Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 25/05/2017 15h26

"Dialoguinhos" traz literatura para o Novembro Negro do campus Salvador

publicado: 22/11/2017 20h28, última modificação: 22/11/2017 20h28

A obra literária “O tapete voador” vai ser discutida com a presença da autora Cristiane Sobral, em edição especial do “Dialoguinhos”, no Áudio I (1° andar do bloco D), do campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), às 8h30min desta quinta-feira, 23.

Empoderamento negro, racismo e colorismo são assuntos abordados pela escritora e poeta carioca nesta coletânea de contos que será apresentada durante o evento. “Dialoguinhos”, iniciativa do Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Gênero, Subjetividade e Identidades em Literaturas em Língua Portuguesa e outras Expressões Artísticas (DEVIR), vinculado ao IFBA, é uma versão para crianças e adolescentes do projeto “Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras”.

A atividade foi uma das propostas selecionadas através do edital para realização de eventos culturais e formativos sobre o Novembro Negro do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-IFBA). A realização conta ainda com a parceria da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

“Dialoguinhos” é aberto aos estudantes, técnicos administrativos, docentes e funcionários terceirizados do IFBA.

Diálogos Insubmissos no Novembro Negro

Idealizado pela professora do campus Salvador do IFBA, Dayse Sacramento, "Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras" acontece no dia 24 de novembro, às 18h, no Espaço Xisto Bahia, com a participação de Cristiane Sobral, que desta vez discute o tema Terra Negra: insubmissões de mulheres negras para transfor(a)mar. Poesia e música são as intervenções artísticas constantes na programação deste evento.

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador

Enade será realizado neste domingo

por Helen Sampaio publicado: 22/11/2017 19h25, última modificação: 22/11/2017 19h26

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontecerão no próximo domingo (26), em diversas Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídas pelo país. Os estudantes habilitados devem acessar o sistema Enade até o domingo (26) para realizar o cadastro e preencher o Questionário do Estudante.

No IFBA, realizarão a prova: os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado e licenciatura; que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido pelo menos 80% da carga horária mínima do curso; estudantes concluintes dos cursos superiores de tecnologia (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) ou que tenham cumprido pelo menos 75% da carga horária do curso.

O exame, que é obrigatório, avalia o rendimento dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, no que se refere aos conteúdos programados dos cursos. As provas serão aplicadas às 13h30, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h, tendo como referência o horário oficial de Brasília (DF).

Mais informações no site do Inep.

Leia mais: Inscrições de concluintes dos cursos selecionados para o Enade começam segunda-feira (10)

 

Retificado resultado final da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 21/11/2017 20h32, última modificação: 21/11/2017 20h32

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) retificou o resultado final da seleção de bolsistas que atuarão nos Jogos dos Servidores, divulgado na tarde de hoje (21).

O resultado retificado pode ser acessado aqui. Os candidatos selecionados deverão enviar para o email proexdacel@gmail.com ou proex@ifba.edu.br, até o dia 23 de novembro de 2017, os seguintes documentos escaneados: RG e CPF; Comprovante de Matrícula; Atestado de frequência regular e dados bancários.

Mais informações no telefone  (71) 2102 0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br. 

Leia mais: IFBA divulga resultado final da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

IFBA divulga resultado final da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

por Paulo Araújo publicado: 21/11/2017 19h27, última modificação: 21/11/2017 19h41

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da  Pró-Reitoria de Extensão (Proex), divulgou hoje (21) o resultado final do edital n°07/2017, referente à seleção de bolsistas que atuarão nos Jogos dos Servidores.

Os contemplados deverão enviar para o email proexdacel@gmail.com ou proex@ifba.edu.br, até o dia 23 de novembro de 2017, os seguintes documentos escaneados: RG e CPF; Comprovante de Matrícula; Atestado de frequência regular e dados bancários.

Mais informações no telefone  (71) 2102 0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br 

Confira o resultado

Leia mais: IFBA convoca candidatos a bolsistas dos Jogos dos Servidores Para entrevistas

 Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

 

 

 

 

 

 

 

 

Errata sobre realização de provas do Processo Seletivo para profissional de Linguagem de Sinais

por Helen Sampaio publicado: 21/11/2017 18h15, última modificação: 21/11/2017 18h15

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou ontem (20) uma errata referente à lista de candidatos e datas de realização das provas práticas do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissional técnico especializado em Linguagem de Sinais. Confira!

