Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

IFBA participará de Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel ISEF)

publicado: 05/04/2017 15h34 última modificação: 05/04/2017 15h34

Após conquistar seis prêmios na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorreu no final de março, em São Paulo, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) se prepara para participar pela primeira vez da maior competição pré-universitária na área de ciências do mundo: a Intel ISEF (The Intel International Science and Engineering Fair), que acontecerá em maio, na Califórnia.

A credencial para o evento foi concedida na Febrace, em reconhecimento ao trabalho “JustStep: Piso tátil integrado a comando de voz”, que foi o melhor nas categorias Projeto Destaque do Estado da Bahia; Prêmio Poli Cidadã de Menção Honrosa de Tecnologia e Desenvolvimento Social; Prêmio Instituto 3M; Engenharia e; Prêmio mais desejado da Febrace. O trabalho foi desenvolvido pela egressa do curso técnico de automação industrial do campus Salvador, Lorenna Vilas Boas e pelo estudante do mesmo curso, Marcos Portela, sob a orientação dos professores Justino de Medeiros e Andrea Bitencourt, do Grupo de Pesquisa em Sistema de Automação e Mecatrônica (GSAM) e do Polo de Inovação Salvador (PIS). Além das premiações em grupo, Lorenna também ganhou o Prêmio Intel Mulheres e Tecnologia.

O JustStep é um projeto de tecnologia assistiva cujo objetivo é disponibilizar um sistema de comando de voz que indique a localização exata do cego, quando este caminhar sobre o piso tátil de alerta para garantir maior segurança e autonomia para os deficientes visuais. Para a professora Andrea Bitencourt, o projeto deve ser destacado pelo seu papel social. “Esse trabalho é muito importante para a promoção da acessibilidade das pessoas que possuem visão nula ou baixa visão. As premiações refletem e reconhecem a qualidade do trabalho desenvolvido no GSAM e Polo de Inovação Salvador (PIS), além de motivarem a participação de novos alunos no desenvolvimento de projetos na área de inovação e tecnologia”, disse Andrea que classificou a participação na Intel ISEF como uma oportunidade única de compartilhar experiências com estudantes e pesquisadores do mundo.

Para o diretor executivo da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), Antonio Carlos Bitencourt, o destaque do Instituto na Febrace e a consequente participação na Intel ISEF representa dar visibilidade do IFBA para além das fronteiras internacionais. “Consideramos que o desenvolvimento de soluções tecnológicas na área de tecnologia assistiva e de saúde é importante, pois está direcionado a demandas sociais reais. Percebemos que esta temática está impregnada na Instituição, como pode ser visto pelo envolvimento de diferentes campi nesse tipo de iniciativa. Esses esforços tornam o IFBA reconhecido, sobretudo neste campo da pesquisa tecnológica. Precisamos encontrar formas para apoiar e incentivar de modo efetivo este tipo de iniciativa”, ressaltou Bitencourt.

Finalistas Febrace 15

Além dos seis prêmios conquistados, o IFBA ficou entre os finalistas da premiação da Febrace, com os trabalhos “Detector de quedas para idosos”, dos estudantes do campus Simões Filho, Léa Lisboa, Mayara Lopes e Tiago Carlos dos Santos, desenvolvido sob a orientação do professor Paulo Vicente Moreira; e “Desenvolvimento de tinta para tatuagem baseada em nanotecnologia”, do estudante do campus Salvador Walter da Silva Junior, orientado pela professora Clara Cerqueira Matos.

Segundo Moreira, a motivação para criar o protótipo surgiu a partir de uma experiência familiar. “Meu avô já havia sofrido várias quedas, mas todas sem gravidade. Minha avó teve apenas uma queda, porém fraturou o fêmur e ficou seis meses em reabilitação. Eu pensei que se tivesse um dispositivo capaz de me informar um acidente na casa deles, poderia acionar a emergência ou alguém mais perto pra dar o suporte”, disse o orientador do projeto.

Atualmente, uma das pretensões do grupo para o projeto, que já está em sua terceira versão, é no futuro disponibilizar a iniciativa ao mercado. “O objetivo da equipe é ver esse projeto funcionando em escala real, com custo baixo e disponível para qualquer pessoa que deseje monitorar pessoas em situação de risco, sem a invasão de privacidade gerada pela instalação de câmeras de segurança”, concluiu Moreira.

 

Liberado protocolo de inscrição dos candidatos ao ProfEPT

publicado: 05/04/2017 09h49 última modificação: 05/04/2017 09h49

 Os candidatos que se inscreveram para o Exame Nacional de Acesso ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) já podem conferir seu protocolo de inscrição (cartão de convocação) na página eletrônica da seleção.

Acessando a área do candidato,podem ser conferidos também os locais de realização da prova e as respectivas salas.

Mais informações através do site www.profept.ifes.edu.br; dps emails: profept@ifes.edu.brprofeptifba@ifba.edu.br, ou do telefone (71)2102-9587.

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

 

Leia mais: Inscrições para interessados em trabalhar na aplicação das provas do ProfEPT no campus Salvador

IFBA divulga resultado do processo seletivo para EJA

publicado: 05/04/2017 09h23 última modificação: 05/04/2017 16h30

O Instituto Federal da Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus Salvador, torna público o resultado do processo seletivo para o curso técnico de saneamento, oferecido na forma integrada ao ensino médio, dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.

