Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

Convocação para matrícula dos aprovados na Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

publicado: 20/10/2016 16h21 última modificação: 20/10/2016 16h21

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), convoca os habilitados na seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (CTEAM). Os estudantes deverão comparecer na Coordenação de Registros Escolares (Cores) do campus Porto Seguro para efetivar matrícula no período de 20 de outubro a 03 de novembro, com a documentação necessária - conforme consta em Edital nº 08/2016/PRPGI/IFBA.


As aulas começarão no dia 11 de novembro.

 

Confira a convocação

 

Leia maisDisponível resultado preliminar de seleção para especialização em Ciência e Tecnologia ambiental

Divulgada lista de aprovados para entrevistas da seleção de estagiários da Procuradoria

publicado: 20/10/2016 16h16 última modificação: 20/10/2016 16h16

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (20) a lista de aprovados para entrevistas da seleção de estagiários para a Procuradoria Jurídica (Projur). As entrevistas ocorrerão entre os dias 24 e 27 de outubro. Confira a relação de nomes e os horários

Mais informações pelo e-mail procuradoria@ifba.edu.br

Leia mais: IFBA abre seleção de estagiários para Procuradoria Jurídica

Estudantes do IFBA protestam contra medidas do governo

publicado: 19/10/2016 19h03 última modificação: 19/10/2016 19h03

Os estudantes dos campi de Valença, Vitória da Conquista e Paulo Afonso do IFBA anunciaram início de “ocupação” das instalações do Instituto. Os alunos anunciam protesto contra a PEC 241, (Proposta de Emenda à Constituição que institui estabelece restrição de gastos públicos, inclusive para a educação), o PL 193 (projeto de Lei que inclui entre as diretrizes e bases da educação o "Programa Escola sem Partido") e a MP 746 (Medida Provisória que reforma o Ensino Médio).
A reitoria tem acompanhado o movimento, orientando as direções dos campi a estabelecer diálogo permanente com os estudantes, buscando compatibilizar os eventos organizados pelo movimento e as atividades escolares, inclusive aulas, seminários dentre outras iniciativas.
A presença de adolescentes requer o envolvimento dos pais no acompanhamento das ações protetivas que o respectivo campus deve adotar, inclusive junto às instituições de justiça visando a proteção ao menor e garantindo a segurança dos estudantes.
É indispensável buscar entendimento com vistas ao desenvolvimento de atividades que não venham a comprometer o andamento dos cursos, assim como das atividades administrativas. Neste caso, o encerramento do exercício financeiro e orçamentário obedece a calendário estabelecido nacionalmente para os órgãos públicos federais.
A Reitoria mantém contato sistemático com as direções dos campi e farão reunião de balanço ainda esta semana quando novas orientações poderão ser encaminhadas.

 

Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação acontece no campus Salvador

publicado: 19/10/2016 18h33 última modificação: 19/10/2016 18h33

O Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, acontece de 25 a 27 de outubro. Organizam o seminário esse ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) ao lado da Diretoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do campus.

A abertura do evento, que será realizada na Reitoria, no dia 25, contará com as palestras “Novo Marco Legal de CT&I”, das 18h às 19h, com o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Gesil Amarante e “Visões sobre a pesquisa em Institutos Federais: construindo ciência e tecnologia em IFs desde o IC-Jr”, com o professor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Rogério Atem, das 20h às 21h20. O primeiro dia contará com outros momentos, como o painel sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu do IFBA.

Nos dias 26 e 27, no campus Salvador, ocorrem apresentações orais de alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa para iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e palestras, como a do Comitê de Ética da Pesquisa (CEP) do IFBA.
Serão oferecidos também dois minicursos gratuitos, um no dia 26, das 8h40 às 12h20, com o tema “Uso das informações de patente na promoção da inovação e da produção tecnológica do IFBA”, ministrado por Sérgio Maravilhas Lopes, e outro no dia 27, no mesmo horário, com a facilitadora Gabriela Silva Cerqueira falando sobre a “Prospecção tecnológica com Microsoft Excel”.

