou na última segunda-feira (4)  a cerimônia de formatura do Programa Mulheres Mil - Projeto Beleza Cidadã, no Teatro Alberto Martins.

As estudantes concluíram o curso de cabeleireira (400 horas), maquiagem (240 horas) e manicure (160 horas). Além das disciplinas técnicas e da prática profissional, as alunas tiveram também aulas de português, matemática, informática básica, relações interpessoais e cidadania, atendimento ao cliente em unidades estéticas, história da emancipação feminina, saúde e empreendedorismo.

De acordo com Eneida Baumann, coordenadora de extensão do campus, o objetivo dos cursos é "capacitar as mulheres de Camaçari para o mercado de trabalho, potencializando a formação em várias vertentes, não só na área técnica".

Os cursos aconteceram no Módulo Vocacional Tecnológico (MVT) do campus Camaçari, inaugurado em 2016, em parceria com O Boticário. O MVT conta com salas de aula equipadas para cursos de maquiadora, massagista, cabeleireira, cuidados com a pele e manicure, além de auditório e Salão Escola, que atende mulheres da comunidade.

O Programa Mulheres Mil visa à formação profissional e tecnológica articulada com elevação da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Possibilita às mulheres participantes o acesso à qualificação profissional, valorizando os saberes individuais e coletivos, incentivando sua inserção no mercado de trabalho e consequente conquista da autonomia.

Comunicação - Campus Camaçari 

IFBA e FUNDAC certificam jovens educandos

publicado: 04/09/2017 16h39, última modificação: 05/09/2017 14h05

No dia 31 de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com a Fundação de Assistência a Criança e ao Adolescente (FUNDAC), certificou os estudantes que cumprem medida socioeducativa de internação na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE-CIA) e concluíram o curso de qualificação profissionalizante de Auxiliar de Panificação.

O curso teve início no mês de março com a disciplina Ética e Cidadania, complementando a sua grade com as disciplinas Segurança do trabalho, Segurança dos alimentos e Educação do trabalho, além de aulas práticas de Panificação Básica e foco em atividades de preparação para o empreendedorismo.

O evento foi realizado na CASE-CIA e contou com os recursos orçamentários da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e apoio do Departamento de Relações Comunitárias.

A chefe do Departamento, Vera Lúcia Mendes, classificou o resultado como positivo. “A participação do IFBA no curso deve-se à importância e desenvolvimento de um projeto de cunho social, onde podemos proporcionar e assegurar ao adolescente que cumpre medida socioeducativa de internação uma qualificação profissional, aplicando princípios éticos de responsabilidade socioambiental diante das relações do mundo do trabalho”, afirmou Vera.

*Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio - Comunicação - Reitoria

Aula inaugural dos cursos FIC 2017.2 acontece em Lauro de Freitas

por Helen Sampaio publicado: 01/09/2017 15h56, última modificação: 01/09/2017 15h56

Leia mais…

IFBA participa de reunião do Colégio de Instituições de Ensino do CREA-BA

por Helen Sampaio publicado: 01/09/2017 15h11, última modificação: 01/09/2017 16h14

Leia mais…

Edital de Homologação da atividade de servidores em projetos de pesquisa e inovação

por Iali Moradillo publicado: 01/09/2017 14h05, última modificação: 01/09/2017 14h05

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), divulgou na última terça-feira (29), o edital nº 06/2017 – “Homologação e registro de projetos de pesquisa e inovação - fluxo contínuo”, que regulamenta a submissão de propostas para homologação e registro de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos servidores do IFBA.

O edital tem como objetivos: despertar a vocação científica e estimular a formação de pesquisadores; homologar, registrar e acompanhar os projetos de pesquisa e inovação executados no IFBA e estimular servidores pesquisadores a engajarem discentes do Instituto no processo de desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, otimizando a capacidade da Instituição na formação de profissionais qualificados.

A submissão de projetos é realizada exclusivamente através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). A divulgação da homologação do projeto ocorre em até 30 dias após a data submissão.

Mais informações aqui

IFBA convida estudantes para participar do concurso SuperAmig@s no Facebook

por Janaina Marinho publicado: 29/08/2017 17h20, última modificação: 29/08/2017 17h20

Leia mais…

Abertas inscrições para coral da Reitoria

por Helen Sampaio publicado: 25/08/2017 15h48, última modificação: 25/08/2017 15h51

Leia mais…

Professores do IFBA são selecionados para participar da Escola de Física CERN

publicado: 25/08/2017 15h42, última modificação: 25/08/2017 15h42

Os professores de Física do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Jarbas Cordeiro Sampaio, do campus Camaçari, e Elcimar Pessoa Rocha, do campus Eunápolis, foram selecionados para participar da Edição 2017 da Escola de Física CERN, que ocorrerá entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro em Lisboa, Portugal, e em Genebra, na Suíça.