Mais informações no e-mail selecaolibras2017@ifba.edu.br.

Leia mais: Definida data do 1º dia de provas práticas do edital de Linguagem de Sinais

Universidades para o Mundo acontece na Reitoria

por Iali Moradillo publicado: 21/11/2017 14h11, última modificação: 21/11/2017 14h11

Começou ontem (20) e termina hoje (21), na Reitoria do IFBA, o seminário internacional 'Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para internacionalização'.

O evento, organizado pelo British Council, aborda os desafios e oportunidades da internacionalização para as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, com foco no desenvolvimento institucional para a construção de redes globais e sistemas de ensino integrados.

Na mesa de abertura, além do reitor do Instituto, Renato da Anunciação Filho, estiveram presentes: Cyntia Sandes Oliveira (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes); George Sherrif (Foreign and Commonwealth Office -FCO UK/ Consulado Britânico); Julieta Palmeira (Secretaria de Políticas para as Mulheres- Governo da Bahia); Lázaro Cunha (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia -Fapesb) e Martin Dowle (British Council).

Dowle abriu a mesa ressaltando aspectos importantes para a internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras, que vão desde questões políticas, financeiras às jurídicas. Em seguida, Anunciação também falou da importância da internacionalização para a rede pública, incluindo os ensinos médio e tecnológico. O reitor informou que o  processo de internacionalização do IFBA ainda está em fase de implantação. “Tivemos resultados importantes com o Ciência sem Fronteiras, mas ainda precisamos abrir mais. Além disso, nesse momento de mudança de currículo internamente,   os estudantes que fazem a mobilidade estudantil trazem novos modelos que abrem as fronteiras para as instituições”, concluiu.

O evento segue até as 17h de hoje e tem como público-alvo reitores, pró-reitores de pós-graduação, pesquisa e relações internacionais, e chefes de  departamentos de língua inglesa. Confira a programação.

Terceira edição do Week-IT: Semana de Tecnologia e Inovação, em Vitória da Conquista

publicado: 20/11/2017 18h32, última modificação: 20/11/2017 18h32

O IFBA, campus Vitória da Conquista, realiza, entre os dias 27 a 30 de novembro, a terceira edição do Week-It: Semana de Tecnologia e Inovação. O evento tem como objetivo estimular a criação e administração de tecnologias ou processos, trazendo novas ferramentas, técnicas e procedimentos práticos, que reforçam a importância da inovação tecnológica utilizada nas diversas áreas de atuação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Esse ano, o Week-It apresenta o tema "Vivências e Práticas Profissionais", e procura trazer conhecimento aos participantes, através de vivências profissionais, novas perspectivas e tendências do mercado, expandindo assim a visão da área e a abrangência do seu aprendizado. O evento também contará com uma mostra de robótica.

O evento é destinado a estudantes dos cursos de graduação em ciências exatas (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica) e cursos técnicos (Informática, Eletrônica e Eletromecânica), além de professores, pesquisadores, empresários e toda comunidade interessada.

As inscrições das palestras são gratuitas, para os mini cursos será cobrada uma taxa de R$ 5 (cada). Os interessados poderão se inscrever através do link até o dia 24 de novembro.

Confira a programação.

 

*Estagiária supervisionada pela jornalista Renata Lacerda - Comunicação Campus Vitória da Conquista

Retificação e inscrições homologadas do edital da seleção de estagiário de nível superior em informática

por Helen Sampaio publicado: 17/11/2017 20h41, última modificação: 17/11/2017 20h49

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) divulgaram, nesta sexta-feira (17), retificações no cronograma e a lista de inscrições homologadas do edital n° 01/2017, referente ao processo seletivo interno para contratação de um estagiário de nível superior em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação; Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou outro curso superior na área de informática.

Os candidatos com inscrições deferidas deverão comparecer, no dia 21 de novembro, às 9h, à reitoria do IFBA, localizada na Av. Araújo Pinho, nº 39, Canela, Salvador/BA, para realização de entrevista. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 23 de novembro.

