Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 12/01/2018 19h05

Educação de Jovens e Adultos é tema de seminário no IFBA

por Paulo Araújo publicado: 20/10/2017 17h35, última modificação: 23/10/2017 11h33

Com o objetivo de discutir temas pertinentes à condição do Proeja , Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos,  nos Institutos Federais da Bahia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoveu nesta semana (nos dias 18 e 19) o Seminário Interinstitucional “Proeja: (Re) Existência e Identidade nos IFs da Bahia” (Sieja 2017), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).

abertura-do-seminario-sieja.jfif
Mesa de abertura do seminário Sieja

O evento aconteceu na reitoria do IFBA e contou com a participação de cerca de 90 pessoas, entre professores, estudantes e técnicos administrativos dos institutos da Bahia e de Santa Catarina (IFSC), que debateram as temáticas propostas, ministraram palestras e apresentaram experiências exitosas.

A mesa de abertura contou com as presenças do reitor do IFBA,Renato Da Anunciação Filho; da coordenadora de regulação e supervisão de Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Jussara Silva Campos; da pró-reitora de ensino do IFBA, Jaqueline Oliveira; da representante do fórum EJA/BA, Edite Faria e do pró-reitor de ensino do IFBaiano, Maurício de Oliveira Pereira.

Para Jussara, o evento convergiu com as propostas da Setec em relação à ampliação da oferta da EJA.“A retomada do tema Proeja é muito importante para que a ponta também faça esse olhar representativo para esse tipo de oferta. A Setec vem trabalhando o Proeja como uma prioridade estratégica e a Diretoria de Políticas de Regulação, juntamente com a Secretaria de Educação Profissional, tem tocado essa agenda de uma maneira a propiciar uma ampliação da oferta na Rede Federal e a manutenção do que já temos, assim como pensar também alguns aspectos relacionados, como a formação dos docentes e a assistência estudantil”,declarou.

Entre os temas abordados, o perfil e a base de conhecimento dos estudantes que ingressam no programa; o fortalecimento e a criação de políticas públicas, a fim de traçar novos caminhos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no IFBA; o Programa de Acesso à Permanência dos estudantes do PROEJA nos Institutos Federais; o panorama do programa no IFBA e no IF Baiano; a formação docente e prática pedagógica e a criação de uma Política de Assistência Estudantil.

Apresentação do curso de Saneamento no seminário Sieja
Apresentação do curso de Saneanento do campus Salvador

A pró-reitora de ensino do IFBA classificou a iniciativa como satisfatória. “É o primeiro evento a respeito do programa Proeja, que existe desde 2006. Atualmente, temos oferta de cursos da modalidade em três dos nossos 22 campi. Então, era necessário realizar alguma ação que desse um novo significado ao programa, que se caracteriza pela  integração da educação profissional, de nível médio, na modalidade de EJA e tem uma relevância muito grande, tanto social quanto educacional, que vai trazer essa parcela da população que não teve direito à educação, de volta à escola. Por isso a importância da mobilização do Instituto Federal como um todo, no sentido de fortalecer o Proeja”, pontuou.

Cursos oferecidos

Os cursos do Proeja oferecidos no IFBA são: Segurança do Trabalho, em Santo Amaro, e Técnico em Saneamento, em Salvador. Em Barreiras, a proposta do curso de Técnico em eletromecânica está em fase de conclusão, podendo ser acrescentado à grade de cursos na Instituição. 

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

I Workshop Coaching para Metas está com inscrições abertas

publicado: 20/10/2017 16h55, última modificação: 20/10/2017 16h55

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através do Escritório Técnico de Acolhimento a Demandas e Projetos Sociais (Estades), realiza o I Workshop Coaching para Metas no Áudio I (1º andar do bloco D, no Barbalho).

Pessoas que buscam o alcance de metas, maior desempenho pessoal e profissional podem realizar inscrições, através do link https://goo.gl/wazoZc, até o preenchimento das 60 vagas destinadas a cada turma. As inscrições são gratuitas para os públicos interno e externo. A organização do evento realiza como ação social o recolhimento de dois quilos de arroz.

O treinamento é composto por três etapas. A primeira visa à ampliação do autoconhecimento. Na segunda etapa, o participante conhecerá metodologias para elaborar objetivos e metas.  A terceira etapa possibilita o conhecimento dos princípios da liderança pessoal.

O workshop será realizado para duas turmas. A primeira no dia 24 de novembro e a segunda em 02 de dezembro, das 8h às 13h.

Mais informações podem ser obtidas enviando um e-mail para estadesifba@gmail.com.

 

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador

IFBA realiza oitava edição do Curta 5

publicado: 19/10/2017 14h21, última modificação: 19/10/2017 14h22

Começou ontem (18) e segue até o dia 20 de outubro, o Festival de Curtas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), evento que tem como objetivo estimular e difundir, entre os estudantes, a produção audiovisual de forma artística, educativa, cultural e científica.

A edição de 2017 já passou por três etapas, que foram realizadas ao longo do ano nas cidades de Ilhéus, Brumado e Eunápolis. O encerramento acontece no campus Vitória da Conquista, com exibições de curtas, a “Mostrinha de Cinema” da UESB e sessões competitivas. Ao final, na cerimônia de encerramento, será realizada a premiação dos vencedores.