O SICTI é um evento anual que tem por objetivo divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica, tecnológica e inovação, desenvolvidos na Instituição pelos alunos bolsistas e orientadores que participam do Pibic e do Pibit. As inscrições para os minicursos e podem ser feitas neste link. Confira a programação completa .

 

Comunicação – Campus Salvador

Sai resultado final da seleção para estágio remunerado do campus Salvador

publicado: 19/10/2016 18h23 última modificação: 19/10/2016 18h23

O resultado final do processo seletivo para o programa de estágio remunerado, que oferece vagas para os cursos de nível superior e nível técnico, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da da Bahia (IFBA), campus Salvador, foi divulgado hoje (19).

O candidato habilitado será convocado para assinatura do Termo de Compromisso, através do e-mail que consta na ficha de inscrição. O estágio será desenvolvido em jornada de 20 horas semanais, dividida em turnos de 4 horas diárias, pela manhã, tarde ou noite, de acordo com a disponibilidade do setor; ou em jornada de 30 horas semanais, dividida em turnos de 6 horas diárias, de acordo com o quadro de vagas.

Leia mais: Recursos para seleção de estágio remunerado no campus Salvador devem ser encaminhados até hoje


Comunicação – Campus Salvador

Divulgada lista dos artigos aceitos à chamada interna para livro de publicação coletiva sobre o IFBA

publicado: 18/10/2016 16h28 última modificação: 18/10/2016 16h28

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) divulgou a lista dos 12 artigos aceitos à chamada interna para livro de publicação coletiva sobre o IFBA.

Confira a lista

Leia mais: Prorrogado prazo de submissões de artigos para livro sobre o IFBA

 

IFBA seleciona professores bolsistas para Programa Universidade Aberta

publicado: 18/10/2016 16h23 última modificação: 18/10/2016 16h23

Estão abertas, até o dia 22 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado Interno de bolsistas para atuar como professor pesquisador nos cursos superiores de licenciatura a distância, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). As aulas serão oferecidas, no primeiro semestre de 2017, pelo IFBA, nos Polos de apoio presenciais integrantes do Sistema UAB.

As inscrições acontecem, exclusivamente, através do SEI/IFBA, na página www.sei.ifba.edu.br, e devem ser destinadas a “PROEN - Departamento de Ensino Superior”. A seleção será constituída por preenchimento do requerimento de inscrição (online - disponível no SEI); declaração de disponibilidade (disponível no SEI) e entrega dos documentos comprobatórios para a validação de títulos via SEI/IFBA.

Para concorrer, o professor deve ter vínculo efetivo junto ao IFBA e dispor de 20  horas semanais para realização de atividades junto aos alunos, incluindo atividades nos finais de semana demarcadas no calendário acadêmico. São oferecidas 16 vagas para cadastro de reserva, distribuídas entre as disciplinas Introdução à Física; Introdução à Matemática; Comunicação e Informação; Informática Aplicada à Educação I; Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS; História da Educação; Lógica Matemática e Algoritmos.

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 02 (dois) anos, prorrogável por igual período.

Confira o Edital nº 05/2016

IFBA inscreve interessados em participar de seminário sobre games, educação e inovação

publicado: 18/10/2016 15h59 última modificação: 18/10/2016 16h21

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoverá, no dia 17 de novembro, o I Ciclo de Palestras: Games, Educação e Inovação (GEI). O seminário será aberto ao público e as inscrições serão realizadas até o dia 11 de novembro, gratuitamente, por meio desse link. Serão disponibilizadas 150 vagas.

A programação do evento será composta por quatro palestras que versarão sobre os temas Comunidades virtuais, Gamificação, Alto desempenho em plataforma game e Realidade virtual e aumentada, respectivamente, com a professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Lyyn Alves, a representante do SENAI, Marcelle Minho, o professor da UNEB, Murilo do Carmo Boratto e o representante do Moovi Estúdios Criativos, Jailson Silva de Souza.