O processo seletivo tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O estudante que for selecionado cumprirá a carga horária de 20 horas semanais, equivalentes à bolsa auxílio de R$ 364, e receberá auxílio transporte, no valor de R$6,60, por dia estagiado.

Mais informações no e-mail proenpae@ifba.edu.br.

Leia mais: IFBA abre seleção interna para contratação de estagiário de nível superior

Aberto processo seletivo para os cursos de edificações e informática do campus Brumado

por Helen Sampaio publicado: 17/11/2017 19h37, última modificação: 17/11/2017 19h37

O campus Brumado, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), inscreve a partir de hoje (17) para o processo seletivo simplificado destinado aos cursos técnicos em edificações e informática, na modalidade integrada. São ofertadas 40 vagas para cada curso.

As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 4 de dezembro, presencialmente, no campus, das 8h às 12h e das 14h às 22h. Podem se inscrever, estudantes que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do ensino fundamental, sendo possível aos estudantes de escolas públicas ou com necessidades específicas, optarem pela concorrência a partir do sistema de cotas. Para realizar a inscrição os candidatos devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia): documento oficial de identificação, CPF, Histórico Escolar ou declaração de conclusão ou de que está concluindo o 9º ano do ensino fundamental.

A lista preliminar de inscrições homologadas será divulgada no dia 5 de dezembro. A prova acontecerá no dia 10 de dezembro, das 8h às 12h30.  Confira o edital.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (77) 3441-1607 e (77) 3441-2599 ou pelo e-mail prosel.brumado@ifba.edu.br.

 

Definida data do 1º dia de provas práticas do edital de Linguagem de Sinais

por Helen Sampaio publicado: 17/11/2017 16h02, última modificação: 17/11/2017 19h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (17) a lista de candidatos com nova data de realização da prova prática do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissional técnico especializado em Linguagem de Sinais. Os candidatos que fariam a prova hoje (17) foram remanejados para a próxima segunda-feira (20).

Mais informações na página da Proen ou no email selecaolibras2017@ifba.edu.br.

Leia mais: Alterada data do 1º dia de prova prática do edital de Linguagem de Sinais

 

Inscrições abertas para hospedagem no Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA

por Iali Moradillo publicado: 17/11/2017 11h28, última modificação: 17/11/2017 11h28

Estão abertas as inscrições para participar do edital 07/2017 PRPGI, referente à seleção de propostas o Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA,  iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação (PRPGI), que prevê pré-incubação através do estímulo à criatividade, inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo de base tecnológica.

Segundo Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação da PRPGI, o Hotel de projetos pretende abrigar, em ambiente protegido, ideias que resolvem problemas significativos da sociedade, do mercado ou da indústria, proporcionando aos participantes apoios de diversas ordens, inclusive o financeiro.

“Durante os 12 meses de hospedagem, espera-se que os alunos possam descrever e projetar as soluções propostas, além de estudar com profundidade as viabilidades técnica, econômica e mercadológica das propostas. Ao fim, deseja-se que empresas de base tecnológica sustentáveis possam ser criadas, ou mesmo bons negócios de licenciamento ou transferência das tecnologias possam ocorrer, gerando receitas e melhorando o processo produtivo ou a qualidade de vida das pessoas, gerando emprego, renda e boas oportunidades de trabalho”, informou.

Podem participar aluno de um dos cursos superiores, que atendam aos critérios exigidos pelo edital. A inscrição deve ser realizada até o  dia 15 de dezembro através do email editalhp2017@ifba.edu.br,  mediante envio de  propostas e planos de trabalho, e documentos adicionais , conforme item 7.3 do edital.

 

Leia mais: IFBA lançará Hotel de Projetos nos campi

Nova alteração no edital da I Mostra Cultural do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 14/11/2017 18h34, última modificação: 14/11/2017 18h34

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) divulgou nesta terça (14) a segunda retificação do edital da Chamada Interna n° 03/2017, referente à seleção de propostas para a I  Mostra Cultural do IFBA.

Foram alterados itens referentes às seletivas nos campi, aos critérios para avaliação, recursos financeiros, cronograma, período para recursos e à participação de menores de 18 anos.

