Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

Questões contemporâneas são abordadas em peça da oficina de teatro no campus Jacobina

publicado: 06/03/2017 15h20 última modificação: 23/03/2017 15h10

Atores encenam peça da oficina de teatro no campus JacobinaQuestões políticas, econômicas e sociais do Brasil contemporâneo foram encenadas, na última sexta-feira (3), na peça “Quanto custa um homem?”, que aconteceu no auditório do campus Jacobina.

Durante 25 minutos, os 11 atores, que foram alunos da oficina gratuita de teatro do IFBA, provocaram discussões a partir de vários textos do dramaturgo alemão Bertolt Brecht.

 A peça foi adaptada pelo diretor teatral Luiz Marfuz e dirigida pela atriz e professora do IFBA Yarasarrath Lyra. Ela explicou que durante cerca de oito meses, nas aulas da oficina de teatro, foram realizados vários experimentos e cenas.

“As questões sociais que estamos vivendo no nosso país foram as que mais provocaram eles. Diante disso apresentei Bertolt Brecht, que é um autor de teatro que discute esses aspectos políticos e sociais”, explicou Yarasarrath.

Para a estudante do curso técnico em informática Jaine Reis, a participação na oficina ajudou a trabalhar entonação de voz, expressão corporal e a forma como se reage e se vê o mundo. “Foi libertador para mim. É como se eu vivesse em um mundo de ilusão e essa seja uma oportunidade de trazer esse mundo para a realidade”, resumiu Jaine.

A oficina gratuita foi promovida pelo projeto de extensão Teatro IFBA, idealizado por Yarasarrath. Ela adianta que planeja realizar a próxima oficina em outros espaços de Jacobina fora do campus para alcançar mais pessoas da comunidade. 

Prorrogadas inscrições para seminário sobre Assistência Estudantil

publicado: 03/03/2017 14h02 última modificação: 23/03/2017 15h12

O Departamento de Permanência e Assistência Estudantil (DPAE), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), prorrogou as inscrições para o Seminário sobre Assistência Estudantil, que este ano traz o tema “Revelando Práticas e Entendendo Contextos”.

As inscrições de  pôsteres e experiências exitosas podem ser realizadas até a próxima quarta feira, dia 8 de março, enquanto as inscrições para participar como ouvinte, podem ser realizadas até o dia 10.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2102 0351.

Leia mais: Abertas inscrições para seminário sobre Assistência Estudantil no IFBA

Jogos Integradores acontecem na próxima semana em Simões Filho

publicado: 03/03/2017 13h47 última modificação: 23/03/2017 14h53

Com o objetivo de proporcionar maior integração entre estudantes e servidores, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) promove na próxima semana, entre os dias 6 e 11 de março, os Jogos Integradores do IFBA (JIFBA). O evento será realizado em Simões Filho, com atividades simultâneas que ocorrerão em três espaços: no campus do Instituto, na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi) e no Ginásio Municipal de Simões Filho.

A iniciativa, coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), através do Departamento de Ações, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), faz parte da construção de um novo modelo de jogos para o IFBA, com caráter mais democrático. De acordo com a chefa do Dacel, Micheli Venturini, esse desejo de mudança surgiu da experiência de organizar os Jogos Seletivos do IFBA, em 2015. “Aquela experiência nos fez compreender que o modelo convencional de Jogos Seletivos não atenderia mais à realidade da diversidade que é a comunidade estudantil e docente no IFBA. A partir desse entendimento, vislumbrou-se então a concepção de um modelo de Jogos diferente do convencional, que permitisse o tratamento dado ao esporte como um bem cultural, ou seja, que não deve estar acessível somente aos que são selecionados para algum campeonato, mas para todos aqueles que desejam usufruir da prática esportiva e suas contribuições na formação e vida humana”, pontuou. 

Ainda segundo Micheli, a pretensão inicial era oferecer o maior número de jogos nessa primeira edição dos Jogos Integradores, entretanto, por conta de cortes orçamentários não foi possível prosseguir com a proposta que previa 20 modalidades, entre elas, jogos eletrônicos, skate e basquete em cadeiras de rodas. Na inviabilidade de levar à frente a proposta inicial, as disputas foram reduzidas a 11 modalidades: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Ao todo, mais de 400 servidores estão envolvidos na realização do evento que receberá, aproximadamente, 660 estudantes que representarão os campi Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho e Valença.  “Eu diria que os Jogos Integradores começam a cumprir não somente o seu papel junto à formação dos estudantes, mas a um processo integrador junto dos setores distintos do IFBA e seus servidores, haja vista que passamos a conhecer muito mais os trabalhos e competências uns dos outros a partir do momento em que nos envolvemos na proposta”, destacou Micheli. 