Mais informações podem ser obtidas através do site do evento

Atualizada em 18 de outubro, às 16h21

Evento no campus Salvador discute educação inclusiva e traz primeiro livre-docente cego do Brasil

publicado: 17/10/2016 16h41 última modificação: 17/10/2016 16h41

Na próxima terça-feira, dia 18, no campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia, acontece o evento “Ciência e tecnologia para todos: educação inclusiva no ensino das ciências”. A atividade integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e traz como convidado o primeiro livre-docente cego do Brasil, Eder Camargo.

Realizado por meio do projeto Estação Ciência, no âmbito do Grupo de Pesquisa em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (GPET), o evento tem como objetivo apresentar um panorama sobre o ensino de ciências para estudantes com necessidades educacionais específicas, particularmente estudantes com deficiência visual.

Dentro da programação, das 9h às 12h20, no auditório I do campus, ocorre palestra com o mesmo título do evento, que pretende apresentar metodologias universais possíveis de se utilizar no ensino de ciências, bem como debater as dificuldades encontradas pelos docentes para realizar a inclusão educacional na sala de aula.

Além da palestra, o evento conta também com a oficina “O ensino de física para deficientes visuais”, que acontece no auditório de física, das 16h às 18h40, sendo ministrada pelo professor Eder Camargo, com a ajuda dos pesquisadores do GPET.

Estação Ciência
O projeto Estação Ciência tem por objetivo a realização de atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos sobre a temática da luz, para o público infantil de 7 a 10 anos, composto por deficientes visuais e videntes, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail estaccaociencia@gmail.com.

Eder Camargo
Aos 9 anos de idade, Eder Pires de Camargo foi diagnosticado com retinose pigmentar e doença de Stargardt, que progressivamente ocasionou a perda total de sua visão. Este ano, conquistou o título de ser o primeiro deficiente visual no Brasil com livre-docência. Ele tem pós-doutorado e dá aulas na graduação e pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru e em Ilha Solteira. O professor pesquisa formas não visuais de ajudar no ensino da física e já escreveu cinco livros a respeito da educação inclusiva de conteúdos da matéria.

 

Comunicação - Campus Salvador 

 

 

Recursos para seleção de estágio remunerado no campus Salvador devem ser encaminhados até hoje

publicado: 17/10/2016 16h32 última modificação: 17/10/2016 16h32

Os participantes da seleção para o programa de estágio remunerado promovido pelo campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), têm até a data de hoje (17) para encaminharem recursos ao Setor de Protocolo do campus, nos termos do edital nº 02/2016.

O resultado preliminar final da seleção foi divulgado no dia 14 de outubro e o resultado final está previsto para sair no dia 18 de outubro.

 

 Comunicação – Campus Salvador

 

​Leia mais: Seleção de estágio campus Salvador: Resultado da prova e agenda de entrevista do laboratório/monitoria de física

Seabra lança site da IV Semana Preta

publicado: 17/10/2016 08h48 última modificação: 17/10/2016 08h48

O campus Seabra lançou o site da IV Semana Preta, que acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro. No evento, também, ocorrerá o Fórum de Pesquisas Pretas do Instituto, com o tema “Diamante Negro”, em homenagem à história e ao povo da Chapada Diamantina, que teve, nessa pedra preciosa, uma das suas principais fontes de riqueza, e, ainda hoje, mantém em seu território diversos quilombos e comunidades rurais negras como símbolo de resistência.

Os interessados podem acessar o site para ter acesso à programação, oficinas, minicursos e demais informações. As inscrições de trabalhos seguem abertas até o dia 20 de outubro.