Leia mais: Retificado edital da I Mostra Cultural do IFBA

Alterada data do 1º dia de provas práticas do edital de Linguagem de Sinais

por Helen Sampaio publicado: 14/11/2017 18h10, última modificação: 14/11/2017 18h10

A prova prática do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissional técnico especializado em Linguagem de Sinais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que aconteceria na próxima sexta-feira (17) para parte dos candidatos do certame, foi adiada. A nova data será divulgada posteriormente. Acesse a nota oficial para mais informações.

Leia mais: IFBA divulga lista definitiva das isenções concedidas do edital de libras

Oficina de pandeiro acontece hoje, durante a JRER 2017 do campus Salvador

publicado: 14/11/2017 10h49, última modificação: 14/11/2017 10h49

A oficina de pandeiro “Tocar para transformar” será realizada pela cantora, compositora, musicista e atriz Emillie Lapa, hoje ,14, na IX Jornada das Relações Étnicas e Raciais (JRER) do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). 

Nascida na capital baiana, Emillie Lapa faz soar instrumentos como cavaquinho e baixo, mas o que faz pulsar a força da sonoridade ancestral da musicista é tocar instrumentos de percussão. O trabalho da artista revela resistência aos diversos tipos de preconceito e afirma a identidade feminina em canções autorais, releituras de músicas e poesias que entoam ritmos com influência afro-brasileira.

Os interessados em participar da oficina de pandeiro devem comparecer à sala de artes, às 14h. Aqueles que possuem o instrumento devem levá-lo para a atividade.

A JRER 2017 é aberta ao público e tem como tema Descolonizando os Estudos Étnicos e Raciais: cultura, educação e gênero. Neste dia 14, a programação começa às 9h com a mesa-redonda Território, Religião e Patrimônio. Às 14h, os participantes podem escolher entre as oficinas O lugar sagrado da Terra/terraTocar para transformar ou o projeto de cinema no campus com o filme Língua: vidas em português.  A partir das 19h, acontece a roda de conversa Circulando Saberes, Articulando Ações: literatura, história e religiosidade.

A jornada segue ainda nos próximos dias 20 e 24 de novembro. Confira a programação!

​ Por Jamile Teixeira - Divisão de Comunicação - DICOM / Campus Salvador

 

IFBA retifica edital de seleção para estagiários de nível superior

por Paulo Araújo publicado: 13/11/2017 17h56, última modificação: 13/11/2017 17h58

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), divulgou nesta segunda-feira (13), alterações no edital n° 04/2017, referente ao processo seletivo para contratação de estagiários de nível superior.

A seleção é destinada a estudantes regularmente matriculados e com frequência comprovada nos cursos superiores de graduação e graduação tecnológica reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Com a retificação, as inscrições ocorrerão entre os dias 14 e 22 de novembro e serão feitas por meio do preenchimento e entrega da ficha de inscrição; atestado de matrícula carimbado e assinado pela instituição; histórico escolar; comprovante de atualização do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou do Programa de Financiamento Estudantil (Fies); currículo atualizado e cópia da carteira de identidade. Os documentos deverão ser entregues na Rua Araújo Pinho, nº 39, Canela,Salvador/BA, de segunda  à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Além da alteração do período de inscrições, foram acrescentadas mais duas vagas (nas áreas de Administração, Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades e Relações Internacionais), somadas à já existente em Arquitetura e Urbanismo.

O Processo Seletivo tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. O valor da bolsa varia entre R$ 364 e R$ 500, conforme a carga horária do selecionado. Além da bolsa, o estudante contratado receberá auxílio transporte, no valor de R$6,00 por dia estagiado.

Acesse edital retificado

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

IFBA convoca candidatos a bolsistas dos Jogos dos Servidores para entrevistas

por Helen Sampaio publicado: 13/11/2017 17h40, última modificação: 13/11/2017 17h42

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (13) o resultado parcial da seleção de bolsistas para os Jogos Integradores e de Qualidade de Vida dos Servidores do IFBA e a lista de candidatos que deverão comparecer à Reitoria do Instituto, na próxima quinta-feira (16), às 8h30, para a realização de entrevistas. 