 Os aprovados para o primeiro semestre (2017.1) devem efetuar sua matrícula na Gerência de Registros Acadêmicos de Nível Médio – GRA2, do campus Salvador, no dia 07 de abril, das 15 às 19h. A data da matrícula para o segundo semestre (2017.2) será divulgada, posteriormente, no site do IFBA e no próprio campus.O candidato que não comparecer para se matricular, no prazo determinado, perde o direito à vaga.

Para a matrícula, o candidato deve apresentar uma foto 3x4 e fotocópia com o original ou fotocópia autenticada de: documento oficial de identidade; CPF; certificado de conclusão do ensino fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano); histórico escolar completo; certidão de nascimento ou certidão de casamento; título de eleitor, com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos); prova de que está em dia com suas obrigações militares (para maiores de 18 anos do sexo masculino), e comprovantes de vacinação antitetânica.

Para mais informações, ligar para (71) 2102-9511.

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

 

Leia mais: Campus Salvador prorroga prazo de inscrição para educação profissional de jovens e adultos

IFBA convoca para pré-matrícula de 406 vagas residuais do SISU

publicado: 04/04/2017 17h03 última modificação: 04/04/2017 17h03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará pré-matrícula das vagas residuais do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2017.1, no período de 5 a 12 de abril. A convocação para 406 vagas, para ingresso de alunos nos cursos superiores presenciais, exige que os interessados realizem uma pré-matrícula com entrega da documentação listada no edital de convocação – vagas residuais IFBA Nº 003/2017.

 

A seleção contempla candidatos que constam na lista de espera publicada anteriormente e não compareceram para efetuar a pré-matrícula; constam na lista de espera, efetuaram a pré-matrícula e não foram selecionados na homologação; ou foram selecionados na homologação das pré-matrículas e não compareceram para efetuar a confirmação da matrícula.

 

A pré-matrícula consiste em comparecer no campus de sua escolha, manifestar o interesse na vaga mediante assinatura de um termo e apresentar os documentos do edital.

 

Os candidatos que não comparecerem às unidades de ensino no período de pré-matrícula perderão o direito à vaga.

 

Acesse os documentos aqui

 

Jacobina realiza festival de música nordestina

publicado: 03/04/2017 12h46 última modificação: 07/04/2017 11h56

O campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizou, na última quinta-feira (30), o Festival da Música Nordestina.

 

A estudante do técnico em informática Ana Rafaela Braga, que cantou a música composta por Luciano Gomes e que ficou famosa na voz de Margareth Menezes, Faraó Divindade do Egito, conta que sentiu uma energia muito grande enquanto cantava, “como se a música fluísse de mim e tivesse passado para todo mundo. Foi como se não fosse mais eu e sim a música”. Ela lembrou que a inspiração veio de um vídeo. Nele, Ivete Sangalo canta acompanhada da banda Olodum. Para Ana Rafaela, a música nordestina é uma mistura de ritmos. “Ela me traz felicidade e alegria”.

 

O Festival também apresentou músicas de intérpretes e compositores como Raul Seixas, Alceu Valença, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Dominguinhos e Luiz Gonzaga.

 

O professor de artes do IFBA André Lima, idealizador do evento, explicou que a música nordestina demonstra a resistência do povo da região. “A música nordestina é uma forma de sobreviver às influências no sentido de preservar nossa cultura”. 

 

As músicas do Festival foram conduzidas por André e por alunos do IFBA. A iniciativa contou com a participação do grupo Timabalaiê, do Instituto  Educacional São Francisco de Assis (IESA), do município de Várzea do Poço (BA).

 Comunicação Social - Campus Jacobina

Abertas inscrições da seleção para membros do conselho editorial da Editora do IFBA

publicado: 03/04/2017 12h03 última modificação: 04/04/2017 16h13

As inscrições para seleção de membros para compor o conselho editorial da Editora do IFBA estão abertas até o dia 14 de abril. A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará a eleição dos membros conforme a chamada interna nº 01/2017/PRPGI/IFBA.

 

Os interessados devem ser docentes do IFBA, possuir titulação mínima de mestre e ter pelo menos uma publicação em revista indexada (CAPES) ou um livro publicado. É necessário realizar inscrição através do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link: https://goo.gl/CbtbNe

 

O Conselho Editorial será composto por 9 titulares e 9 suplentes contemplando as áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. Os professores serão eleitos por voto direto dos seus pares. A eleição será nos dias 18 e 19 de abril.

Confira a chamada interna nº 01

 

Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional seleciona estagiário de Administração

publicado: 03/04/2017 09h45 última modificação: 03/04/2017 10h56

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas do processo seletivo para contratação de estagiário de nível superior, da área de Administração. O processo contempla 1 vaga e cadastro de reserva.

As inscrições vão até o dia 7 de abril e os interessados devem levar os documentos solicitados no edital para o escritório da Prodin, na reitoria, no Canela. A seleção será feita duas etapas, a primeira, através da análise de documentos e currículo e, a segunda, com a realização de entrevistas individuais.

