Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

Estudante do IFBA é único medalhista do ensino médio de Jacobina em Olimpíada

publicado: 12/12/2016 15h09 última modificação: 12/12/2016 15h09

O estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, Lucas Duarte, foi, pelo segundo ano consecutivo, o único medalhista do ensino médio do município em categoria nacional da 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

“Me sinto honrado e recompensado em representar minha escola em nível nacional com a segunda medalha de bronze, pois a conquista é fruto do grande fascínio que tenho pela matemática. Penso que seja importante que mais alunos continuem participando e representando nossa instituição”, afirma o estudante do curso técnico em informática.

Lucas conta que planeja seguir carreira acadêmica na área. Ele aponta como sua maior fonte de inspiração o matemático brasileiro Artur Ávila, que recebeu em 2014 a Medalha Fields, conhecida como o “Nobel da matemática”. Além de Lucas, outros onze estudantes do campus foram premiados com certificados de menção honrosa.

Para o professor do IFBA, Ricardo Mesquita, que coordena a Obmep no campus, as conquistas da olimpíada nos últimos anos têm influenciado o desempenho dos alunos em sala de aula. “Acaba motivando os outros colegas a participar mais durante as abordagens dos conteúdos. Todos saem ganhando”.

Os premiados com medalha poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC-Jr), que vai acontecer no próximo ano. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que organiza a competição. A edição 2016 da Obmep contou com mais de 17 milhões de inscritos.

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

 

Comunicação - Campus Jacobina

I Encontro Baiano de Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais em Salvador

publicado: 09/12/2016 10h41 última modificação: 09/12/2016 10h41

O campus Salvador do IFBA, através do Departamento de Línguas Estrangeiras (Dale) e do Centro de Idiomas, promove seu “I Encontro Baiano de Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais”, com o tema “Práticas e Perspectivas”, neste sábado, 10 de dezembro.

Aprovado pelo edital da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto (Proex) nº 4/2016, o evento tem por objetivo proporcionar aos diversos profissionais da área reflexão sobre a sua atividade e atuação, com base na ética e valorização profissional.

Segundo o professor Erivaldo de J. Marinho, coordenador do evento, o Encontro será de grande relevância social. “Por meio dele haverá muita discussão e troca de experiências, que, certamente, contribuirão com a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos, a fim de ofertar um serviço de qualidade para a inclusão de pessoas surdas na sociedade baiana, em especial”.

O evento contará com mesas-redondas e palestras, conduzidas por especialistas do IFBA e convidados. O Auditório Zélia Gattai, do Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge (Paralela), sediará o Encontro, que começará às 8h e seguirá até às 15h.

As  inscrições on-line já estão encerradas, mas há possibilidade de serem realizadas no local do evento caso haja desistentes. Mais informações em http://www.encontrobaianotils.wixsite.com/2016.

Estudantes do campus Irecê se destacam em Mostra de Ciência e Tecnologia no Pará

publicado: 08/12/2016 16h52 última modificação: 08/12/2016 17h15

O trabalho "Produção de biopolímeros a partir de coproduto da indústria de biodiesel", das estudantes Ruri Miranda Machado e Marilia Pedras dos Santos, do curso técnico em biocombustíveis do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Irecê, obteve o 1º lugar na premiação da VII Mostra de Ciência e Tecnologia Escola Açaí (MCTEA), que aconteceu em Abaetetuba, no Pará, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro.

Nesta 6ª edição do evento, estiveram presentes representantes de diversos estados brasileiros e de países como Espanha, México e Peru. O destaque do trabalho orientado pelo professor José Airton Carneiro, ocorreu na categoria Engenharias e, garantiu o credenciamento das jovens na Genius Olimpiad 2017, que acontecerá Nova Iorque (EUA). 

O MCTEA é um evento internacional, com credenciamentos para a América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia, além de eventos nacionais como Febrace, Mostratec, Ciência Jovem do CNPq e Movimento Científico Norte Nordeste (Mocinn).

Prorrogadas as inscrições para expositores da Feira de Natal

publicado: 08/12/2016 15h59 última modificação: 08/12/2016 16h05

As inscrições para expositores de artesanato da Feira de Natal da Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) foram prorrogadas até o dia 13 de dezembro. A medida foi necessária em virtude do não funcionamento dos setores da Reitoria nos últimos dias. Os membros da comunidade IFBA contam, agora, com um prazo adicional para enviar a ficha de inscrição, disponível abaixo, para a Coordenação de Atendimento Psicossocial (COPSI).

