Você está aqui: Página Inicial > Notícias

Notícias

publicado 11/08/2015 12h31, última modificação 03/03/2017 13h57

Curso de capacitação de docentes para Hotel de Projetos acontece na Reitoria

publicado: 24/03/2017 19h14 última modificação: 24/03/2017 19h14

Começou na última segunda-feira (20), e segue até o dia 28 de março, na Reitoria do IFBA, a primeira turma do curso de “Capacitação ao Hotel de Projetos”, que tem como objetivo capacitar docentes para atuarem no “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA”

O “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA” é uma iniciativa Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), através do Departamento de Inovação Tecnológica que visa hospedar alunos dos cursos superiores com suas ideias para materializá-las.

Para Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação Tecnológica, o “Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA” é importante pois estimula a produção de tecnologia que façam a diferença no mercado, além de criar uma cultura de inovação dentro do Instituto. “O Hotel de Projetos é uma solução estratégica e de extrema relevância para o IFBA uma vez que visa destacar o papel do nosso instituto na sociedade e na indústria, lançando ao mercado tecnologias aqui desenvolvidas, além de estimular o lançamento de empresas sustentáveis que geram emprego e renda”, afirmou.

Com esta proposta, pretende-se estimular o empreendedorismo de base tecnológica, fomentar o desenvolvimento de tecnologias, incentivar projetos inovadores e disseminar a cultura da inovação tecnológica no IFBA, para que a gente possa produzir coisa que não só faça a diferença, mas tenha seu grau de ineditismo que possa abrir caminhos no futuro”, detalhou Caribé.

Para o professor de física do campus Salvador, Ebenézer Cavalcante, que já trabalhou com desenvolvimento de produtos e propriedades intelectuais, a capacitação é uma oportunidade de rever conteúdos “O curso apresenta uma bagagem muito boa, está bem estruturado e acredito que pra quem está começando agora, o curso está dando uma base bem legal. Pra mim, melhorou meu conhecimento.”

Já a docente Ana Paula cordeiro, também do campus Salvador, ressaltou a importância do Hotel de Projetos. “Estou muito feliz em participar do projeto, pois o Hotel inaugura uma etapa importante em relação à inovação no IFBA. Penso que não podemos ficar adormecidos em relação a isso. Os alunos estão fervilhando com as suas ideias e temos que aproveitar o momento para colocarmos todas as ferramentas que estamos aprendendo nos cursos à disposição desse Hotel, para que ele traga frutos ao Instituto.”, concluiu.

O curso tem carga horária de 56h e apresenta conteúdos que incluem empreendedorismo, inovação, gestão de projetos tecnológicos e captação de recursos. A próxima turma acontece no período de 4 a 12 de maio. No total, serão capacitados 63 professores dos campi: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Irecê, Jacobina, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista .

Para Sérgio Maravilhas, um dos professores capacitadores, a criatividade, a invenção e a inovação estimulam o empreendedorismo dos participantes e, por isso, foram os temas principais das suas aulas. “A capacitação é muito importante para que os professores participantes possam agora reproduzir estes conteúdos junto dos seus alunos e outros integrantes da iniciativa, de modo a que um número cada vez maior de projetos possam chegar a transformar-se em inovações. Além de obterem os conhecimentos necessários para um trabalho melhor, a capacitação permitirá transformar os alunos em co-participantes de cada projeto”, afirmou o professor português.

Após o período de capacitação dos docentes, haverá a fase de capacitação dos alunos, que está prevista para iniciar em setembro, com cursos de 40h. A seleção para hospedagem começa somente após as primeiras capacitações. “Os alunos que irão se candidatar a uma vaga de hospedagem vão ser capacitados por nossos professores para que a disputa possa ocorrer com isonomia. Para que esta capacitação de alunos possa se dar o mais uniforme possível em cada um dos campi é que nossos docentes estão sendo também capacitados”, esclareceu Caribé.

O “Hotel de Projetos” é fruto de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

Leia mais: IFBA assina convênio de parceria com o Sebrae

IFBA Irecê publica resultado da seleção de transferência interna, externa e de portador de diploma

publicado: 24/03/2017 19h07 última modificação: 24/03/2017 19h07

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) – Câmpus Irecê torna pública a relação dos candidatos selecionados para efetivação de matrícula nas categorias de transferência interna, externa e portador de diploma para as vagas residuais do ensino superior no campus, com ingresso em 2017.1.

O candidato selecionado deverá se apresentar no campus para efetivação da matrícula institucional no período de 25 a 27 de maio de 2017.