Além de ser uma oportunidade de integração entre a comunidade acadêmica, a participação no evento pode abrir portas para uma representação nacional, já que os campeões dos Jogos Integradores representarão o IFBA nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), os quais serão disputados por estudantes de todo o Brasil, no segundo semestre deste ano.

Os Jogos Integradores do IFBA são uma realização do Instituto em parceria com o Sesi, viabilizada por meio de recursos enviados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). As competições serão iniciadas na manhã da segunda-feira (6) e a abertura oficial acontecerá à noite no Sesi, a partir das 19h. O evento é aberto à comunidade e a entrada é franca.

Inscrições prorrogadas para seminário sobre Assistência Estudantil

publicado: 03/03/2017 08h30 última modificação: 23/03/2017 15h12

O Departamento de Permanência e Assistência Estudantil (DPAE), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), prorrogou as inscrições para participar do seminário sobre Assistência Estudantil, que este ano traz o tema “Revelando Práticas e Entendendo Contextos”.

As inscrições de  pôsteres e experiências exitosas podem ser realizadas até a próxima quarta feira, dia 8 de março, enquanto as inscrições para participar como ouvinte, podem ser realizadas até o dia 10.

 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2102 0351.

 

Leia mais: Abertas inscrições para seminário sobre Assistência Estudantil no IFBA

Músicas brasileiras encerram curso de Libras em Jacobina

publicado: 02/03/2017 11h42 última modificação: 23/03/2017 15h12

FinalLibras.jpgMúsica popular brasileira, rock nacional e gospel. Esses foram alguns dos estilos musicais utilizados nas apresentações dos alunos que concluíram a primeira turma do curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina, na tarde de ontem (23), na instituição.

Como atividade final, os alunos gravaram vídeos traduzindo músicas do português para a Libras. A promotora de vendas Vânia Vieira, por exemplo, escolheu “Como é grande o meu amor por você”, cantada por Roberto Carlos. Ela e a irmã Arilma Vieira procuraram o curso para melhorar a comunicação com um sobrinho surdo. Entre as histórias que já coleciona, Vânia recordou de um diálogo que teve com um surdo numa viagem entre os municípios de Capim Grosso e Jacobina. "Consegui conversar com ele. Para mim foi muito bom”, lembrou.

Já a estudante do curso técnico de informática do IFBA Jéssica Barros, que também concluiu o curso, contou que passou a olhar para a comunidade dos surdos “com olhos de amor. Não tinha conhecimento das dificuldades que eles passavam”. Ela, que pretende atuar como intérprete, relatou que também assistiu vídeos e treinou bastante em casa para ajudar no aprendizado. Jéssica achou Libras mais fácil para aprender que o inglês.

O curso teve início no mês de agosto e é resultado de um projeto de extensão proposto pela tradutora e intérprete da Língua Brasileira de Sinais do campus, Agda Cortes e pelo técnico em assuntos educacionais Daniel dos Santos Neto.

“Dos que concluíram hoje, a gente espera que eles retornem para seus lares com uma visão um pouco diferente do que é Libras, que é uma língua que possibilita acessibilidade entre surdos e ouvintes. Muitos vêem Libras como mímica, língua inferior ou linguagem.”, destacou Daniel. 

Libras e acessibilidade no IFBA

Os surdos da região podem ingressar nos cursos técnicos  e superior do IFBA por meio da reserva de vagas. A seleção para os cursos técnicos é realizada por meio de processo seletivo anual. Já na licenciatura em computação é utilizado o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

A Libras foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela lei 10.436/2002. Daniel explicou que apesar de reconhecida nacionalmente, são poucos os usuários. Segundo ele não é uma língua difícil porém diferente por ser visual e espacial e não oral e auditiva como o português. Após um ano de estudos constantes e interação com surdos é possível, de acordo com a avaliação de Daniel, aprender o básico para uma boa comunicação.

Como qualquer língua, a Libras também possui variações regionais. “Há sinais que são utilizados em Jacobina e não são utilizados em Salvador”, exemplificou. Daniel pontua que mesmo estudando a língua há 12 anos, ainda continua aprendendo novos sinais em razão do dinamismo da língua. "O contato precisa ser constante", conclui.

 

Leia mais: Jacobina inscreve para curso gratuito de Libras

 

IFBA recebe primeira carta patente do INPI

publicado: 21/02/2017 13h26 última modificação: 23/03/2017 15h19

Na manhã de hoje (21) aconteceu na Reitoria, a cerimônia de entrega da primeira carta patente emitida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), pelo desenvolvimento do modelo de utilidade "defumador de pescados".

