Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

Workshop sobre internacionalização do IFBA acontecerá em dezembro

publicado: 09/11/2016 17h16 última modificação: 09/11/2016 17h44

Com o tema “Os desafios e perspectivas para o ensino e extensão”, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoverá, no dia 1º de dezembro, o I Workshop de Internacionalização do IFBA. O evento é uma iniciativa da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), e destina-se a toda a comunidade acadêmica.

Segundo a coordenadora de relações internacionais, Paula Oliveira, o principal objetivo do evento é conscientizar os participantes sobre o que é o processo de internacionalização institucional. “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o intercâmbio é só uma das ações dentro da internacionalização, mas este processo vai além da mobilidade. A partir da compreensão dos participantes de que o processo é mais complexo, será possível desenvolver ações nos diversos segmentos da instituição, como por exemplo, no ensino, ofertando disciplinas lecionadas em outras línguas para que possamos receber estudantes estrangeiros”, enfatizou Paula.

A programação do workshop engloba palestras, mesas redondas, além da Feira de Intercâmbio. Não é necessário se inscrever previamente, pois o credenciamento será realizado no dia do evento.

Mais informações no telefone (71) 3221 – 0341. 

Atualizado em 9 de novembro de 2016, às 17h44

Estudante e docente do campus Eunápolis são premiados na Olimpíada de Língua Portuguesa

publicado: 09/11/2016 14h43 última modificação: 09/11/2016 14h43

O estudante Allefe Soares de Souza (1º ano de Edificações) e a professora Eliana Sausmickt estão participando da Oficina Regional de Crônica da Olimpíada de Língua Portuguesa 2016 “Escrevendo o futuro”. A programação, que está acontecendo em Porto Alegre, é dedicada aos semifinalistas da OLP e inclui oficinas, palestras, passeios culturais e outras atividades. 

 

Os semifinalistas foram premiados durante a cerimônia de abertura do evento. As medalhas recebidas por estudantes e professores foram entregues como um símbolo da conquista. Allefe e Eliana foram premiados pela crônica “Entre a vida e a morte no meu (não) lugar”

 

O roteiro segue até a sexta-feira quando os finalistas desta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa vão ser anunciados. É possível acompanhar a cobertura completa da Oficina Regional de Crônica.

 

 

 

 

Comunicação Social - Campus Eunápolis

Divulgado resultado final do Edital de Fotografia

publicado: 09/11/2016 10h57 última modificação: 09/11/2016 15h46

 A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou o resultado final do edital nº 03/2016 – referente à seleção de fotografias para a Mostra Fotográfica, cuja temática deste ano é  “Comunidades em foco: Diversos Olhares”.

A Mostra Fotográfica será realizada entre os dias 29 e 2 de dezembro, na entrada da Reitoria.

 Leia mais: Prorrogado prazo de inscrições para edital da Proex que selecionará fotografias

Atualização em 9 de novembro de 2016, às 15h46

IFBA divulga resultado final de seleção de estagiários de níveis médio e superior

publicado: 08/11/2016 18h14 última modificação: 08/11/2016 18h14

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Procuradoria Jurídica (Projur), divulgou hoje (8), o resultado final da seleção de estagiários de níveis médio e superior. 

Mais informações através do e-mail procuradoria@ifba.edu.br

 

Leia mais: Divulgada retificação do resultado preliminar de seleção de estagiários para a Procuradoria Jurídica do IFBA

Nova data de prova do Processo Seletivo 2017

publicado: 08/11/2016 15h23 última modificação: 08/11/2016 15h23

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) adiou a prova do Processo Seletivo 2017 para o dia 11 de dezembro de 2016 (domingo). Em virtude de algumas ocupações, a nova data atenderá ao tempo hábil necessário para organização de locais alternativos, já que a confirmação de novos locais exige a reorganização dos dispositivos de segurança da prova, cuja folha de resposta contém o código do candidato, com local da prova, identificação da sala e posição do candidato na respectiva sala.

 

Os candidatos poderão acessar seus locais de prova a partir do dia 02 de dezembro no site do IFBA ou através do próprio sistema de acompanhamento das inscrições.

 

O IFBA está orientando os participantes pelo e-mail selecao2017@ifba.edu.br  e pelos telefones (71) 2102-0470/0474.

 

A previsão de divulgação do resultado é a partir de 23 de janeiro.

Seminário sobre a Medida Provisória nº 746/2016 reúne servidores na Reitoria

publicado: 07/11/2016 20h07 última modificação: 07/11/2016 20h10
Debate será difundido nos campi do Instituto para construção de documento oficial

Durante o dia de hoje (7), professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estiveram reunidos na Reitoria do Instituto para discutir a Medida Provisória (MP) nº 746/2016, do Governo Federal, que institui a Política de Fomento à Implementação de escolas de Ensino Médio em tempo integral e altera a Lei nº 9.394/ 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

O seminário, promovido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), começou pela manhã no Espaço Cultural 2 de Julho, com mesa de abertura composta pelo reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, o pró-reitor de ensino, Nilton Vasconcelos, o pró-reitor de desenvolvimento institucional, Anilson Cerqueira, o pró-reitor de extensão, José Roberto de Oliveira, e o pró-reitor de administração e planejamento, Paulo André Ferreira.

 “A Medida Provisória nos pegou de surpresa pela forma e conteúdo que propõe, e ainda deixa muitas dúvidas sobre os impactos diretos no nosso fazer educacional, especialmente o no nível integrado. Nós temos muitas dúvidas a respeito, porque há questões que não foram suficientemente esclarecidas pela medida, ou que nos sugerem caminhos que nos deixam preocupados”, afirmou Vasconcelos.