Algumas das novidades deste ano são: a realização conjunta com a 6ª  Mostrinha de Cinema da UESB,  o Desfile Cosplay e  as sessões de Bate Papo Ilustrado. Também está sendo realizada uma campanha de doações para o projeto "Infância Amor", para o qual foram instalados postos de coleta de leite um pó, álcool gel (70%) ou pomadas para assaduras. 

O evento é aberto a toda comunidade e a entrada é franca.

Confira a programação completa:  

18/10 - programação 

19/10 - programação 

20/10 - programação 

 

Por: Renata Lacerda - Comunicação - Campus Vitória da Conquista 

IFBA recebe visita de estudantes argentinos

por Helen Sampaio publicado: 19/10/2017 10h38, última modificação: 19/10/2017 10h39

Visita de estudantes argentinos à Reitoria do IFBA
Estudantes do CNBA são recebidos na Reitoria do IFBA. Crédito/Foto: Leomir Costa (NAVI)

Dezenove estudantes do Colégio Nacional de Buenos Aires (CNBA) estiveram na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), no último dia 11, acompanhados pela psicóloga, Andrea Berti e pelo chefe dos secretários do CNBA, Diego Riveiro. O grupo foi recebido pelo reitor, Renato da Anunciação Filho, pelos pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura, Anilson Gomes e de Extensão, José Roberto de Oliveira, pelo chefe de gabinete, Edmilson dos Santos e pela coordenadora de relações internacionais da Prodin, Paula Oliveira. 

Antes de visitarem a Reitoria, os argentinos já tinham visitado o campus Valença, após convite feito pelo Instituto, em 2016, ocasião em que foi realizado um intercâmbio do IFBA até o CNBA. A ação, que foi uma iniciativa do campus Valença, contou com o apoio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter).

Apesar de o acordo formal entre as instituições ainda não ter sido firmado, nas visitas foram apresentadas as instalações do Instituto e ofertadas oficinas culturais, além de momentos de apresentações dos estudantes. “Após essa experiência, vamos documentar as impressões e os impactos significativos que este intercâmbio teve para nossa comunidade, a fim de, entre outras coisas,  subsidiar a relevância dos intercâmbios como atividade formativa para nossos alunos  e também a importância da internacionalização da nossa Instituição”, afirmou a professora de espanhol do campus Valença, Anaildes Santos. 

 

 

IFBA promove Prêmio Inova+Saúde com instituições parceiras

por Helen Sampaio publicado: 18/10/2017 15h18, última modificação: 18/10/2017 15h18

Com o objetivo de disseminar a cultura do empreendedorismo e inovação no Estado da Bahia, estimulando o desenvolvimento de novos talentos e reconhecimento aos negócios com potencial inovador na área de saúde, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove, em parceria com Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), o Prêmio Inova+Saúde.

A iniciativa, que está em sua primeira edição, é destinada a estudantes e professores interessados em submeter ideias inovadoras em saúde. As inscrições para o prêmio acontecem até a próxima sexta-feira (20), com submissões feitas por equipes, compostas por, no máximo, cinco participantes, residentes do estado e com idade mínima de 16 anos. Além disso, as equipes deverão ter, pelo menos, um estudante, como representante oficial, regularmente matriculado em um dos cursos de graduação ou pós-graduação (stricto sensu) do IFBA, da EBMSP, da UNEB, ou do Senai Cimatec, e um professor (orientador) vinculado a uma das quatro instituições citadas e portador de título de mestre ou doutor.

As propostas serão avaliadas a partir de duas categorias: Tecnologias de apoio ao diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças e Tecnologias de apoio à educação profissional ou gestão em saúde.

O Prêmio Inova+Saúde conta com o patrocínio do Banco Santander. Os três primeiros colocados ganharão prêmios nos valores de 3mil, 2 mil e mil reais. Além disso, terão o apoio das suas instituições para a realização de registro de propriedade intelectual no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e elaboração de proposta para o edital da Incubadora de Base Tecnológica do Senai Cimatec.

Mais informações aqui

 

Inscrições para curso do PPA 2017 acontecem até domingo (22)

por Helen Sampaio publicado: 17/10/2017 15h11, última modificação: 17/10/2017 15h17

Servidores do IFBA podem se inscrever até o dia 22 de outubro no Curso do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) 2017. As inscrições devem ser feitas através do envio do formulário de inscrição para o e-mail copsi@ifba.edu.br. Os candidatos inscritos receberão a confirmação por e-mail.

O curso será realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no campus Salvador. A iniciativa da Coordenação de Atendimento Psicossocial (Copsi), vinculada ao Departamento de Qualidade de Vida (Dequav), da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), acontece pela primeira vez fora da Reitoria, com o tema “Na mão direita um Girassol”. Segundo a organização, a mudança local ocorreu para atender às reivindicações dos servidores. A proposta é de que o curso ocorra de forma itinerante.  

“O tema versa a necessidade de, a cada dia, direcionarmos nossas intenções para que, efetivamente, possamos colher aquilo que intentamos no momento da aposentação. As edições passadas serviram de alerta para o entendimento de que a preparação para a aposentadoria começa no dia em que ingressamos no serviço público. E, assim sendo, tivemos diversas oficinas que despertaram para a tomada de consciência e novas condutas frente a essa realidade”, afirmou a assistente de administração da Copsi, Marília Araújo.