O modelo desenvolvido pela professora Cristiane Silvão difere dos já existentes no mercado por realizar o processamento de diversos cortes e tipos de pescados, incluindo o camarão, além de ser mais seguro e higiênico. "O defumador de pescados tem como principal objetivo, realizar o processamento de variedades de pescados, incluindo entre estes o camarão, cuja defumação é realizada de forma artesanal, colocando o manipulador em risco, uma vez que este se expõe à fumaça, podendo causar sérios problema à saúde. Já o defumador de pescados foi projetado para evitar este risco e apresentar um produto de melhor qualidade, não só em termos de higiene e da conservação, com aumento do tempo de prateleira dos pescados, mas também de diversificação da apresentação do produto no mercado consumidor, adotando melhor sabor e textura", informou Cristiane.

A Carta foi emitida no dia 7 de fevereiro e confere a titularidade da patente ao IFBA e reconhece a professora Cristiane Freire Silvão, como inventora do modelo de utilidade "defumador de pescados".

Sistemas de geração fotovoltaica são instalados nos campi

publicado: 21/02/2017 11h20 última modificação: 23/03/2017 15h15

Nesses meses de janeiro e fevereiro, estão sendo instalados sistemas de geração fotovoltaica em 11 campi do IFBA, com a finalidade de reduzir gastos com a conta de energia e, principalmente, implementar um plano de gestão energética para cada unidade.

Os equipamentos foram disponibilizados pela Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa), do campus Salvador, que capitaneou a conquista do primeiro lugar no “Desafio da Sustentabilidade”, do Ministério da Educação (MEC), e garantiu uma verba de quase R$ 3 milhões para desenvolvimento de ações sustentáveis no IFBA.

De acordo com o gerente de contrato de instalação dos equipamentos, o professor do campus Salvador e integrante da Cisa, Marcelo Cad, os campi Brumado, Eunápolis, Juazeiro, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Ubaitaba têm disponíveis um sistema de 5kWp, enquanto que, em Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié e Paulo Afonso, são duas unidade de 5kWp, totalizando uma potencia instalada de 10kWp.

O integrante da Cisa e coordenador de implantação do plano de gestão, o professor do campus Salvador, Armando Tanimoto, explica que, para implementar o plano de gestão, estão sendo consideradas quatro etapas: levantamento da carga elétrica do campus; análise da conta de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba); instalação dos equipamentos de geração; e implantação do plano de gestão com indicadores de acompanhamento e metas a serem definidas em cada campus.

No campus Paulo Afonso, por exemplo, em que o sistema foi instalado entre os dias 7 e 9 de fevereiro, a coordenadora do projeto, Danielle Delgado, sinaliza que aguarda a aprovação do projeto pela Coelba para que seja possível acessar a rede de distribuição. Essa ação possibilitará que a energia gerada a mais e injetada no sistema de distribuição da Coelba seja compensada pela consumida no campus.

Danielle sinaliza ainda que o gerenciamento da geração de energia pelo sistema e a consequente redução de custos integram uma ação mais ampla, o plano de gestão energética do campus. A pretensão é criar uma rotina interna normatizada das atividades de manutenção e ampliação elétrica, promover ações de eficiência energética e de educação ambiental.

No campus Ilhéus, a coordenadora do projeto, professora Maria Isabel Oliveira, explica que a geração de energia elétrica a partir da energia solar permitirá o desenvolvimento de muitos projetos de pesquisa e extensão voltados para as áreas de sustentabilidade, energias renováveis e eficiência energética, contribuindo com o crescimento do campus em todas as áreas. A coordenação é dividida com o professor Vitor Oliveira Damião.

 

Leia mais: 
Geração de energia solar tem início no campus Salvador
IFBA Ilhéus recebe projeto de geração de energia elétrica com placas solares

 

Colaboração: Jardel Menezes – campus Ilhéus

Divulgada lista de bolsistas que atuarão nos jogos integradores 2017

publicado: 17/02/2017 18h51 última modificação: 17/02/2017 18h52

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do Instituto Federal da Bahia (IFBA) divulgou, nesta sexta-feira (17), a relação dos estudantes bolsistas que irão atuar nos Jogos Integradores do Instituto (JIFBA), edição 2017. A lista, resultado da chamada pública nº 02/2017, traz os nomes de 12 estudantes do IFBA e outras instituições de ensino que integrarão a equipe realizadora do evento.

Os selecionados deverão comparecer na PROEX, na reitoria, nos dias 20 ou 21 de fevereiro de 2017, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Será necessária a apresentação de identidade com foto, comprovante de matrícula e CPF - os originais e as cópias.

