Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 12/01/2018 19h05

IFBA participa da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

por Helen Sampaio publicado: 05/10/2017 14h25, última modificação: 05/10/2017 14h33

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) será representado pela estudante do campus Ilhéus, Caroline Fontes Silva, nos Jogos dos Institutos Federais (JIF), que iniciaram na última terça-feira (3) e acontecerão até o dia 8 de outubro, na cidade de Poços de Caldas (MG). A edição da etapa nacional é organizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeminas).

Caroline é uma das integrantes da equipe de judô do IFBA, que disputou a etapa nordeste dos jogos, em Fortaleza, entre os dias 18 e 23 de julho. A estudante, que garantiu a presença na etapa nacional após conquistar uma medalha de prata, competirá hoje (5) na categoria Absoluto.

O seu treinador, o professor de educação física de Ilhéus, Cacio Costa da Silva, estará com a estudante para orientá-la na competição, além de ser o chefe da delegação do Instituto.

Os Jogos dos Institutos Federais acontecem anualmente, envolvendo cinco diferentes regiões do Brasil. Nesta edição, mais de 1.200 estudantes de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participarão do evento.

Leia mais: IFBA chega ao terceiro dia dos Jogos dos IFs com reforço da união entre professores e estudantes

Comunidade acadêmica de Jacobina participa do Reitoria Itinerante

publicado: 05/10/2017 10h19, última modificação: 06/10/2017 11h21

Estudantes, professores e técnicos administrativos do campus Jacobina participaram na tarde da última terça-feira (3) do encontro “Reitoria Itinerante”.

Entre os integrantes da Reitoria estiveram presentes Anilson Cerqueira, pró-reitor de desenvolvimento institucional; Jaqueline de Oliveira, pró-reitora de ensino; José Roberto de Oliveira, pró-reitor de extensão; Luciano Cerqueira, diretor de gestão de pessoas; Luiz Gustavo Duarte, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação e Silvia Breitenbach, chefe do Departamento de Planejamento, da Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proap).

Os gestores ouviram sugestões, esclareceram dúvidas e visitaram as instalações do campus. José Roberto explicou que entre os objetivos do projeto está a ampliação das discussões, da democratização e do envolvimento entre os campi e a Reitoria. O pró-reitor avaliou que o encontro em Jacobina foi bastante positivo, mesmo diante de um comparecimento menor que o esperado.

“Quando a gente faz esclarecimentos, aquelas dúvidas que a gente tinha podem ser sanadas e muitas coisas podem ser explicadas. Isso é o mais importante: o diálogo, ouvir demandas, saber o que está incomodando, o que está ajudando, saber em que sentido as coisas irão caminhar. Ao ouvir, temos condições de entender qual o processo e o percurso que cada setor está fazendo”, pontuou José Roberto.

Após as apresentações dos setores no auditório, os estudantes também se reuniram separadamente com os pró-reitores da Proen, Proex e PRPGI. José Roberto destacou que os alunos opinaram bastante sobre a instituição e questionaram, por exemplo, as diferenças entre um Instituto Federal e uma escola comum, e detalhes sobre o funcionamento da Reitoria. “Eles tiraram muitas dúvidas e descobriram coisas que eles não sabiam sobre o Instituto”.

Para o técnico administrativo do campus, Thiago Pereira, a reunião com a comunidade foi interessante pois eles explicaram muitas coisas em relação ao funcionamento da Reitoria. "Foi bastante esclarecedora. Essa aproximação sempre ajuda a alcançar soluções", afirmou.

Também acompanharam a reunião o diretor geral, Epaminondas Macedo, a diretora de ensino, Lucília Santa Rosa e o diretor de de administração e planejamento, Aurélio Bulcão.

Resultado da seleção de servidores que atuarão na aplicação de provas do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 04/10/2017 15h13, última modificação: 04/10/2017 15h13

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), através do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), divulgou hoje (4) o resultado da seleção de servidores do IFBA que atuarão na aplicação das provas do Processo Seletivo 2018.  Confira!

Mais informações nos telefones (71) 2102 – 0470/0474. 

Prorrogado prazo de inscrições para edital de afastamento para participação em programas de pós-graduação stricto sensu

por Helen Sampaio publicado: 04/10/2017 10h46, última modificação: 04/10/2017 10h47

As pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) e de Ensino (Proen), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), prorrogaram até o dia 18 de outubro, o prazo de inscrições para o edital nº 01/2017, referente ao afastamento com substituição de docentes para participação em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado), ofertados por instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.