Para o reitor do IFBA, o encontro é o momento não só de debater a MP, mas também de buscar novos caminhos. “Semana passada nos reunimos com a senadora Lídice da Mata, que integra a comissão no Congresso Nacional que aborda o assunto, em busca de um elo para poder debater e dizer o que nós estamos pensando sobre a MP. Nós precisamos dizer qual o caminho, não só debater o que é ruim, mas apontar os caminhos e dizer qual o próximo passo que achamos que deve ser dado pela Educação Profissional”, pontuou.

Após a abertura, a mesa temática “Impactos da MP 746/2016 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, foi mediada pela chefe do Departamento de Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Proen, Diana Melo, e contou com as participações dos professores Almerico Biondi, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Adriano Larentes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), via web, Gilvania Nascimento, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do subsecretário de educação da SEC;/Ba), Nildon Pitombo.

Gilvania destacou a importância de termos o ensino médio constitutivo de cidadania.  “Pensar o ensino médio significa fazer algumas reflexões essenciais, pensando educação e mundo do trabalho, educação e cidadania, educação para as juventudes. Temos que pensar quem é este jovem deste tempo e que está buscando este ensino, como dialogar sobre o ensino superior e para quem estamos pensando esse ensino médio”, finalizou.

À tarde, ocorreu a segunda mesa temática do evento: “Repercussões da MP 746/2016 e BNCC sobre a Formação de Professores”, que foi mediada pela chefe do Departamento de Ensino Superior da Proen, Jaqueline Oliveira e contou com as presenças das professoras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Daniele Freire Raic e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Regina Marchesi. Foram apresentados os trechos da MP que mencionam a formação dos professores e, debatidos os pontos que podem impactar na formação dos docentes e no ensino, como o currículo considerado obrigatório que só englobará as disciplinas de língua portuguesa e matemática, além da não obrigatoriedade do ensino de artes e línguas estrangeiras.

Em tom de incertezas, os presentes puderam debater diversos tópicos e refletir sobre possíveis intervenções das instituições de ensino para a não aprovação da MP 746. “Apesar das nossas diferenças, estamos todos do mesmo lado, pois o impacto da MP está na educação básica e no ensino superior. Precisamos nos articular e eventos como este são importantes, pois são uma possibilidade de discutirmos com nossos pares. Eu espero que possamos sair daqui refletindo ainda mais sobre estas questões”, pontuou Daniele.  

Para Regina, o momento é de estudar a medida e propor mudanças. “Deixo aqui a necessidade de cada um de nós em suas instituições, fazermos nosso dever de casa, estudar a medida e conversar com os estudantes, pois o momento que estamos é de mais interrogações do que certezas”, concluiu.

Finalizando o seminário, ocorreu uma plenária para sistematizar os encaminhamentos. Ficou acordado que, por sugestão da maioria dos presentes, o debate será difundido nos campi do IFBA, para posteriormente, ser produzido um documento oficial do Instituto que será enviado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e à comissão mista que analisará a Medida Provisória.

 

Leia mais: Seminário promovido pela Proen discutirá a reforma do Ensino Médio

 

IFBA participa de Jogos Universitários Brasileiros (JUBS)

publicado: 07/11/2016 15h13 última modificação: 07/11/2016 15h16

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participa, pela primeira vez, dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBS), que acontecem até 13 de novembro, na cidade de Cuiabá – MT.

Os JUBS, que acontecem desde 1935, estão na sua 64° edição, com a participação de 4 mil estudantes atletas de universidades públicas e particulares de todo o Brasil.  A competição reúne modalidades individuais e coletivas, categorias feminina e masculina, e entre as modalidades estão atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez, basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Os campeões representam o Brasil nos Jogos Universitários Mundiais (Universíade).

As novidades, na área técnica, estão por conta da entrada da corrida de rua e jogos virtuais, representado pelo futebol virtual. Além disso, três modalidades do paradesporto passam a fazer parte da competição: tênis de mesa, atletismo e natação. Os JUBs Acadêmico, que antes era exclusivamente uma mostra de painéis, ganha status de modalidade, com a disputa e escolha dos melhores trabalhos/artigos acadêmicos com temas relacionados à Educação Física.


As estudantes Larissa Gandarela e Eveline, dos cursos de Tecnologia em Eventos e Licenciatura em Física, campus
Salvador, dupla campeã do Volei de Praia no JIFBA 2015 (etapa de Vitória da Conquista), venceram os Jogos Universitários da Bahia (JUBA) e com isso garantiram ao IFBA uma vaga no JUBS. Elas estão disputando, também, o campeonato mundial sub 21 e circuito nacional de vôlei de praia. 

Segundo a chefe do Departamento de Ações de Cultura, Esporte e Lazer do IFBA (Dacel), Micheli Venturini, trata-se de mais uma ação de fomento à prática esportiva. “A representação que a meninas permitiram ao IFBA no JUBS é  fruto direto do JIFBA 2015. O DACEL investiu em 2016 em estimular e orientar a participação em editais do Ministério do Esporte em busca de captar recursos para a oferta de prática esportiva aos estudantes do ensino superior do IFBA, e tivemos a aprovação do Programa Segundo Tempo Universitário, que abrirá 600 vagas diretas aos estudantes do campus Salvador, desse seguimentos nas modalidades de futsal, voleibol, dança, ginástica, hidroginastica e outras. Estamos soltando um diagnóstico de estudantes do ensino superior que praticam esportes de diversas modalidades em todos os campi para que possamos orientar o estabelecimento de novas parcerias de extensão que promovam melhor condição para o praticante e para o acompanhamento do professor de educação física de cada campus. Essa ação visa garantir o direito dos estudantes do ensino superior a participar de eventos esportivos com apoio da Política Estudantil e mobilizar a comunidade”, explica Venturini.