 

O valor da bolsa auxílio é de R$ 520,00 mais auxílio transporte. E o estágio será de 30h semanais.

 

As entrevistas serão realizadas de 17 a 19 de abril.

 

Confira o edital nº 01/Prodin

Treinamento online para utilizar biblioteca virtual Ebrary

publicado: 03/04/2017 07h52 última modificação: 03/04/2017 07h55

Estão abertas as inscrições para participar dos cursos de treinamento online para utilizar a biblioteca virtual Ebrary, que acontecem nos dias 4 e 5 de abril.

Os cursos possuem duração máxima de 45 minutos e têm o objetivo de sanar as dificuldades de acesso que o usuário possa apresentar. Para acessar a biblioteca, é necessário utilizar a rede do IFBA ou uma conexão VPN, e realizar um cadastro simples.

 

Agenda de Cursos

Ebrary: pesquise e encontre os e-books

Manhã: Terça-feira, 4 de abril, 10:00 Registrar-se    

Tarde: Quarta-feira, 5 de abril, 14:00           Registrar-se

Ebrary : baixar os e-books para leitura off-line.

Manhã: Quarta-feira, 5 de abril, 10:00          Registrar-se    

Tarde: Terça-feira, 4 de abril, 14:00  Registrar-se

 

Leia mais: IFBA disponibiliza biblioteca virtual Ebrary

Inscrições abertas para cursos de Formação Inicial e Continuada em Lauro de Freitas

publicado: 30/03/2017 11h45 última modificação: 03/04/2017 06h38

Estão abertas até a próxima terça-feira, dia 4 de abril, as inscrições para o seletivo simplificado dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do campus Lauro de Freitas. As vagas são para os cursos: desenho técnico arquitetônico, eletricista instalador predial de baixa tensão, e, informática educativa.

Para concorrer a uma das vagas dos cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão e desenho técnico arquitetônico, o candidato deve ter ensino fundamental completo e idade mínima de 18 anos. Já para o curso de informática educativa, é necessário ser professor da rede pública municipal de ensino de Lauro de Freitas, em efetivo exercício da docência. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente através do Formulário de Inscrição disponibilizado pela internet.

As provas serão realizadas no dia 5 de abril, no Campus Lauro de Freitas. 

 

Constulte o edital.

Mais informações através do email: coext.lft@ifba.edu.br ou no site do Campus.

Seleção simplificada para instrutores do curso de Qualidade no atendimento ao público

publicado: 27/03/2017 18h53 última modificação: 28/03/2017 15h22

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), está com inscrições abertas, de 28 de março a 5 de abril, para o Processo Seletivo Simplificado de instrutores/monitores das disciplinas do curso treinamento e aperfeiçoamento pessoal em “Qualidade no Atendimento ao Público” - Chamada Pública/Proex nº 03/2017. O curso será destinado exclusivamente aos policiais militares que desempenham atividades de atendimento junto à sociedade.

 

O IFBA irá selecionar dois profissionais de nível superior na área de Letras Vernáculas e/ou Língua Portuguesa para a disciplina Língua Portuguesa/Português e na área de Administração, Sociologia, Psicologia ou Direito para a disciplina Qualidade no Atendimento ao Público.

 

As inscrições acontecem pelo e-mail cursoatendimento.rei@ifba.edu.br, com o assunto “Chamada Pública03/2017/PROEX/IFBA”, através do envio de currículo, documentos listados no edital e ficha de inscrição. A seleção será feita por análise curricular, formação compatível e/ou experiência profissional comprovada e entrevista.

 

O valor das bolsas será de R$50,00(cinquenta reais) por hora/aula (60 minutos/aula).

 

O curso terá carga horária de cem horas/aulas. Serão formadas 5 turmas e as aulas serão realizadas nas dependências da Polícia Militar da Bahia. As aulas têm previsão para começar no dia 24 de abril e encerramento previsto para a primeira quinzena do mês de junho de 2017.

 

O curso faz parte da parceria entre o IFBA, a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar da Bahia, para ações recíprocas, promoção e realização de programas, projetos e atividades. O objetivo é desenvolver cursos de capacitação, curso preparatório para ingresso no IFBA, curso preparatório para ingresso na Polícia Militar e qualificação profissional para jovens, adultos e policiais militares no Estado da Bahia, sob demanda.

 

Mais informações pelos telefones da PROEX (71) 2102- 0451/ (71) 3221-0362 ou por e-mail cursoatendimento.rei@ifba.edu.br.

 

Confira o Edital Proex nº 03/2017 - Errata 

Edital Proex nº 03/2017

Inscrições para interessados em trabalhar na aplicação das provas do ProfEPT no campus Salvador

publicado: 27/03/2017 15h48 última modificação: 27/03/2017 15h48

Desta segunda-feira, 27/3, até quarta, 29, servidores, terceirizados e graduandos a partir do 4º semestre do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA) podem se inscrever para trabalhar na aplicação das provas do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), prevista para o dia 9 de abril.

Além do nível de escolaridade (ensino médio completo para fiscal de sala e fundamental para fiscal de área), outro critério de seleção é a experiência em processos seletivos similares. A maior idade será utilizada em caso de empate. 

