Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

por Valdir nascimento dos santos publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 12/01/2018 19h05

Aberta seleção para regente do projeto “Canto Coral”

por Paulo Araújo publicado: 12/01/2018 18h20, última modificação: 12/01/2018 18h30

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IFBA inscreve, entre os dias 15 e 24 de janeiro, interessados em atuar como regente do projeto “Canto Coral como qualidade de vida”.

As inscrições acontecem, presencialmente, no Departamento de Qualidade de Vida (Dequav), vinculado à DGP, localizado no 1° andar do prédio da Reitoria do IFBA, na Avenida Araújo Pinho, n° 39. Para se inscrever é necessário apresentar os seguintes documentos: ficha de inscrição; originais e cópias de RG e CPF; plano de trabalho com identificação do objeto a ser executado; objetivos e metas a serem atingidos; etapas ou fases de execução e cronograma.

Os candidatos devem possuir: diploma de licenciatura em Música ou Regência; experiência comprovada por portfólio, vídeos ou atestados de trabalhos anteriores; registro na Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e disponibilidade para participar de apresentações corais e viagens durante o final de semana, quando for solicitado. A seleção ocorrerá em três etapas: análise curricular e do portfólio, análise do plano de trabalho e entrevista.

O regente selecionado receberá mensalmente o valor de R$ 1.400, conforme contrato válido por doze meses, que poderá ser prorrogado. O resultado preliminar será divulgado no dia 29 de janeiro.

Canto Coral no IFBA

O Canto Coral é uma atividade que tem o objetivo de oferecer à comunidade interna do IFBA, o estímulo à criatividade e ao equilíbrio emocional, através da participações em eventos culturais.

 

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio 

 

Acesse a chamada pública

 

Inscrições para aluno especial do Profnit começam na próxima terça-feira (9)

por Helen Sampaio publicado: 05/01/2018 16h17, última modificação: 05/01/2018 16h22

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe inscrições, entre os dias 9 e 12 de janeiro, para matrícula especial no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit).

São ofertadas 16 vagas para as disciplinas: Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro, Valoração Sistêmica de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual.

Os interessados poderão se inscrever, presencialmente, através do preenchimento de formulário, disponível na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), na Reitoria do IFBA, localizada na Av. Araújo Pinho, nº39 – Canela. Confira mais informações

ProfEPT divulga bibliografia para Processo Seletivo 2018

publicado: 04/01/2018 17h16, última modificação: 04/01/2018 17h16

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através do campus Salvador, é uma das 36 instituições associadas em 2018 para ofertar o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). 

Nos próximos dias, a Coordenação Nacional do ProfEPT divulgará o edital para selecionar cerca de 800 estudantes no país. Segundo a coordenadora local, Luzia Mota, 24 vagas serão ofertadas pelo IFBA.

O exame nacional de acesso abordará as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, conforme bibliografia relacionada:

 

 

Por Jamile Teixeira - Comunicação - Campus Salvador 

Artigo de estudante do campus Salvador integra publicações de congresso internacional

publicado: 03/01/2018 14h10, última modificação: 09/01/2018 15h41

Um artigo científico escrito por uma estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, foi publicado nos anais e no caderno de resumos do XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (Abraplip).

Orientado pelo professor do campus José Roberto de Andrade, o artigo produzido por Daniele Fontes, discente da licenciatura em geografia, foi elaborado a partir de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) entre 2016 e 2017. Eles são ligados ao Grupo de Pesquisa em Sexualidade, Gênero, Subjetividade e Identidades em Literaturas em Língua Portuguesa e outras Expressões Artísticas (Devir).

Em “As configurações do feminino em O Primo Basílio: diálogo entre o romance português e o cinema nacional”, a discente analisa o romance de Eça de Queiroz publicado em 1878 e o filme construído a partir do texto do escritor português e lançado em 2007.

O artigo, informa José Roberto, será modificado e encaminhado para revistas científicas classificadas como "Qualis B".