Confira a relação aqui

 

Leia mais: IFBA abre chamada pública para selecionar bolsistas que atuarão nos Jogos Integradores 2017

 

 

IFBA abre chamada pública para técnicos-administrativos interessados em remoção

publicado: 17/02/2017 18h12 última modificação: 23/03/2017 14h54

Com o objetivo de fazer um levantamento prévio das informações necessárias para a elaboração de um edital para remoção de técnicos-administrativos em educação, o Instituto Federal da Bahia (IFBA), através da Diretora de Gestão de Pessoas (DGP) divulgou hoje (17) chamada pública para manifestação de interesse em remoção institucional. As solicitações serão feitas através de abertura de processo no  Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre os dias 20 de fevereiro e 31 de março. Confira o passo a passo aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail intencaoremocao.rei@ifba.edu.br.

IFBA está com inscrições abertas para o I Curso de Mediação de Conflitos

publicado: 16/02/2017 15h12 última modificação: 16/02/2017 15h13

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), está com inscrições abertas, até 2 de março, para o I Curso de Mediação de Conflitos do IFBA.

O objetivo é apresentar a mediação como método adequado para resolução de controvérsias e capacitar multiplicadores (estudantes e servidores) para implantar um núcleo permanente de solução de conflitos, no campus Salvador do IFBA, entre outros.

São oferecidas 35 vagas. O curso será realizado na Reitoria do IFBA, no Canela.  Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico disponível no link disponível aqui.

 

Mais informações pelos e-mails mediacaoconflitos@gmail.com e proex@ifba.edu.br

 

Acesse o edital

Paulo Afonso sedia Mostra de Extensão da Univasf

publicado: 16/02/2017 11h38 última modificação: 23/03/2017 15h16

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o campus Paulo Afonso sediará a XI Mostra de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com o tema “Universidade e Desenvolvimento Socioambiental”.

O evento é itinerante e, nessa edição, contará com a infraestrutura do campus do IFBA, como auditório, salas de aula e quadra esportiva. De acordo com o diretor geral, Arleno José de Jesus, essa ação ampliará a parceria entre o IFBA e a Univasf, bem como incentivará a prática da extensão na unidade.

Explica ainda que professores e técnicos-administrativos atuarão como avaliadores dos trabalhos apresentados.

A iniciativa conta também com parcerias da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Prefeitura de Paulo Afonso e Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Divulgado candidato selecionado para digitador da reitoria

publicado: 15/02/2017 17h59 última modificação: 23/03/2017 15h16

O Departamento de Planejamento Institucional, da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento, no cumprimento do  Edital de Chamada Pública Simplificada IFBA nº 02/2017, comunica que o senhor Anderson Nascimento de Jesus obteve a maior pontuação, de acordo com a seleção da análise do currículo e no barema estabelecido para avaliar a capacidade técnica, demonstrando os conhecimentos e as habilidades necessárias à execução do serviço nos termos e prazos determinados no referido Edital.

Leia mais: Candidatos a digitador da reitoria receberão convocação hoje

 

 

Candidatos a digitador da reitoria receberão convocação hoje

publicado: 13/02/2017 17h51 última modificação: 13/02/2017 17h53

O Departamento de Planejamento (Deplan) da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap), do Instituto Federal da Bahia (IFBA), informa que os candidatos que tiveram os currículos pré-selecionados para os serviços e formatação e digitação serão convocados por e-mail e/ou telefone. A comunicação informará sobre as entrevistas, que serão realizadas nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro.

Os candidatos que não receberem as convocações estão desclassificados do processo de seleção simplificada nº 02/2017.

 

Leia mais: IFBA abre chamada pública para contratação de digitador

 

Pré-matrícula para candidatos em lista de espera do Sisu

publicado: 13/02/2017 14h48 última modificação: 23/03/2017 15h16

Os candidatos selecionados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2017/1, para os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), devem efetuar a pré-matrícula, no período de 6 a 14 de março, nos campi de lotação do curso pretendido. Os Classificados na Lista de Espera serão convocados pela IES até o dia 02 de março, aqui.

Mais informações podem ser obtidas na página do Sisu no IFBA.

 

Leia mais: IFBA realiza confirmação de matrícula do SISU a partir desta sexta-feira

 

 

Abertas inscrições do mestrado profissional em rede dos Institutos Federais

publicado: 13/02/2017 10h06 última modificação: 23/03/2017 15h16

Já estão abertas as inscrições para o primeiro mestrado profissional, ofertado em rede por 18 Institutos Federais (IFs), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). São 24 vagas voltadas para o IFBA, sendo 12 para servidores e as demais para a comunidade externa.

Coordenado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o mestrado tem o objetivo de proporcionar formação na área, visando a produção de conhecimento e o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

O curso será ofertado na modalidade semipresencial e as aulas presenciais do IFBA devem ocorrer quinzenalmente, às quintas-feiras, pela noite, às sextas-feiras, pela manhã e tarde, e aos sábados, pela manhã, no campus Salvador. A previsão é para início de atividades em agosto.