O curso será duração de 16h e os participantes receberão certificados, conferidos pela Escola de Administração Fazendária (ESAF).

Confira abaixo a programação. Mais informações no telefone (71) 3221-0321. 

Programação PPA 2017

24/10/2017 (tarde) - Rosana Bagdeve : “Na mão Direita um Girassol”

25/10/2017 (manhã) - Milton dos Santos Jones Neto: “Previdência - Estão rolando os dados...as regras do jogo mudaram?” 

25/10/2017 (tarde) - Neusa Marques - Oficina de Memória - Projeto Supera
  
25/10/2017 (tarde) - Marileide Souza Santana Silva – “A quietude quer te visitar” _ aula de práticas de IOGA

26/10/2017 (manhã) - Rosana Bagdeve – “Vou me embora para Pasárgada: o que devo levar?”

Submissões de propostas para Mostra Cultural do IFBA começam amanhã (17)

por Helen Sampaio publicado: 16/10/2017 17h05, última modificação: 18/10/2017 15h08

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou hoje (16) o edital da Chamada Interna nº 03/2017, referente à seleção de propostas para a I Mostra Cultural do IFBA, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de março de 2018, na Reitoria do IFBA, com o tema “Baianidades Possíveis”.

As submissões deverão ser realizadas entre os dias 17 e 31 de outubro, através do Sistema Unificado de Administração (SUAP), sendo necessário que o proponente utilize o seu login e senha do IFBA e, por meio do Módulo Extensão, acesse o item “Submeter proposta”, localizando,posteriormente, a Chamada Interna.

As propostas devem estar alinhadas às políticas de extensão da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (EPCT), representadas nas linhas de extensão: Artes Cênicas, Artes Integradas, Artes Audiovisuais, Artes Visuais, Artes Literárias, Música e, Patrimônio Cultural, Histórico e Natural, conforme anexos do edital.

As seletivas nos campi acontecerão em duas etapas (análise das propostas quanto à dimensão de extensão e análise baseada no Barema), no período de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2018, sob a coordenação de comissões de seleção locais.  O resultado final será divulgado no dia 16 de fevereiro. 

Prorrogadas inscrições para edital nº 02 - Pronatec/Mediotec

por Helen Sampaio publicado: 16/10/2017 16h59, última modificação: 18/10/2017 15h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prorrogou as inscrições do edital Pronatec/ Mediotec - nº 02/2017 até o dia 22 de outubro. O edital da seleção, que visa selecionar professores formadores e mediadores (presencial e a distância), sofreu alterações no cronograma e no item “Formação requerida para as vagas.

As inscrições poderão ser realizadas, gratuitamente, através do preenchimento de formulário online. Para se inscrever, o candidato deve ser prioritariamente, servidor público municipal, estadual ou federal; ter experiência mínima de um ano no magistério da Educação Básica ou superior; possuir acesso e habilidade no uso de computadores e recursos de comunicação; possuir experiência em educação a distância; e ter disponibilidade para desenvolver atividades e participar de reuniões de acompanhamento e orientação, que poderão ocorrer no IFBA.

São disponibilizadas 10 vagas para professor formador, divididas entre as seguintes disciplinas: Ambientação em Educação a Distância, Ética Profissional, Fundamentos de Informática, Arquitetura de Computadores, Redes de Computadores, Programas Aplicativos, Empreendedorismo, Sistemas Operacionais, Fundamentos do Desenvolvimento WEB, Lógica de Programação I. Já para professor mediador presencial, são ofertadas 54 vagas, divididas entre 27 unidades de oferta no estado da Bahia, e para mediadores a distância, a mesma quantidade do presencial, sendo uma vaga por turma.

Leia mais: IFBA abre processo seletivo para professores bolsistas da rede E-Tec/ Pronatec/ Mediotec

IFBA inscreve para curso de Pães Especiais

por Paulo Araújo publicado: 16/10/2017 16h10, última modificação: 18/10/2017 15h09

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em parceria com a Fundação de Assistência a Criança e ao Adolescente (FUNDAC) realiza, hoje (16) e amanhã (17) a seleção de instrutores para o curso de “Pães Especiais”, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Simões Filho (Case Cia).

Para se inscrever, os interessados deverão comparecer, com a documentação exigida no edital, ao setor de protocolo na sede da FUNDAC, na Rua das Pitangueiras, nº 26-A, Matatu de Brotas, em Salvador.

Esse é o segundo curso a ser ministrado com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão do IFBA (Proex), por meio do Departamento de Relações Comunitárias com o objetivo de qualificar e beneficiar os jovens educandos que estão em medida socioeducativa.

O resultado final será divulgado no dia 19 de outubro. Com remuneração de R$ 25,00 hora/aula, o processo seletivo tem vigência de três meses, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Para mais informações, acesse o site.