A professora Tânia Jussara, coordenadora adjunta do ensino superior do campus SSA, comemora a participação da instituição no JUBS. "O esporte entra definitivamente como importante veículo de divulgação do IFBA, especialmente de seus cursos de graduação. Trata-se de uma ferramenta que carrega em si brilho e justificativas próprias para essa função, já que é entendido no IFBA, atualmente, como bem cultural  que deve ser garantido a todos”, afirma Jussara.

 

IFBA divulga convocados para corretores de redação do Processo Seletivo

publicado: 04/11/2016 16h37 última modificação: 04/11/2016 16h39

O Instituto Federal de Educação e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou a lista de convocados, seleção externa, para trabalho como corretores de redação do Processo Seletivo 2017. Os convocados deverão enviar por e-mail, em arquivo em PDF, a documentação comprobatória relativa à sua formação, titulação, tempo de docência/serviço e experiência em correção e revisão de redações. O envio deve ser realizado até 16 de novembro para o e-mail selecao2016@ifba.edu.br.

Os candidatos que não entregarem a documentação no prazo previsto perderão a vaga e o IFBA convocará os próximos candidatos, seguindo a ordem de classificação.

Mais informações pelos telefones (71) 2102-0470/0474 e  3221-0354.

Confira a convocação

 

Leia mais: IFBA seleciona corretores e revisores para corrigir redações do Processo Seletivo

Primeiro dia do Festival Nacional de Corais da Bahia movimenta Reitoria do IFBA

publicado: 04/11/2016 16h18 última modificação: 04/11/2016 17h57

Começou na noite de ontem (3), no Espaço Cultural 2 de Julho, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a 6ª edição do Festival Nacional de Corais da Bahia (Festcoros Bahia 2016). O evento, coordenado pelo maestro Marcio Medeiros, acontece até amanhã (5), com apresentações de diversos corais dos estados da Bahia, Alagoas e Rio de Janeiro.

É a primeira vez que o Festcoros está sendo realizado no IFBA. “Estou honrado por meu evento ser um dos primeiros recebidos pelo Espaço Cultural do IFBA, inaugurado recentemente. Acredito que com esse novo local de fomento à arte, a cidade está ganhando muito e espero que esta parceria com o Instituto cresça, assim como o Festcoros”, afirmou Medeiros.

Ontem, após breve cerimônia de abertura, apresentaram-se os corais Ars Cantandi, Juvenil da NEOJIBA, CEMING, PRODEB, SEPLAN +Cardiopulmonar e o coral da UESC. Para Ana Beatriz, de 16 anos, que é integrante do Coral CEMING e se apresenta pela primeira vez em um festival, o momento é de aprendizado. “É uma oportunidade pra quem canta e quer aprender. Além de nos apresentarmos, vemos outros colegas em suas apresentações e isso serve como experiência”, disse.

Em seu discurso de boas-vindas, o reitor do IFBA em exercício, Anilson Cerqueira, ressaltou que o Instituto oferece em sua grade curricular, o curso de música e que a preocupação no fomento a ações que envolvam arte e cultura é constante. “Essa casa é uma instituição pública, e o nosso Espaço Cultural foi concebido para o exercício deste tipo de evento, que fomenta arte e cultura dentro do IFBA e na sociedade. Estamos felizes de receber o Festcoros no nosso Instituto, com convidados de outros estados e cidades do país”, finalizou.

O Festcoros é um festival de caráter não competitivo. Não é necessário comprar ingresso para assistir às apresentações. Os interessados precisam somente levar 1KG de alimento para ter sua entrada garantida. As apresentações começam às 19h em todos os dias do evento.

Confira mais fotos

Mais informações podem ser obtidas no blog do festival

 

Campus Eunápolis publica editais de transferência externa e interna e portador de diploma

publicado: 04/11/2016 12h18 última modificação: 04/11/2016 12h18

O campus Eunápolis do Instituto Federal da Bahia publicou o Edital Nº 013/2016 que trata das matrículas para transferência interna e externa, e o Edital Nº 014/2016 da matrícula na modalidade de portador de diploma de nível superior,  ambos para as vagas residuais para dos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil e Licenciatura em Matemática, do semestre letivo 2016.2.


A inscrição pode ser realizada nos termos estipulados nos editais até às 21h do dia 07 de novembro, na Coordenação de Registros Escolares do campus.  Os candidatos que não são do IFBA Eunápolis e não residem na cidade e  poderão enviar o formulário de Requerimentos Escolar e documentos exigidos pelos correios.

Comunicação Social - Campus Eunápolis

Divulgada retificação do resultado preliminar de seleção de estagiários para a Procuradoria Jurídica do IFBA

publicado: 04/11/2016 11h49 última modificação: 04/11/2016 13h40

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Procuradoria Jurídica (Projur), divulgou hoje (4),  retificação do resultado preliminar da seleção de estagiários de níveis médio e superior. Os prazos para interposição de recursos e publicação do resultado final estão mantidos.