Os interessados devem realizar inscrição, com prazo final em 10 de março, através do site e preencher o formulário eletrônico. O valor da taxa de inscrição é R$ 70. O exame nacional de acesso está previsto para ser aplicado em 9 de abril, contando com 30 questões objetivas e uma discursiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71)2102-9587 ou pelos e-mails profept@ifes.edu.br e profeptifba@ifba.edu.br. A coordenação acadêmica local está sob a responsabilidade da professora Luzia Mota.

 

Leia mais: Lançado edital do primeiro mestrado profissional em rede dos institutos federais

IFBA abre chamada pública para selecionar bolsistas que atuarão nos Jogos Integradores 2017

publicado: 10/02/2017 20h13 última modificação: 23/03/2017 14h55

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) lançou hoje (10), por meio da Pró-reitoria de Extensão (Proex), a Chamada Pública nº 02/2017 , que se refere à seleção de bolsistas para atuarem na edição 2017 dos Jogos Integradores do Instituto (JIFBA). O processo seletivo é destinado a estudantes do IFBA e de outras instituições de ensino. Ao todo, são disponibilizadas doze vagas, distribuídas entre os cursos: técnico integrado (1), técnico subsequente (1), licenciatura em educação física (6), superior em eventos (2), fisioterapia (1) e administração (1). 

As inscrições começaram hoje (10) e seguem até o dia 15 de fevereiro, por meio de preenchimento do formulário eletrônico. A seleção será composta por duas etapas: análise do conteúdo dos formulários e entrega de documentação na Proex, que está situada na Reitoria do IFBA, na Rua Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador. Os selecionados atuarão como bolsistas no período de 1º de março a 1º de abril, recebendo bolsa no valor de R$ 500, 00.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proexdacel@gmail.com. 

 

Retificado edital de pré-seleção para Programa Futuros Líderes nas Américas

publicado: 09/02/2017 17h26 última modificação: 23/03/2017 14h55

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), divulgou na última terça-feira (7) retificações no edital nº01/2017 referente à Chamada Pública de pré-seleção de estudantes de graduação ao Programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program – ELAP). As alterações dizem respeito ao envio da documentação exigida para inscrição e aos critérios que serão utilizados na seleção dos candidatos. Apesar das mudanças, o calendário da pré-seleção permanece o mesmo.

Os estudantes interessados em participar do programa devem se inscrever no período de 6 a 10 de março, enviando a documentação necessária, em formato PDF, para o e-mail international@ifba.edu.br. Entre as exigências para a inscrição, o candidato deve ser maior de 18 anos; ter fluência em inglês; ser cidadão brasileiro ou possuir cidadania de um dos países elegíveis pelo programa; estar regularmente matriculado nos cursos de graduação do Instituto e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do curso.

A inscrição na pré-seleção não garante a vaga no programa. Após seleção interna, a relação dos candidatos selecionados será enviada pela Arinter às instituições canadenses conveniadas, com a solicitação de submissão ao ELAP. Os selecionados pela ELAP ganharão bolsas de estudo no período de setembro de 2017 a abril de 2018.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (71) 3221-0341 ou pelo e-mail international@ifba.edu.br.

Confira o edital retificado.

 

Leia mais: Divulgado edital de pré-seleção do IFBA para Programa Futuros Líderes nas Américas

Jacobina realiza evento sobre violência contra a mulher amanhã

publicado: 07/02/2017 10h03 última modificação: 23/03/2017 15h17

O campus Jacobina, realiza amanha (8), às 14h, a mesa redonda "Resistência feminina contra a violência: a proteção que queremos ter".

A ação, que é aberta ao público, acontecerá no auditório do campus e vai contar com a presença da secretária do Movimento de Mulheres de Jacobina (MMJ), Terezinha Bauer, da psicóloga do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea), Tatiana Tarrão, e da professora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Gabriella Barbosa.

A programação também reserva uma exposição de fotos e banners com os resultados das pesquisas do projeto de extensão “Violência contra a mulher: rompendo o silêncio e empoderando corpos”. A coordenadora do projeto Carla Côrte espera que a iniciativa "auxilie na desconstrução de práticas de violência e promova a construção de sujeitos mais comprometidos com a humanização das relações de gênero na sociedade”.

O evento integra o projeto de extensão que está sendo financiado pelo Edital 01/2016 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

IFBA abre chamada pública para contratação de digitador

publicado: 06/02/2017 18h50 última modificação: 23/03/2017 14h55

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) divulgou hoje (6), por meio do Departamento de Planejamento (Deplan) da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap), a Chamada Pública Simplificada nº 02/ 2017, referente à contratação de um profissional para atuar como digitador no Deplan em período pré-definido.