O congresso da Abraplip aconteceu no mês de outubro, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

Confira resumos e anais do congresso

Por Henrique Soares

Divisão de Comunicação - campus Salvador

 

Curso de Sistemas de Informação do campus Vitória da Conquista obtém nota 4 na avaliação do INEP

publicado: 22/12/2017 16h03, última modificação: 22/12/2017 16h03

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, do campus Vitória da Conquista, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebeu nota 04 na avaliação realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2017. A comissão esteve presente no campus entre os dias 04 e 06 de Dezembro para a renovação de reconhecimento do curso.

O professor e coordenador do curso, Mailson Couto, afirmou que o resultado positivo veio através da combinação de esforços. "Precisamos agradecer a toda equipe: administração, docentes e discentes. Após uma avaliação em 2013, em que conseguimos nota 3, trabalhamos para melhorar o nível do curso e oferecer novas oportunidades aos alunos. Já estamos traçando novas metas para que possamos crescer ainda mais, com a capacitação dos nossos docentes e, juntamente com a direção, buscar recursos para nossa estrutura operacional", enfatizou.

Para o diretor geral do campus, Jaime Santos, a nota reflete os progressos conquistados pela Instituição nos últimos anos. "A nota obtida representa um avanço e demonstra que o campus caminha no rumo certo, tendo por base o empenho de todos os envolvidos. Temos muito a comemorar e a agradecer, principalmente aos docentes, discentes e técnicos - administrativos que tiveram um papel decisivo", concluiu.

Funcionando em Vitória da Conquista desde 2010, o curso tem como objetivo capacitar profissionais a atenderem os desafios da sociedade contemporânea em contínua transformação, além de atuarem de forma cidadã na área de Sistemas de Informação, com ênfase na tecnologia da informação e suas aplicações.

Por Patrícia Sousa (Estagiária sob supervisão) - Comunicação - Campus Vitória da Conquista

Retificação no edital de remoção de docentes

por Helen Sampaio publicado: 22/12/2017 15h47, última modificação: 22/12/2017 15h47

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) divulgou hoje (22) uma retificação no edital nº 08, referente ao processo seletivo para remoção de servidores do quadro efetivo, ocupantes de cargos de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico  (EBTT) do IFBA. As alterações se referem às áreas do conhecimento e aos locais de lotação.

Os interessados em participar da seleção podem se inscrever, exclusivamente pela internet, até o dia 8 de janeiro, através da abertura de processo administrativo no Sistema de Informações (SEI). O candidato deverá preencher o Formulário de Solicitação de Remoção, selecionar o campo “em virtude de processo seletivo”, indicar até duas opções de unidade de destino e encaminhar o formulário ao destinatário remoção.rei.

A lista de inscrições homologadas será divulgada no dia 11 de janeiro. Mais informações pelo e-mail remocao.rei@ifba.edu.br.

Confira o edital retificado.

Leia mais: Lançado edital para remoção de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFBA

 

Divulgado resultado final do Processo Seletivo Simplificado do Campus Brumado

por Iali Moradillo publicado: 22/12/2017 08h59, última modificação: 22/12/2017 09h36

O campus Brumado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje, dia 22 de dezembro de 2017, o resultado final do Processo Seletivo Simplificado 2018.

O período de matrícula para os novos alunos acontece entre os dias 18 e 24 de janeiro. Confira os editais de matrícula para os cursos integrado e subsequente.

 

Lista Recursos Resultado Preliminar

Leia mais: Campus Brumado: divulgado resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado 2018

Retificado edital do processo seletivo para remoção de servidores técnico-administrativos

por Paulo Araújo publicado: 21/12/2017 17h52, última modificação: 21/12/2017 18h04

A Diretoria de Gestão de  Pessoas (DGP) publicou hoje (21) uma retificação no cronograma do edital n° 07/2017, referente ao processo seletivo para remoção de servidores técnico-administrativos.

Com a mudança, a divulgação do resultado preliminar da etapa de habilitação, que seria no dia 4 de dezembro, acontecerá no dia 3 de janeiro. O resultado final da etapa sairá entre os dias 4 e 5 de janeiro.