Mais informações através do e-mail procuradoria@ifba.edu.br

Leia mais: Divulgado resultado preliminar de seleção de estagiários para a Procuradoria Jurídica do IFBA

Atualizada em 04 de novembro, às 13h40

Divulgado resultado preliminar de seleção de estagiários para a Procuradoria Jurídica do IFBA

publicado: 03/11/2016 17h35 última modificação: 03/11/2016 17h35

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Procuradoria Jurídica (Projur), divulgou hoje (3) o resultado preliminar da seleção de estagiários de níveis médio e superior. Os recursos poderão ser interpostos amanhã (4), das 9h às 12h e das 14h às 17h, no endereço de entrega dos documentos. O resultado final será divulgado no dia 8 de novembro. 

Mais informações podem ser obtidas no e-mail procuradoria@ifba.edu.br

Leia mais: Divulgada lista de aprovados para entrevistas da seleção de estagiários da Procuradoria

Inscrições para seleção de estágio para Biblioteconomia e Documentação vão até amanhã

publicado: 03/11/2016 14h14 última modificação: 03/11/2016 14h17

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (PRODIN), do Instituto Federal da Bahia, está com inscrições abertas até amanhã, 4, para a seleção de uma vaga e cadastro de reserva de estagiários na área de Biblioteconomia e Documentação.

 

As inscrições ocorrem por meio da entrega de currículo no escritório da PRODIN/IFBA, na reitoria, das 8h às 12h e das 14h às 17h ou pelo envio eletrônico para o e-mail sib@ifba.edu.br.

 

O estagiário terá carga horária de 20 horas semanais e receberá bolsa auxílio no valor de R$ 364,00  mensais e auxílio transporte no valor de R$ 6,60 por dia, além de seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado de 30 dias por ano.

 

A avaliação do Processo Seletivo Público será composta pelas etapas de análise do currículo e entrevista individual (que ocorrerá nos dias 9 e 10 de novembro).

 

Confira o Edital

 

Mais informações pelo telefone 71 3221-0356

Grupo Boticário entrega Módulo Vocacional Tecnológico ao campus Camaçari

publicado: 03/11/2016 12h35 última modificação: 03/11/2016 12h35

Na manhã da última terça-feira, dia 1º de novembro, aconteceu na fábrica da Boticário, a entrega simbólica do Módulo Vocacional Tecnológico (VMT), novo prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, que é o primeiro centro de formação em estética gratuito do Nordeste.

O evento contou com a presença de Rui Costa, governador do Estado da Bahia, Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário, Anilson Cerqueira, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, e Paula Trindade, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O empreendimento no valor de R$  2,2 milhões foi construído e equipado pelo Grupo Boticário e doado ao IFBA como contrapartida ao financiamento do BNDES para o projeto de ampliação do Grupo Boticário.

Segundo o diretor do campus Camaçari, Afonso Alves Filho, na parceria com o Grupo Boticário, o IFBA ficou responsável pela parte pedagógica do projeto. “Toda a parte de professores, que incluem seleção, contratação e capacitação, e a seleção de discentes é responsabilidade do IFBA. Neste  primeiro  momento focamos em mulheres carentes dos bairros vizinhos”, afirmou.

As aulas do Módulo Vocacional Tecnológico começam no dia 21 deste mês.

Seminário promovido pela Proen discutirá a reforma do Ensino Médio

publicado: 01/11/2016 18h03 última modificação: 01/11/2016 18h03

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) promoverá, na próxima segunda-feira (7), o "Seminário sobre a Medida Provisória nº 746/2016", do Governo Federal, que institui a Política de Fomento à Implementação de escolas de Ensino Médio em tempo integral e altera a Lei nº 9.394/ 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei nº 11.494/2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Na oportunidade, diretores gerais, diretores de ensino, professores, estudantes, pedagogos e demais servidores do IFBA estarão reunidos para discutir as alterações propostas para a educação brasileira e as implicações delas nos cursos do Instituto. O evento acontecerá no Espaço Cultural 2 de Julho, na Reitoria, das 8h às 18h. Não é necessário se inscrever previamente, o credenciamento será realizado no dia do evento.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (71) 2102 – 0444 e 2102- 0448.

 

 

 

Campus Seabra abre Processo Seletivo Simplificado para cursos técnicos subsequentes

publicado: 01/11/2016 15h31 última modificação: 01/11/2016 15h36

O Campus Seabra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)  torna público edital do Processo Seletivo Simplificado nº 1/2016, que se destina ao preenchimento de vagas remanescentes dos cursos técnicos subsequentes (pós-médio) de informática e meio ambiente. As inscrições são gratuitas.

Os interessados têm até o dia 12 de novembro para garantir a sua participação. Além de preencher o formulário virtual de inscrição, é preciso comparecer ao campus para entregar o Requerimento (Anexo I do edital) devidamente preenchido e assinado, ao lado da cópia de documento oficial com foto (com apresentação do original). Para os que não dispõem de acesso à internet, a inscrição poderá ser feita presencialmente no setor de Protocolo do Instituto.

A seleção consiste em redação e prova objetiva de matemática, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 8h às 12h, na sede do Campus Seabra. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2017. Ao todo estão sendo oferecidas 56 vagas, sendo 28 para cada formação.

Apesar de os cursos ofertados serem noturnos, foi necessária a mudança para o turno vespertino, temporariamente, devido às más condições da estrada de acesso ao campus (falta de pavimentação e iluminação). Por essa razão, as aulas acontecerão pela tarde, até que as referidas obras sejam efetivadas pelo poder público municipal e o Instituto passe a funcionar à noite.