Confira o site www.seabra.ifba.edu.br/semanapreta

Comunicação Social – Campus Seabra

Leia mais: IV Semana Preta do IFBA acontecerá de 29 de novembro a 2 de dezembro em Seabra

Divulgado resultado parcial do edital nº 04/2016 da Proex

publicado: 14/10/2016 19h29 última modificação: 14/10/2016 19h29

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou hoje (14) lista com a homologação das propostas de eventos classificadas pelo edital Proex 04/2016, após período recursal.

Segundo Wallace Matos, diretor executivo da PROEX, "os proponentes das propostas devem ficar atentos ao item 11 do referido  Edital, com relação ao período de execução orçamentária que, por ser exíguo, requer celeridade para o processo".

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos.proex@ifba.edu.br

Candidatos da seleção de estágio remunerado podem conferir resultado preliminar final

publicado: 14/10/2016 19h19 última modificação: 14/10/2016 19h23

Aqueles que estão participando da seleção para o programa de estágio remunerado promovido pelo campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia, já podem verificar o resultado preliminar final, divulgado hoje, 14 de outubro.

Recursos podem ser encaminhados ao Setor de Protocolo do campus até o próximo dia 17, nos termos do edital nº 02/2016. O resultado final está previsto para sair em 18 de outubro.

 

Cronograma

Recurso ao resultado preliminar final: 17 de outubro

Resultado final: 18 de outubro

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

Resultado final da especialização em Computação Distribuída e Ubíqua é divulgado.

publicado: 14/10/2016 18h04 última modificação: 14/10/2016 18h59

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (14)  o resultado final da seleção 2016 para o curso de Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua.

Os candidatos terão os dias 17 e 18 de outubro para interpor recursos ao resultado final e os dias 20 e 21 de outubro para realizarem a matrícula.

 Mais informações pelo telefone (71) 3221 – 0332. 

 

Campus Juazeiro realiza Seminário de Pesquisa Docente

publicado: 13/10/2016 17h20 última modificação: 13/10/2016 17h20

O Campus Juazeiro realizará, nos dias 18 e 19 de outubro, o I Seminário de Pesquisa Docente: Convívios Científicos (SPEDO). O evento, voltado aos servidores e estudantes do campus, pretende divulgar as pesquisas realizadas pelo corpo docente e promover oportunidades de trabalhos interdisciplinares.

A programação conta com apresentações de trabalhos, mesas de discussão e debates sobre os temas Literatura, linguística e análise do discurso; História e Patrimônio Cultural; Educação e Historiografia; Meio Ambiente e Gestão de Risco; e Etnoecologia e Povos Locais.

Confira a programação

Divulgado resultado preliminar do Edital nº 04 de Lauro de Freitas

publicado: 13/10/2016 11h54 última modificação: 13/10/2016 11h54

O Campus Lauro de Freitas divulgou o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado para contratação de tutores, do edital nº 04/2016. A relação é referente às áreas de Ética e Cidadania, Matemática e Informática.

Confira a lista

Leia mais: Homologadas inscrições do edital nº 04 de Lauro de Freitas

Abertas inscrições do II Encontro de Matemática do IFBA no campus Valença

publicado: 13/10/2016 10h52 última modificação: 13/10/2016 10h52

Estão abertas as inscrições do II Encontro de Matemática do IFBA, que acontece de 19 a 21 de outubro, no campus Valença. O Evento é voltado para estudantes e professores de cursos de Licenciatura em Matemática, professores de Matemática da Educação Básica, professores e estudantes de pós-graduação em Matemática.

O evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de posteres e relatos de experiência. O objetivo é discutir temas relevantes da área, novas perspectivas e metodologias para o ensino da Matemática.

Os interessados devem acessar o site do evento. As vagas são gratuitas e limitadas.