Segundo edital da seleção, para participar, o candidato deve preencher este formulário e entregar cópias do RG, CPF e PIS/Pasep na sala K103, do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (GPET), situada no 1º andar da Biblioteca, das 8h às 12h ou das 14h às 17h, no período descrito acima.

Também é preciso ter disponibilidade para participar das reuniões de treinamento. Não serão aceitas inscrições de candidatos que concorrem às vagas do mestrado. 

 

Divisão de Comunicação - Campus Salvador​

 

Leia mais:​ Lançado edital do primeiro mestrado profissional em rede dos institutos federais​

Campus Salvador prorroga prazo de inscrição para educação profissional de jovens e adultos

publicado: 27/03/2017 14h01 última modificação: 27/03/2017 14h01

Os interessados em concorrer a uma das 64 vagas oferecidas no Processo Seletivo do campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA) para o curso técnico de saneamento na forma integrada ao ensino médio - modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) - ainda podem se inscrever.

 

O período para entrega dos documentos e participação na entrevista socioeducativa e educacional foi prorrogado para os dias 28 e 29/3, terça e quarta-feira, respectivamente, das 15h às 20h.

 

O local para entrega da documentação (detalhes no edital) é a Diretoria de Ensino do Campus Salvador, situada no 1º andar do Bloco A - Prédio Administrativo (Barbalho). Mais informações pelo telefone 2102-9511.

  

​Divisão de Comunicação - campus Salvador

Curso de capacitação de docentes para Hotel de Projetos acontece na Reitoria

publicado: 24/03/2017 19h14 última modificação: 03/04/2017 11h16

Começou na última segunda-feira (20), e segue até o dia 28 de março, na Reitoria do IFBA, a primeira turma do curso de “Capacitação ao Hotel de Projetos”, que tem como objetivo capacitar docentes para atuarem no “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA”

O “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA” é uma iniciativa Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), através do Departamento de Inovação Tecnológica que visa hospedar alunos dos cursos superiores com suas ideias para materializá-las.

Para Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação Tecnológica, o “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA” é importante pois estimula a produção de tecnologia que façam a diferença no mercado, além de criar uma cultura de inovação dentro do Instituto. “O Hotel de Projetos é uma solução estratégica e de extrema relevância para o IFBA uma vez que visa destacar o papel do nosso instituto na sociedade e na indústria, lançando ao mercado tecnologias aqui desenvolvidas, além de estimular o lançamento de empresas sustentáveis que geram emprego e renda”, afirmou.

Com esta proposta, pretende-se estimular o empreendedorismo de base tecnológica, fomentar o desenvolvimento de tecnologias, incentivar projetos inovadores e disseminar a cultura da inovação tecnológica no IFBA, para que a gente possa produzir coisa que não só faça a diferença, mas tenha seu grau de ineditismo que possa abrir caminhos no futuro”, detalhou Caribé.

Para o professor de física do campus Salvador, Ebenézer Cavalcante, que já trabalhou com desenvolvimento de produtos e propriedades intelectuais, a capacitação é uma oportunidade de rever conteúdos “O curso apresenta uma bagagem muito boa, está bem estruturado e acredito que pra quem está começando agora, o curso está dando uma base bem legal. Pra mim, melhorou meu conhecimento.”

Já a docente Ana Paula cordeiro, também do campus Salvador, ressaltou a importância do Hotel de Projetos. “Estou muito feliz em participar do projeto, pois o Hotel inaugura uma etapa importante em relação à inovação no IFBA. Penso que não podemos ficar adormecidos em relação a isso. Os alunos estão fervilhando com as suas ideias e temos que aproveitar o momento para colocarmos todas as ferramentas que estamos aprendendo nos cursos à disposição desse Hotel, para que ele traga frutos ao Instituto.”, concluiu.

O curso tem carga horária de 56h e apresenta conteúdos que incluem empreendedorismo, inovação, gestão de projetos tecnológicos e captação de recursos. A próxima turma acontece no período de 4 a 12 de maio. No total, serão capacitados 63 professores dos campi: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Irecê, Jacobina, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista .

Para Sérgio Maravilhas, um dos professores capacitadores, a criatividade, a invenção e a inovação estimulam o empreendedorismo dos participantes e, por isso, foram os temas principais das suas aulas. “A capacitação é muito importante para que os professores participantes possam agora reproduzir estes conteúdos junto dos seus alunos e outros integrantes da iniciativa, de modo a que um número cada vez maior de projetos possam chegar a transformar-se em inovações. Além de obterem os conhecimentos necessários para um trabalho melhor, a capacitação permitirá transformar os alunos em co-participantes de cada projeto”, afirmou o professor português.

Após o período de capacitação dos docentes, haverá a fase de capacitação dos alunos, que está prevista para iniciar em setembro, com cursos de 40h. A seleção para hospedagem começa somente após as primeiras capacitações. “Os alunos que irão se candidatar a uma vaga de hospedagem vão ser capacitados por nossos professores para que a disputa possa ocorrer com isonomia. Para que esta capacitação de alunos possa se dar o mais uniforme possível em cada um dos campi é que nossos docentes estão sendo também capacitados”, esclareceu Caribé.