 

A feira terá as datas mantidas para os dias 15 e 16 de dezembro, das 9h às 15h, na reitoria, no Canela.

 

Ficha de Inscrição - Feira de Natal 

 

Leia mais: Estão abertas inscrições para expositores da Feira de Natal

Resultado de seleção de pessoal externo para trabalhar no processo seletivo 2017

publicado: 07/12/2016 18h32 última modificação: 07/12/2016 18h32

O campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia, divulgou hoje (7), o resultado final da seleção de fiscais de área para trabalhar na aplicação da prova do Processo Seletivo 2017, que ocorrerá no próximo domingo (11). Ontem (6) já havia sido divulgado o resultado da seleção para fiscais de sala.

A seleção referente à Chamada Pública nº 2 foi realizada por meio da análise de documentos e títulos. A coordenação do Prosel local poderá solicitar, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios referentes às informações prestadas na ficha de inscrição. 

 

 Comunicação – Campus Salvador

 

Leia mais: Divulgado resultado da seleção de pessoal externo para trabalhar no processo seletivo 2017

 

 

 

Geração de energia solar tem início no campus Salvador

publicado: 07/12/2016 08h42 última modificação: 07/12/2016 08h42

Desde o dia 22 de novembro, o campus Salvador tem experimentado um novo ciclo em sua trajetória: 200 placas solares fotovoltaicas já estão produzindo energia de base renovável no primeiro e maior campus do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Integrado à rede elétrica, o sistema pretende contribuir com a redução de gastos, respondendo, inicialmente, por 15 a 20% de toda a necessidade da unidade, além de se tornar um centro de demonstração e capacitação para a sociedade.

A ação é fruto do 1º lugar conquistado pelo IFBA, em 2015, no Desafio da Sustentabilidade, programa de inovação do Ministério da Educação (MEC) em prol da eficiência do gasto público com água e energia elétrica. Com a premiação, o Instituto recebeu cerca de R$ 3 milhões para investir em ações sustentáveis. O campus Salvador foi essencial para esse resultado, pois, através da sua Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa), organizou uma campanha para cadastrar o maior número de participantes de cada campus, totalizando 441 ideias. Dessa forma, a maior parte dos recursos recebidos com a premiação - em torno de R$ 2 milhões - ficou com o campus da capital, incluindo, ainda, implantação de sistema eólico e aproveitamento da água da chuva.

Na opinião do professor Armando Tanimoto, integrante da Cisa e grande incentivador da participação da comunidade acadêmica na plataforma do referido desafio (PrêmioIdeia), a iniciativa deve ser comemorada.  “O esforço conjunto de docentes, discentes, assistentes e voluntários da Cisa tornou realidade uma nova era: a da geração de energia renovável! Estamos todos de parabéns!”, falou contente. Também coordenador de projeto da Comissão, Tanimoto, ao lado da docente de segurança, meio ambiente e saúde Samara Andrade, orienta dois estudantes do curso técnico de eletrônica, Rodrigo Souza Montes (bolsista) e Murilo Mosquera Bastos  (voluntário), que registram, em imagens, o passo a passo do processo: desde a chegada dos equipamentos à montagem do Centro de Geração de Energias Renováveis.

Como docente e doutor em gestão e políticas ambientais, ele comenta que o Prêmio foi uma oportunidade ímpar para aquisição de equipamentos destinados à energia alternativa (placas e aerogeradores), desembocando na criação de um Plano de Gestão da Energia em diversos campi do IFBA, com 11 participantes. Até o final deste ano, a meta é que cada campus tenha um diagnóstico de consumo, com indicadores a serem acompanhados em 2017, e Plano de Redução de Consumo. Em Salvador, o próximo passo inclui incentivar alunos dos cursos afins a se debruçarem sobre a área e suas tecnologias, por meio de seus trabalhos de conclusão de curso, projetos de pesquisa e extensão, dentre outros.

Esta primeira etapa de instalação foi realizada por empresa contratada e também acompanhada pelo diretor adjunto de engenharia e manutenção do campus, professor Marcelo Cad, em parceria com o coordenador do curso técnico de eletrônica, Eduardo Allatta, ambos integrantes da Cisa. Para conhecer essa e outras propostas contempladas pelo Desafio da Sustentabilidade, acesse a coletânea aqui

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

Processo Seletivo 2017: Candidatos devem conferir novamente endereço de local de prova

publicado: 06/12/2016 16h37 última modificação: 23/03/2017 15h00

Os candidatos que farão a prova do Processo Seletivo 2017, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no próximo domingo (11), no Colégio Odorico Tavares, em Salvador, devem conferir novamente o endereço do local de prova, divulgado no último dia 2.