Mais informações http://ematifba.wixsite.com/valenca

IFBA promove encontro de matemática em Camaçari

publicado: 11/10/2016 18h04 última modificação: 11/10/2016 18h04

Professores, estudantes e profissionais da área de matemática e de áreas afins, como as engenharias, podem submeter, até essa sexta-feira (14), trabalhos ao IV Encontro de Matemática (Enmat), que acontecerá na próxima semana entre os dias 17 e 19 de outubro, no campus Camaçari. Tanto a submissão de trabalhos quanto as inscrições como ouvintes podem ser feitas através do site do evento.

O encontro, que terá como tema a “Formação de Professores de Matemática na Contemporaneidade”, tem uma programação composta por mesas redondas, palestras, minicursos, apresentações de trabalhos e pôsteres. Confira!

Mais informações pelo telefone (71) 3469-8608. 

Campus Brumado realiza projeto “Toque de Vida” como ação do Outubro Rosa

publicado: 11/10/2016 17h55 última modificação: 11/10/2016 17h55

O campus Brumado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), realizará nos dias 18, 19 e 20 de outubro, atividades relacionadas ao Outubro Rosa. O mês, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades, será comemorado através do projeto “Toque de Vida”, que visa debater a temática do câncer de mama e promover a integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa.

O projeto, que é aberto à comunidade, é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde e o Departamento de Trânsito de Brumado e contará com a participação de profissionais das áreas da saúde, educação física e da psicologia, que desenvolverão ações com o objetivo de conscientizar a população acerca da importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama.

Durante três dias, serão desenvolvidas atividades que abordarão as características da doença, os fatores de risco, o diagnóstico precoce, os impactos físicos e psicológicos na vida das pessoas que são acometidas pela doença. As atividades serão desenvolvidas em três dias no turno noturno. Confira a programação abaixo.

 

Programação
- Dia 18/10/16 (terça-feira) às 19h00: Palestra: “Existe vida após o câncer de mama”, com a Psicóloga Bianca Matos Amorim, no auditório do campus.


- Dia 19/10/16 (quarta-feira) às 19h30: “Caminhada Venha de Rosa”, saindo da Praça Coronel Zeca Leite em direção à Avenida João Paulo II, com participação dos educadores físicos Thiara Gomes de Souza e Jairo Almeida Fraga, finalizando o momento com alongamento.


- Dia 20/10/16 (quinta-feira) às 18h30: Peça teatral “Se toca” com o grupo teatral: “As virgilinas”. Em seguida, o depoimento “Eu venci o Câncer de mama”, de Patrícia Dayanna Rodrigues Moço Correia e a cerimônia de encerramento, no auditório do campus.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607 ou pelo e-mail gilvonete.oliveira@ifba.edu.br.

 

Comunicação Social - Campus Brumado

Divulgado resultado parcial do edital nº04/2016 da Proex

publicado: 11/10/2016 17h36 última modificação: 11/10/2016 17h36

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulgou o resultado parcial  da seleção de propostas de eventos de extensão no âmbito do IFBA, regida pelo edital nº04/2016. Os candidatos terão até amanhã (12) para interpor recursos. O resultado final será divulgado na próxima sexta-feira (14), conforme calendário estabelecido.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos.proex@ifba.edu.br.

Leia mais: Prorrogado prazo de inscrições para seleção de propostas de eventos no IFBA

Prorrogado prazo de inscrições para edital da Proex que selecionará fotografias

publicado: 11/10/2016 16h30 última modificação: 11/10/2016 16h30

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) prorrogou até o dia 21 de outubro o prazo de inscrições para o edital Proex/IFBA nº 03/2016, referente à seleção de fotografias de fotógrafos amadores para a Mostra Fotográfica 2016, cujo tema será “Comunidades em foco: Diversos Olhares”. Os interessados podem se inscrever, através do envio da documentação exigida e das fotografias para o e-mail comunidadeemfoco@ifba.edu.br. Confira os novos prazos do cronograma.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3221-0362 e 3221-0376 ou pelo email comunidadeemfoco@ifba.edu.br

 

Leia mais: Abertas inscrições para seleção de fotografias da 2ª edição da Mostra Fotográfica

Disponível resultado preliminar de seleção para especialização em Ciência e Tecnologia ambiental

publicado: 10/10/2016 15h50 última modificação: 10/10/2016 15h50

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (10) o resultado preliminar da seleção para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (CTEAM).