O CERN é um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo e recolocou em funcionamento, no ano de 2009, o grande colisor de prótons “Large Hadron Collider” (LHC).

A Escola de Física CERN seleciona e acompanha os professores brasileiros, sendo coordenada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), através da sua Secretaria para Assuntos de Ensino. No Brasil, foram selecionados 20 professores de física, que se juntarão à professores portugueses e de outras nações lusófonas. Essa integração é possível graças à oportunidade gerada pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa, Portugal, que abriu a possibilidade de participação de professores de outros países lusófonos no programa original “Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa”, originalmente restrita para professores portugueses.

 

Comunicação Social -  Campus Camaçari

 

IFBA divulga resultado final de seleção para bolsistas

por Helen Sampaio publicado: 25/08/2017 13h42, última modificação: 25/08/2017 13h48

Leia mais…

Servidores e estudantes podem se inscrever para curso de redação até hoje (25)

publicado: 25/08/2017 13h02, última modificação: 25/08/2017 14h02

O Departamento Acadêmico de Línguas Vernáculas (DALV) do campus Salvador oferta curso intensivo de redação com a proposta de fomentar o aprimoramento das habilidades de leitura e escrita.

Estudantes do 4º ano do ensino integrado, servidores e demais integrantes da comunidade IFBA podem se inscrever através deste link até hoje, 25 de agosto. As vagas são limitadas.

Dentre os objetivos do curso estão: aprofundar conhecimento em textos escritos, propiciar contextos de leitura e interpretação textual, aprimorar técnicas de argumentação, otimizar uso de recursos de coerência e coesão textuais, além de apresentar a estrutura de gêneros textuais como memorando, ofício, currículo e relatório.

As aulas acontecerão nas quartas-feiras, das 18h40 às 20h20, para os que optarem pelo período noturno, e nas quintas-feiras, das 17h às 18h40 (turma vespertina), tendo início no dia 30 de agosto. Haverá emissão de certificado com carga horária de 45 horas para participantes com 75% de frequência.

 

Comunicação – Campus Salvador

Palestra destaca relação entre mediação de conflitos e a reforma trabalhista brasileira

publicado: 25/08/2017 11h36, última modificação: 25/08/2017 12h41

Na próxima terça-feira, 29, às 18h40, acontece no campus Salvador palestra com a juíza do trabalho da 5ª região, Doroteia Mota, para discutir sobre a mediação de conflitos e a reforma trabalhista brasileira.

A ação acontecerá no Áudio I (Bloco D), sendo parte integrante da disciplina “direito e legislação social”, do curso de Administração, ministrada pela docente Maria Paula Ávila. A professora também coordena projetos de extensão em mediação de conflitos na Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA.

 

Comunicação - Campus Salvador

 

 

 

 

 

 

Equipe do IFBA é única de escola pública do interior baiano a ganhar medalha em SP

por Henrique Soares publicado: 24/08/2017 11h07, última modificação: 24/08/2017 11h48

Equipe do campus Jacobina, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), foi a única medalhista de uma escola pública do interior baiano na Olimpíada de História do Brasil (ONHB), que aconteceu no último sábado (19), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Formada pelos discentes Alice Freitas, Kevin Wallace e Letícia Sobrinho, a equipe Kal foi premiada com medalha de bronze. Eles enfrentaram questões dissertativas sobre o movimento “Diretas Já” e sobre a meritocracia e o acesso da população negra à educação.

O campus Jacobina participa da ONHB desde 2015 e essa é a primeira medalha conquistada. A professora Carla Côrte, que vem orientando as participações desde o início, avalia que a vitória de 2017 é resultado dos estudos semanais do grupo realizados desde maio. “Esses encontros estimulavam a pesquisa histórica, a capacidade relacional e a possibilidade de construir e desconstruir conceitos”, recorda.

Já Alice destaca que a equipe se sentiu bastante realizada com o resultado pois a concorrência era grande, com equipes de várias regiões, querendo ganhar uma medalha. “Ficamos entre os melhores do país e isso é uma grande conquista para a gente”.

Um jornal satírico produzido pelo grupo nas fases anteriores da ONHB já tinha sido um dos 60 selecionados entre produções de várias partes do país para exposição no XXIX Simpósio Nacional de História, que aconteceu no final de julho, em Brasília (DF).