Reserva de Vagas & Cotas

Caso o candidato seja egresso de escola pública, pode concorrer à reserva de 50%, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, metade das oportunidades são destinadas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

 

Serviço

O quê: Processo Seletivo Simplificado para preencher vagas remanescentes dos cursos técnicos subsequentes

Inscrições: De 1º a 12 de novembro - 1ª etapa (formulário aqui) - 2ª etapa (vide Anexo I do edital) - 3ª etapa (presencialmente)

Onde: Na sede do IFBA, Campus Seabra, situado na Estrada Vicinal para Tenda, s/nº, Barro Vermelho

Informações: www.seabra.ifba.edu.br

Comunicação Social - Campus Seabra

Divulgado resultado final da seleção de professores bolsistas para Programa Universidade Aberta

publicado: 01/11/2016 11h28 última modificação: 01/11/2016 11h28

A pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFBA divulgou resultado final do Processo Seletivo Simplificado Interno de bolsistas para atuar como professor pesquisador nos cursos superiores de licenciatura a distância, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O resultado é referente ao Edital nº 05/2016/Proen/UAB.

Confira o resultado do Edital nº 05 Proen/UAB

 Leia mais: IFBA seleciona professores bolsistas para Programa Universidade Aberta

Seminário de licenciatura em Computação será promovido pelo IFBA em Santo Amaro

publicado: 31/10/2016 15h52 última modificação: 31/10/2016 15h52

Com o tema “A Inclusão Digital na Educação Básica no Brasil: cenários contemporâneos”, o campus Santo Amaro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoverá, nos dias 3 e 4 de novembro, o III Seminário de Licenciatura em Computação.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Os interessados podem se inscrever, através desse link ou presencialmente, no dia do evento. A iniciativa é do curso de licenciatura em computação da unidade, e tem o objetivo de promover uma discussão ampliada sobre a educação inclusiva, através da perspectiva da tecnologia digital e das possibilidades de educação assistiva.

Compõem a programação: palestras, minicursos, apresentações de trabalhos científicos, sessões de conversa, mesas redondas, oficinas e apresentações culturais. Entre os convidados, estão os professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  Ecivaldo Matos e Teófilo Galvão, que tratarão, respectivamente, dos temas inclusão digital na Educação Básica e tecnologias assistivas em educação.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail selic2016.ifba@gmail.com

SICTI encerra com sessões técnicas

publicado: 31/10/2016 15h40 última modificação: 01/11/2016 10h08

O Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) do Instituto Federal da Bahia terminou na última quinta-feira, 27, no campus Salvador. O evento contou com 123 apresentações técnicas. Durante dois dias, os estudantes expuseram os projetos e pesquisas desenvolvidos atualmente no IFBA através de apresentações orais.

Para Carleone Pereira de Souza, estudante de licenciatura em computação do campus Porto Seguro, o SICTI foi marcante para sua vida escolar. “Com relação à experiência de apresentar a minha pesquisa, foi excelente, porque a gente teve um panorama geral de tudo que está acontecendo de um modo geral no Instituto e a experiência de estar lá e compartilhar o conhecimento com outras pessoas, ver os outros trabalhos e ver que o nosso trabalho tem relevância, foi uma experiência muito proveitosa e enriquecedora”, contou o estudante que apresentou o projeto Produção de material didático para pessoas com deficiência visual: implementação de uma tabela periódica acessível. A pesquisa partiu de uma necessidade do campus Porto Seguro, já que alguns alunos têm deficiência visual e os professores buscavam tornar seu material acessível.

Já Lucas de Freitas Soares, estudante de licenciatura em física, do campus Salvador, esperava ter recebido críticas mais construtivas para continuidade da pesquisa. Com o tema Panorama quantitativo das licenciaturas em física dos Institutos Federais, o estudante pesquisa quantitativamente as Licenciaturas em Física dos IFs e CEFETs e a demanda de professores da área formados e atuando no Ensino Médio. “A análise que gostaria de destacar é referente a missão de levar o ensino superior para as cidades do interior e com a minha pesquisa foi possível perceber que 79% dos cursos pesquisados estão em cidades do interior. Outra coisa que pode ser destacada é que, em números absolutos, a região Nordeste possui mais cursos e mais vagas do que as outras regiões, mas se fizermos uma relação com o número de estados em cada região, o Sudeste é que lidera o índice de número de cursos por estados. Por último gostaria de destacar que a maioria desses cursos foram criados depois que a Rede Federal foi obrigada por lei a destinar 20% das suas vagas para cursos de Licenciatura”, explicou Soares.

O SICTI reuniu o VI Seminário de Iniciação Científica Júnior e Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação. Além das sessões técnicas com apresentações orais, o evento contou com palestras, mesa-redonda e minicursos.

Leia mais: SICTI promove minicursos

SICTI promove minicursos

publicado: 27/10/2016 15h43 última modificação: 03/11/2016 10h04


O Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) do Instituto Federal da Bahia contou, nesta 13ª edição, com dois minicursos voltados para a propriedade intelectual e promoção da cultura de inovação. Professores e alunos participaram das atividades no auditório 1 do bloco D, no campus Salvador.