De acordo com o Departamento de Seleção de Estudantes, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a verificação é necessária porque houve um erro no cadastramento do endereço do colégio no sistema, que segundo o departamento, já foi corrigido

A prova do Processo Seletivo do IFBA acontecerá  no domingo, das 8h às 12h30. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local.

Mais informações  podem ser obtidas através do e-mail selecao2017@ifba.edu.br ou do canal de atendimento on-line.

 

Leia mais: Divulgados os locais de prova do Processo Seletivo 2017

Divulgado resultado da seleção de pessoal externo para trabalhar no processo seletivo 2017

publicado: 06/12/2016 09h01 última modificação: 06/12/2016 09h02

O campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia, divulgou ontem (5), resultado final referente à chamada pública para seleção de pessoal externo para trabalhar na aplicação de provas do processo seletivo 2017, que ocorre no dia 11 de dezembro.

A seleção foi realizada por meio da análise de documentos e títulos. A coordenação do Prosel local poderá solicitar, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios referentes às informações prestadas na ficha de inscrição.

 

Divisão de Comunicação – campus Salvador

 

 

 

Divulgados os locais de prova do Processo Seletivo 2017

publicado: 02/12/2016 20h30 última modificação: 02/12/2016 20h31

Os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas no Processo Seletivo 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), já podem consultar os locais de prova, através deste link.

A prova acontecerá no dia 11 de dezembro (domingo), das 8h às 12h30. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail selecao2017@ifba.edu.br ou do canal de atendimento on-line.

 

Leia mais: Nova data de prova do Processo Seletivo 2017

Brumado oferece oficinas de hábitos de estudo

publicado: 01/12/2016 11h33 última modificação: 23/03/2017 11h04

Estão abertas as inscrições para duas turmas da oficina “Ciclo de oficinas de desenvolvimento de hábitos de estudo” realizado pelo campus Brumado. 

Para a psicóloga e coordenadora do projeto, Roberta Borges, o ciclo, que faz parte do projeto de extensão do Instituto Federal da Bahia, tem como objetivo a identificação das principais dificuldades de aprendizagem dos estudantes do IFBA e da comunidade local, além da aquisição de hábitos de estudo adequados. 

Podem participar estudantes cursando o nível médio do IFBA e demais instituições de ensino. As oficinas acontecem no próprio campus, nos períodos   de 6 a 8 e 13 a 15 de dezembro, sempre no horário das 14 às 18h.

Mais informações através do telefone (77) 3441-1607 ou pelo e-mail: robertaborges2@gmail.com.

Projeto de Jacobina sobre violência contra mulher inicia produção de exposição fotográfica

publicado: 25/11/2016 13h10 última modificação: 25/11/2016 13h10

A equipe do projeto de extensão “Violência contra a mulher: rompendo o silêncio e empoderando corpos” do campus Jacobina do Instituto Federal da Bahia (IFBA) iniciou, na tarde da última quarta-feira (23), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no bairro Félix Tomaz, em Jacobina, a produção de fotos que serão exibidas numa exposição a partir de dezembro.

Após planejarem os cenários e a interpretação das voluntárias convidadas, o grupo iniciou o trabalho fotográfico, que além do CEU, retratará como cenário outros espaços da cidade como um bar, uma obra de construção civil e o trânsito.

Conforme a professora do IFBA Gizelda Hengstl, que integra a coordenação do projeto, cada foto representará um tipo de violência, a exemplo de moral, psicológica, física e patrimonial. Ela destacou que nem sempre as mulheres percebem a violência.

Entre as voluntárias fotografadas está a estudante do curso técnico de mineração, Laura Santos. “Por incrível que pareça, em pleno século 21 ainda existe violência contra a mulher. É muito importante que se façam eventos e esse tipo de trabalho para mudar a sociedade. É uma situação que pode mudar, tem que mudar”, comentou a discente.

Fotos inspiradas em questionários

As fotos foram inspiradas nos resultados de um questionário respondido por 150 pessoas da comunidade local a partir do final de setembro.