As inscrições começarão amanhã (7) e seguirão até o dia 13 de fevereiro, através do envio de currículo para o e-mail deplan@ifba.edu.br. É necessário que o candidato identifique o assunto do e-mail da seguinte forma: “Cargo:<Digitador>.

Os candidatos devem ter concluído o nível médio e possuir experiência comprovada de no mínimo um ano na função. Além disso, devem ter domínio em informática e não podem ter parentesco com servidores da Instituição.

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise de currículo e entrevista. O candidato selecionado atuará em dois períodos definidos pelo IFBA, recebendo o valor de R$1.622,00 por etapa de trabalho.

 

Cronograma

Inscrições – 7 a 13 de fevereiro

Entrevista – 14 de fevereiro

Resultado – 15 de fevereiro 

Curso Pré-IFBA realizado no Bairro da Paz aprova sete alunos no Processo Seletivo 2017

publicado: 03/02/2017 15h47 última modificação: 23/03/2017 14h55

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) terá entre seus novos alunos sete estudantes que participaram do curso preparatório Pré-IFBA, realizado por meio da parceria entre o Instituto, através do Departamento de Relações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e a Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz. Os estudantes aprovados no Processo Seletivo 2017, nos cursos técnicos em química, automação, mecânica e eletrônica, fizeram parte da primeira turma do projeto, da qual mais 38 jovens participaram. 

A iniciativa surgiu a partir de convênio firmado entre o IFBA, a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, com o objetivo de aprimorar o ensino-aprendizagem dos adolescentes matriculados em escolas da rede municipal do bairro. Para desenvolvimento do projeto, o Instituto selecionou monitores bolsistas, que receberam a orientação de professores do campus Salvador para ministrar as aulas no período de 17 de agosto a 20 de dezembro, nas dependências da BCS.

Os estudantes tiveram aulas de português, matemática, história, geografia, cidadania, ética e noções de ordem unida, que versaram sobre autocontrole, senso de grupo, entre outras questões. As aulas foram realizadas no turno noturno para não prejudicar os horários das aulas nas escolas, que ocorriam pela manhã e pela tarde.

Com o resultado positivo das aprovações, o Departamento de Ações Comunitárias já pensa no processo de formação da próxima turma do curso, no segundo semestre deste ano. Além disso, existe a proposta de que a iniciativa chegue a outros municípios. “Em alguns campi do Instituto já está sendo estudada a possibilidade de formação de turmas Pré-IFBA para atender jovens e adolescentes em vulnerabilidade socioeconômica”, afirmou a chefa do Departamento de Relações Comunitárias, Vera Mendes.                                    

Para Vera, a iniciativa atingiu seu objetivo principal. “O mais importante de tudo é que esse projeto proporcionou uma nova perspectiva de vida para esses adolescentes e suas famílias e foi um motivador para novos estudos e interesse de outros jovens, que buscam nos estudos o caminho para melhoria socioeconômica e ascensão social”.  

Inscrições abertas para doutorado em difusão do conhecimento

publicado: 03/02/2017 11h10 última modificação: 23/03/2017 15h17

Estão abertas, até o dia 10 de fevereiro, as inscrições para aluno regular do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC).

O programa possui área de concentração em modelagem da geração e difusão do conhecimento, e objetiva instituir e consolidar a área interdisciplinar de pesquisa em análise cognitiva relacionada aos processos de criação, organização, gestão e difusão do conhecimento.

São ofertadas 28 vagas, sendo 25 para brasileiros e três para estrangeiros. A inscrição de candidatos brasileiros deve ser efetuada exclusivamente através de  formulário eletrônico, já os candidatos estrangeiros devem solicitar inscrição pelo e-mail selecaodmmdc@gmail.com. A taxa de inscrição é de R$ 115.

Para concorrer, é necessário ter título de mestre, preferencialmente nas áreas de ciências sociais e humanidades, ciências exatas e naturais.

O curso é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação; Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Confira o edital.

 

IFBA realiza confirmação de matrícula do SISU a partir desta sexta-feira

publicado: 02/02/2017 16h55 última modificação: 02/02/2017 17h07

Os candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1/2017 devem realizar a confirmação de matrícula nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro de 2017 - sexta, segunda e terça-feira.  Os calouros devem comparecer ao respectivo campus com toda a documentação na Coordenação de Registros Escolares (Cores) ou Gerências de Registros Acadêmicos (GRA). Os horários variam de acordo com o campus, assim os estudantes devem conferir o Edital - Chamada Regular na página do Sisu.