Os candidatos terão até o dia 13 de outubro para solicitar recursos. O resultado final será divulgado no dia 17 de outubro. A matrícula dos aprovados acontecerá entre os dias 20 de outubro e 3 de novembro e as aulas começarão no dia 4 de novembro.

Mais informações no telefone (71) 3221 – 0332.

Leia mais: Divulgado resultado final dos pré-projetos da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Inscrições abertas para jornada de capacitação que acontecerá no campus Vitória da Conquista

publicado: 10/10/2016 14h29 última modificação: 10/10/2016 14h29

Estão abertas as inscrições para a Jornada Nacional de Capacitação do Instituto Benjamin Constant (IBC), que acontecerá no período de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus de Vitória da Conquista, com o apoio do Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Especiais (NAPNE).

A Jornada Nacional de Capacitação IBC é uma ação do Projeto Capacita Brasil, de iniciativa do Instituto Benjamin Constant (IBC), um centro de referência nacional na área de deficiência visual. Através do projeto, o IBC busca, em parceria com os Institutos Federais, promover jornadas em diferentes campi dessas instituições para capacitar, na área de deficiência visual, professores e demais profissionais da educação.

As inscrições para o evento estão acontecendo online através do site da jornada. Nele, você encontra mais informações sobre o Instituto, a programação do evento, datas e horários.

 

Comunicação Social – Campus Vitória da Conquista 

Candidatos às vagas residuais do campus Salvador podem se inscrever até hoje (10)

publicado: 10/10/2016 14h12 última modificação: 10/10/2016 14h18

Considerando que o último dia de inscrições caiu em um domingo, 9 de outubro, em que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e os Correios não funcionam, o campus Salvador resolveu estender para hoje (10), o prazo para candidatos apresentarem os documentos de inscrição a fim de concorrerem às vagas residuais dos cursos superiores.

​Como consta no edital, os interessados devem se inscrever para matrícula nas categorias de transferência interna, externa ou portador de diploma, com ingresso em 2017.1. As vagas ofertadas são para os cursos de administração, radiologia, análise e desenvolvimento de sistemas, eventos, engenharia industrial mecânica, engenharia industrial elétrica, engenharia química e as licenciaturas em matemática, física e geografia. Podem se candidatar alunos e egressos de instituições públicas, privadas e do próprio IFBA.

Inscrições

Para se inscrever, os candidatos devem preencher o formulário próprio de solicitação (requerimento escolar), disponível na Gerência de Registros Acadêmicos do Ensino Superior (GRA3), do campus Salvador e na página eletrônica do IFBA, fazendo o download em “Portal do Aluno/Formulário de Solicitação” ou clicando aqui.

O formulário pode ser entregue pessoalmente no Setor de Protocolo do campus, das 9h às 18h, junto com a documentação especificada no edital, toda digitalizada, em um pen drive, que será devolvido após a efetivação da inscrição, no mesmo setor. O envio do formulário e documentação pode ser feito também por Sedex, solicitando inscrição à GRA3/campus Salvador, para o endereço: IFBA – campus Salvador, Rua Emídio dos Santos, s/n, Barbalho, Salvador-Bahia, CEP 40301-015, acompanhado das documentações descritas no edital.