Os interessados devem enviar o requerimento com a proposta de inscrição e documentação exigida, através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), para a Comissão do Processo Seletivo de Afastamento para Qualificação Docente 2017 (CPSAQD2017.REI) e direcioná-lo à Seleção Edital nº01/2017/PRPGI/Proen/IFBA. No SEI deve ser escolhida a opção Afastamentos – Afastamento Edital 01/2017/PRPGI/Proen/IFBA – com nome do solicitante.

Ao todo, são ofertadas dez autorizações, que obedecerão à disponibilidade de candidatos habilitados, com prioridade para os campi com o menor número de docentes com autorização de afastamento para qualificação, tomando como ordem de os campi Euclides da Cunha, Jacobina, Paulo Afonso, Seabra, Brumado, Ilhéus, Camaçari, Porto Seguro, Jequié, Valença, Santo Amaro, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Simões Filho, Eunápolis, Salvador, Vitória da Conquista.

Confira o  cronograma alterado.

Mais informações na página da PRPGI ou pelo e-mail afastamentos2017@ifba.edu.br.

Leia mais: IFBA abre edital de afastamento para participação em programas de pós-graduação stricto sensu

Retificado edital de seleção do curso de nível médio em saneamento do Proeja

por Helen Sampaio publicado: 03/10/2017 11h58, última modificação: 03/10/2017 11h58

O edital do processo seletivo para o curso técnico de nível médio em saneamento, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), sofreu uma retificação referente ao horário de atendimento aos candidatos para a realização das inscrições, que com a mudança, será das 15h às 20h, de hoje (3) até a próxima sexta-feira (6), no campus Salvador, situado no Barbalho.

A seleção é gratuita e engloba entrevista realizada no ato da inscrição, além da participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional. Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos e possuir o certificado de conclusão do ensino fundamental, sem, no entanto, ter concluído o ensino médio.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2102-9511.

Leia mais: IFBA oferece 22 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador

IFBA seleciona corretores e revisores de redação para o Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 03/10/2017 10h45, última modificação: 03/10/2017 10h49

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre seleção para profissionais com graduação ou pós-graduação em Letras, interessados em atuar na correção e revisão das provas de redação do Processo Seletivo 2018. As inscrições iniciam hoje (3) e seguem até o dia 5 de outubro, através do preenchimento de formulário online.

São ofertadas 23 vagas. Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos: ter diploma de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação em Letras, devidamente registrado e emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter a disponibilidade de executar as atividades nas dependências da Reitoria do IFBA.

O resultado da seleção será divulgado no dia 9 de outubro. Os selecionados desempenharão as atividades de correção e revisão no período de 6 de novembro a 1º de dezembro, com remuneração no valor de R$ 1.500,00. Confira o edital.

Mais informações pelo e-mail selecao2016@ifba.edu.br ou pelos telefones (71) 2102 – 0470/0474, das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira. 

Leia mais: Divulgado resultado da seleção interna para corretores das provas do Processo Seletivo 2018

Divulgado resultado da seleção interna para corretores da redação do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 03/10/2017 10h25, última modificação: 03/10/2017 10h54

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), através do Departamento de Seleção de Estudantes (Desel), divulgou hoje (3) o resultado da seleção de servidores do IFBA que atuarão na correção e revisão das provas de redação do Processo Seletivo 2018, conforme o Memorando Circular nº 07/2017.

Os selecionados deverão enviar a documentação comprobatória para o e-mail selecao2016@ifba.edu.br, até amanhã (4). Mais informações nos telefones (71) 2102 – 0470/ 0474. 

Campus Salvador tem licenciaturas avaliadas com bom conceito pelo INEP

publicado: 02/10/2017 10h34, última modificação: 02/10/2017 10h34

As licenciaturas em geografia e matemática do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) obtiveram nota 4 na avaliação in loco realizada pela comissão de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para renovação do reconhecimento de cursos. O conceito é considerado muito bom na escala de 1 a 5.

Os cursos são avaliados de forma periódica no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A organização didático-pedagógica; os corpos docente, discente e técnico-administrativo; e a infraestrutura física e tecnológica são as dimensões analisadas.