Confira as novas datas do cronograma

Edital retificado

Mais informações pelo e-mail remocao.rei@ifba.edu.br

Leia mais: Disponível lista preliminar das inscrições concluídas do edital de remoção de técnicos-administrativos

 

Sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

Campus Salvador publica resultado final da seleção para vagas residuais

publicado: 21/12/2017 15h10, última modificação: 21/12/2017 15h10

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, publicou hoje (21) o resultado final da seleção para as vagas residuais dos cursos superiores, com ingresso no primeiro semestre de 2018. As categorias são transferência interna, externa e portador de diploma.

Os selecionados devem comparecer entre os dias 15 e 16 de janeiro à coordenação do respectivo curso para obter o documento de orientação de matrícula.

A efetivação da matrícula ocorrerá no período de 24 a 26 de janeiro, através do preenchimento da ficha de registro do aluno, fornecida pela Gerência de Registros Acadêmicos do Ensino Superior (GRA3).

Até o início do semestre 2018.1, os candidatos classificados e não selecionados poderão ser convocados em segunda chamada.

Resultado final (após recursos) – Vagas Residuais – edital nº 16/2017

Edital nº 16/2017 - Vagas Residuais - Ensino Superior

Por Henrique Soares - Comunicação – Campus Salvador

 

Leia mais: Campus Salvador publica resultado da seleção para vagas residuais

Vagas Residuais do Ensino Superior: Inscrições começam nesta segunda-feira, 18

Lançado edital para remoção de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 20/12/2017 15h11, última modificação: 20/12/2017 15h11

A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) divulga hoje (20) o edital nº 08, referente ao processo seletivo para remoção de servidores do quadro efetivo, ocupantes de cargos de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFBA.

Para participar da seleção, entre outras exigências, o servidor não pode ter sofrido penalidade administrativa de advertência ou suspensão decorrente de processo administrativo disciplinar, nem ter sido removido nos últimos dois anos, além disso, o regime de trabalho e qualificação do candidato deve ser compatível com a demanda da unidade de origem da vaga.

As inscrições iniciam amanhã (21) e seguem até o dia 8 de janeiro, exclusivamente pela internet, sendo necessário que o candidato: 1) abra um processo administrativo no Sistema de Informações (SEI); 2) preencha o Formulário de Solicitação de Remoção; 3) selecione o campo correspondente: “Em virtude de processo seletivo”; 4) indique até duas opções de unidade de destino; 5) envie o formulário ao destinatário remoção.rei. A lista de inscrições homologadas será divulgada no dia 11 de janeiro.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a etapa de habilitação e a etapa de classificação. O prazo de validade da seleção será de um ano, a partir da data de publicação da homologação do resultado final.

Mais informações pelo e-mail remocao.rei@ifba.edu.br.

Confira o edital

Abertas inscrições para programa de Andifes de Mobilidade Acadêmica

por Paulo Araújo publicado: 20/12/2017 14h56, última modificação: 21/12/2017 08h38

Estão abertas até o dia 10 de fevereiro as inscrições para o Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica, que visa a realização de intercâmbio entre os Institutos Federais.

Financiado pelo Santander, o programa de intercâmbio disponibiliza um total de quatro vagas para alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Os candidatos aceitos no programa, receberão bolsas nos valores de R$ 3.000 distribuídas em cinco parcelas de R$ 600, durante o 1º semestre.

Para se candidatar, os alunos devem atender aos requisitos: nunca ter participado desse programa; estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação do IFBA, ter integralizado no mínimo 20% do currículo previsto para seu curso, no momento de início previsto da viagem de estudos, ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade e não receber, no Instituto, auxílio financeiro em razão de vinculo como bolsista.

Os documentos necessários na realização da inscrição são: histórico escolar atualizado informando o total das disciplinas cursadas e as disciplinas em que está atualmente matriculado; documento de identidade oficial com foto; Cadastro de Pessoa Física (CPF); dados bancários, preferencialmente do banco Santander. Deve ser conta corrente e não pode ser conta conjunta nem de terceiros; cópia das comunicações realizadas, via e-mail, com a instituição de destino que comprovem a disponibilidade de vagas do curso de interesse e ficha de inscrição e Proposta de inscrição em disciplinas para o período da mobilidade.

Acesse o edital

Mais informações através do e-mail proensinosuperior@ifba.edu.br, do telefone 71 2102-0448, ou pessoalmente no Departamento de Ensino Superior do IFBA, Reitoria: Av. Araújo Pinho, 39, Canela.