Mais informações no telefone (71) 2102-0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br.

Leia mais: Divulgada lista de inscrições homologadas da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

Campeonato de Cubo Mágico será realizado no campus Salvador do IFBA

publicado: 13/11/2017 09h46, última modificação: 14/11/2017 10h29

As inscrições para participar do IFBA Cube 2017 estão abertas até 28 de novembro. O campeonato oficial vai reunir no dia 2 de dezembro, no campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), pessoas que praticam a organização das faces de cubos mágicos. 

O evento é organizado pelo Departamento de Matemática e pela Cubo Mágico Bahia. A Word Cube Association (WCA) vai regulamentar a competição que conta com sete modalidades oficiais: 2x2, 3x3, 4x4, 5x5, Pyraminx, 3x3 OH e Skewb e uma modalidade extra chamada de Redi Cube. Farão parte do ranking internacional apenas os tempos contabilizados nas modalidades oficiais. A delegada da WCA Thaynara Santana participará do evento para validar os resultados. Os três primeiros colocados de cada modalidade serão premiados com medalhas e certificados referentes às posições de classificação. 

Qualquer pessoa que saiba resolver o cubo mágico pode participar do campeonato. As inscrições podem ser feitas através deste link. Para garantir gratuidade na inscrição, o estudante do IFBA deve informar ano e turma que está matriculado. Aqueles que não são estudantes da instituição devem efetuar o pagamento da taxa no valor de R$15.

Resolver esse quebra-cabeça estimula o raciocínio lógico, a memória espacial, a concentração, a coordenação motora além de desenvolver a capacidade de solucionar problemas. 

Exposição

No mês de outubro foi realizada uma exposição com diversos cubos mágicos no campus Salvador. A exposição despertou o interesse em estudantes que aprendem, ensinam e praticam a montagem do quebra-cabeça tridimensional.

 

​ Por Jamile Teixeira - Divisão de Comunicação - DICOM / Campus Salvador

Divulgada lista de inscrições homologadas da seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

por Helen Sampaio publicado: 09/11/2017 17h05, última modificação: 09/11/2017 17h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (9) a lista de inscrições homologadas da Chamada Pública nº 07/2017, referente à seleção de bolsistas para os Jogos Integradores e de Qualidade de Vida dos Servidores do Instituto.

Os candidatos interessados em interpor recursos terão até amanhã (10) para enviar o documento ao e-mail proex@ifba.edu.br. O resultado da análise dos recursos será divulgado na próxima segunda-feira (13) e o cronograma de entrevistas, na quinta-feira (16). Os Jogos dos Servidores acontecerão entre os dias 26 e 30 de novembro, no Sesi de Simões Filho.

Mais informações no telefone (71) 2102-0453 ou pelo e-mail proex@ifba.edu.br.

Leia mais: IFBA abre seleção de bolsistas para os Jogos dos Servidores

IFBA participa de premiação da Obaq 2017

por Paulo Araújo publicado: 08/11/2017 15h54, última modificação: 08/11/2017 16h36

 Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram premiados pelo bom desempenho na XII Olimpíada Baiana de Química (Obaq). A solenidade aconteceu no dia 26 de outubro, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A olimpíada, organizada pelo Instituto de Química da UFBA, contou com o apoio da Associação Brasileira de Química Regional da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Fieb-Sesi, Fundação CefetBahia, Braskem, Brasilgás e da empresa de tecnologia DOW.

O estudante do curso de química, Uedson Silva das Neves, que conquistou o primeiro lugar na categoria geral de escolas públicas, classificou o prêmio como algo significativo. “Para mim, que amo a Química desde quando ela me foi apresentada, ganhar um prêmio desses vai além de um reconhecimento do aprendizado”, disse Uedson, que destacou ainda a importância do curso em sua trajetória no IFBA.

Por conta das 15 medalhas conquistadas pelos alunos, entre ouros, pratas e bronzes, além de menções honrosas, o IFBA recebeu um certificado da Fundação CefetBahia, juntamente com o Colégio Anchieta de Salvador e com o Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco da cidade de Vitória da Conquista.