O representante da Diretoria Adjunta da Educação Superior, André Souza, garante: “os resultados das avaliações contribuem para o desenvolvimento e a implementação de ações de melhorias nas atividades desenvolvidas pelos cursos e pela Instituição, que contribuirão no processo da busca contínua pela excelência na oferta de ensino, pesquisa e extensão de qualidade”.

 

Comunicação - Campus Salvador

Eunápolis e Vitória da Conquista inscrevem para bolsa de auxílio a estudantes estrangeiros

por Janaina Marinho publicado: 29/09/2017 17h23, última modificação: 29/09/2017 17h23

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) abre inscrições para Processo Seletivo para concessão de bolsa em moeda corrente brasileira para estudantes estrangeiros participantes do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES. As inscrições vão de 2 a 5 de outubro.

O programa, de auxílio financeiro, é voltado para estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos de graduação ou de ensino profissionalizante do IFBA, que tenham bom desempenho acadêmico, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e realizem seus cursos nos campi Eunápolis ou Vitória da Conquista.

A bolsa será de R$ 622,00 mensais, a partir da divulgação do resultado. Durante a vigência do edital, que vai até o final do ano, os estudantes em lista de espera poderão ser chamados de acordo com a disponibilidade orçamentária.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição PROMISAES – 2017 e entregar o formulário preenchido e assinado com a documentação, em envelope lacrado, no respectivo campus. O processo consta das etapas de avaliação socioeconômica no campus por meio de entrevista com assistente social; avaliação da comissão local e preenchimento do anexo 01/Barema PROMISAES/2017; e classificação dos candidatos com base na avaliação do campus.

Os estudantes devem estar com visto atualizado ou protocolado para prorrogação junto ao Ministério da Justiça.

Os resultados (preliminar e final) do Processo Seletivo PROMISAES serão divulgados no site do Departamento de Permanência e Assistência Estudantil (DEPAE).

 

Confira o Edital PROMISAES 2017

Licenciaturas EAD terão aula inaugural dia 7 de outubro

por Janaina Marinho publicado: 29/09/2017 16h18, última modificação: 03/10/2017 15h29

A aula inaugural dos cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD), do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), será no dia 7 de outubro, às 9h, no Auditório do campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no Barbalho, localizado no Bloco D, 1º andar. A palestra Educação a Distância será conduzida pelo professor Emanuel Nonato.

A aula inaugural será transmitida para os estudantes nos pólos de apoio presencial. Os alunos que residirem em Salvador poderão participar, presencialmente. 

O evento também será aberto aos alunos da licenciaturas na modalidade presencial.

Leia mais: Matrículas de aprovados em 3ª chamada da seleção para cursos superiores EAD começam hoje (3)

 

 

 

Proposta de regimento do CONSEPE está aberta para contribuições

publicado: 28/09/2017 17h49, última modificação: 28/09/2017 17h49

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), informa o lançamento da proposta de Regimento Interno.

O documento estará disponível para receber contribuições entre os dias 26 de setembro e 3 de outubro. As sugestões de alteração deverão ser encaminhadas para o email: consepe.rei@ifba.edu.br

Confira aqui o regimento atual.

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Janaína Marinho

Leia mais: Consepe realiza sua primeira reunião ordinária

 

 

Diretoria de gestão de pessoas disponibiliza programação de férias 2018

publicado: 28/09/2017 17h39, última modificação: 29/09/2017 08h05

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), através da Coordenação de Cadastro (Cocad), publicou no dia 27 de setembro, documento disponibilizando a programação para as férias 2018.

Para que a marcação seja realizada, é preciso que o servidor tenha 12 meses de efetivo exercício, exceto para quem trabalha com raios-x ou substâncias radioativas, cuja exigência é de seis meses.

As férias podem ser parceladas em até três etapas, desde que  atendam à administração, exceto para os operadores e técnicos de raios-x.

Devido à experiências anteriores, nós decidimos facilitar o processo abrindo o sistema antecipadamente. São 3.500 servidores e as demandas vinham acontecendo de forma muito grande e em cima da hora, para evitar transtornos, decidimos abrir o sistema a partir do mês de outubro.”, afirmou o coordenador da Cocad, Rildo Barbosa.

No caso de parcelamento, as férias correspondentes a cada exercício, devem ter início até o dia 31 de dezembro de 2018.