  Sob supervisão da jornalista Iali Moradillo  

Campus Brumado: divulgado resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado 2018

por Iali Moradillo publicado: 20/12/2017 10h38, última modificação: 20/12/2017 11h11

O campus Brumado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou ontem (19), resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado 2018 do Campus.

Os candidatos que desejarem interpor recurso, devem comparecer na Coordenação de Registros Acadêmicos (Corac) do campus até amanhã (21). O Atendimento acontece nos seguintes horários: de 8h às 12h e das 14h  às 18h.

O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro.

 

Resultado preliminar

 

Leia mais: Divulgado gabarito final do Processo Seletivo 2018 - Campus Brumado

 

Divulgado resultado final do Processo Seletivo 2018 para cursos técnicos

por Iali Moradillo publicado: 19/12/2017 15h07, última modificação: 19/12/2017 15h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje, dia 19 de dezembro, o resultado final do Processo Seletivo 2018, para cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente. Confira aqui.

Os candidatos aprovados devem consultar o calendário de matrículas do seu respectivo campus, bem como a lista de documentos necessários, que varia de acordo com os códigos de reservas, disponibilizado no resultado final.

Leia mais: Divulgado resultado do Processo Seletivo 2018 para cursos técnicos

 

 

Doutorado em difusão do conhecimento inscreve para aluno regular em janeiro

publicado: 18/12/2017 09h53, última modificação: 18/12/2017 09h53

Entre os dias 8 e 23 de janeiro estarão abertas as inscrições para aluno regular do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)

São ofertadas 28 vagas, sendo 25 para brasileiros e três para estrangeiros. A inscrição de candidatos brasileiros deve ser efetuada exclusivamente através de formulário eletrônico, já os candidatos estrangeiros devem solicitar inscrição pelo e-mail selecaodmmdc@gmail.com. A taxa de inscrição é de R$ 115. Mais informações podem ser conferidas no edital.

O curso é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação; Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); Universidade Federal da Bahia (Ufba); Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

Confira o edital e o formulário

 

Mais informações:   selecaodmmdc@gmail.com

 Por Henrique Soares -Divisão de Comunicação - campus Salvador

Prorrogado o prazo de submissão de propostas para hospedagem no Hotel de Projetos

por Paulo Araújo publicado: 15/12/2017 20h25, última modificação: 18/12/2017 14h04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), através da Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PRPGI) publica retificação do edital n° 07/2017, referente à submissão de propostas para hospedagem no Hotel dos Projetos Tecnológicos do IFBA. Com a retificação, o prazo de submissão foi prorrogado para o dia 15 de janeiro de 2018. Os alunos devem encaminhar propostas e o plano de trabalho para o e-mail editalhp2017@ifba.edu.br.

Hotel de Projetos

O Hotel de Projetos, que prevê a pré-incubação através do estimulo à criatividade, inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo de base tecnológica, tem como objetivo geral dar apoio aos projetos hospedados, oferecendo capacitação, orientação, auxílio financeiro e acesso à estrutura física dos campi do IFBA, para transformá-los em negócios sustentáveis.

Acesse o edital

Leia mais: Inscrições abertas para hospedagem no Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA

  Sob supervisão de profissional da comunicação 

Estudantes do IFBA ganham concurso Engenheiro Premium do Crea

publicado: 15/12/2017 14h12, última modificação: 15/12/2017 14h12

Duas equipes de estudantes do curso de Engenharia Química do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), conquistaram, na última segunda-feira (11), a primeira e terceira colocações no concurso Engenheiro Premium, promovido pela Câmara Especializada de Engenharia Química do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA).20171211_214103.jpg

Cada uma das 18 equipes inscritas produziu uma cerveja e elaborou relatório técnico com a descrição do processo de fabricação. O objetivo foi promover e incentivar o ensino e a pesquisa na área de processo de fabricação de cervejas.

O professor Luís Filipe Freitas, coordenador do curso de Engenharia Química do campus, informa que, como premiação, os estudantes receberão livros técnicos, vale-compra de insumos e software cervejeiros. “Como o objetivo do concurso foi fomentar ensino e pesquisa na área cervejeira, a instituição de ensino campeã, o IFBA, receberá um equipamento automatizado de produção de cerveja com capacidade de 30 litros”, comenta o docente.