“Os resultados foram surpreendentes pois mostram uma realidade um pouco camuflada em Jacobina. Apesar da Lei Maria da Penha mostrar em sua vigilância que Jacobina é uma das cidades mais violentas da Bahia, quando entrevistamos o público não apareceu isso. Eles colocaram a violência como algo ruim. O discurso é um e a prática é outra literalmente em Jacobina”, afirmou Gizelda.

A docente comentou também que um dos fenômenos desse tipo de violência é que ela ocorre independente da classe social, do nível de instrução e do ambiente vivido. “Entre quatro paredes acontecem coisas absurdas. A própria Lei Maria da Penha nasce de um fato real: um casal com o marido professor universitário e a mulher acadêmica, um nível social que talvez não se esperasse”.

O projeto e o lançamento da exposição

Além de Gizelda e Laura, a equipe também é formada por mais oito alunos do IFBA, pela estudante da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Cleane Medeiros, e pela professora Carla Côrte, que é coordenadora e idealizadora do projeto de extensão.

A iniciativa também prevê a exibição de banners para apresentar os dados colhidos a partir dos questionários. O lançamento da exposição de fotos, que será aberta ao público, está prevista para o dia 7 de dezembro. Depois do campus, a exposição será levada para outras instituições da região.

O projeto está sendo financiado pelo Edital 01/2016 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA. O resultado, com as propostas vencedoras, foi divulgado em agosto.

Encontro de pesquisadores da educação profissional e tecnológica de Brumado acontece em dezembro

publicado: 25/11/2016 10h09 última modificação: 25/11/2016 10h09

O II Encontro de Pesquisadores da Educação Profissional (Epeptec), realizado pelo campus Brumado, acontece dia 9 de dezembro, com o tema “Formação para o trabalho e para a vida”.

 O encontro é gratuito e aberto à comunidade, professores, alunos e profissionais da educação, que podem também realizar inscrição de trabalhos.
Segundo o coordenador do encontro, professor Marcelo dos Santos, o objetivo do evento é promover uma relação mais próxima entre ensino, pesquisa e extensão, visando oferecer à comunidade uma formação que atenda cada vez mais os padrões de excelência e referência social, incentivar a interação entre alunos e pesquisadores das instituições de educação profissionalizante de níveis médio, técnico e tecnológico, bem como também estimular a produção e divulgação científica de trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas de formação existentes nos eixos da educação profissional.

O Epeptec será acessível contará com um interprete em Língua Brasileira de Sinais ( Libras). As inscrições podem ser realizadas no site: epeptec.com.br.

Mais informações através do telefone (77) 3441-1607

Adiado Workshop de Internacionalização do IFBA

publicado: 24/11/2016 11h18 última modificação: 24/11/2016 11h18

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), vinculada à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), adiou a realização do Workshop de Internacionalização, previsto para acontecer no dia 1º de dezembro, em virtude das ocupações em nos diversos campi e Reitoria do Instituto.

A assessoria informou que divulgará com antecedência uma nova data para a realização do evento.

Leia mais: Workshop sobre internacionalização do IFBA acontecerá em dezembro

Cancelado Secitec do campus Jequié

publicado: 24/11/2016 09h42 última modificação: 24/11/2016 09h42

A comissão organizadora da IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFBA (Secitec) Campus Jequié divulgou nota cancelando o evento, que aconteceria entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, em virtude da atual conjuntura do país e em respeito ao movimento de ocupação do Instituto.

Errata do edital para seleção de pessoal externo para trabalhar no Processo Seletivo 2017

publicado: 18/11/2016 13h56 última modificação: 18/11/2016 13h56

O campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), divulgou errata da chamada pública para seleção de pessoal externo para trabalhar na aplicação de provas do Processo Seletivo 2017. A correção é referente ao pessoal que pode concorrer, de fato, as vagas são voltadas apenas para comunidade externa. A comunidade interna já foi selecionada por outro edital. 

Confira a errata aqui

 

Leia mais: Campus Salvador seleciona até terça-feira pessoal externo para trabalhar no Processo Seletivo 2017

Divulgado edital de credenciamento de docentes para o ProfEPT

publicado: 18/11/2016 13h34 última modificação: 18/11/2016 13h34

Estão abertas as inscrições para cadastramento de docentes ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O cadastramento acontecerá para os polos que não conseguiram, no momento de submissão da proposta a CAPES, apresentar o número máximo de docentes permitido por polo. Não será permitido o cadastramento de docentes do IFBA, uma vez que já atingimos o limite permitido para este estágio do programa. A divulgação do edital deve-se unicamente ao compromisso assumido por todos os polos junto a coordenação geral do ProfEPT de proceder com a divulgação do mesmo.