Leia mais: IFBA e FUNDAC certificam novos educandos

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

 

Campus Camaçari realiza terceira edição do Projeto Prata da Casa

publicado: 16/10/2017 14h13, última modificação: 18/10/2017 15h11

Terceira edição do projeto Prata da Casa, no campus Camaçari
Projeto Prata da Casa chega à terceira edição

Aconteceu quarta-feira (11), no campus Camaçari, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a terceira edição do Projeto "Prata da Casa", com a apresentação da tese de doutoramento do professor Eduardo Oliveira Teles. Com o tema “Modelagem e Simulação de Apoio à Tomada de Decisão na Reativação de Campos Maduros Terrestres e Economicamente Marginais de Petróleo e Gás", Eduardo apresentou a estudantes e servidores sua tese defendida na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 08 de julho de 2016. 

O Projeto Prata da Casa, idealizado e organizado pela Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (COPPI), tem por objetivo socializar e valorizar a produção acadêmica do campus, possibilitando a agregação de interesses comuns e identificação de eventuais campos de pesquisa e atuação, que venham a se desdobrar em propostas de pesquisa ou de formação de grupos de pesquisa.

A apresentação, que aconteceu na Sala de Videoconferência do campus, contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, entre estudantes e servidores.

 

Por Claudia Galante - Comunicação – Campus Camaçari

IFBA divulga resultado da seleção de corretores e revisores para o Processo Seletivo 2018

por Janaina Marinho publicado: 11/10/2017 17h51, última modificação: 16/10/2017 14h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através do Departamento de Seleção (Desel), divulgou nesta quarta-feira (11), o resultado da seleção externa de corretores e revisores de redação do Processo Seletivo 2018.

A lista apresenta a classificação geral de todos os candidatos. O Desel irá realizar a análise da documentação comprobatória até o preenchimento total das 23 vagas. Os candidatos dentro no número de vagas receberão a convocação por e-mail.

Confira a lista aqui

Leia mais: Prorrogadas inscrições da seleção de corretores e revisores para o Processo Seletivo 2018


IFBA divulga lista definitiva das isenções concedidas do edital de libras

por Janaina Marinho publicado: 11/10/2017 17h10, última modificação: 16/10/2017 14h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou, nesta quarta-feira (11), a lista final de isenções concedidas do Processo seletivo simplificado para contratação de profissionais técnicos especializados em linguagem de sinais, do edital n º 06/2017. Os candidatos devem acessar a relação aqui.


Leia mais: Divulgada lista de isentos no processo seletivo para intérpretes de LIBRAS

 

 

IFBA divulga locais de prova do Processo Seletivo 2018

por Paulo Araújo publicado: 11/10/2017 16h27, última modificação: 11/10/2017 16h29

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), divulgou hoje (11), os locais de prova do Processo Seletivo 2018.

A prova acontecerá no dia 22 de outubro. Os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50. As provas terão início às 8h e término às 12h30. O candidato deverá comparecer ao local com o documento oficial de identificação com foto.

Confira o endereço das escolas.

Acesse o cartão de prova

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 2102-0474 / 0470

Leia mais: Resultado da seleção de servidores que atuarão na aplicação de provas do Processo Seletivo2018 

 Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio 

IFBA abre processo seletivo para professores bolsistas da rede E-Tec/ Pronatec/ Mediotec

por Paulo Araújo publicado: 11/10/2017 10h43, última modificação: 17/10/2017 10h35

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inscreve a partir de hoje (11) para o processo seletivo simplificado destinado a professores formadores e professores mediadores (presencial e a distância) que atuarão, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos cursos técnicos concomitantes de nível médio em Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores, conforme o edital PRONATEC/MEDIOTEC - nº 02/2017.

As inscrições poderão ser realizadas, gratuitamente, até o dia 16 de outubro, através do preenchimento de formulário online. Para se inscrever, o candidato deve ser prioritariamente, servidor público municipal, estadual ou federal; ter experiência mínima de um ano no magistério da Educação Básica ou superior; possuir acesso e habilidade no uso de computadores e recursos de comunicação; possuir experiência em educação a distância; e ter disponibilidade para desenvolver atividades e participar de reuniões de acompanhamento e orientação, que poderão ocorrer no IFBA.

São disponibilizadas 10 vagas para professor formador, divididas entre as seguintes disciplinas: Ambientação em Educação a Distância, Ética Profissional, Fundamentos de Informática, Arquitetura de Computadores, Redes de Computadores, Programas Aplicativos, Empreendedorismo, Sistemas Operacionais, Fundamentos do Desenvolvimento WEB, Lógica de Programação I. Já para professor mediador presencial, são ofertadas 54 vagas, divididas entre 27 unidades de oferta no estado da Bahia, e para mediadores a distância, a mesma quantidade do presencial, sendo uma vaga por turma.

Os professores formadores receberão a remuneração de R$2.100, para disciplinas com carga horária de 30h. Já para os que ministrarem disciplinas de carga horária de 60h, a remuneração será de R$4.200. Para os professores mediadores, a remuneração será baseada no valor estipulado por hora trabalhada, de R$ 25,00, variando de acordo com a carga horária semanal da disciplina (10h-20h) e com a carga horária de trabalho (8h – 16h). Confira o edital!

A lista de candidatos inscritos será publicada no dia 17 de outubro. Todas as informações prestadas pelo candidato, ao preencher o formulário de inscrição, deverão ser comprovadas posteriormente, na etapa de análise documental, que será classificatória e acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro.