  

Estudantes vencedores

Pedro Costa Esteves - 1º colocado

João Ricardo Dias de Souza - 1º colocado

Mateus Dória Paiva da Conceição - 3º colocado

 

Por Henrique Soares

Divisão de Comunicação - campus Salvador

 

Último dia de matrícula para candidatos selecionados no MedioTec

por Iali Moradillo publicado: 15/12/2017 12h53, última modificação: 15/12/2017 12h57

 Hoje (15), é o último dia para matrícucla dos candidatos selecionados no MedioTec para os cursos: cooperativismo: Guia de Turismo, Informática, Informática para Internet, Manutenção e Suporte em Informática e Redes de Computadores.

As matrículas acontecem no no município onde o candidato se inscreveu (endereços no Edital). Mais informações através do e-mail mediotec@ifba.edu.br.

Confira as orientações para matrícula e a relação de selecionados nas unidades onde houve Sorteio.

Leia mais: Retificado edital nº 05/2017 do Medio Tec para os cursos de Cooperativismo, Guia de Turismo e Informática

 

Campus Jacobina sedia Aula Inaugural do MedioTec

publicado: 15/12/2017 12h20, última modificação: 15/12/2017 12h20

Nesta quinta-feira, 30, às 14h, o auditório do campus Jacobina, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) sedia a Aula Inaugural do MedioTec, ação estratégica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O evento contará com a presença do reitor da instituição, Renato da Anunciação Filho, bem como do coordenador do MedioTec no IFBA, Marco Góes, do diretor geral do campus em exercício, Afonso Henrique Cordeiro, além de autoridades municipais das cidades envolvidas: prefeito e secretário de educação de Caldeirão Grande, Cândido Pereira e João Matos, respectivamente, e secretário de educação de Jacobina, André Luiz Sampaio.

Na ocasião, ainda haverá apresentação cultural com a Filarmônica 2 de Janeiro, projeto Arte de Tocar e estudantes de Caldeirão Grande.

Fique por dentro

Os polos de tutoria ofertarão dois cursos: técnico em redes de computadores, em Jacobina; manutenção e suporte de informática, em Caldeirão Grande. Ao lado das formações concomitantes ao ensino médio, o MedioTec também oferece cursos subsequentes. Até o dia 4 de dezembro, as inscrições estão abertas para 300 vagas, distribuídas entre três municípios da nossa região e quatro formações, dentre elas, técnico em guia de turismo e técnico em informática.

Acesse www.redeetec.ifba.edu.br 

Por Verusa Pinho – Comunicação Campus Jacobina

Campus Salvador publica resultado da seleção para vagas residuais

publicado: 15/12/2017 10h23, última modificação: 15/12/2017 10h23

O campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, publicou no dia 13, o resultado da seleção para as vagas residuais dos cursos superiores, com ingresso no primeiro semestre de 2018. As categorias são transferência interna, externa e portador de diploma.

Os selecionados devem comparecer entre os dias 15 e 16 de janeiro de 2018 na coordenação do curso em que pleiteou a vaga, para obter o documento de orientação para matrícula, marcada para ocorrer de 24 a 26 do mesmo mês.

Aqueles que não concordam com o resultado, podem interpor recurso no período de 15 a 18 de dezembro deste ano, por escrito, presencialmente na Gerência de Registros Acadêmicos do Ensino Superior (GRA3) ou via e-mail, preenchendo o requerimento (anexo IV do edital), através do endereço  gra3@ifba.edu.br.

 

Resultado – Vagas Residuais – edital nº 16/2017

Edital nº 16/2017 - Vagas Residuais - Ensino Superior

 

Por Andréa Costa

Divisão de Comunicação – campus Salvador

 

Divulgado gabarito final do Processo Seletivo 2018 - Campus Brumado

por Iali Moradillo publicado: 14/12/2017 14h26, última modificação: 14/12/2017 14h26

O campus Brumado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (14), lista de recursos e o gabarito final do Processo Seletivo Simplificado 2018.