A confirmação de matrícula é referente à seleção de estudantes para provimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pelo IFBA, para ingresso no 1º e 2º semestres de 2017, com uso da nota do ENEM via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

Leia mais: IFBA disponibiliza 1930 vagas pelo Sisu

Proex seleciona pareceristas avaliadores do Edital n°01/2017

publicado: 01/02/2017 17h55 última modificação: 23/03/2017 14h55

As inscrições para pareceristas avaliadores do Edital Proex n° 01/2017 começaram hoje (1º) e seguem até o dia 10 de fevereiro. A seleção é destinada a técnicos-administrativos e professores do IFBA que possuem título de mestre ou doutor.

Os interessados em se inscrever devem solicitar o cadastro como avaliador, através do e-mail proex@ifba.edu.br, sendo necessário o envio dos seguintes dados: nome completo; campus e setor de lotação a que o candidato está vinculado; endereço do currículo Lattes e área de interesse de avaliação, que deve estar de acordo com uma das nove áreas temáticas do edital. A atividade não será remunerada, porém os avaliadores receberão certificado

Mais informações no telefone (71) 3221-0376

 

Leia mais: Inscrições de propostas de projetos e cursos de extensão para o edital nº1 da Proex começam hoje

Abertas inscrições para seminário sobre Assistência Estudantil no IFBA

publicado: 01/02/2017 17h21 última modificação: 23/03/2017 14h56

O Departamento de Permanência e Assistência Estudantil (DPAE), vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), receberá até o dia 3 de março inscrições para o seminário sobre Assistência Estudantil “Revelando Práticas e Entendendo Contextos”, que acontecerá nos dias 15 e 16 de março.

As inscrições serão realizadas por meio desse link. O evento, que é destinado a técnicos-administrativos, professores e estudantes vinculados à execução da Política de Assistência Estudantil, tem os objetivos de proporcionar a construção de um diagnóstico da Política de Assistência Estudantil no Instituto e permitir a troca de experiências e aprendizados sobre o tema.

Além de se inscreverem no evento, técnicos-administrativos e professores poderão inscrever pôsteres e experiências exitosas, enviando seus resumos até o dia 20 de fevereiro. As experiências exitosas desenvolvidas nos campi do IFBA a partir da execução da Política de Assistência Estudantil, devem estar vinculadas aos seguintes eixos: Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE): auxílios e bolsas; Programas Complementares e Programas Universais. O trabalho poderá ser enviado por equipe ou grupo de trabalho, mas apenas um servidor deverá ser indicado para realizar a apresentação

Já os pôsteres deverão abordar a Política de Assistência Estudantil do IFBA e/ou o Plano Nacional da Assistência Estudantil (PNAES). Poderão ser apresentadas pesquisas acadêmicas ou experiências profissionais, acerca desta temática contendo, obrigatoriamente, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. O autor principal do trabalho deve ter vínculo efetivo com o IFBA e a responsabilidade de impressão será do(s) autor(es)."

Mais informações podem ser obtidas no telefone (71) 3221 0351

 

Atualizada em 2 de fevereiro de 2017, às 15h03

Inscrições de propostas de projetos e cursos de extensão para o edital nº1 da Proex começam hoje

publicado: 27/01/2017 16h27 última modificação: 23/03/2017 14h56

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou hoje (27) o Edital nº 1/2017, destinado a professores e técnicos-administrativos interessados em submeter propostas de projetos e cursos de extensão voltados à promoção do desenvolvimento educacional, social, cultural, científico e tecnológico, no âmbito do IFBA. As inscrições começam hoje (27) e seguem até o dia 2 de março.

Para se inscrever, o candidato deverá protocolar a proposta no seu respectivo campus de lotação e encaminhá-la, em formato PDF, para o e-mail proex @ifba.edu.br e em formato impresso, para o endereço Av. Araújo Pinho, nº 39 – Canela – Salvador-Bahia – Cep: 40.110-150 (Pró-Reitoria  -  Proex – Reitoria do IFBA). 

Ao todo, serão selecionados 40 projetos, que poderão estar inseridos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura e Artes; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Gênero e Sexualidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3221 – 0376 ou através do e-mail proex@ifba.edu.br

Divulgado edital de pré-seleção do IFBA para Programa Futuros Líderes nas Américas

publicado: 26/01/2017 16h07 última modificação: 23/03/2017 14h57
As inscrições serão realizadas entre os dias 6 e 10 de março

A Assessoria de Relações Internacionais do IFBA (Arinter), vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), divulgou na última sexta-feira (20) o Edital nº 1/2017, referente à Chamada Pública de pré-seleção de estudantes de graduação que se candidatarão ao processo seletivo do Programa Futuros Líderes nas Américas (Emerging Leaders in the Americas Program - ELAP), que oferece bolsas de estudo financiadas pelo Governo Canadense.