Ao se apresentar para a efetivação da matrícula institucional, o candidato deverá se dirigir à Coordenação do Curso para orientação de matrícula.

A Coordenação do Curso apresentará ao candidato o resultado da análise do seu histórico escolar, contendo as disciplinas passíveis de aproveitamento e as disciplinas disponíveis para serem cursadas pelo mesmo no período letivo vigente.

Após a orientação de matrícula, o candidato selecionado deverá se dirigir à Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) do IFBA – Câmpus Irecê, para preenchimento de seus dados de cadastro para registro no sistema acadêmico e realização de inscrição em disciplinas, portando um documento original de identificação (com foto) e munido da seguinte documentação:

  • Foto 3x4;
  • Prova de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino e maior de 18 anos de idade);
  • Prova de quitação com a justiça eleitoral (obrigatória apenas para candidatos maiores de 18 anos de idade).

A lista dos candidatos selecionados por ser acessado clicando aqui.

Campus Jacobina realiza Festival de Música Nordestina na próxima quinta-feira (30)

publicado: 24/03/2017 18h09 última modificação: 24/03/2017 18h09

Para quem gosta da música nordestina ou quer conhecer melhor as produções da região terá a chance de participar do Festival da Música Nordestina, que será realizado na próxima quinta-feira (30), às 14h, no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Jacobina.

 

Serão apresentadas músicas de diferentes ritmos compostas por artistas nordestinos como Zé Ramalho, Luís Gonzaga e Dominguinhos. As canções serão tocadas por alunos da instituição. O evento é aberto ao público externo e não necessita de inscrições prévias.

 

Conforme o professor do IFBA, André Lima, idealizador do festival, através da música construímos nossa identidade. “Devemos estar aptos a reconhecer o nosso papel de agentes criadores da expressão artística em nossa região, absorvendo novos contextos e reconhecendo de forma crítica o cenário político e social no qual vivemos.”

 

Sobre o uso da música no ambiente escolar, o docente esclarece que elas produzem impactos na educação já que também são instrumentos de reflexão. “A música também traz harmonia e sentido de integração, espírito de coletividade e, de forma interdisciplinar, pode integrar-se às mais diversas áreas do conhecimento”, explica André.

 

Mais informações no site de Jacobina 

Comunicação Social - Campus Jacobina

Pesquisadora estrangeira proferirá palestra nesta segunda-feira no Campus Salvador

publicado: 24/03/2017 16h37 última modificação: 24/03/2017 16h37

Às 19h do dia 27/3, o Campus Salvador do Instituto Federal da Bahia (IFBA) será palco para “Um olhar sobre as mudanças e o desenvolvimento do espaço rural na globalização”. O tema faz parte do Projeto Global Countryside, promovido pelo Departamento de Geografia e Ciências da Terra da Universidade de Aberystwyth/Inglaterra e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação.

 

Integrante do projeto como pesquisadora das zonas rurais na China e no Brasil, a dra. Francesca La Fois estará no IFBA para compartilhar conhecimentos a respeito da temática com toda a comunidade acadêmica.

 

A ação é coordenada pela equipe da Licenciatura de Geografia do campus por meio do Grupo de Estudos e InterAção com a Terra (Geia), vinculado ao grupo de pesquisa Geopráxis. O professor do Instituto Severiano Joseh mediará a discussão.

 

A palestra acontece no Áudio I (Bloco D) do Campus Salvador do IFBA, no Barbalho.

Comunicação Social - Campus Salvador

Estão abertas as inscrições e submissão de trabalhos do Fórum Regional de Arquivistas - 4º ARQUIFES

publicado: 23/03/2017 15h53 última modificação: 23/03/2017 15h53

As inscrições do IV Fórum Regional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior do Norte e Nordeste (4º ARQUIFES – N/NE) estão abertas até o dia 28 de abril. O evento promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), que traz o tema “Gestão, Preservação e Acesso dos Documentos Físicos e Digitais nas IFES”, acontece de 17 a 19 de maio, na reitoria, no Canela, em Salvador.

O objetivo é integrar os profissionais de arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior através do intercâmbio de informações e discutir as políticas para preservação do patrimônio documental.

A submissão de trabalhos vai até o dia 10 de abril. Cada participante pode inscrever apenas um trabalho resultado de pesquisas/trabalhos realizados com temáticas arquivísticas aplicadas nas IFES que já estão concluídos ou em estágio avançado de desenvolvimento. Os aprovados farão apresentações orais.