Acesse o documento de orientações

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Iali Moradillo

Seminário homenageia Dia Nacional do Surdo

publicado: 28/09/2017 12h33, última modificação: 28/09/2017 12h33

O Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, é homenageado no campus Salvador com o I Seminário Setembro Azul. O evento, que teve início na tarde da última segunda-feira (25), celebra os êxitos e reflete sobre os obstáculos ainda enfrentados pela comunidade surda.

Por Jamile Teixeira1.JPGA mesa-redonda intitulada “Ações afirmativas para surdos na sociedade”, trouxe o professor Wermerson Meira da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e o instrutor Anselmo Dias, do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e do Atendimento às Pessoas com Surdez Wilson Lins. Foi discutida a legislação existente sobre o tema, bem como a importância da criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) no século XIX, para a educação de surdos no país.

Os professores Joselito Mendes, do Centro de Surdos da Bahia (Cesba), e Alex Sandrelânio, da Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos), fizeram parte da mesa “Políticas públicas e empoderamento para surdos”. As duas entidades foram apoiadoras do evento.

Estudantes surdos e professores do IFBA que tiveram experiência com tais alunos relataram suas experiências nos dois dias do seminário, 25 e 26. Minicursos e apresentações culturais também fizeram parte do evento, que contou, em todos os momentos, com a tradução simultânea para ouvintes e surdos, de acordo com o perfil de quem palestrava. Por Jamile Teixeira2.JPG

Atualmente, o campus Salvador conta com 20 estudantes surdos e 18 tradutores intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Nada sobre nós, sem nós. Então, se o evento é dos surdos, 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Surdo, então temos mestre de cerimônia surdo, palestrantes surdos, pessoal de apoio surdo. Eles estão se sentindo felizes e realizados”, afirma Gabriela Mattos, tradutora e intérprete de Libras, explicando que o seminário colocou os surdos como protagonistas no evento.

 

Divisão de Comunicação – Campus Salvador

Curso de ADS Eunápolis recebe nota 4 em avaliação do MEC

publicado: 26/09/2017 16h37, última modificação: 26/09/2017 16h37

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do campus Eunápolis recebeu uma nota 4 (numa escala até 5) na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep). A inspeção aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro para o ato de renovação de reconhecimento do curso.

Para o diretor geral do campus, Fabíolo Amaral, essa pontuação atendeu às expectativas e refletiu a evolução do curso nos três eixos observados pelo MEC: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura física “ Nos últimos anos , nos esforçamos para melhorar a qualidade de educação, o que passou logicamente pelo curso de ADS, melhorando a nossa infraestrutura e qualificando servidores com o intuito de ter um resultado satisfatório na avaliação , informou.

Amaral também listou algumas das ações promovidas nos últimos anos e que contribuíram para o resultado. “Alguns trabalhos foram desenvolvidos nos últimos anos para atender as exigências do MEC, como ampliação dos nossos banheiros para o usuário com necessidades especiais, implementação do  piso tátil e do elevador para acesso aos pavimentos do novo prédio, instalação de software de acessibilidade em nossos laboratórios e a contratação de um interprete de libras”.

O professor Leandro Costa, coordenador do curso, comentou que a avaliação positiva representa os esforços dos envolvidos “Em um trabalho conjunto do Núcleo Docente Estruturante (NDE), colegiado e direções do campus fomos atacando pontos levantados na nossa última visita e que precisávamos melhorar” o docente também destacou quais os objetivos futuros “Nossa meta é conseguir equilibrar a carga horária dos professores em sala de aula com uma maior produção na pesquisa e extensão. Precisamos produzir mais pesquisas”

Implantado em 2011 no campus Eunápolis o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas busca formar o profissional para atuar no desenvolvimento de sistemas de informação das organizações podendo atuar como consultor independente ou fazer parte de equipes técnicas. 

 

Comunicação – campus Eunápolis

Brumado inscreve para II Seminário de Educação Inclusiva

por Janaina Marinho publicado: 26/09/2017 16h20, última modificação: 26/09/2017 16h20

O campus Brumado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas para o II Seminário de Educação inclusiva, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro. O evento reúne profissionais e o público geral para discutir temas como inclusão e diversidade, inclusão educacional do aluno com deficiência e desafios e realidades na inclusão.

Serão palestras, oficinas, mesas redondas e apresentações culturais. As inscrições são gratuitas e qualquer interessado pode participar.