A olimpíada aconteceu em duas etapas. Na segunda fase da competição, 5.155 estudantes foram selecionados entre os 25.746 alunos da primeira fase, sendo 64% de escolas públicas.  Em seguida, foram aprovados 1.364 alunos dos quais 224 foram medalhistas. A prova, única para todas as séries, aconteceu em 69 cidades da Bahia e teve a participação de candidatos de 78 municípios.

A professora de química do IFBA, Edeilza Lopes, enalteceu o desempenho da Instituição na premiação. “Uma premiação como esta, consolida o IFBA como uma escola que possui um ensino de excelência. É importante salientar que a participação dos alunos neste tipo de evento é fator de motivação para os mesmos. Eles apresentam maior interesse nas aulas, participam mais e reconhecem a importância do trabalho do professor.” declarou.

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Submissões para revista de Educação, Tecnologia e Cultura do IFBA ocorrem até o dia 5 de dezembro

por Helen Sampaio publicado: 08/11/2017 15h00, última modificação: 09/11/2017 13h31

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) seleciona, por meio de chamada pública, artigos, resenhas, entrevistas e relatos de experiências para a 15ª edição da revista científica “Educação, Tecnologia e Cultura (E.T.C.)”. As submissões ocorrerão até o dia 5 de dezembro, exclusivamente, através da plataforma online do periódico.

A revista E.T.C. é uma publicação de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA, que nasceu em 2002 com o objetivo de ser um espaço de divulgação de conhecimento científico, tecnológico e cultural. Desde então, já são 14 edições publicadas. A próxima, que será composta pelos textos selecionados, está prevista para abril de 2018.

Confira as condições para submissão.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail etc@ifba.edu.br

IFBA divulga gabarito final do Processo Seletivo 2018

por Helen Sampaio publicado: 07/11/2017 16h51, última modificação: 07/11/2017 16h51

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (7) o gabarito final do Processo Seletivo 2018, após a análise dos recursos. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 12 de dezembro.

Mais informações nos telefones (21) 2102 – 0474/0470. 

Leia mais: Divulgado gabarito preliminar da prova do Processo Seletivo 2018

IFBA recebe submissões de artigos para revista científica

por Helen Sampaio publicado: 07/11/2017 14h10, última modificação: 07/11/2017 15h27

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe, até o dia 1º de dezembro, submissões de artigos científicos para a 1ª edição da revista “Ensino em Foco”. Para se inscrever é necessário realizar o cadastro na página do periódico e, após acessar o perfil da revista, utilizar a opção de submissão. Os trabalhos enviados serão avaliados através do sistema “blind review”, para certificação científica do material.

A publicação online é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFBA, destinada a pesquisadores, vinculados a instituições de ensino. Suas temáticas se concentram nas áreas da Educação, de modo geral, e do Ensino, ramificando-se para a Educação Profissional, Assistência Estudantil, Permanência e Êxito, Reforma do Ensino Médio, Formação de professores, entre outros temas. 

Com um conselho científico e uma comissão editorial compostos por professores de diversos Institutos Federais e universidades nacionais e estrangeiras, o periódico tem pretensões de obter, em três anos, a classificação Qualis B3 da Capes, que representa um bom conceito e que tem como indicador a base de dados em que as publicações estão inseridas.

Com publicações semestrais, cada edição será composta por, no mínimo, dez artigos, dos quais 60% deverão ser de autores vinculados a quatro instituições diferentes da que edita a revista.

Mais informações através do e-mail ensinoemfoco@ifba.edu.br

Estudante do campus Salvador é 1ª surda a concluir curso superior no IFBA

publicado: 07/11/2017 13h16, última modificação: 07/11/2017 13h19

Apresentação da pesquisa de conclusão de Marcela Caldas
Marcela Caldas e a banca examinadora

A estudante do bacharelado em administração do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, Marcela Caldas, é a primeira surda a concluir um curso superior na instituição.

Na pesquisa de conclusão, apresentada por Marcela no último dia 25 de outubro em Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi analisada a comunicação ocorrida numa sorveteria localizada em Aracaju. O proprietário e os funcionários do estabelecimento são surdos.