Lista de recursos

Gabarito final

Leia mais: Divulgado gabarito preliminar do processo seletivo simplificado do campus Brumado

 

IFBA discute cultura da paz e mediação de conflitos em evento na Reitoria

por Helen Sampaio publicado: 12/12/2017 20h42, última modificação: 12/12/2017 20h49

Com o objetivo de compartilhar experiências sobre o tema “Cultura da paz como forma de acesso à justiça e superação de conflitos”, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) promove nesta quinta-feira (14), das 8h às 12h, no Espaço 2 de Julho, na Reitoria, o I Ciclo de Palestras - Diálogos sobre Cultura da Paz.

O evento é uma ação do projeto de extensão MediarIFBA, coordenado pelas servidoras Clívia Silveira, Jacqueline Meneses e Patrícia Caldas, em parceria com o Observatório de Pacificação Social da Escola de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Profissionais e estudantes interessados no tema podem se inscrever, gratuitamente, através do site https://www.doity.com.br/i-dialogos-sobre-cultura-da-paz.

A programação engloba palestras com a professora do IFBA e colaboradora do MediarIFBA, Ana Lívia Braga, a coordenadora do Observatório de Pacificação Social, Ana Paula Rocha do Bomfim, e o professor e antropólogo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Augusto Marcos Fagundes. 

IFBA convoca candidatos para prova de títulos do concurso para professor efetivo

por Helen Sampaio publicado: 12/12/2017 17h23, última modificação: 13/12/2017 19h13

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou na última sexta-feira (8), o resultado da prova de desempenho didático e o edital de convocação para a prova de títulos do concurso para professor efetivo, referente ao edital nº 04/2016.

Os aprovados devem preencher o Formulário de Cadastro de Títulos, até as 23h do dia 14 de dezembro. Confira a lista de aprovados.

Mais informações no site do Instituto AOCP.

Leia mais: IFBA convoca candidatos para prova de desempenho didático do concurso para professor efetivo

Divulgado resultado do Processo Seletivo 2018 para cursos técnicos

por Iali Moradillo publicado: 12/12/2017 12h46, última modificação: 12/12/2017 14h30

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje, dia 12 de dezembro, a relação de aprovados no Processo Seletivo 2018, para cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente. Confira aqui

Os candidatos participantes também podem acessar o boletim de desempenho, sendo necessário informar o CPF e a senha pessoal.

Para interposição de recursos, é necessário encaminhar entre os dias 13 e 14, e-mail com o assunto "Recurso contra o resultado preliminar - Prosel 2018" para selecao2018@ifba.edu.br, informando nome completo, CPF, curso, modalidade, campus para o qual se inscreveu e anexar o Formulário de recurso preenchido e assinado, com a devida fundamentação do argumento, identificando a(s) questão(ões), com justificativa clara e coerente.  

O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro.

Divulgado gabarito preliminar do processo seletivo simplificado do campus Brumado

por Paulo Araújo publicado: 11/12/2017 18h13, última modificação: 12/12/2017 16h59

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (11) o gabarito preliminar do processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de vagas para os cursos técnicos em edificações e informática, do campus Brumado.

Para apresentar recursos ao gabarito da prova realizada ontem (10), os candidatos devem preencher o formulário, disponível no edital, e protocolar solicitação no campus, entre amanhã (12) e a próxima quarta-feira (13), das 8h às 12h  e das 14h às 18h.

 Processo seletivo simplificado

Ao todo, foram ofertadas 80 vagas, sendo 40 para cada curso.O gabarito final será divulgado no dia 14 de dezembro.

Confira o gabarito preliminar

Mais informações nos telefones (77) 3441-1607 e (77) 3441-2599 ou pelo e-mail  prosel.brumado@ifba.edu.br.

 Leia mais: Divulgada lista preliminar de inscrições homologadas do processo seletivo simplificado do campus Brumado

Estagiário sob a supervisão da jornalista Helen Sampaio

 

Simpósio da Terra inicia programação quarta-feira (13) no campus Salvador

publicado: 11/12/2017 15h02, última modificação: 11/12/2017 15h02

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, vai realizar nos dias 13 e 14 de dezembro o II Simpósio da Terra.