O II Seminário de Educação inclusiva é organizado pelo Núcleo de apoio às pessoas com necessidades específicas (NAPNE) do campus Brumado. O objetivo é a promoção da diversidade e inclusão dentro do IFBA, em Brumado e na região.

Mais informações pelo e-mail semifbru@gmail.com e pelo telefone 77 – 3441-1607.

 

 

 

 

Alteração no cronograma de inscrições para intérpretes em LIBRAS

por Paulo Araújo publicado: 26/09/2017 15h20, última modificação: 29/09/2017 11h38

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou alteração no cronograma referente ao edital nº 06/2017, do processo seletivo simplificado para contratação de profissionais técnicos de nível superior, especializados em Linguagem de Sinais.

A mudança ocorreu devido a questões técnicas que impossibilitaram o acesso dos candidatos à ficha de inscrição. Com isso, a data final para solicitação de isenção da taxa de inscrição, que seria 27 de setembro, foi prorrogada para o dia 4 de outubro, fazendo com que a publicação da lista preliminar dos candidatos beneficiados com isenção da taxa, que aconteceria no dia 2, passe a acontecer no dia 9 de outubro.

Para quem não for contemplado com a  isenção, o período de recurso, será nos dias 10 e 11. A publicação da lista final de isenção da taxa que acontecerá no dia 13.

Leia mais: IFBA abre seleção para intérpretes de LIBRAS

 

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Iali Moradillo

Divulgado resultado da prova discursiva do Concurso para Professor Efetivo

por Janaina Marinho publicado: 26/09/2017 10h55, última modificação: 26/09/2017 10h55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em conjunto com o Instituto AOCP, divulgaram nesta terça-feira (26), o resultado da prova discursiva do concurso para professor efetivo IFBA, referente ao edital nº 04/2017. Os participantes devem acessar a relação de candidatos que atingiram a nota prevista no anexo único do edital de resultado da prova discursiva.

O resultado cabe recurso, que será recebido amanhã e depois, dias 27 e 28 de setembro, através do site da organizadora do concurso.

Também estão disponíveis no site do Instituto AOCP, o espelho de correção da questão discursiva, o boletim de desempenho e a folha da versão definitiva da prova discursiva.

 

Confira o anexo único no site da AOCP

 

Leia mais: Resultados da perícia médica e auto declaração como preto ou pardo do Concurso de professor efetivo

 

 

IFBA abre edital de remoção de técnicos-administrativos

por Janaina Marinho publicado: 25/09/2017 18h50, última modificação: 25/09/2017 18h50

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre amanhã, terça-feira (26), as inscrições do Processo Seletivo para remoção de servidores técnicos-administrativos efetivos. O período vai até 15 de outubro.

A seleção será realizada em duas etapas distintas, fases de habilitação e de classificação. As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente, pela internet através da abertura de processo administrativo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

As vagas abrangem os cargos de técnico de Tecnologia da Informação, nutricionista, assistente em Administração, auxiliar em Administração, técnico em Contabilidade, pedagogo, tradutor e intérprete de linguagem de sinais, médico - clínico geral, técnico de Enfermagem, assistente de aluno, bibliotecário – documentalista, nutricionista, contador, técnico em Audiovisual, técnico em assuntos educacionais, administrador e auxiliar de Enfermagem. Os campi envolvidos são Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença, Vitória da Conquista e a reitoria.

A divulgação do resultado final da etapa de classificação está prevista para o dia 31 de janeiro de 2018. O prazo de validade da seleção será de um ano, contado da data de publicação da homologação do resultado final.

 

Confira o edital nº 07 e as vagas para cada campus

IFBA abre seleção interna para contratação de estagiário de nível superior

publicado: 25/09/2017 18h39, última modificação: 26/09/2017 14h38

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), lança o Edital interno nº 01, referente ao processo seletivo interno para contratação de estagiário de nível superior. As inscrições vão até o dia 6 de outubro.

Poderão se inscrever no processo seletivo público, os estudantes regularmente matriculados e com frequência comprovada em cursos superiores de graduação e graduação tecnológica ofertados no IFBA.

Para carga horária de 20 horas semanais, o estudante contratado receberá uma bolsa auxílio no valor de R$364,00 e auxílio transporte no valor de R$6,60 por dia estagiado, além de seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado de 30 dias por ano.

Para se inscrever, os interessados deverão preencher o formulário eletrônico e encaminhar cópia eletrônica dos seguintes documentos: atestado de matrícula (carimbado pela instituição), histórico escolar (carimbado pela instituição), currículo atualizado e carteira de identidade para o e-mail proenpae@ifba.edu.br.