As entrevistas acontecerão nos dias 20, 23 e 24 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 30.  O processo seletivo simplificado terá vigência de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 2102-0451 ou pelo e-mail:selecaoredeetec@ifba.edu.br.

 

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio  

IFBA abre processo seletivo para professores bolsistas da rede E-Tec/ Pronatec/ Mediotec

por Paulo Araújo publicado: 11/10/2017 09h22, última modificação: 11/10/2017 09h48

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inscreve a partir de hoje (11) para o processo seletivo simplificado destinado a professores formadores e professores mediadores (presencial e a distância) que atuarão, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos cursos técnicos concomitantes de nível médio em Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores, conforme o edital PRONATEC/MEDIOTEC - nº 02/2017.

As inscrições poderão ser realizadas, gratuitamente, até o dia 16 de outubro, através do preenchimento de formulário online. Para se inscrever, o candidato deve ser prioritariamente, servidor público municipal, estadual ou federal; ter experiência mínima de um ano no magistério da Educação Básica ou superior; possuir acesso e habilidade no uso de computadores e recursos de comunicação; possuir experiência em educação a distância; e ter disponibilidade para desenvolver atividades e participar de reuniões de acompanhamento e orientação, que poderão ocorrer no IFBA.

São disponibilizadas 10 vagas para professor formador, divididas entre as seguintes disciplinas: Ambientação em Educação a Distância, Ética Profissional, Fundamentos de Informática, Arquitetura de Computadores, Redes de Computadores, Programas Aplicativos, Empreendedorismo, Sistemas Operacionais, Fundamentos do Desenvolvimento WEB, Lógica de Programação I. Já para professor mediador presencial, são ofertadas 54 vagas, divididas entre 27 unidades de oferta no estado da Bahia, e para mediadores a distância, a mesma quantidade do presencial, sendo uma vaga por turma.

Os professores formadores receberão a remuneração de R$2.100, para disciplinas com carga horária de 30h. Já para os que ministrarem disciplinas de carga horária de 60h, a remuneração será de R$4.200. Para os professores mediadores, a remuneração será baseada no valor estipulado por hora trabalhada, de R$ 25,00, variando de acordo com a carga horária semanal da disciplina (10h-20h) e com a carga horária de trabalho (8h – 16h). Confira o edital!

A lista de candidatos inscritos será publicada no dia 17 de outubro. Todas as informações prestadas pelo candidato, ao preencher o formulário de inscrição, deverão ser comprovadas posteriormente, na etapa de análise documental, que será classificatória e acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro.

As entrevistas acontecerão nos dias 20, 23 e 24 de outubro e o resultado final será divulgado no dia 30.  O processo seletivo simplificado terá vigência de um ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogável uma única vez por igual período.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 2102-0451 ou pelo e-mail:selecaoredeetec@ifba.edu.br.

 

 Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio 

Inscrições homologadas para o curso de Saneamento do campus Salvador

publicado: 10/10/2017 15h43, última modificação: 10/10/2017 15h43

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, divulga a lista de inscrições homologadas no Processo Seletivo 2017.2 para o curso técnico de Saneamento, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Os candidatos com inscrições homologadas devem comparecer no dia 14 de outubro, às 7h30min, ao campus Salvador, localizado na rua Emídio dos Santos, s/n, Barbalho, para realização da segunda etapa do processo seletivo.

Conforme edital, os candidatos devem se apresentar munidos, obrigatoriamente, de caneta esferográfica transparente com tinta preta ou azul e do documento oficial de identificação com foto (original).

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador

Professores do IFBA lançam obra na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

por Paulo Araújo publicado: 10/10/2017 15h33, última modificação: 10/10/2017 15h33

Os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Claudio Reynaldo(campus Salvador), Jocelma Rios(campus Lauro de Freitas) e Tereza Kelly(campus Camaçari), lançaram, no último sábado (7), na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o livro “Educação Profissional, seus saberes, suas tecnologias: experiências refletidas”.

 A obra, dividida em dois blocos, aborda o currículo de formação docente e o uso de tecnologias na Educação Profissional. O livro conta com a participação de docentes especialistas do Brasil que atuam na área e em subáreas de conhecimento específicos, sendo mais um elemento de difusão de conhecimento à disposição da sociedade.

 Bienal do livro

 A Bienal Internacional do Livro de Alagoas é um evento cultural e social, realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua oitava edição aconteceu entre os dias 29 de setembro e 8 de outubro, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso,em Maceió (Alagoas). Em quase 20 anos de história, a iniciativa costuma atrair em seus eventos, aproximadamente 200 mil visitantes. A programação é composta por diversas atividades, como: lançamentos de livros, oficinas, espetáculos, palestras, exposição de estandes variados, apresentações de histórias, bate-papos com autores, espaços de convivência e praça de alimentação.

 Estagiário sob supervisão da jornalista Helen Sampaio

 

 

Campus Camaçari comemora 10 anos de implantação

publicado: 10/10/2017 15h08, última modificação: 10/10/2017 15h42

O Campus Camaçari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promoveu uma semana de comemorações pelos seus 10 anos de implantação. De 3 a 6 de outubro a comunidade do campus participou de atividades festivas, esportivas e de extensão.