Promovido pelo Grupo de Afeto e Investigação com a Terra (Gaia) do campus, o evento é aberto ao público externo e as inscrições estão sendo realizadas aqui.

O simpósio vai contar com exibição de filme, atividade cultural, roda de conversas, mesas-redondas e oficina. Destaque para a participação da consultora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Valderez de Aragão.

Durante a programação será realizada uma homenagem ao líder quilombola Flavio Pacifico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, morto em setembro. A ocasião também contará com a presença da ialorixá Maria Bernadete Moreira, mãe de Binho e membro da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas.

Os organizadores da iniciativa lembram que a primeira edição do simpósio foi realizada em 1994.

Programação

Inscrições

 Mais informações: Facebook Gaia

 

Por Henrique Soares -  Comunicação - campus Salvador

Resultado da análise de portfólio da seleção para estágio em design no campus Salvador

publicado: 11/12/2017 14h26, última modificação: 11/12/2017 14h33

O campus Salvador, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou na última sexta-feira (7), o resultado da segunda etapa da seleção de estágio em design, referente à análise de portfólio.

Os selecionados devem apresentar-se para entrevista nesta terça-feira, 12, das 14 às 17h, na sala da Divisão de Comunicação Social, localizada no 3º andar do bloco A, prédio administrativo.

De acordo com o novo cronograma do edital retificado, o resultado preliminar da seleção deve ser divulgado no dia 14 deste mês, já o final, dia 21.

Mais informações: (71) 2102-9509,  comunicacao_ssa@ifba.edu.br.

 

Novo cronograma

Divulgação do resultado da análise documental: 06/12/2017

Resultado da avaliação de portfólio e calendário de entrevistas: 07/12/2017

Entrevistas: 12/12/ 2017

Resultado preliminar final: 14/12/2017

Recurso ao resultado preliminar: 15/12/2017

Resultado ao recurso: 19/12/2017

Resultado final: 21/12/2017

 

Resultado da análise de portfólio – seleção de estágio em design

Edital nº 20/2017 - seleção de estágio – retificado – novo cronograma

 

Por Andréa Costa - Comunicação – Campus Salvador

 

Leia mais: Divulgado resultado da análise documental e alteração de cronograma da seleção de estágio em design

                  Campus inscreve para estágio até 3 de dezembro

Colóquio de Humanidades tem inscrições de trabalhos prorrogadas até 15 de janeiro

publicado: 11/12/2017 10h27, última modificação: 11/12/2017 10h27

As inscrições para submissão de trabalhos do I Colóquio de Humanidades do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram prorrogadas até o próximo dia 15 de janeiro.

Os interessados devem apresentar propostas nos grupos de trabalho, preencher a ficha de inscrição e enviar resumo expandido em formato word ou pdf. 

O colóquio, que será realizado nos dias 1º e 2 de março de 2018, vai discutir assuntos como o papel das humanidades na formação técnica e tecnológica, a contribuição das ciências humanas na formação profissional e sua presença na formação dos estudantes dos Institutos Federais.

O evento, cujo tema será "O ensino das humanidades nos Institutos Federais", está sendo organizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades (Nepeh) do campus.

Mais informações: nepeh@googlegroups.com.

Por Henrique Soares - Divisão de Comunicação - campus Salvador

Divulgado resultado final da seleção para profissional de Linguagem de Sinais

por Helen Sampaio publicado: 07/12/2017 17h29, última modificação: 07/12/2017 17h30

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulga hoje (7) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissional técnico especializado em Linguagem de Sinais.

Mais informações no e-mail selecaolibras2017@ifba.edu.br.

Leia mais: Errata sobre realização de provas do Processo Seletivo para profissional de Linguagem de Sinais

Estudantes do campus Salvador se destacam na IFBA Cube 2017

publicado: 07/12/2017 16h48, última modificação: 07/12/2017 16h51

PÓDIO REDI CUBE - PRÊMIAÇÃO.jpg
Premiação Redi Cube

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, se destacaram durante o IFBA Cube 2017, campeonato de cubo mágico que aconteceu no último sábado (2), na Instituição.