Informações podem ser obtidas na coordenação do polo através do e-mail profeptifba@gmail.com ou com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI).

Mais informações aqui 

Campus Salvador seleciona até terça-feira pessoal externo para trabalhar no Processo Seletivo 2017

publicado: 18/11/2016 09h56 última modificação: 18/11/2016 13h16

O campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), realiza chamada pública para seleção de pessoal externo para trabalhar na aplicação de provas do Processo Seletivo 2017. As inscrições acontecem de 16 a 22 de novembro de 2016 e os candidatos devem enviar os documentos que constam na chamada pública nº 2 para o e-mail gilzete@ifba.edu.br.

São oferecidas 222 vagas para fiscal de sala e 26 vagas para fiscal de área. Para fiscal de sala é exigida a escolaridade de Ensino Médio completo e para fiscal de área, o Ensino Fundamental completo. Os valores de remuneração são, respectivamente, R$ 125,84 e R$ 113,26.

É necessário ler a totalidade da Chamada Pública nº2

As provas do Processo Seletivo IFBA 2017 acontecem no dia 11 de dezembro de 2016.

 

Confira a Chamada Pública nº2

Espaço 2 de Julho do IFBA sedia abertura do XVII Enancib

publicado: 18/11/2016 09h21 última modificação: 18/11/2016 09h21

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) sediará, no dia 20 de novembro, próximo domingo, a sessão de abertura do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib). O evento, que acontece às 17h, é promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O Enancib é o principal evento de pesquisa em Ciência da Informação do Brasil. É promovido anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (ANCIB). A 17ª edição apresenta o tema “Descobrimentos da Ciência da Informação: desafios da Multi, Inter e Transdisciplinaridade (MIT)” e acontece de 20 a 25 de novembro de 2016, no pavilhão de aulas do Canela (PAC) da UFBA, na avenida Reitor Miguel Calmon, campus universitário do Canela, ao lado da Faculdade de Educação (FACED).

A comissão organizadora do Enancib disponibilizou quatro bolsas de participação no evento para o IFBA. A Gerência de Desenvolvimento de Bibliotecas do IFBA realizou um sorteio entre profissionais da Ciência da Informação da reitoria.

Mais informações na página do Encontro

 

Estão abertas inscrições para expositores da Feira de Natal

publicado: 18/11/2016 08h51 última modificação: 18/11/2016 08h51

Estão abertas, até 2 de dezembro, as inscrições para expositores de artesanato e quitutes da Feira de Natal do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Os membros da comunidade IFBA devem enviar a ficha de inscrição para a Coordenação de Atendimento Psicossocial (COPSI). A inscrição passará por uma avaliação para garantir que os trabalhos sejam, de fato, artesanato.

A COPSI fará a confirmação dos expositores selecionados no dia 6 de dezembro. Os participantes poderão fazer doações de material de limpeza que serão entregues ao Lar Maria Luiza, abrigo para idosos situado na Cidade Baixa.

O objetivo da feira é expor trabalhos artísticos dos servidores e da comunidade. A feira será realizada nos dias 15 e 16 de dezembro, das 9h às 15h, na reitoria, no Canela.

 

Ficha de Inscrição - Feira de Natal

Campus Santo Amaro oferece processo seletivo de vagas residuais do Ensino Superior

publicado: 18/11/2016 08h33 última modificação: 18/11/2016 08h33

O campus Santo Amaro do Instituto Federal da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para o Processo Seletivo para transferência interna, transferência externa e portador de diploma de curso superior para vagas residuais do Ensino Superior. As vagas são para o curso de Licenciatura em Computação.

São oferecidas 36 vagas divididas em 12 vagas, respectivamente, para transferência interna, transferência externa e portador de diploma. As inscrições acontecem via sedex e por solicitação presencial.

Leia o edital.

Acontece amanhã aula inaugural do mestrado profissional em engenharia de sistemas e produtos

publicado: 17/11/2016 13h10 última modificação: 18/11/2016 08h45

Amanhã, dia 18 de novembro, às 16h, acontece a aula inaugural do mestrado profissional em engenharia de sistemas e produtos, no Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA. A primeira turma é composta por 10 alunos regulares, de diversas áreas do conhecimento.