Nesta quinta-feira, 27, foi realizado o curso “Prospecção tecnológica com Microsoft Excel”, com a professora Gabriela Silva Cerqueira. Segundo a doutoranda, o IFBA tem um potencial tecnológico alto e deve usar a prospecção a seu favor. “Vejo, ainda, muito desconhecimento na área. A proteção é muito importante, principalmente, dentro dos institutos e universidades. O Brasil, os Institutos Federais, os estudantes, têm muito potencial para desenvolver tecnologia, mas ainda temos pouco conhecimento sobre propriedade intelectual”, afirmou Gabriela Cerqueira.

 Ontem, 26, o curso “Uso das informações de patente para alavancar a Inovação e a Produção Tecnológica no IFBA”, foi ministrado pelo professor Sérgio Maravilhas Lopes. O pesquisador apresentou a importância dos professores e estudantes do IFBA utilizarem as informações contidas nos documentos de patente durante todas as fases de suas pesquisas. “Espero que o curso tenha despertado nos pesquisadores do Instituto a percepção de que as informações de patentes são uma ferramenta indispensável para seu trabalho. Aqueles que consultam as informações contidas nos documentos têm como resultado mais patentes concedidas, mais marcas, mais empresas. Consultar patentes faz circular o conhecimento e é uma grande fonte de inspiração para geração de ideias”, explicou Maravilhas.

A receptividade dos participantes foi positiva. Para o professor de Engenharia Mecânica, Marcelo Miguel, a programação do SICTI ter contato com dois cursos dentro da área de propriedade intelectual é excelente para o cenário de pesquisa do IFBA. “Os dois cursos agregaram muitos conhecimentos. Achei muito interessante porque foi uma forma de qualificar mais os professores que poderão atuar como multiplicadores em seus campi. A partir do momento que você prepara um docente, ele pode disseminar conhecimento da área. Já que não temos uma matéria específica em propriedade intelectual essas ações contribuem para formação de uma cultura de inovação”, concluiu o professor do campus Simões Filho.

As atividades do SICTI vão até hoje, 27, no Barbalho. O evento reúne também o VI Seminário de Iniciação Científica Júnior e Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação.

 

Leia mais: SICTI 2016 começa com palestras e premiação

 

Comitê de Ética em Pesquisa recepciona novos membros

publicado: 27/10/2016 15h43 última modificação: 03/11/2016 16h00

Na tarde da última sexta-feira, dia 21 de outubro, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do IFBA recebeu o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Luiz Gustavo Duarte, e o diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação do campus Salvador, Allan Edgard Freitas, para a cerimônia simbólica de posse dos novos membros. A composição do CEP passa a ser formada por 17 professores e técnicos-administrativos do IFBA e dois representantes da comunidade externa, em diversas áreas de formação e atuação.

O Comitê está em atuação no IFBA desde 2008, com a finalidade de identificar, analisar e avaliar as implicações éticas nas pesquisas científicas que envolvem seres humanos. Mais informações sobre o CEP podem ser obtidas pelo e-mail cep@ifba.edu.br 

Publicado resultado final retificado da seleção para estágio remunerado do campus Salvador

publicado: 27/10/2016 10h47 última modificação: 27/10/2016 10h47

O campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia, publica hoje (26) resultado final retificado da seleção para o programa de estágio remunerado. O documento traz alteração apenas na área de mecânica.

O programa de estágio oferece 17 vagas para cursos de nível superior e técnico, para várias áreas, com jornada de 20 e 30 horas semanais.

 

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

Programa de Preparação para Aposentadoria na Reitoria

publicado: 27/10/2016 08h55 última modificação: 27/10/2016 08h55

Aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro, na Reitoria, a segunda edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que este ano abordou os seguintes temas: “Queria Morar no Interior do Meu Interior - Convite ao reconhecimento de si prospectando novas possibilidades de escrever a própria história”; “Planejamento e Equilíbrio financeiro”; “Azul da cor do Mar – Criando estratégias a médio e longo prazo para uma vida financeira satisfatória” e “Oficina de Orientação para elaboração de Projetos”

Marianita Barreto, Chefe Departamento de Qualidade de Vida (Dequav) e uma das organizadoras do Programa, informou que “objetivo do Programa é prover os servidores de informações para auxiliá-los a ressignificarem sobre sua trajetória laboral e possibilitar planejar próximos passos no âmbito familiar, financeiro, profissional e de saúde”. Para ela, “É importante desmistificar a ideia de que o PPA é apenas para os servidores que estão próximos da aposentação, e esclarecer que a preparação para aposentadoria começa no primeiro dia de trabalho.

Barreto informou ainda que há previsão uma nova edição para 2017. “Tivemos uma boa adesão ao programa e pretendemos dar continuidade ao PPA no próximo ano, inclusive verificando a possibilidade de expansão para os campi do interior”, concluiu.

IFBA recebe visita de agência de cooperação alemã

publicado: 26/10/2016 17h47 última modificação: 26/10/2016 17h47

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebeu na última terça-feira, 25, a visita de representantes da Agência de Cooperação Alemã Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. O encontro teve como objetivo o estreitamento dos vínculos entre o IFBA e a GIZ para um futuro acordo de cooperação. A intenção é fortalecer a capacidade do IFBA na área de Energias Renováveis e Eficiência Energética.

O IFBA possui grupos de trabalho em áreas como eficiência energética, solar fotovoltaica, eólica e biogás. E a GIZ desenvolve atividades e serviços voltados para o desenvolvimento sustentável.

O encontro contou com a presença do reitor, Renato da Anunciação; dos pró-reitores de Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e de Administração, Luiz Gustavo Duarte, José Roberto de Oliveira, Anilson Cerqueira e Paulo André Ferreira, respectivamente; e dos representantes da GIZ, Christoph Büdke, Klaus P. Albrechtsen e Roberta Hessmann.