Campus Camaçari

 

No dia 3, aniversário da implantação, estudantes, servidores e terceirizados participaram de uma festa para confraternizar e comemorar a data. Na mesma data deu-se início o Torneio de Jogos, com futsal, tênis de mesa e dominó. Na sexta-feira (06), para encerrar a semana comemorativa, foi realizada, no saguão do campus, a Feira da Mulher, com artesãs de Camaçari e a entrega das medalhas para os finalistas dos jogos. Ainda este mês será realizada a Mostra Fotográfica "História e Memória: 10 anos do IFBA Campus Camaçari".

Campus Camaçari

 

Implantação - Em 3 de outubro de 2007, com autorização de funcionamento da portaria nº 937, publicada no dia 2 de outubro do mesmo ano, do Ministério da Educação, começava a história do campus. A instalação de uma unidade do IFBA em Camaçari vem ampliando o desenvolvimento econômico e social da cidade.

 

 

 

 

Comunicação Social - Campus Camaçari

Estudantes do campus Santo Amaro visitam Flica

publicado: 10/10/2017 14h27, última modificação: 10/10/2017 14h35

O campus Santo Amaro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) visitou a sétima edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), nos dias 05 e 06 de outubro. Estudantes dos cursos integrados assistiram as mesas “Os reflexos do passado ancestral em nossa pele” e “Intervenções, agitações e desvarios”, além de passear na cidade histórica, conhecida como patrimônio nacional.

Para o professor Cleberton Santos, a ação não funciona apenas como o incentivo à leitura, mas também como promoção das várias manifestações culturais que estavam acontecendo durante a programação do evento em Cachoeira. “Foi uma experiência muito significativa na formação pessoal e profissional de cada aluno que participou dessa visita, principalmente o contato com a literatura brasileira e africana contemporâneas, que são temas tão recorrentes nas provas do Enem.”, afirma o professor de língua portuguesa do campus.

A Flica acontece todos os anos no mês de outubro e reúne vários autores de prestígio nacional e internacional, além das manifestações artísticas e culturais. 

Projeto Oxe - Com o objetivo de estreitar laços entre ações artístico culturais no Recôncavo, o projeto Oxe: literatura baiana contemporânea, em parceria com a filarmônica Sociedade Minerva Cachoeirana, realizou o evento Diálogos Lítero-musicais, nos dias 6 e 7 de outubro, em Cachoeira. O evento contou com mesas e oficinas, onde estiveram presentes autores como Igor Rossoni, Denisson Palumbo, Lílian Almeida e Érica Azevedo, além de contar com apresentações culturais e performances literárias.

O Oxe: literatura baiana contemporânea é um projeto de extensão do campus Santo Amaro que visa promover autores baianos e suas obras. Hoje o projeto conta com um portal de literatura onde reúne aproximadamente 80 escritores do estado.

 

Comunicação social – Campus santo Amaro

Abertas inscrições para os Jogos dos Servidores do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 10/10/2017 10h03, última modificação: 16/10/2017 16h11

Começam hoje (10) e seguem até o dia 20 de outubro, as inscrições para a primeira edição dos Jogos Integradores e de Qualidade de Vida dos Servidores do IFBA (JISIFBA). O evento, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de novembro, no Sesi de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é uma iniciativa da Reitoria do Instituto, através de uma comissão organizadora composta por servidores das pró-reitorias de Administração e Planejamento (Proap), Extensão (Proex), Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), do Gabinete, da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), da Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) e da Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM).

“Essa ação é fundamental para a construção de uma Política de Qualidade de Vida dos Servidores, tornando a rotina de trabalho mais leve e prazerosa e estimulando cuidados com a saúde individual”, destacou a chefe do Departamento de Ações de Cultura, Esporte e Lazer do IFBA e presidente da comissão organizadora, Micheli Venturini.

Serão disputadas 15 modalidades, distribuídas entre coletivas e individuais, sendo possível que o servidor se inscreva em até duas modalidades individuais e uma coletiva por campus. 

Inscreva-se aqui

Confira as orientações e o regulamento!

Leia mais: Inscrições para Jogos dos Servidores do IFBA acontecem até o dia 29

Submissões para Edital da PROEX - Fluxo Contínuo começam nesta quinta

por Paulo Araújo publicado: 09/10/2017 17h12, última modificação: 10/10/2017 10h30

Professores e técnicos administrativos do IFBA poderão apresentar, a partir do dia 12 de outubro, propostas de atividades de extensão, com o objetivo de promover o desenvolvimento educacional, social, cultural, científico e tecnológico do Estado, conforme o Edital nº 02/2017 – PROEX-Fluxo Contínuo. As propostas podem contemplar projetos, cursos e eventos.

 A submissão será realizada, exclusivamente, através do  Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) e as propostas deverão, obrigatoriamente, atender a uma das seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura e Artes, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho. Saiba mais na página da Proex

 Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: direx.proex@ifba.edu.br   

 Estagiário sob supervisão da jornalista Helen Sampaio

IFBA participa de evento do TCU sobre compras e aquisições

por Helen Sampaio publicado: 09/10/2017 16h16, última modificação: 16/10/2017 16h32

O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Renato da Anunciação Filho, e o pró-reitor de administração e planejamento, Paulo Ferreira, participarão amanhã (10) do evento “Governança das aquisições: encontro com o controle externo”, promovido pela Secretaria de Controle Externo, do Tribunal de Contas da União (TCU) no Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas do TCU em Brasília.