A mesa de abertura será composta pelo reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho, pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Luiz Gustavo Duarte, pelo diretor geral do campus Salvador, Albertino Nascimento, pelo diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação do campus Salvador, Allan Edgard Freitas, pelo coordenador do mestrado profissional, José Mário Araújo, e pelo secretário de ciência, tecnologia e inovação do Estado da Bahia, Manoel Gomes de Mendonça Neto, que também proferirá a aula inaugural.

A ideia para criação do curso surgiu a partir das competências já desenvolvidas e estabelecidas pelos grupos de pesquisa do IFBA com atuação nas áreas de sistemas e produtos biomédicos e sistemas computacionais, de controle e de comunicação, contando com professores de diferentes áreas e com experiência em pesquisa aplicada. “Este é o primeiro que é concebido de forma plena pelo corpo docente do IFBA e sob gestão única do IFBA, sendo todos os professores do quadro do IFBA tanto os permanentes quanto os colaboradores”, esclarece o diretor de pesquisa, pós-graduação e inovação.

A implantação dessa pós-graduação strictu sensu também traz avanços para o IFBA no âmbito nacional. Ainda de acordo com Allan, a intenção é se diferenciar na concepção do desenvolvimento tecnológico de produtos e sistemas nas duas linhas de pesquisa: “Sistemas e Produtos Biomédicos” e “Sistemas e Produtos de Computação, Comunicação e Controle”.

“Até onde sabemos não há o recorte de um curso de mestrado profissional similar. A ideia é que os discentes desenvolvam ao longo do curso um produto ou sistema que tenha aplicação prática e que possa ser útil a sociedade após o curso, ou seja, há uma forte motivação de atuação prática em benefício do desenvolvimento tecnológico da sociedade”, explica. 

As aulas serão realizadas inicialmente na Reitoria do IFBA, no bairro do Canela, em Salvador, a partir do dia 25 de novembro.

 

Leia mais: Mestrado do IFBA em Engenharia de Sistemas e Produtos é aprovado pela Capes

Ciclo de palestras sobre games acontece na Reitoria

publicado: 17/11/2016 12h15 última modificação: 18/11/2016 09h47

Aconteceu hoje (17) no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) a abertura do “I Ciclo de Palestras: Games, Educação e Inovação”, que teve como objetivos socializar as informações existentes sobre games, educação e inovação e contribui para a sua consolidação na comunidade acadêmica e entre profissionais na área.

A mesa de abertura foi composta por Renato da Anunciação Filho, reitor do IFBA, Luiz Gustavo Duarte, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, e José Roberto de Oliveira, pró-reitor de extensão. Renato ressaltou a importância dos ciclos de palestras e falou sobre a criação do curso tecnólogo em games.  “Esse primeiro evento coincide com um curso a ser iniciado no próximo ano no campus Lauro de Freitas, o tecnólogo em games, que pretendemos formar pessoas capazes de criar jogos e programas interativos para um mercado em crescimento, informou.

No período da manhã, aconteceram as Palestras “Comunidades virtuais: limites e possibilidades de desenvolvimento de jogos digitais na universidade”, com Lynn Alves, professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e “Gamificação na prática: potencializando o engajamento nos processos de aprendizagem”, com Marcelle Minho, do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (Ited), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Bahia (Senai-BA).

No período da tarde, acontecem as palestras “Infraestrutura de alto desempenho de uma plataforma game”, com o professor da UNEB, Murilo do Carmo Boratto e “Realidade virtual e aumentada e suas tendências para o mercado”, com o diretor executivo do Moovi Estúdios Criativos, Jailson Silva de Souza.

O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), através do edital nº 04/2016, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

 

Leia mais: IFBA inscreve interessados em participar de seminário sobre games, educação e inovação

Resultado da seleção de estágio para Biblioteconomia e Documentação

publicado: 16/11/2016 11h55 última modificação: 16/11/2016 11h56

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (PRODIN), do Instituto Federal da Bahia, divulgou o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para a seleção de uma vaga e cadastro de reserva de estagiários na área de Biblioteconomia e Documentação. O resultado, por ordem de classificação, é referente ao Edital PRODIN/IFBA/2016.

Confira a lista

Leia mais: Inscrições para seleção de estágio para Biblioteconomia e Documentação vão até amanhã

Campus Jacobina inicia curso de programação para alunos da rede pública

publicado: 16/11/2016 11h21 última modificação: 16/11/2016 11h21

Resolução de questões de lógica e promoção de brincadeiras educativas. Com essas e outras ações, a equipe do projeto de extensão "Uso do Scratch e Arduino como estratégias para o ensino de lógica de programação" do campus Jacobina, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), iniciou um curso na área para alunos do ensino fundamental da rede pública.