O “Hotel de Projetos” é fruto de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Leia mais: IFBA assina convênio de parceria com o Sebrae

Campus Jacobina realiza Festival de Música Nordestina na próxima quinta-feira (30)

publicado: 24/03/2017 18h09 última modificação: 24/03/2017 18h09

Para quem gosta da música nordestina ou quer conhecer melhor as produções da região terá a chance de participar do Festival da Música Nordestina, que será realizado na próxima quinta-feira (30), às 14h, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina.

 

Serão apresentadas músicas de diferentes ritmos compostas por artistas nordestinos como Zé Ramalho, Luís Gonzaga e Dominguinhos. As canções serão tocadas por alunos da instituição. O evento é aberto ao público externo e não necessita de inscrições prévias.

 

Conforme o professor do IFBA, André Lima, idealizador do festival, através da música construímos nossa identidade. “Devemos estar aptos a reconhecer o nosso papel de agentes criadores da expressão artística em nossa região, absorvendo novos contextos e reconhecendo de forma crítica o cenário político e social no qual vivemos.”

 

Sobre o uso da música no ambiente escolar, o docente esclarece que elas produzem impactos na educação já que também são instrumentos de reflexão. “A música também traz harmonia e sentido de integração, espírito de coletividade e, de forma interdisciplinar, pode integrar-se às mais diversas áreas do conhecimento”, explica André.

 

Mais informações no site de Jacobina 

Comunicação Social - Campus Jacobina

Pesquisadora estrangeira proferirá palestra nesta segunda-feira no Campus Salvador

publicado: 24/03/2017 16h37 última modificação: 24/03/2017 16h37

Às 19h do dia 27/3, o Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA) será palco para “Um olhar sobre as mudanças e o desenvolvimento do espaço rural na globalização”. O tema faz parte do Projeto Global Countryside, promovido pelo Departamento de Geografia e Ciências da Terra da Universidade de Aberystwyth/Inglaterra e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação.

 

Integrante do projeto como pesquisadora das zonas rurais na China e no Brasil, a dra. Francesca La Fois estará no IFBA para compartilhar conhecimentos a respeito da temática com toda a comunidade acadêmica.

 

A ação é coordenada pela equipe da Licenciatura de Geografia do campus por meio do Grupo de Estudos e InterAção com a Terra (Geia), vinculado ao grupo de pesquisa Geopráxis. O professor do Instituto Severiano Joseh mediará a discussão.

 

A palestra acontece no Áudio I (Bloco D) do Campus Salvador do IFBA, no Barbalho.

Comunicação Social - Campus Salvador

Estão abertas as inscrições e submissão de trabalhos do Fórum Regional de Arquivistas - 4º ARQUIFES

publicado: 23/03/2017 15h53 última modificação: 23/03/2017 15h53

As inscrições do IV Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (4º ARQUIFES – N/NE) estão abertas até o dia 28 de abril. O evento promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que traz o tema “Gestão, Preservação e Acesso dos Documentos Físicos e Digitais nas IFES”, acontece de 17 a 19 de maio, na reitoria, no Canela, em Salvador.

O objetivo é integrar os profissionais de arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior através do intercâmbio de informações e discutir as políticas para preservação do patrimônio documental.

A submissão de trabalhos vai até o dia 10 de abril. Cada participante pode inscrever apenas um trabalho resultado de pesquisas/trabalhos realizados com temáticas arquivísticas aplicadas nas IFES que já estão concluídos ou em estágio avançado de desenvolvimento. Os aprovados farão apresentações orais.

O 4º ARQUIFES é promovido pelo Memorial/Pro-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin) do IFBA com apoio institucional do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais informações pelo telefone da Coordenação de Memória Institucional do IFBA (71) 3221-0356 e pelo e-mail 4arquifesnne@gmail.com.

 

Confira as datas:

Submissão de trabalhos até 10 de abril

Inscrições até 28 de abril

Evento de 17 a 19 de maio

 

Confira os links:

Submissão de trabalhos

Inscrições

Reitoria sedia Seminário de assistência estudantil

publicado: 23/03/2017 15h00 última modificação: 23/03/2017 16h35

O Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE/2017) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), aconteceu nos dias 15 e 16 de março, no Espaço Cultural 2 de Julho, na reitoria, no Canela.

 

O evento, que teve como objetivo compartilhar experiências e aprendizados contou com a participação dos representantes dos campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Vitória da Conquista e do Núcleo Avançado de Ubaitaba, além de convidados.

 

O Seminário foi realizado pelo Departamento de Permanência e Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Ensino.

 

Leia mais: Prorrogadas inscrições para seminário sobre Assistência Estudantil

 

 

Inscrições para curso técnico de saneamento do campus Salvador começam hoje (22)

publicado: 22/03/2017 16h01 última modificação: 23/03/2017 15h04

Os interessados em participar do processo seletivo para o curso técnico em saneamento oferecido pelo campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia, podem se inscrever a partir de hoje, 22, na sede do campus. Devem ser preenchidas 64 vagas do curso, que é ofertado na forma integrada ao ensino médio, dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Para candidatos que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, as inscrições ocorrem das 15h às 20h, de 22 a 24 de março. Já os que apresentam algum tipo de deficiência devem ser atendidos das 13h às 15h, apenas no dia 24. O local para entrega da documentação constante no edital do processo seletivo é a Diretoria de Ensino, situada no 1º andar do bloco A, prédio administrativo.