De acordo com o professor do IFBA Erivaldo Marinho, que orientou o trabalho, durante a pesquisa foi observado que a comunicação entre funcionários surdos e clientes ouvintes ocorria por meios como gestos, mímicas e linguagem escrita. Já quando o contato acontecia entre surdos e ouvintes fluentes em Libras, a comunicação era na língua de sinais.

Erivaldo pontua que a diversidade é um diferencial da sorveteria estudada. “Esse diferencial favorece a inclusão social, a difusão da Libras e a valorização do surdo enquanto profissional capaz”, comenta o docente.

Além de Erivaldo, também fizeram parte da banca examinadora os professores do campus Salvador Thyrso Maltez e Paula Costa. Com a aprovação do trabalho, Marcela aguarda a colação de grau, que vai ocorrer no próximo dia 15 de dezembro.

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador 

Napnee realiza curso de extensão sobre autismo em Vitória da Conquista

publicado: 06/11/2017 08h33, última modificação: 06/11/2017 08h33

 O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas  (Napnee) do campus Vitória da Conquista realizou na última terça (31), curso de formação para inclusão da pessoa autista.

Ministrado pela professora Josilene Pereira, e tendo como público professores e coordenadores do Atendimento Educacional Especializado da escola municipal Frei Serafim do Amparo, o curso expôs aspectos dos autismo que influenciam diretamente nas condutas escolares, auxiliando e orientando os profissionais dessa área a saberem lidar melhor com essas situações.

De acordo com Josilene, que é especialista em atendimento educacional especializado e educação especial, essa é a primeira vez que o Napnee realiza uma atividade de extensão em outra escola, mas a ideia não é parar por aí, “o nosso intuito é de fortalecer as parcerias com a Secretaria de Educação Especial da Prefeitura e com a Acaepa para que o IFBA possa sempre contribuir para o debate em torno da inclusão escolar de pessoas público-alvo da educação especial”, explica a professora.

A iniciativa é uma parceria do IFBA com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e a Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa). 

 

 Renata Lacerta -Comunicação – Campus Vitória da Conquista

 

IFBA publica relação de aprovados em Saneamento e retifica edital

publicado: 01/11/2017 16h26, última modificação: 01/11/2017 16h26

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, publica a relação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo do curso técnico de Saneamento na forma integrada, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

O edital n° 17/2017, referente à seleção, foi retificado no que diz respeito ao prazo de entrega da documentação para a efetivação da matrícula. O candidato aprovado deve comparecer à Gerência de Registros Acadêmicos (GRA2) do campus Salvador, localizado no Barbalho, de 9 até 10 de novembro de 2017, das 15h às 19h, e apresentar a documentação original com fotocópia ou fotocópia autenticada, relacionada abaixo:

a) Documento Oficial de Identidade;

b) CPF;

c) Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (1ª à 8ª série/1° ao 9º ano), acompanhado de Histórico Escolar completo;

d) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;

e) 01 (uma) foto 3x4;

f) Título de Eleitor, com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos);

g) Comprovante de que está em dia com suas obrigações militares (sexo masculino) para os maiores de 18 anos;

h) Comprovante de Vacinação Antitetânica, conforme determina a Resolução CEFET nº 19/2006.

Conforme o edital, o candidato que não comparecer para a matrícula no prazo determinado perderá o direito à vaga. 

Relação de Aprovados - Edital 17/2017 - Processo Seletivo Saneamento 2017.2

Edital 17/2017 - Processo Seletivo Saneamento 2017.2 - Retificado em 01.11.2017

 

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador 

Seminário Internacional de Análise Cognitiva acontece na Reitoria

por Iali Moradillo publicado: 01/11/2017 09h59, última modificação: 01/11/2017 09h59

Com o tema “(Re)construindo com Análise Cognitiva: Consolidando  saberes, estreitando laços, ampliando diálogos” acontece, nos dias 23 e 24 de novembro, na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), o II Seminário Internacional de Análise Cognitiva (Sianco).

O evento tem como objetivo promover a reunião de pesquisadores nacionais e internacionais em torno do estabelecimento e consolidação de parcerias e redes de conhecimento e pesquisa, bem como de novas frentes de trabalho na Área Transdisciplinar e Multirreferencial da Análise Cognitiva (Anco).