A pré-seleção ocorrerá em função dos Acordos de Cooperação Acadêmica firmados pelo IFBA com a University of Winnipeg (UofW) e o College of the Rockies (COTR). Para se inscrever, o estudante deverá, no período de 6 a 10 de março, enviar a documentação necessária, em formato PDF, para o e-mail international@ifba.edu.br. Entre as exigências para a inscrição, o candidato deve ser maior de 18 anos; ter fluência em inglês; ser cidadão brasileiro ou possuir cidadania de um dos países elegíveis pelo programa; estar regularmente matriculado nos cursos de graduação do Instituto e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do curso.

A inscrição na pré-seleção não garante a vaga no programa. Após seleção interna, a relação dos candidatos selecionados será enviada pela Arinter às instituições canadenses conveniadas, com a solicitação de submissão ao ELAP. Os selecionados ganharão bolsas de estudo no período de setembro de 2017 a abril de 2018.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (71) 3221-0341 ou pelo e-mail international@ifba.edu.br.

Cronograma da pré-seleção

Inscrições – de 6 a 10 de março  

Resultado preliminar – 17 de março

Interposição de recursos – de 20 a 22 de março

Resultado final – 24 de março

 

 

 

Acontece curso de energia heliotérmica no PIS

publicado: 26/01/2017 12h17 última modificação: 23/03/2017 15h17

Acontece, hoje e amanhã (26 e 27), o curso de Energia Heliotérmica em Aplicação Térmica Industrial no Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA.

O objetivo é capacitar professores como multiplicadores para difusão da temática, a partir de conteúdos como “fundamentos da geração de calor de processo” e “conhecimento básico de energia heliotérmica”.

As aulas estão sendo ministrados pelos especialistas da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional), Florian Remann e Marcos Oliveira. A GIZ, a partir de cooperação entre os governos brasileiro e alemão, é colaboradora junto com o IFBA no Projeto Energia Heliotérmica, que promove o curso.

“O grande destaque da tecnologia heliotérmica é a possibilidade de armazenar energia e, assim, fornecer energia renovável de forma continuada”, explica Florian.

Estão participando professores do IFBA, Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão PE) e Instituto Federal de Tocantins (IFTO).

 Programação

IFBA disponibiliza biblioteca virtual Ebrary

publicado: 26/01/2017 10h27 última modificação: 23/03/2017 15h18

Já está disponível para acesso da comunidade IFBA, a biblioteca virtual Ebrary, da editora ProQuest, que  possui acervo em diversas áreas de conhecimento, como ciências sociais, educação, engenharia e tecnologia.

Para acessar, é necessário utilizar a rede do IFBA ou uma conexão VPN, e realizar um cadastro simples (nome, e-mail e senha), de modo que cada usuário tenha a sua biblioteca pessoal.

Usuários com dificuldade de acesso, podem participar das sessões de treinamento on-line que acontecem entre os dias os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Também é possível consultar a página da apoio da Ebrary.

Certificados do Enem 2016 estarão disponíveis na próxima segunda-feira

publicado: 25/01/2017 15h47 última modificação: 23/03/2017 14h57

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFBA, através do Departamento de Assuntos Acadêmicos (Deac), comunicou hoje (25) que os estudantes aprovados na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão acesso aos seus certificados de Conclusão de Ensino Médio a partir da próxima segunda-feira (30).  Para visualizar e validar os certificados, os estudantes deverão acessar a página do Sigeac, dentro do site do IFBA, e seguir as orientações.

Segundo o Deac, os certificados não puderam ser divulgados anteriormente porque o IFBA aguardava o repasse pelo INEP do banco de dados com as informações dos candidatos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail proenac@ifba.edu.br e através dos telefones (71) 2102 – 0446 e 2102 – 0445. 

Abertas inscrições para Banco de Competências do PIS

publicado: 25/01/2017 11h04 última modificação: 23/03/2017 15h18

A partir de hoje, 25 de janeiro, o Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA, abre inscrições para composição do Banco Interno de Competências, com o objetivo de possibilitar a participação de servidores em projetos.

O coordenador de formação de recursos humanos do PIS, Claudio Reynaldo Souza, destaca que essa iniciativa é pioneira no Instituto e explica: “Os profissionais constroem competências ao longo de suas carreiras, que podem ser utilizadas por todos os servidores do IFBA, a fim de serem demandadas em projetos do Polo”.

Os interessados podem acessar a Chamada Pública nº 01/2017 para obter mais informações, a exemplo das áreas contempladas: biofísica; ciências da computação; engenharia biomédica, médica e clínica; engenharia elétrica, eletrônica e mecatrônica; engenharia mecânica e de materiais; física, ótica e física médica; e saúde e saúde coletiva.

As inscrições devem ser realizadas até 20 de fevereiro nesse formulário. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail poloinovacaosalvador@ifba.edu.br

registrado em: ,