 

A seleção é gratuita e destinada àqueles que tenham idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não terem concluído o ensino médio. Os candidatos devem passar por entrevista socioeducativa e educacional no ato da inscrição, palestra informativa e elaboração de memorial profissional. As duas últimas etapas estão previstas para o dia 1º de abril, das 8h às 10h. Mais informações: (71) 2102-9511.

 

Cotas e reserva de vagas

 

Das 64 vagas disponíveis, divididas entre o 1º e o 2º semestres letivos de 2017, 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

 

Divisão de Comunicação - campus Salvador

 

 

Leia mais

IFBA oferece mais de 60 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador

Homologação e resultado de recurso do edital Proex nº 01/2017 são divulgados

publicado: 22/03/2017 12h38 última modificação: 22/03/2017 12h38

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulga a homologação dos projetos inscritos por área temática e o resultado da interposição de recursos. Os documentos são referentes ao edital nº 01/2017.

 

Confira os documentos

Resultado – recursos

Homologação dos projetos

 

Leia mais: Divulgada lista de projetos inscritos no edital Proex nº 01/2017

 

 

Resultado das pré-matrículas homologadas da lista de espera do SISU 2017.1

publicado: 21/03/2017 14h34 última modificação: 23/03/2017 15h13

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (21) resultado das pré-matrículas homologadas para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2017.1. Os estudantes selecionados deverão realizar a pré-matrícula até o dia 24 de março.

A relação de documentos necessários para a pré-matrícula pode ser consultada no Termo de Adesão do Sisu

Acesse as listas

As inscrições para oficinas de criação, mediação e leitura de Santo Amaro vão até hoje

publicado: 20/03/2017 17h17 última modificação: 20/03/2017 17h17

O campus Santo Amaro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas até hoje, 20 de março, para o projeto de extensão Oxe: oficinas de criação, mediação e leitura.

O projeto pretende formar jovens do Recôncavo baiano para desenvolver atividades de mediação de leitura em escolas, bibliotecas, hospitais e espaços culturais nas cidades de Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Saubara. Serão atividades práticas de mediação com círculo de leitura, criação e performances literárias.

Oxe, que acontece de março a setembro, consiste num ciclo de oficinas com 72 horas e 10 ações de mediação leitora de 4h por atividade. As inscrições podem ser realizadas no site do campus ou pelo Facebook do projeto e são gratuitas. Inicialmente seriam ofertadas 40 vagas, mas o número aumentou para 80 em decorrência da alta procura. As aulas devem começar na próxima semana.

O projeto Oxe: oficinas de criação, mediação e leitura é resultado de uma parceria entre o IFBA e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Conta com apoio financeiro da SECULT (Edital 17/2016 – Setorial de leitura – Incentivo à formação de leitores e mediadores) e também com o apoio institucional da Academia de Letras de Santo Amaro (ALSA), do Centro de Cultura, Linguagens e tecnologias (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro.

Lançamento – No dia 17 de março ocorreu na Praça da Purificação, em Santo Amaro, a Folia literária que contou com o Interartes Coletivo Artístico CECULT (sob as coordenações musical de Jorge Lampa, cênica de Maciej Rosälski e literária de Rubens da Cunha) e projeções de videomapping realizadas por Roberta Carvalho. 

Mais informações: oficinasoxe@gmail.com ou pelo telefone 75 32410845. 

 

 

 

 

Inscrições abertas para mestrado em ciências e tecnologias ambientais

publicado: 20/03/2017 11h40 última modificação: 23/03/2017 15h13

Estão abertas até o dia 30 de março, as inscrições para o mestrado acadêmico em  ciências e tecnologias ambientais, ofertado através parceria entre  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) .

O programa destina-se a portadores de diploma de graduação, com interesse na área de ciências ambientais e suas tecnologias, que pretendem se capacitar em pesquisa, docência, gestão e políticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação e à educação ambiental que queiram se qualificar em uma das três linhas de pesquisa ofertadas pelo programa: a) Estudos dos Sistemas Naturais; b) Gestão, Política e Manejo Ambiental; e c) Tecnologia Ambiental.

São 20 vagas, sendo 12 destinadas à ampla concorrência, e oito para reversa de cotas, distribuídas da seguinte forma: a) Pessoas com Deficiência (PcD) (1 vaga); b) candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas, pretos ou pardos e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, seguindo as políticas de ações afirmativas do IFBA e da UFSB (3 vagas); c) Servidores do IFBA e/ou da UFSB (4 vagas).

A inscrição de candidatos deve ser efetuada exclusivamente através de  formulário eletrônico. A taxa de inscrição é de R$ 50. O resultado final será divulgado até o dia 8 de maio. As matrículas acontecem entre os dias 10 e 19 de maio, com a aula inaugural prevista para o dia 22 do mesmo mês. As atividades acadêmicas serão realizadas nas dependências das duas instituições: os campi Porto Seguro, do IFBA, e Sosígenes Costa, da UFSB, ambos localizados na cidade de Porto Seguro.