 

Estudantes do IFBA participam da X Feira do Semiárido

publicado: 26/10/2016 17h29 última modificação: 26/10/2016 17h30

Nesta quinta-feira (27), os estudantes do curso técnico integrado de informática, do campus Seabra, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Jéfte Batista e Gustavo Brandão, estarão em Feira de Santana, participando da X Feira do Semiárido, que acontece na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) até a próxima sexta-feira (28). 

Na ocasião, os jovens compartilharão experiências do projeto de extensão “Etnoconhecimento e qualidade da água nas comunidades tradicionais do município de Seabra”, coordenado pelos docentes Theo Barreto e Henrique de Andrade.

Intitulados “Percepções acerca da relação de trabalho e festa a partir da celebração da consciência negra das comunidades Mocambo da Cachoeira/Cachoeira da Várzea” e “Entre o sagrado e a seca: uma análise sobre a reza da chuva para São Sebastião nas comunidades quilombolas do Mocambo da Cachoeira/Cachoeira da Várzea”, os estudos serão apresentados como Comunicação Oral e, posteriormente, farão parte dos anais do evento.

Saiba mais

O referido projeto abarca um conjunto de ações do Grupo de Pesquisa Muanzi (IFBA/CNPq), desenvolvidas em quatro comunidades quilombolas pertencentes ao município de Seabra: Olhos D’água do Basílio, Serra do Queimadão, Agreste e Baixão Velho. A iniciativa está avaliando a relação dos moradores com a água, bem comumente escassa na região, incluindo métodos de análise de qualidade, conservação, reaproveitamento e uso sustentável desse recurso natural. Dentre as atividades realizadas, destacam-se oficinas formativas, que, com base nos saberes tradicionais, pretendem promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, buscando ainda, alternativas para o tratamento da água. 

Comunicação - Campus Seabra

Inscrições de trabalhos para o III Simpósio de Agroecologia da Bahia acontecerão até domingo

publicado: 26/10/2016 17h17 última modificação: 26/10/2016 17h17

Interessados em submeter trabalhos ao III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB), que acontecerá no campus Seabra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no mês de dezembro, devem efetivar suas inscrições até o próximo domingo (30), através do site do evento.

Com o tema “Perspectivas da Agroecologia: Agricultura Familiar, Saberes Tradicionais e Transição Agroecológica”, o III SAB é aberto ao público e destinado a estudantes, professores, pesquisadores, agricultores familiares, técnicos de assistência e extensão rural, representantes de associações e cooperativas.

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, reuniões técnicas, rodas de prosa, socialização de pesquisas, manifestações culturais, além da Feira da Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária, com participação de diversos grupos produtivos da região, são alguns destaques do Simpósio.

 Comunicação - Campus Seabra

 

Leia mais: IFBA sediará o III Simpósio de Agroecologia da Bahia em Seabra

SICTI 2016 começa com palestras e premiação

publicado: 26/10/2016 17h13 última modificação: 26/10/2016 17h13

O XIII Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) do Instituto Federal da Bahia teve sua abertura
ontem, terça-feira (25), no Espaço 2 de Julho, na Reitoria. A cerimônia do evento, que reúne o VI Seminário de Iniciação Científica Júnior e Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, contou com apresentação do Departamento de Inovação (Dinov), mesa redonda sobre os programas de mestrado no IFBA, palestras e coquetel. A noite contou, também, com a premiação da 6ª Edição do Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão.

Com a presença de Renato da Anunciação, reitor do IFBA; Luiz Gustavo Duarte, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Albertino Nascimento e Allan Freitas, respectivamente, diretor geral e diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus Salvador; Plínio Falcão, coordenador de Iniciação Científica; e Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação; o evento contou com a presença de estudantes, servidores e comunidade externa.

Na primeira parte foi apresentada a palestra O novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação no Brasil: desafios e oportunidades, por Gesil Amarante Segundo, superintendente do desenvolvimento científico da Bahia. O palestrante apresentou as mudanças no cenário da inovação a partir da Lei nº 13.243/2016. “Conseguimos mudar a legislação porque juntamos diversos setores da sociedade. Com a nova lei, as instituições poderão se adequar àquilo que é importante para elas, claro, que seguindo a legislação. Mas, de qualquer forma, isso já torna a sua atuação mais livre e isso favorece a ciência desenvolvida no país”, afirmou Segundo. 

A palestra Visões sobre a pesquisa nos Institutos Federais: construindo C&T nos IFs desde o ICJ, de Rogério Atem de Carvalho, diretor do pólo de Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF), mostrou a experiência de fazer ciência dentro da estrutura de Institutos Federais e a vantagem dos IFs no cenário. “A herança de escola técnica, com a cultura do fazer para saber, e a atuação de alunos de diferentes níveis num mesmo projeto nos deixa em vantagem”, contou o professor Atem sobre a ciência desenvolvida no Brasil. 

Para o reitor, a SICTI tem o papel de despertar o interesse para inovação. “Precisamos despertar o olhar de que pesquisa e inovação tecnológica podem ser feitas cedo. Precisamos pensar nisso desde o começo dos cursos. Podemos fazer pesquisa básica, mas, também, queremos caminhar para colocar a inovação do país num novo patamar e os IFs têm um papel importante nesse caminho”, afirmou Renato da Anunciação.