Os candidatos deverão ter disponibilidade mínima de 20 horas semanais, tendo o prazo de validade de 12 meses, válidos a partir da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Janaína Marinho

Inscrições abertas para avaliador da banca da prova do concurso para professor efetivo

publicado: 25/09/2017 17h30, última modificação: 25/09/2017 17h30

A Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), convida os servidores que tenham interesse em participar, como avaliador da banca da prova didática do concurso para professor efetivo do IFBA, conforme o edital nº 04/2016. As inscrições acontecem entre os dias 25 e 29 de setembro, através deste link.

 

Para se inscrever, o candidato deve ser servidor ativo do IFBA, ter disponibilidade para compor a banca e avaliar os candidatos em sua área de conhecimento do início ao fim do processo, além de ter graduação mínima de pós-graduação strito sensu.

 

As atividades serão desenvolvidas entre os dias 14 e 22 de outubro, sendo dois turnos distintos e com remuneração de R$500,00.

 

Mais informações no Memorando circular nº 01/2017 - Proen

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Janaína Marinho

IFBA participa do I Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado

publicado: 25/09/2017 15h59, última modificação: 25/09/2017 17h02

Entre os dias 19 e 23 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, aconteceu a primeira edição do Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) esteve presente com a participação de alunos, professores, diretores de ensino, diretores gerais e do reitor, Renato da Anunciação.

O evento, que teve como objetivo refletir sobre os principais desafios teóricos e metodológicos apresentados à realidade escolar, partindo das recentes transformações ocorridas na legislação educacional brasileira, também teve participação da pró-reitora de ensino do IFBA, Jaqueline Oliveira, na mesa-redonda: "Estratégias, ações e propostas de integração curricular no EM”.

Ao todo, foram três dias de debates em prol do fortalecimento da rede federal de educação profissional. As palestras foram conduzidas por: Dante Henrique Moura, Monica Ribeiro da Silva, Jose Clovis de Azevedo, Sidinei Cruz Sobrinho, Marise Ramos, Ronaldo Lima Araujo, Ítalo Modesto e Vitor Henrique Porto.

O Seminário contou com a participação dos campi Santo Amaro, Salvador, Camaçari, Simões Filho, Feira de Santana, Jacobina, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Jequié.

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Janaína Marinho

Eunápolis reliza seminários de Pesquisa e Extensão e de Iniciação Científica Júnior

publicado: 21/09/2017 17h53, última modificação: 21/09/2017 17h53

O campus Eunápolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai realizar o II Seminário de Pesquisa e Extensão (Sempex) e VII Seminário de Iniciação Científica Júnior, nos dias 06 e 07 de novembro. As inscrições para apresentação de trabalhos estão abertas até 18 de outubro. Palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, relatos de experiências, apresentação de trabalhos científicos e outras atividades fazem parte da programação.

Os interessados em apresentar trabalhos podem se inscrever exclusivamente por meio do sempexifba@gmail.com e as 20 melhores produções serão publicadas na Revista Eletrônica Multidisciplinar Pindorama. Para participar como ouvinte, a matrícula acontece gratuitamente por meio da página eletrônica do seminário no período de 30 de setembro até 03 de novembro.

O Sempex pretende promover a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão e a integração entre a comunidade acadêmica do IFBA, demais instituições e a sociedade local.
 

Comunicação Social - Campus Eunápolis

 

IFBA oferece 22 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador

publicado: 21/09/2017 12h27, última modificação: 21/09/2017 12h27

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estará com inscrições abertas, de 3 a 6 de outubro, para o Processo Seletivo destinado ao curso técnico de saneamento na forma integrada - modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

 Para concorrer a uma das 22 vagas que estão sendo oferecidas é preciso ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não ter concluído o ensino médio. De caráter noturno, com aulas aos sábados pela manhã, a formação é ideal para quem deseja voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo.

A seleção para essa modalidade, totalmente gratuita, é diferenciada e consiste em entrevista socioeconômica e educacional, realizada no ato da inscrição (presencialmente na sede do campus, situado na rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho), além de participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional, estas últimas etapas previstas para o dia 14 de outubro, das 8h às 10h.