 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3221-0332

Leia mais: IFBA e UFSB têm mestrado em ciências e tecnologias ambientais aprovado

 

IFBA recebe visitas do MEC para reconhecimento e recredenciamento de cursos

publicado: 17/03/2017 18h04 última modificação: 23/03/2017 14h50

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) receberá até o final do mês de março uma série de visitas do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento, renovação de reconhecimento e recredenciamento de cursos do Instituto. O calendário, formatado pela Secretaria de Regulação do MEC (SERES), segue as bases do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e é executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O primeiro campus a receber a visita dos representantes do MEC foi o de Porto Seguro, entre os dias 8 e 11 deste mês. Na ocasião, o curso de licenciatura intercultural indígena foi avaliado com nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Nesta última quarta-feira (15) foi a vez do campus Eunápolis receber a comissão avaliadora para o reconhecimento do curso de bacharelado em engenharia civil. A visita acontecerá até amanhã (18).  Seguindo o calendário, a avaliação do curso de tecnologia em eventos, do campus Salvador, acontecerá entre os dias 19 e 22. Posteriormente, entre os dias 26 e 29, será a vez do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, do campus Irecê.

Para a renovação de reconhecimento, será avaliado até o dia 31 deste mês, o bacharelado em engenharia industrial elétrica, do campus Salvador. Já os recredenciamentos ocorrerão no período de 21 a 25 de março e contemplarão todos os cursos de graduações e instalações dos campi Barreiras, Vitória da Conquista e Salvador.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFBA, Nilton Vasconcelos, alguns ajustes já haviam sido recomendados pela Comissão Interna de Avaliação dos Cursos Superiores do IFBA, que é composta por professores credenciados junto ao INEP. “A nossa expectativa é positiva, pois há grande mobilização para que os últimos ajustes sugeridos a partir de visitas aos campi e cursos, sejam implementados”, afirmou.

Entenda os processos

A visita para reconhecimento de curso é realizada para os cursos superiores a partir do cumprimento de 50% da integralização da primeira turma. Nesta etapa, são avaliadas, entre outras questões, a infraestrutura física, acessibilidade e adequação ao Projeto Pedagógico de Curso. Após o reconhecimento, ocorrem visitas de renovação do reconhecimento, nas quais são atribuídas notas para definir o grau de excelência, reprovação ou condicionamento a mudanças. Já o terceiro processo, de recredenciamento do curso, acontece a cada três anos. Nele são dadas notas a partir da avaliação de cinco grandes eixos: Planejamento e avaliação institucional, Política de gestão, Infraestrutura física, Desenvolvimento Institucional e Políticas acadêmicas. 

IFBA oferece mais de 60 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador

publicado: 17/03/2017 10h40 última modificação: 17/03/2017 10h40

O Campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, de 22 a 24 de março, processo seletivo para o curso técnico em saneamento na forma integrada - modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para concorrer a uma das 64 vagas que estão sendo oferecidas, é preciso ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não ter concluído o ensino médio.

 

De caráter noturno, com aulas aos sábados pela manhã, a formação é ideal para quem deseja voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo. A seleção para essa modalidade, totalmente gratuita, é diferenciada e consiste em entrevista socioeducativa e educacional, realizada no ato da inscrição (presencialmente na sede do campus, situado na rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho), além de participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional, estas últimas etapas previstas para o dia 1º de abril, das 8h às 10h.

 

O local para entrega da documentação (detalhes no edital) será a Diretoria Adjunta Pedagógica e de Atenção ao Estudante (Depae), situada no 1º andar do Bloco A - Prédio Administrativo. O atendimento acontecerá das 15h às 20h, de 22 a 24/3, para os candidatos que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, e das 13h às 15h, apenas no dia 24/3, para deficientes. Mais informações pelo telefone 2102-9511.

 

Reserva de vagas e cotas sociais

Das 64 vagas disponíveis para o ano letivo 2017 (divididas entre o 1º e 2º semestres), 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. 

Formação

O curso técnico de saneamento é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de sete semestres (três anos e meio), essa formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade. Um profissional formado pelo IFBA será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos. Além de aulas teóricas e práticas, projetos interdisciplinares e eventos, a formação inclui estágio, através de parceria com diversas empresas.

 

Porto Seguro abre seleção de vagas de estudantes para o PET Licenciaturas

publicado: 16/03/2017 15h38 última modificação: 16/03/2017 15h38

O campus Porto Seguro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abrirá processo seletivo de estudantes para o grupo PET Licenciaturas, de 10 a 14 de abril. São oferecidas 8 vagas de alunos bolsistas e 6 vagas de voluntários para os cursos de licenciatura em Computação e em Química.

 

Os estudantes contarão com um tutor para realizar atividades extracurriculares que favoreçam a formação acadêmica de excelência.