 

A primeira turma é formada por estudantes do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (Comuja) de Jacobina. Eles foram selecionados para assistir as aulas sobre programação e lógica até o dia 15 de dezembro. Bruno dos Santos é do 9º ano do Comuja e está na expectativa de aprender os conteúdos propostos. “Meu plano é fazer o curso técnico de informática”, comentou o discente.

 

Para a coordenadora do projeto, Carina Farias, a ideia do projeto surgiu a partir da sua percepção das dificuldades de estudantes em relação a conhecimentos sobre algoritmos que, se trabalhados no ensino fundamental, melhorariam o rendimento geral na disciplina. Algoritmos são receitas que mostram os procedimentos passo a passo para solucionar uma tarefa. Na área de programação de computadores, eles descrevem as etapas para que um programa execute as tarefas designadas. Scratch é uma linguagem de programação visual que cria filmes e histórias em quadrinhos. Já o Arduino é uma placa de hardware que torna a robótica mais acessível.

 

Entre as vantagens de trabalhar com o Scratch e o Arduino entre estudantes, Carina enumera o estímulo da criatividade, do trabalho em equipe e do raciocínio lógico. “Vai facilitar para quem queira entrar num curso técnico na área de programação, promove inclusão digital e até facilitará o desenvolvimento deles na matemática”, destacou Carina. Ela explica que após o Comuja, o objetivo é selecionar alunos de outros colégios da região que tenham interesse em participar.

 

A equipe que executa o projeto é formada por professores, técnicos-administrativos e alunos do IFBA. Diego Santana é um dos discentes selecionados para atuar na iniciativa de extensão e receber uma bolsa mensal pela participação até o final do ano. Ele acredita que a oportunidade de atuar no projeto foi interessante em razão do Scratch e Arduino não serem muito conhecidos e estudados nos cursos de informática. "Ser bolsista está enriquecendo bastante meu aprendizado", afirma Diego.

 

O projeto está sendo financiado pelo Edital 01/2016 da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA. O resultado, com as propostas vencedoras, foi divulgado no último mês de agosto.

 

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

 

Comunicação Social – Campus  Jacobina

Campus Camaçari lança revista literária Poeme-se

publicado: 16/11/2016 10h44 última modificação: 16/11/2016 10h44

O campus Camaçari lançou a 1ª edição da revista literária Poeme-se. A revista digital está composta por mais de 50 textos entre poemas, contos, crônicas e prosas poéticas.

A iniciativa é resultado de um projeto de extensão que consiste na criação de um espaço de circulação dos textos literários de estudantes, servidores e da comunidade externa de Camaçari. O objetivo é promover um espaço que estimule o letramento e a produção literários na comunidade. 

Na edição, o leitor pode acessar uma entrevista com a autora Clarissa Macêdo e uma sugestão de leitura de “A hora da estrela”. Em breve será disponibilizada uma versão em pdf. Os interessados em fazer contato com a equipe podem enviar e-mail para revistapoemese@gmail.com.

Confira a revista no link http://revistapoemese.tk

Campus Brumado promove I Semana da Consciência Negra

publicado: 16/11/2016 10h25 última modificação: 16/11/2016 10h25

A I Semana da Consciência Negra do IFBA do Campus Brumado, que terá como tema “Onde você esconde seu racismo? Desnaturalizando as desigualdades raciais”, será realizada, nos dias 21 e 22 de novembro. 

O evento tem como público alvo estudantes, servidores e comunidade externa. As inscrições serão realizadas no site ifbaeventos.tk/consciencia, que disponibilizará também toda a programação do evento.

A Semana contará com diversas atividades como: roda de conversa, minicursos, oficinas, relato de experiência, momento cultural, entre outras. "Discutir a inserção do negro/negra na sociedade, assim como, sua história e legado social é de suma importância para repensarmos a própria história do Brasil, é necessário também desnaturalizarmos a prática do racismo que violenta e oprime a população negra", afirma a professora Rívia Santos, da comissão organizadora do evento.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.

Comunicação Social – Campus  Brumado

Campus Seabra prorroga inscrições para cursos técnicos subsequentes até sexta

publicado: 16/11/2016 10h16 última modificação: 17/11/2016 08h28

O Campus Seabra torna pública a prorrogação das inscrições referentes ao edital do Processo Seletivo Simplificado nº 1/2016, que se destina ao preenchimento de vagas remanescentes dos cursos técnicos subsequentes (pós-médio) de informática e meio ambiente. 