O encontro, que acontecerá das 9h às 17h, no auditório Afonso Garcia Tinoco, do Ministério Público do Estado da Bahia (MPE), é destinado a gestores locais (federais, estaduais e municipais) e às entidades que lidam com recursos públicos, além de conselhos profissionais.

Na oportunidade, o reitor participará da mesa de abertura e proferirá uma palestra sobre “Melhorias das Práticas de Compras no IFBA”, juntamente com Ferreira. Nesse momento os presentes conhecerão ações desenvolvidas pelo Instituto a partir de 2006.  

Inscrições

Os interessados em participar do evento podem se inscrever até hoje (9), através desse link.  Mais informações nos seguintes contatos:

  • Serviço de Ações Educacionais Presenciais – (61) 3316-5830/5832. E-mail: isc_sedup@tcu.gov.br
  • Secretaria de Controle Externo no Estado da Bahia – (71) 3617-6800. E-mail: secex-ba@tcu.gov.br

Edital para seleção de supervisores do Pibid/Física

publicado: 09/10/2017 09h35, última modificação: 09/10/2017 09h36

Desta sexta-feira, 6, até o dia 12 de outubro, estão abertas as inscrições para professores da rede pública licenciados em física com interesse de atuar no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Salvador. 

O processo seletivo simplificado consiste na análise dos documentos (formulário de inscrição digitalizado - Anexo 1 do edital - e  carta de motivação), que devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico para pibidfisifba.selecao@gmail.com, e entrevista. A bolsa, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, terá duração cinco meses.

 

Por Verusa Pinho- Divisão de Comunicação - Campus Salvador

Projeto de Robótica Educacional é apresentado para estudantes do Pré-IFBA

por Paulo Araújo publicado: 06/10/2017 17h07, última modificação: 09/10/2017 08h47

No dia 5 de outubro, na Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz (BCS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através do Departamento de Relações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), apresentou o projeto “Robótica Educacional como ferramenta para inclusão tecnológica”, para os alunos do curso preparatório Pré-IFBA.

Foto 2 - Equipe Gestora do Projeto Robótica.jpg
Apresentação do projeto Robótica educacional. Credito/Foto:Arquivo IFBA

O projeto, que visa estimular o desenvolvimento de ações ligadas ao tema, utilizando material reciclado e a plataforma “open- source arduino” para resolver problemas do mundo real, será dividido em três etapas: organização e realização das oficinas “Transformando lixo em tecnologia” e “Introdução à robótica”; realização de projetos que explorem o tema “Tecnologia e Inovação” e exposição de projetos desenvolvidos.

Para a chefe do Departamento de Relações Comunitárias, Vera Mendes, “o desafio da Robótica na Educação torna a aprendizagem mais dinâmica e motivadora e possibilita aos estudantes desenvolver habilidades e competências como trabalho de pesquisa, a capacidade crítica, o senso de saber contornar as dificuldades na resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico”.

  Estagiário sob supervisão de Helen Sampaio

Divulgada lista de isentos no processo seletivo para intérpretes de LIBRAS

por Paulo Araújo publicado: 06/10/2017 16h55, última modificação: 06/10/2017 16h55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), divulgou hoje (6) a lista de candidatos que obtiveram a isenção da taxa de inscrição para o processo seletivo simplificado para contratação de profissionais técnicos especializados em Linguagem de Sinais, referente ao edital nº06/2017.

Os recursos devem ser encaminhados, no prazo de até 48h da publicação da lista, para o e-mail selecaolibras2017@ifba.edu.br ou entregues no setor de Protocolo da Reitoria, "Aos cuidados do Departamento de Desenvolvimento e Movimentação de Pessoal – DEMP", situado no endereço: Av. Araújo Pinho, nº. 39, Canela – Salvador/BA. CEP: 40.110.150; sendo necessário que sejam dirigidos ao reitor do IFBA.

Em caso de encaminhamento via e-mail, o candidato deverá preencher o campo "assunto" com a seguinte frase: "recurso da solicitação de isenção". O candidato deverá, ainda, se identificar com nome completo e número de CPF no final do texto.

Leia mais: Alteração no cronograma de inscrições para intérpretes em LIBRAS

 

Estagiário sob supervisão de Helen Sampaio

Prorrogadas inscrições da seleção de corretores e revisores para o Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 06/10/2017 16h03, última modificação: 06/10/2017 16h03

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), prorrogou, até o dia 8 de outubro, as inscrições para a seleção de corretores e revisores de redação, que atuarão no Processo Seletivo 2018. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível nesse link.

A medida visa garantir que os candidatos que não conseguiram se inscrever no prazo, por conta de problemas de origem técnica, tenham uma nova oportunidade. Em consequência da prorrogação, o resultado está previsto para o dia 11 de outubro.       

São ofertadas 23 vagas. Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos: ter diploma de conclusão de curso de graduação ou pós-graduação em Letras, devidamente registrado e emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); ter a disponibilidade de executar as atividades nas dependências da Reitoria do IFBA.