O 4º ARQUIFES é promovido pelo Memorial/Pro-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin) do IFBA com apoio institucional do Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais informações pelo telefone da Coordenação de Memória Institucional do IFBA (71) 3221-0356 e pelo e-mail 4arquifesnne@gmail.com.

 

Confira as datas:

Submissão de trabalhos até 10 de abril

Inscrições até 28 de abril

Evento de 17 a 19 de maio

 

Confira os links:

Submissão de trabalhos

Inscrições

Reitoria sedia Seminário de assistência estudantil

publicado: 23/03/2017 15h00 última modificação: 23/03/2017 16h35

O Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE/2017) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), aconteceu nos dias 15 e 16 de março, no Espaço Cultural 2 de Julho, na reitoria, no Canela.

 

O evento, que teve como objetivo compartilhar experiências e aprendizados contou com a participação dos representantes dos campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Jacobina, Juazeiro, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Vitória da Conquista e do Núcleo Avançado de Ubaitaba, além de convidados.

 

O Seminário foi realizado pelo Departamento de Permanência e Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Ensino.

 

Leia mais: Prorrogadas inscrições para seminário sobre Assistência Estudantil

 

 

Inscrições para curso técnico de saneamento do campus Salvador começam hoje (22)

publicado: 22/03/2017 16h01 última modificação: 23/03/2017 15h04

Os interessados em participar do processo seletivo para o curso técnico em saneamento oferecido pelo campus Salvador, do Instituto Federal da Bahia, podem se inscrever a partir de hoje, 22, na sede do campus. Devem ser preenchidas 64 vagas do curso, que é ofertado na forma integrada ao ensino médio, dentro da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Para candidatos que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, as inscrições ocorrem das 15h às 20h, de 22 a 24 de março. Já os que apresentam algum tipo de deficiência devem ser atendidos das 13h às 15h, apenas no dia 24. O local para entrega da documentação constante no edital do processo seletivo é a Diretoria de Ensino, situada no 1º andar do bloco A, prédio administrativo.

 

A seleção é gratuita e destinada àqueles que tenham idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não terem concluído o ensino médio. Os candidatos devem passar por entrevista socioeducativa e educacional no ato da inscrição, palestra informativa e elaboração de memorial profissional. As duas últimas etapas estão previstas para o dia 1º de abril, das 8h às 10h. Mais informações: (71) 2102-9511.

 

Cotas e reserva de vagas

 

Das 64 vagas disponíveis, divididas entre o 1º e o 2º semestres letivos de 2017, 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

 

Divisão de Comunicação - campus Salvador

 

 

Leia mais

IFBA oferece mais de 60 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador

Homologação e resultado de recurso do edital Proex nº 01/2017 são divulgados

publicado: 22/03/2017 12h38 última modificação: 22/03/2017 12h38

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulga a homologação dos projetos inscritos por área temática e o resultado da interposição de recursos. Os documentos são referentes ao edital nº 01/2017.

 

Confira os documentos

Resultado – recursos

Homologação dos projetos

 

Leia mais: Divulgada lista de projetos inscritos no edital Proex nº 01/2017

 

 

Resultado das pré-matrículas homologadas da lista de espera do SISU 2017.1

publicado: 21/03/2017 14h34 última modificação: 23/03/2017 15h13

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou hoje (21) resultado das pré-matrículas homologadas para a lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2017.1. Os estudantes selecionados deverão realizar a pré-matrícula até o dia 24 de março.

A relação de documentos necessários para a pré-matrícula pode ser consultada no Termo de Adesão do Sisu

Acesse as listas

As inscrições para oficinas de criação, mediação e leitura de Santo Amaro vão até hoje

publicado: 20/03/2017 17h17 última modificação: 20/03/2017 17h17

O campus Santo Amaro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas até hoje, 20 de março, para o projeto de extensão Oxe: oficinas de criação, mediação e leitura.

O projeto pretende formar jovens do Recôncavo baiano para desenvolver atividades de mediação de leitura em escolas, bibliotecas, hospitais e espaços culturais nas cidades de Cachoeira, Santo Amaro, São Francisco do Conde e Saubara. Serão atividades práticas de mediação com círculo de leitura, criação e performances literárias.

Oxe, que acontece de março a setembro, consiste num ciclo de oficinas com 72 horas e 10 ações de mediação leitora de 4h por atividade. As inscrições podem ser realizadas no site do campus ou pelo Facebook do projeto e são gratuitas. Inicialmente seriam ofertadas 40 vagas, mas o número aumentou para 80 em decorrência da alta procura. As aulas devem começar na próxima semana.