Cronograma

Publicação do resultado: 25/11/16

Documentação de orientação de matrícula: 13 a 17/2/17, na coordenação do curso para o qual o candidato foi aprovado

Matrícula: 6 a 10/3/17, na Gerência de Registros Acadêmicos do Ensino Superior - GRA3

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

 

Leia mais

Campus Salvador prorroga inscrições para vagasresiduais de cursos superiores

Seleção de estágio campus Salvador: Resultado da prova e agenda de entrevista do laboratório/monitoria de física

publicado: 07/10/2016 17h30 última modificação: 07/10/2016 17h51

O campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), divulgou ontem (6) o resultado da prova escrita e a agenda de entrevistas referente ao laboratório/monitoria de física, da seleção para o programa de estágio remunerado, realizada por meio do edital nº 02/2016.

Os candidatos selecionados devem comparecer ao campus para entrevista no dia 10 de outubro, às 12h, no Departamento Acadêmico de Física.

Cronograma

Entrevistas: 10 de outubro

Resultado preliminar final: 14 de outubro

Recurso ao resultado preliminar final: 17 de outubro

Resultado final: 18 de outubro

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

 

Leia mais: Divulgado resultado da prova da seleção de estágio remunerado do campus Salvador

 

Prorrogado prazo para inscrições no PPA

publicado: 07/10/2016 16h42 última modificação: 07/10/2016 16h42

As inscrições para o Programa para Aposentadoria (PPA) do IFBA foram prorrogadas até o dia 14 de outubro, pelo Departamento de Qualidade de Vida (Dequav), vinculado à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Os servidores interessados em participar dos encontros devem preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para o e-mail copsi@ifba.edu.br, identificando os dias que pretendem participar.

Serão realizados quatro encontros, com carga horária de 4h, cada, que acontecerão entre os dias 18 e 21 de outubro, na Reitoria, com os temas: “Queria Morar no Interior do Meu Interior - Convite ao reconhecimento de si prospectando novas possibilidades de escrever a própria história”; “Planejamento e Equilíbrio financeiro”; “Azul da cor do Mar – Criando estratégias a médio e longo prazo para uma vida financeira satisfatória” e “Oficina de Orientação para elaboração de Projetos”.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3221 – 0317. 

Leia mais: Inscrições para PPA começam na próxima quarta

III Seminário de Radiologia e Saúde da Mulher do campus Salvador está com inscrições abertas

publicado: 07/10/2016 16h06 última modificação: 07/10/2016 16h06

Como parte das atividades do movimento nacional Outubro Rosa, o Programa Radiologia e Saúde da Mulher, do Departamento Acadêmico de Tecnologia em Saúde e Biologia, do Instituto Federal da Bahia, campus Salvador, organiza o “III Seminário de Radiologia e Saúde da Mulher: tecnologias aplicadas à promoção, prevenção e proteção à saúde” que acontece no dia 25 de outubro, no próprio campus.

As atividades do seminário começam na Praça Vermelha, das 18h às 18h30, com exposições de trabalhos e resumos científicos de alunos do IFBA e uma feira de equipamentos/materiais utilizados no ensino e pesquisa nas ciências radiológicas.

Às 18h30, acontece a abertura oficial, com o professor Maurício Mitsuo e equipe organizadora, seguida da palestra com professor Guillermo Alberto Lopez, que tem como tema “Principais doenças osteometabólicas em mulheres e diagnóstico por imagem”, no auditório 1, bloco D. Às 20h, ocorre a palestra “Densitometria óssea: uma abordagem para prevenção e promoção à saúde da mulher”, com a endocrinologista Olívia Carla Boaventura. Finalizando o seminário, às 21h, relatos de experiências de estagiários e profissionais das técnicas radiológicas no atendimento à saúde da mulher.

O seminário é destinado para estudantes e profissionais da área de radiologia, tendo 120 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do e-mail: radmulher.salvador@ifba.edu.br informando o nome completo, número do CPF, ano de nascimento, número de telefone para contato, instituição de origem e função (profissional, estudante etc.). O interessado receberá e-mail confirmando a inscrição.