O ponto mais festejado da noite foi a premiação do Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão. Promovido pela PRPGI, o prêmio é destinado a dar visibilidade às ideias de alunos de todos os cursos do IFBA que apresentem conteúdo inovador, atividade inventiva e aplicação comercial. Na categoria equipe foram premiados: Cliciane Lago Silva e Leonardo Carvalho Santiago, com a proposta exaustor Venturi; Ícaro Santos Ambrozi e Victor Ben-hur Neves Araújo, com a máquina de enrolar abará; e Michele Melo Cavalcante e João Lucas de Souza Silva, com Ps Clean- sistema automatizado para higienização de painéis fotovoltaicos. Na categoria individual os vencedores foram: Ronald Brito de Oliveira Santos, com a proposta Anjo da guarda; Fernando Machado Moreira, com the box- dispositivo de baixo custo para ensino de lógica de programação; e Valtene Matos Junior, com drone para monitoramento ambiental atmosférico.

 

O SICTI acontece na reitoria e campus Salvador, até 27 de outubro, e reúne professores, estudantes, pesquisadores, bolsistas e toda a comunidade acadêmica do IFBA. São apresentados os trabalhos de iniciação científica e tecnológica, com realização de palestras, minicursos, apresentações de projetos e atividades.

 

Mais informações: http://www.sicti.ifba.edu.br/

Divulgado resultado preliminar de seleção de professores para o programa UAB

publicado: 26/10/2016 16h10 última modificação: 26/10/2016 16h10

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou o resultado preliminar do edital nº 05/2016, referente à seleção simplificada de professores para cursos na modalidade a distância, vinculados ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Os candidatos que desejarem entrar com recurso podem solicitar o procedimento a partir de hoje (26). O prazo terminará na próxima sexta-feira (28) e o resultado final será divulgado no dia 31 de outubro. Confira o calendário retificado

Leia mais: IFBA seleciona professores bolsistas para Programa Universidade Aberta

Polo de Inovação Salvador recebe visita de representantes da Embrapii

publicado: 26/10/2016 12h34 última modificação: 31/10/2016 10h05

O Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA, recebeu ontem (25), a visita de Carlos Eduardo Pereira, diretor de operações, e Álvaro Abackerli, coordenador de acompanhamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para uma reunião de acompanhamento.

Pereira informou que a visita faz parte da dinâmica da Embrapii e deve acontecer pelo menos uma vez ao ano, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das unidades. “É um momento de aprendizado e troca, justamente para entender quais progressos estão sendo feitos e poder auxiliar. A gente brinca que essa reunião de acompanhamento olha um pouco para trás, mas focando em olhar mais para frente”, afirmou.

Além dos representantes da Embrapii, estiveram presentes Handerson Leite, diretor geral do PIS, Hugo Silva, chefe do departamento de projetos, Lívia Simões, coordenadora de administração, Claudio Renaldo Barbosa, chefe de departamento de formação de recursos humanos, e Antônio Gabriel Almeida, coordenador de projetos e os pesquisadores Antônio Bitencourt e  Andrea Bittencourt.

Handerson informou que a parceria Embrapii x IFBA envolve três grandes processos  “Formação de RH”, “Plano de Estruturação” e “Plano de ação geral do Polo de Inovação”, e a visita de ontem focou neste último processo. “A Embrapii trabalha com gestão de qualidade, então, a visita foi para verificar o andamento das metas que foram definidas no termo de cooperação firmado a Embrapii e o IFBA”.

No dia anterior (24), Álvaro esteve reunido com a equipe do Polo para acompanhar o andamento dos outros dois processos. Handerson explica que o “Formação de RH”, utiliza a metodologia “on the job training”, que forma os alunos através da  prática. “ Eles aprendem como gerir e como planejar projetos de inovação, como fazer montagem de projeto, negociação etc. É uma espécie de estágio”, conclui.

A respeito do “Plano de estruturação”, Handerson informou que Álvaro avaliou a maturação dos oito processos chaves que fazem parte do plano: prospecção de projetos, elaboração técnica, negociação de projetos, gestão de projetos, execução de projetos, gestão de portfólio, gestão de Propriedade Intelectual (PI) e  comunicação.

Seminário Nacional de Tecnologia e Economia Solidária acontece em Salvador

publicado: 25/10/2016 15h41 última modificação: 25/10/2016 15h41

O Seminário Nacional de Tecnologia e Economia Solidária para o Desenvolvimento Sustentável acontece até quinta-feira (27), em Salvador. O evento conta com mesas redondas, exposição de banners, GTs com oficinas de diálogos de saberes (trabalhos acadêmicos e experiências de trabalho com grupos e empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar, inclusão digital e tecnologias) e exposição de produtos.

 

Com objetivo de integrar os poderes públicos (federal, estadual e municipal), comunidades e instituições com pesquisas sobre tecnologias e economia solidária para o desenvolvimento sustentável, o evento é uma parceria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), UFBA e Uneb, com apoio e financiamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) do Governo da Bahia e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). A intenção é promover discussões sobre tecnologias, economia solidária e inclusão; o papel das instituições educacionais na economia solidária enquanto estratégia de desenvolvimento sustentável; experiências que articulem o conhecimento acadêmico e o saber popular; e outros temas relacionados.

 

O evento, que também abriga o II Encontro Baiano de Centros Digitais de Cidadania Rurais (CDCR), acontece no Hotel Portobello, na Barra.

 

Mais informações: http://www.seminariotecsol.org/

registrado em: ,