Mais informações pelo e-mail selecao2016@ifba.edu.br ou pelos telefones (71) 2102 – 0470/0474, das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira. 

Leia mais: IFBA seleciona corretores e revisores de redação para o Processo Seletivo 2018

Inscrições abertas para submissão de trabalhos na Secitec em Brumado

por Iali Moradillo publicado: 06/10/2017 11h33, última modificação: 09/10/2017 09h28

Até o dia 16, é possível submeter propostas de atividades para a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (Secitec) do campus Brumado, que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, com o tema “A matemática está em tudo”.

Dentre os objetivos do evento estão: contribuir para a popularização dos conhecimentos e da produção científica, tecnológica, artística e cultural; colaborar para a formação técnico-acadêmica e cidadã dos estudantes; promover a aproximação e integração da comunidade IFBA com a sociedade.

Podem ser propostas exposições artísticas jogos envolvendo a matemática, minicursos, oficinas e apresentações culturais. Os proponentes podem ser tanto da comunidade acadêmica quanto do público externo, desde que atendam aos critérios exigidos no item 4. do edital.

Para se inscrever clique aqui

A Secitec acontece também nos campi Jacobina (17 a19/10), Jequié (23 a 29/10), Vitória da Conquista (25 e 27/10) e Feira de Santana (8 a 10/11).

 

 

Labprosaud renova acreditação do INMETRO

por Paulo Araújo publicado: 06/10/2017 11h33, última modificação: 05/01/2018 11h11

O Laboratório de Produtos para Saúde (Labprosaud), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), teve renovada a acreditação recebida do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para realizar serviços de calibração em instrumentos de medição para radiações ionizantes, voltados para radiodiagnóstico e proteção radiológica.

O laboratório, que faz parte do Polo de Inovação Salvador (PIS), voltou a ganhar o reconhecimento no dia 29 de setembro, após receber a primeira acreditação em 2016, que teve validade de um ano. Assim mantém o título de único laboratório brasileiro que realiza ensaios em protetores contra radiação X. Além de ser único laboratório do país, acreditado no INMETRO, a realizar calibração em medidores de radiodiagnóstico, o Labprosaud também tem exclusividade no serviço na América Latina.

O coordenador do Labprosaud, Marcus Navarro, classificou o resultado como positivo. “Ressalto a imensa importância e responsabilidade social das nossas atividades tecnológicas, pois são os ensaios e calibrações realizados no Labprosaud que contribuem para garantir a segurança dos protetores contra radiação X (Aventais plumbíferos) comercializados no Brasil, bem como a confiança metrológica dos instrumentos utilizados nos controles de qualidade dos equipamentos de mamografia, tomografia, radiografia e Fluoroscopia, dos serviços de saúde em todo o Brasil", afirmou.  A próxima avaliação ocorrerá em julho de 2019.

Leia mais: Labprosaud/IFBA recebe acreditação do INMETRO 

 

Paulo Araújo * - Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio 

2ª etapa da Avaliação de Desempenho do Ciclo Anual 2017

publicado: 05/10/2017 14h56, última modificação: 06/10/2017 08h46

Começou no dia 2 de outubro a 2ª Etapa da Avaliação de Desempenho do Ciclo Anual 2017. Os servidores técnico-administrativos do IFBA deverão preencher os relatórios de avaliação, que serão enviados por e-mail  e enviá-los até o dia 31 de outubro à Coordenação de Gestão de Desenvolvimento (COGED), através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

A avaliação de desempenho é composta pelos relatórios:de Avaliação de Desempenho da Equipe de Trabalho; de Desempenho Individual (da chefia imediata, quando essa for representada por um servidor TAE) e de  Desempenho Individual (por servidor estável, sem função e lotado no setor).

As avaliações de desempenho dos servidores estáveis deverão ser conduzidas pelas chefias imediatas, a fim de que seja gerado um único processo composto pelos relatórios. Já os servidores que estão em estágio probatório devem abrir processo individualizado no SEI e enviar para a COGED e para o respectivo setor de pessoal do seu campus de lotação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3221-0312  ou pelo e-mail  coged@ifba.edu.br

 

Paulo Araújo* -  Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

 

 

Brumado cria projeto de inserção profissional para estudantes de Informática

por Janaina Marinho publicado: 05/10/2017 14h48, última modificação: 05/10/2017 14h48

O campus Brumado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está agendando visita de responsáveis por escolas da rede municipal e estadual interessadas em estabelecer parceria do Projeto IFBA nas Escolas. A iniciativa visa aproveitar alunos do curso técnico subsequente em Informática para atuar em escolas de Brumado realizando reparos em computadores e laboratórios através da supervisão do IFBA.

A ação é parte do Programa de assistência estudantil 2017, Programas universais e complementares, e pretende diminuir a falta de profissionais de Tecnologia da Informação no município de Brumado. O Projeto, criado em agosto, conta hoje com quatro bolsistas no Colégio Estadual Getúlio Vargas. Bianca Viana, Breno Tainan, Juciane Amorim e Patrícia Castro foram selecionados no primeiro processo seletivo.

Mais informações através do e-mail ifbanasescolas@gmail.com.

registrado em: ,