Comunicação Social – campus Salvador

Campus Lauro de Freitas divulga lista definitiva de homologados de seleção de tutores

publicado: 07/10/2016 13h31 última modificação: 07/10/2016 13h29

A Diretoria Geral do campus Lauro de Freitas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), divulgou hoje (7) a lista definitiva de inscrições homologadas da seleção para tutores presenciais dos cursos de Educação Continuada (EC) e Formação Iniciada e Continuada (FIC), regida pelo edital nº 04/2016.

Os candidatos que tiveram suas inscrições confirmadas deverão comparecer ao campus para a entrega da documentação e realização da entrevista, no dia e horário definidos.  

Leia mais: Homologadas inscrições do edital nº 04 de Lauro de Freitas

IFBA emite nota oficial sobre a exclusão dos IFs da relação de notas do ENEM 2015

publicado: 06/10/2016 18h24 última modificação: 06/10/2016 18h29

Na última quarta-feira (4), o INEP divulgou as notas do ENEM 2015 por escola, excluindo do ranking o desempenho dos Institutos Federais (IFs), sob a justificativa de que houve uma mudança metodológica que desconsidera o ensino médio integrado ao ensino técnico como ensino médio regular.

Embora a autarquia tenha publicado uma nota informando que houve um “equívoco” de interpretação da legislação vigente e que disponibilizará a inclusão dos resultados dos IFs tão logo seja possível, o IFBA considera inconcebível tal posicionamento, uma vez que, incontestavelmente, somos uma instituição que oferta educação profissional técnica – que, por força de lei, equivale ao ensino médio. Dessa forma, a exclusão dos Institutos Federais do ranking menospreza nossa reconhecida contribuição para a sociedade ao ofertar educação de qualidade e cooperar para o desenvolvimento das diversas regiões da nação ao longo de 107 anos de história.

O Instituto destaca, ainda, que na edição anterior do exame, obtivemos a 1ª colocação no ranking entre as escolas públicas do estado da Bahia e a 12ª posição no ranking geral no estado. Na relação, além destes dois destaques, o IFBA ainda figurou com a 1º posição entre as escolas públicas nos municípios de Salvador, Simões Filho, Jequié, Porto Seguro, Feira de Santana, Barreiras, Seabra, Eunápolis, Irecê, Santo Amaro, Paulo Afonso, Jacobina, Valença e Ilhéus.

Por entender a importância do exame e a qualificação que ele atribui às instituições de ensino do país, o IFBA, assim como os demais institutos, aguarda com brevidade a divulgação desses dados, a fim de prestar contas não só aos alunos e familiares, mas, também, às comunidades impactadas com nossas ações de pesquisa e de extensão e à sociedade como um todo.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Campus Brumado realiza Semana de Educação, Ciência e Tecnologia

publicado: 06/10/2016 16h59 última modificação: 07/10/2016 09h40

De 25 a 27 de outubro, o Campus Brumado do IFBA realizará mais uma Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC). O evento, que acontece em diferentes instituições de ensino do país, tem como principal objetivo mobilizar a população a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia. Em Brumado, A SECITEC está na sua 5º edição e trará o tema “Ciência Alimentando o Brasil”, mesma temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

As inscrições na SECITEC são gratuitas e poderão ser realizadas pelo site do evento, a partir do dia 18 de outubro. Poderão participar do evento comunidade interna do IFBA (alunos e servidores) e comunidade externa (alunos de outras instituições, profissionais e interessados).

Serão realizados minicursos, palestras e exposições de maquetes e projetos dos cursos de Edificações, Mineração e Informática. Os minicursos e palestras são voltados para as áreas de Edificações, Mineração, Informática, Administração, Saúde, Psicologia, Educação, Direito, Libras entre outras.

O evento será realizado no campus Brumado, das 7h30 às 11h, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h. Mais informações pelo telefone (77) 3441-1607  e no site www.secitec.tk .

 Comunicação Social - Campus Brumado

registrado em: ,