O atendimento aos candidatos acontecerá das 15h às 20h, de 3 a 6/10, para os que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, e das 13h às 15h, apenas no dia 6/10, para deficientes.

Reserva de Vagas & Cotas Sociais

Das 22 vagas disponíveis para o semestre letivo 2017.2, 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Formação

O curso técnico de saneamento é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de sete semestres (três anos e meio), essa formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade. Um profissional formado pelo IFBA será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos. Além de aulas teóricas e práticas, projetos interdisciplinares e eventos, a formação inclui visitas técnicas, através de parceria com diversas empresas.

Acesse o edital.

Mais informações pelo telefone 2102-9511.

  Divisão de Comunicação - Campus Salvador

 

Estudante de Brumado vence concurso “SuperAmig@s” no Facebook

publicado: 20/09/2017 17h23, última modificação: 21/09/2017 14h17

O estudante de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), do campus Brumado, Breno Tainan Aguiar, venceu o concurso cultural “Super Amig@s”. Com o resultado, ele viajará para Salvador com todas as despesas pagas para ser repórter de uma das produções do TV IFBA, que integra o Núcleo de Áudio, Vídeo e Imagem (NAVI).

Voltado para estudantes do IFBA, o desafio consistiu em mencionar e compartilhar, de forma pública, o vídeo “SuperAmig@s”, do Processo Seletivo 2018, pelo Facebook. Quanto mais interações, mais chances havia de sair vitorioso.

Além do prêmio ao primeiro colocado, outros estudantes receberão brindes e certificados de participação da TV IFBA, enviados diretamente para seu campus de lotação.

 

IFBA abre processo seletivo simplificado para três vagas de apoio tecnológico do MedioTec

por Janaina Marinho publicado: 19/09/2017 17h40, última modificação: 19/09/2017 17h40

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abre inscrições, nos dia 20 e 21 de setembro, para o Processo Seletivo Simplificado de apoio tecnológico para atuação no MedioTec EaD. As vagas são para assistente de produção de material didático, desenvolvedor Moodle e webdesigner.

 

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente no site www.redeetec.ifba.edu.br. O processo de seleção ocorrerá em três etapas, com inscrição, análise documental e entrevista. A remuneração será de R$ 30,00 por hora e a carga semanal será de 20 horas.

 

O cargo de desenvolvedor Moodle exige que o profissional seja graduado em Computação e as vagas de assistente de produção de material didático e webdesigner exigem graduação em qualquer área de formação.

 

Os profissionais irão atuar nos cursos técnicos concomitantes de nível médio em Informática, Informática para internet, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de computadores, ofertados na Modalidade de Educação a Distância, no âmbito da ação do MedioTec EaD, da Rede E-Tec Brasil/IFBA.

 

As entrevistas serão no dia 25 de setembro e o resultado final será divulgado no dia 28 de setembro.

 

Confira o edital

Período de contribuição com a proposta das normas acadêmicas é prorrogado

por Janaina Marinho publicado: 19/09/2017 15h57, última modificação: 25/10/2017 09h59

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou, até o dia 25 de outubro, o período de contribuição das Normas Acadêmicas do Instituto.  Os servidores devem acessar as propostas de normas acadêmicas do Ensino Técnico e do Ensino Superior separadamente e depois contribuir através do acesso aos formulários do ensino técnico e do ensino superior .


Mais informações através dos telefones (71) 2102 – 0447 e (71) 2102 – 0448 e dos e-mails proensinotecnico@ifba.edu.br e proensinosuperior@ifba.edu.br, respectivamente para o ensino técnico e para o ensino superior.

 

Leia mais: Contribuições para normas acadêmicas serão recebidas por meio de dois formulários

Consepe realiza sua primeira reunião ordinária

publicado: 19/09/2017 15h36, última modificação: 19/09/2017 15h36

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Consepe) realizou na última terça-feira (12) a sua primeira reunião ordinária com posse dos seus conselheiros. Durante a reunião, foram realizadas análises conjuntas de propostas de regimento do Consepe, visando apresentar para a comunidade e receber atribuições, além da definição do cronograma de atividades.

As contribuições dos membros do Consepe irão até o dia 19 de setembro, a consolidação das contribuições iniciais acontecem entre os dias 20 e 25 do mesmo mês e, posteriormente, acontecem as consultas à comunidade, que vão de 26 de setembro até o dia 03 de outubro.