 

O processo seletivo conta com as etapas de análise de memorial descritivo sobre a trajetória acadêmica do candidato, dissertação com tema escolhido pela comissão de seleção e entrevista - todas classificatórias. As inscrições serão realizadas na sala 14 (LITE) e no Departamento de Ensino (DEPEN), nas coordenações das licenciaturas de Computação e Química do campus, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

O PET Licenciaturas faz parte do Programa de Educação Tutorial e é mantido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu).

                                                                                        

Confira o edital PET Licenciaturas Porto Seguro nº 01/2017

Campus Vitória da Conquista promove curso de modelagem hidrossedimentológica

publicado: 14/03/2017 18h21 última modificação: 24/03/2017 11h18

O PET engenharias do campus Vitória da Conquista do IFBA promove o curso de modelagem hidrossedimentológica empregando o modelo MOHID/SWAT2012, até o dia 17 de março. A orientação está sendo realizada pela engenheira de meio ambiente Carina Almeida,  do Instituto superior técnico de Lisboa, de  Portugal.

O curso faz parte do projeto de pesquisa intitulado “tecnologias integradas para o monitoramento hidrossedimentológico e ambiental de bacias hidrográficas do rio Verruga e Catolé”, sob a coordenação do professor Felizardo Adenilson Rocha, aprovado por meio do Edital FAPESB/SEMA No 002/2014 e envolve três instituições de ensino superior, o IFBA, a Universidade estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

O curso acontece  no laboratório de informática do CVT-TI do campus Vitória da Conquista, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e é destinado aos alunos e docentes integrantes do projeto e do PET.

Comunicação Social - Campus Vitória da Conquista

 

Divulgada lista de projetos inscritos no edital Proex nº 01/2017

publicado: 14/03/2017 17h56 última modificação: 14/03/2017 18h01

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou nesta terça-feira, 14, a lista dos projetos inscritos no Edital Proex nº 01/2017. Ao todo foram 68 projetos de diversos campi nas áreas de Comunicação (6); Cultura e Artes (13); Direitos Humanos e Justiça (1); Educação (19); Gênero e Sexualidade (4); Meio Ambiente (6); Saúde (4); Tecnologia e Produção (9) e Trabalho (6).

As propostas envolvem projetos e cursos de extensão voltados à promoção do desenvolvimento educacional, cultural, social, científico e tecnológico, no âmbito do IFBA. Serão selecionadas 40 propostas.

O resultado, parcial, será divulgado no dia 10 de abril.

 

Confira a lista aqui

 

Leia mais: Inscrições de propostas de projetos e cursos de extensão para o edital nº1 da Proex começam hoje

 

 

 

I curso de mediação de conflitos começa amanhã na reitoria

publicado: 14/03/2017 15h10 última modificação: 14/03/2017 15h10

O I curso de mediação de conflitos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) começa amanhã, quarta-feira (15), na sala de reunião Conselho superior, na reitoria, no Canela, às 13h. O objetivo é propagar métodos adequados de resolução de controvérsias e capacitar multiplicadores para propiciar uma nova visão de cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

 

O curso, que é uma parceria com a Ordem dos advogados do Brasil, seção do Estado da Bahia, vai até o dia 25 de março.

 

Horários

15 a 17/03 – das 13h às 18h

18/03 – 8h às 17h

23 e 24/03 – das 13h às 18h

25/03 – 8h às 16h

 

Leia mais: Divulgada lista de inscrições homologadas para o curso de mediação de conflitos

 

Campus Barreiras vai realizar curso de extensão sobre autismo

publicado: 13/03/2017 15h56 última modificação: 13/03/2017 15h56

O campus Barreiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) irá realizar o curso de extensão “Educação Inclusiva: discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”, a partir do dia 7 de abril. O curso terá carga horária de 40 horas e serão oferecidas 60 vagas para profissionais que já lidam com pessoas com TEA, estudantes da área da saúde e de licenciaturas.

 

São cinco módulos com as temáticas: Autismo: conceitos e definições; Crescimento e desenvolvimento infantil no TEA; Aspectos psicológicos na inclusão do TEA; Estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com TEA e O desenvolvimento da linguagem e as possíveis limitações do autismo.


O objetivo é promover maior conhecimento acerca do Transtorno do Espectro do Autismo e estimular a redução da estigmatização na sociedade e contribuir para efetiva inclusão.

 

Mais informações acesse aqui


     

Revista SCIENTIA do campus Camaçari está com chamada aberta para submissão de artigos

publicado: 13/03/2017 14h52 última modificação: 23/03/2017 15h06

A Revista Scientia abre chamada para artigos de professores e alunos de pós-graduação. A revista tem temática multidisciplinar e periodicidade quadrimestral.

A Revista Scientia é fruto do convênio de 4 (quatro) Instituições de Ensino Superior: o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Camaçari; o Instituto Salvador de Ensino e Cultura (ASSOBES- FACSAL / ISEC); o Instituto Baiano de Ensino Superior (ASSUPERO IBES) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas DCH –I Salvador. O e-mail para submissão dos artigos revistascientia2016@gmail.com

Acesse a revista aqui

Submissão dos artigos:

- até 17/03 para a revista de maio a agosto de 2017, com o tema:Gestão

- até 30/06 para a revista de setembro a dezembro de 2017

Comunicação Social - Campus Camaçari

registrado em: ,