Primeiro colocado na categoria “Redi Cube”, Eduardo Barreto, estudante do curso técnico em eletrônica do campus, recebeu sete cubos como prêmio e concorreu em mais cinco categorias.

PÓDIO - ALUNOS DO IFBA.jpg
Premiação no IFBA Cube

O discente também integrou o pódio da categoria 3x3, junto com os alunos do técnico em eletrotécnica, Breno de Araújo e Maurício Quirino.

De acordo com os organizadores, resolver cubo mágico estimula o raciocínio lógico, a memória espacial, a concentração, a coordenação motora, além de desenvolver a capacidade de solucionar problemas.

O evento foi organizado pelo IFBA, através do Departamento de Matemática, e pela Cubo Mágico Bahia.

Por Henrique Soares - Comunicação - Campus Salvador

Campus Eunápolis sediou IV Seminário do PIBID

publicado: 07/12/2017 16h27, última modificação: 07/12/2017 16h27

IV Seminário do PIBID em Eunápolis
IV Seminário do PIBID no campus Eunápolis

O campus Eunápolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebeu, na última semana (dias 1º e 2), o IV Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do IFBA. O evento reuniu bolsistas, supervisores e coordenadores dos campi Eunápolis, Barreiras, Camaçari, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista, que fazem parte do programa.  

A temática abordada durante a programação foi a "Identidade Docente em Tempos de Crise e Perspectivas do PIBID", como explicou Dielson Pereira Hohenfeld, coordenador institucional do PIBID. “Temos uma organização colegiada, a cada ano nós fazemos reuniões mensais em que são levantadas as problemáticas. Surgiram três grandes problemas: a identidade docente, a crise e, como estamos encerrando um ciclo do edital (2014-2018), as novas perspectivas do PIBID. Essas três coisas estão misturadas, formando um tema que talvez tenha três subtemas para se discutir”, disse.

Essa foi a primeira vez que uma edição do seminário foi promovida fora da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e a escolha visou o número de bolsistas envolvidos no PIBID na área de Eunápolis e Porto Seguro. Para os coordenadores do programa no campus, Celso Eduardo Brito e Josaphat Ricardo Gouveia Junior esse é um momento muito importante para Eunápolis. “Essa interação é ímpar para os nossos alunos, esse contato com pessoas de fora, essa maturidade na organização do evento para a nossa licenciatura é algo maravilhoso”, afirmou o professor Celso, que esclareceu também como foi a organização do evento no campus. “Foi um processo árduo, mas contínuo que contou com a ajuda dos bolsistas. Eles estão atuando como monitores e dando todo o apoio possível, inclusive alunos que não fazem parte diretamente do PIBID, que são da licenciatura, deram suporte”, ressaltou.

Além de palestras, oficinas e minicursos, sessões de comunicações orais e apresentação dos pôsteres também fizeram parte de uma programação que permitiu a socialização dos trabalhos desempenhados no programa em diferentes campi, como destacou o professor Josaphat.

As estudantes do campus Salvador, Dominique Juliete e Taís Andrade
As estudantes do campus Salvador Dominique Juliete e Taís Andarde

“Cada campus está desenvolvendo projetos nas escolas parceiras. O seminário é um momento para que esses trabalhos possam ser socializados com os outros subprojetos. Por exemplo, aqui no setor de matemática, nós apresentamos 4 comunicações orais e 6 pôsteres, foram oficinas e minicursos que realizamos nas escolas”.

Um destes trabalhos foi “Professor, o que eu faço? Tenho um estudante surdo!”, elaborado pelas estudantes de matemática do campus Salvador, Dominique Juliete e Taís Andrade. O curso foi idealizado como projeto piloto e motivado pelas dificuldades encontradas por Dominique como estudante surda em sala de aula. “Às vezes o professor quer utilizar uma metodologia de ouvinte, que não se adequa a esses alunos e isso é muito ruim. É preciso adaptar esse material para o surdo e para qualquer tipo de deficiência. Nossas sugestões para os professores dão a eles acesso a informações que antes eles não tinham”, pontuou Dominique. 

 

Por Dany Ana Cavalcanti - Comunicação - Campus Eunápolis 

registrado em: ,