 

As inscrições são gratuitas e seguem até esta sexta-feira, 18/11. Além de preencher o formulário virtual de inscrição, é preciso comparecer ao campus para entregar o Requerimento (Anexo I do edital) devidamente preenchido e assinado, ao lado da cópia de documento oficial com foto (com apresentação do original). Para os que não dispõem de acesso à internet, a inscrição poderá ser feita presencialmente no setor de Protocolo do Instituto.

 

A seleção consiste em redação e prova objetiva de matemática, que ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 8h às 12h, na sede do Campus Seabra. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2017. Ao todo estão sendo oferecidas 56 vagas, sendo 28 para cada formação.

 

Apesar de os cursos ofertados serem noturnos, foi necessária a mudança para o turno vespertino, temporariamente, devido às más condições da estrada de acesso ao campus (falta de pavimentação e iluminação). Por essa razão, as aulas acontecerão pela tarde, até que as referidas obras sejam efetivadas pelo poder público municipal e o Instituto passe a funcionar à noite.

 

Reserva de Vagas & Cotas

Caso o candidato seja egresso de escola pública, pode concorrer à reserva de 50%, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, metade das oportunidades são destinadas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

 

Acompanhe as etapas: de 1º a 18 de novembro - 1ª etapa (formulário aqui) - 2ª etapa (vide Anexo I do edital) - 3ª etapa (presencialmente)

Divulgada retificação do resultado final de seleção de professores UAB

publicado: 10/11/2016 19h32 última modificação: 10/11/2016 19h32

A pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFBA divulgou hoje (10) uma retificação do resultado final do edital nº 05/2016, referente ao Processo Seletivo Simplificado Interno de bolsistas para atuar como professor pesquisador nos cursos superiores de licenciatura a distância, do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Leia mais: Divulgado resultado final da seleção de professores bolsistas para Programa Universidade Aberta

Grupo de pesquisa Linguagem e Representação realiza colóquio no campus Salvador

publicado: 10/11/2016 14h59 última modificação: 10/11/2016 14h59

O III Colóquio do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, será realizado no dia 9 de dezembro, no auditório de Física do campus, no Barbalho. O evento faz parte do Encontro de Grupos de pesquisa e reúne a III Jornada de Literatura, História e (Auto)Biografia, no dia 6 de dezembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, e o VI Colóquio do GELC, 8 de dezembro, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O evento é itinerante e acontece a cada dois anos. Nesta edição será homenageada a professora Zahidé Lupinacci Muzart, diretora da Editora Mulheres, falecida em 2015. Os grupos discutirão metas, farão o planejamento de ações futuras e socialização de resultados dos trabalhos desenvolvidos em 2016. As temáticas abordarão educação, história e sexualidades; espaço biográfico; gênero e homoafetividades; história e literatura; literaturas e culturas africanas; narrativa contemporânea; e tecnologias educacionais. 

O encontro abarca os grupos: O espaço biográfico no horizonte da literatura (UESC); Literatura, história e cultura: encruzilhadas Epistemológicas (UESC); Estudo Literários contemporâneos (UEFS); Linguagem e representação (IFBA- campus Salvador); e GT Homocultura e liguagens (ANPOLL).

 

Mais informações no site http://gpbio.jimdo.com/

Confira a programação

IFBA realiza entrega de alimentos arrecadados no Festcoros

publicado: 09/11/2016 17h47 última modificação: 09/11/2016 17h47

O Departamento de Relações Comunitárias da Pró-reitoria de Extensão do IFBA realizou ontem, 8, a entrega de 353
quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados no lugar de ingressos durante  o Festival Internacional de Corais da Bahia (Festcoros) – realizado de 3 a 5 de novembro, na reitoria.

 

As servidoras Vera Mendes e Teresa Bahia realizaram as visitas ao Instituto Santo Antonio de Pádua, situado no Barbalho, e ao Abrigo Lar Irmã Maria Luiza, localizado nas proximidades do Largo dos Mares. Foram entregues as doações de 177 quilos e 176 quilos de alimentos, respectivamente.

 

Os dois Institutos abrigam idosos de ambos os sexos e vivem de doações. As instituições foram escolhidas porque passam por dificuldades financeiras.

 

registrado em: ,