Nesta edição, o Sianco conta com a participação de pesquisadores convidados do Brasil, Canadá, Cuba e França. A inscrição é gratuita e pode ser realizada até o dia 13, no site de gerenciamento de eventos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

O seminário é uma realização do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), que é ofertado através da parceria entre o IFBA, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), UNEB, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

 

 

Campus Jacobina realiza exposição de desenhos na próxima segunda-feira

publicado: 01/11/2017 08h19, última modificação: 01/11/2017 08h19

Os participantes do curso gratuito de desenho livre, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, vão expor as produções nesta segunda-feira (6), às 15h, na instituição.

A exposição, aberta ao público, apresentará cerca de 100 desenhos de temas diversos, a exemplo de esboços gestuais e estruturas humanas.

André Lima, professor do IFBA responsável pela iniciativa, lembra que entre os estudantes que concluíram o curso, muitos chegaram com uma ideia bastante limitada sobre desenho e ficaram “maravilhados com a própria capacidade de produzir imagens mais realistas, o que de fato não era a proposta principal do curso, mas acabou gerando uma produção mais diversificada, do imaginário individual ao desenho de observação”, explica.

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Jacobina

Campus Salvador realiza Jornada das Relações Étnicas e Raciais

publicado: 31/10/2017 14h43, última modificação: 31/10/2017 14h43

A IX Jornada das Relações Étnicas e Raciais (JRER) do campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), acontece nos dias 1°, 14, 20 e 24 de novembro, mês simbólico para a luta racial brasileira. O tema escolhido para esta edição é "Descolonizando os Estudos das Relações Étnicas e Raciais: cultura, educação e gênero".

Neste ano de 2017, o evento homenageia o professor e antropólogo Kabengele Munanga. O professor é pesquisador na área da antropologia das populações afro-brasileiras. Atua, principalmente, nos temas da identidade, identidade negra, racismo, educação das relações étnico-raciais, África e Brasil. Nascido na República Democrática do Congo (antigo Zaire) e naturalizado brasileiro, Kabengele Munanga fará a palestra de abertura do evento.

Aberta ao público, a JRER 2017 oferece aos participantes uma programação diversa, composta por mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, sessões de filmes e atividades artísticas.

Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 2102-9491 e 2102-9537.

 

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador 

Autoavaliação Institucional 2017: Novo prazo para contribuições

por Helen Sampaio publicado: 31/10/2017 10h26, última modificação: 01/11/2017 08h08

A consulta às comunidades interna e externa para a Autoavaliação Institucional 2017 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foi reaberta pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os formulários, que poderão ser preenchidos até o dia 24 de novembro, estão divididos por categorias e  abrangem aspectos como desenvolvimento institucional, planejamento e avaliação institucional, políticas acadêmicas e políticas de gestão e infraestrutura.

“O documento serve de base para planejar as ações do IFBA. Ele aponta de maneira objetiva os pontos fortes e as fragilidades da instituição. São vários formulários, com questionários globais que servem para avaliar toda a instituição e outros específicos, que são mais focados nas disciplinas cursadas”, explica Samir Perez Mortada, presidente da comissão.

Os questionários devem ser respondidos por estudantes, egressos, técnicos administrativos, professores  e comunidade externa (estudantes de cursos de curta duração como: Pré-IFBA, Fic). Os resultados obtidos serão transformados em um relatório que norteará as ações institucionais para os próximos três anos.

Mais informações  na página da CPA ou no telefone (71) 3221 - 0326.  

Leia mais: CPA disponibiliza formulários para Autoavaliação Institucional

IFBA convoca candidatos para prova de desempenho didático do concurso para professor efetivo

por Helen Sampaio publicado: 30/10/2017 16h19, última modificação: 30/10/2017 16h19

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (30) o resultado da prova discursiva, após o período para recursos, e o edital de convocação para a prova de desempenho didático do concurso para professor efetivo, do edital nº 04/2016. As provas acontecerão nos dias 07, 08, 09, 10, 13 e 14 de novembro. Os candidatos devem conferir os locais de realização das provas

Mais informações no site do Instituto AOCP.

Leia mais: Resultados da perícia médica e autodeclaração como preto ou pardo do Concurso de professor efetivo

registrado em: ,