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Janaína Marinho

Campus Salvador celebra Setembro Azul

publicado: 19/09/2017 11h30, última modificação: 19/09/2017 11h30

Nos dias 25 e 26 deste mês, o Campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza seu I Seminário Setembro Azul, com o objetivo de refletir sobre os desafios e as conquistas da comunidade surda.

 

O evento contará com mesas-redondas, relatos de experiência, minicursos e apresentações culturais, dos quais participarão profissionais e estudantes do Instituto, além de convidados. As inscrições já estão abertas (clique aqui).

 

Para as tradutoras e intérpretes de libras do IFBA Gabriela Mattos e Taís Sousa, responsáveis técnicas do projeto, o Seminário será um momento para estreitar relações entre ouvintes e surdos, bem como promover conhecimento sobre a cultura e identidade surdas, ao lado da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Políticas públicas, empoderamento, ações afirmativas e adaptação de materiais pedagógicos para os surdos são alguns destaques das temáticas do evento. Na ocasião, ainda haverá feira para divulgação e venda de itens de arte e produções literárias da comunidade surda, como livros, dicionários e camisas.

 

O I Seminário Setembro Azul do Campus Salvador conta com o apoio do Centro de Surdos da Bahia (Cesba) e da Associação Educacional Sons do Silêncio (Aesos). Confira os detalhes da programação .

Divisão de Comunicação - Campus Salvador

Salvador realiza 1º ciclo de palestra sobre as interfaces do desenho

publicado: 18/09/2017 17h22, última modificação: 20/09/2017 07h48

Aberto ao público, o I Ciclo de Palestras - Interfaces do Desenho do Campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), acontece em 21 de setembro, das 14 às 17h, no Áudio I (1º andar do Bloco D). Os interessados já podem se inscrever através deste link

 

Sob a coordenação do professor professor Cláudio Mário Nascimento, doutor em engenharia mecânica, o evento pretende ser fonte de conhecimento complementar à sala de aula para o ensino da disciplina. Segundo o docente, a ocasião também será oportuna para professores e estudantes compreenderem as formas que o desenho se presentifica nas diferentes áreas, sem perder de vista as especificidades dos diversos contextos. 

 

“Iremos repensar as abordagens metodológicas nos processos de ensino-aprendizagem, de modo a possibilitar uma revisão na maneira como conteúdos e técnicas podem ser trabalhados, tornando o processo de reconstrução do conhecimento mais dinâmico e integrado. O intuito é provocar ações pedagógicas e formações continuadas com base na multidisciplinaridade”, destaca.

 

Neste primeiro encontro, os palestrantes serão a profª dra. Maria do Carmo de Almeida, docente de desenho arquitetônico do curso de técnico de edificações do IFBA, e o prof. dr. Marcos Queiroz, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No dia 21, deverá ser entregue 1kg de alimento não perecível para doação à entidade filantrópica. 

 

Em outubro, há palestra prevista sobre desenho e matemática, seguida da interface desenho e engenharias, em novembro. Todas as atividades terão certificado. Mais informações em palestrasinterfacesdodesenho@gmail.com

Divisão de Comunicação – Campus Salvador

IFBA abre edital de afastamento para participação em programas de pós-graduação stricto sensu

publicado: 18/09/2017 16h30, última modificação: 18/09/2017 16h31

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), torna público o Edital nº1 referente à abertura de inscrição para afastamento de professores para participação de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) ofertados por instituições de ensino nacionais ou estrangeiras. O envio de requerimento começa amanhã, terça-feira (19), e segue até o dia 3 de outubro.

Ao todo, serão disponibilizadas 10 autorizações de afastamento com contratação de substitutos - sendo uma vaga por campus. As autorizações obedecerão a disponibilidade de candidatos habilitados em processos seletivos para contratação de professor substituto nas diversas áreas do conhecimento, com prioridade para os campi com o menor número de docentes com autorização de afastamento para qualificação, tomando como ordem de prioridade os campi: Euclides da Cunha, Jacobina, Paulo Afonso, Seabra, Brumado, Ilhéus, Camaçari, Porto Seguro, Jequié, Valença, Santo Amaro, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Simões Filho, Eunápolis, Salvador, Vitória da Conquista .

A publicação do resultado final será no dia 30 de outubro. Mais informações na página da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação ou através do e-mail afastamentos2017@ifba.edu.br.

* Estagiário sob a supervisão da jornalista Janaína Marinho

registrado em: ,