 

Inovação sustentável é tema de Feira de Ciências em Vitória da Conquista

publicado: 23/08/2017 11h17, última modificação: 23/08/2017 11h29

Aconteceu na última quinta-feira (17), a “Feira de Ciências e Inovação”, projeto pedagógico interdisciplinar que envolve alunos das matérias: robótica, cálculo e química, dos cursos de engenharia ambiental, civil e elétrica.

Os estudantes foram divididos em grupos, com componentes de engenharias diferentes, com o objetivo de construir um  robô,  com sistema com programação e, desenvolvimento de circuitos, que corresponda a conteúdos das disciplinas envolvidas.

Uma das organizadoras do evento, a professora de química, Ada Ruth Bertoti, informou que a feira será itinerante e que já está sendo trabalhada com professores de escolas públicas a possibilidade de acontecer nessas instituições e que contará com oficinas de robótica e exposição de trabalhos.

De acordo com a professora, foram apresentados aproximadamente 20 robôs, e os discentes terão que escrever artigos científicos sobre eles. “Este é um projeto desafiante já que é muito difícil unir as pessoas em algo interdisciplinar, principalmente estudantes que não se conhecem”, concluiu a docente. Além de Ada, os professores  Jaime dos Santos Filho e Polyane Alvez Rocha, foram os responsáveis pela Feira.

 

 

Estagiário - Comunicação Campus Vitória da Conquista

Divulgado resultado da interposição de recurso da seleção de bolsistas

por Janaina Marinho publicado: 21/08/2017 18h25, última modificação: 21/08/2017 18h25

Leia mais…

Cursos superiores do IFBA passam por avaliação do MEC para reconhecimento

por Helen Sampaio publicado: 18/08/2017 16h39, última modificação: 21/08/2017 11h08

Leia mais…

Campus Camaçari realiza segunda edição do Projeto Prata da Casa

publicado: 18/08/2017 13h09, última modificação: 18/08/2017 13h09

Leia mais…

Edifba lança livro de economista sobre política, economia e questões raciais

por Helen Sampaio publicado: 18/08/2017 10h39, última modificação: 18/08/2017 10h39

Leia mais…

Prorrogadas inscrições do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 17/08/2017 16h38, última modificação: 17/08/2017 16h41

Leia mais…

Estudantes do IFBA são premiados na OBFEP 2016

por Iali Moradillo publicado: 17/08/2017 14h54, última modificação: 17/08/2017 14h54

Aconteceu no último sábado (12), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a solenidade de premiação da 5ª edição das etapas estadual e nacional da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – ano 2016, que premiou, ao todo, 31 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

A abertura do evento contou com a palestra “Astronomia e o despertar para a Ciência - o Universo para se descobrir”, proferida por Paulo Eduardo de Brito, professor da Universidade de Brasília (UNB), e com a apresentação musical dos professores da UFBA, Robson Barreto e Tertuliano Franco

Na etapa estadual, o IFBA ganhou 20 medalhas, distribuídas nas seguintes categorias: 1º série do ensino médio de escolas federais (cinco medalhas); 2º série do ensino médio de escolas federais (oito medalhas); 3º série do ensino médio de escolas federais (uma medalha); e 4º série do ensino médio de escolas federais (6 medalhas). Nesta última, apenas os alunos do IFBA foram premiados.

Já na etapa nacional, os alunos do IFBA ganharam 11 medalhas sendo quatro na categoria 2º série, uma na categoria 3º série e seis na categoria 4º série.

Confira aqui a relação de medalhistas.

Aberto prazo para contribuições nas Normas Acadêmicas do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 21/08/2017 09h00, última modificação: 21/08/2017 10h12

Leia mais…

Inscrições para aluno especial do Doutorado DMMDC

por Iali Moradillo publicado: 17/08/2017 08h17, última modificação: 17/08/2017 08h23

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para aluno especial do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC).

O programa possui área de concentração em modelagem da geração e difusão do conhecimento e objetiva instituir e consolidar a área interdisciplinar de pesquisa em análise cognitiva, relacionada aos processos de criação, organização, gestão e difusão do conhecimento.

As inscrições acontecem, exclusivamente, através do envio do formulário eletrônico, acompanhado de documentação exigida no edital, para o e-mail selecaodmmdc@gmail.com.  Caso o candidato não receba uma mensagem de confirmação da inscrição em até 24 horas, deve entrar em contato com a Secretaria da Pós-Graduação, através do mesmo e-mail. A taxa de inscrição é de R$ 55.

O Doutorado é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Inscrições para Jogos dos Servidores do IFBA acontecem até o dia 29

por Helen Sampaio publicado: 16/08/2017 17h17, última modificação: 16/08/2017 19h20

Leia mais…

registrado em: ,