O projeto Oxe: oficinas de criação, mediação e leitura é resultado de uma parceria entre o IFBA e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Conta com apoio financeiro da SECULT (Edital 17/2016 – Setorial de leitura – Incentivo à formação de leitores e mediadores) e também com o apoio institucional da Academia de Letras de Santo Amaro (ALSA), do Centro de Cultura, Linguagens e tecnologias (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Secretaria Municipal de Educação de Santo Amaro.

Lançamento – No dia 17 de março ocorreu na Praça da Purificação, em Santo Amaro, a Folia literária que contou com o Interartes Coletivo Artístico CECULT (sob as coordenações musical de Jorge Lampa, cênica de Maciej Rosälski e literária de Rubens da Cunha) e projeções de videomapping realizadas por Roberta Carvalho. 

Mais informações: oficinasoxe@gmail.com ou pelo telefone 75 32410845. 

 

 

 

 

Inscrições abertas para mestrado em ciências e tecnologias ambientais

publicado: 20/03/2017 11h40 última modificação: 23/03/2017 15h13

Estão abertas até o dia 30 de março, as inscrições para o mestrado acadêmico em  ciências e tecnologias ambientais, ofertado através parceria entre  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) .

O programa destina-se a portadores de diploma de graduação, com interesse na área de ciências ambientais e suas tecnologias, que pretendem se capacitar em pesquisa, docência, gestão e políticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação e à educação ambiental que queiram se qualificar em uma das três linhas de pesquisa ofertadas pelo programa: a) Estudos dos Sistemas Naturais; b) Gestão, Política e Manejo Ambiental; e c) Tecnologia Ambiental.

São 20 vagas, sendo 12 destinadas à ampla concorrência, e oito para reversa de cotas, distribuídas da seguinte forma: a) Pessoas com Deficiência (PcD) (1 vaga); b) candidatos autodeclarados indígenas, quilombolas, pretos ou pardos e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis), que tenham cursado ensino fundamental e médio em escolas públicas, seguindo as políticas de ações afirmativas do IFBA e da UFSB (3 vagas); c) Servidores do IFBA e/ou da UFSB (4 vagas).

A inscrição de candidatos deve ser efetuada exclusivamente através de  formulário eletrônico. A taxa de inscrição é de R$ 50. O resultado final será divulgado até o dia 8 de maio. As matrículas acontecem entre os dias 10 e 19 de maio, com a aula inaugural prevista para o dia 22 do mesmo mês. As atividades acadêmicas serão realizadas nas dependências das duas instituições: os campi Porto Seguro, do IFBA, e Sosígenes Costa, da UFSB, ambos localizados na cidade de Porto Seguro.

 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71) 3221-0332

Leia mais: IFBA e UFSB têm mestrado em ciências e tecnologias ambientais aprovado

 

IFBA recebe visitas do MEC para reconhecimento e recredenciamento de cursos

publicado: 17/03/2017 18h04 última modificação: 23/03/2017 14h50

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) receberá até o final do mês de março uma série de visitas do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento, renovação de reconhecimento e recredenciamento de cursos do Instituto. O calendário, formatado pela Secretaria de Regulação do MEC (SERES), segue as bases do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) e é executado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

O primeiro campus a receber a visita dos representantes do MEC foi o de Porto Seguro, entre os dias 8 e 11 deste mês. Na ocasião, o curso de licenciatura intercultural indígena foi avaliado com nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Nesta última quarta-feira (15) foi a vez do campus Eunápolis receber a comissão avaliadora para o reconhecimento do curso de bacharelado em engenharia civil. A visita acontecerá até amanhã (18).  Seguindo o calendário, a avaliação do curso de tecnologia em eventos, do campus Salvador, acontecerá entre os dias 19 e 22. Posteriormente, entre os dias 26 e 29, será a vez do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, do campus Irecê.

Para a renovação de reconhecimento, será avaliado até o dia 31 deste mês, o bacharelado em engenharia industrial elétrica, do campus Salvador. Já os recredenciamentos ocorrerão no período de 21 a 25 de março e contemplarão todos os cursos de graduações e instalações dos campi Barreiras, Vitória da Conquista e Salvador.

De acordo com o pró-reitor de Ensino do IFBA, Nilton Vasconcelos, alguns ajustes já haviam sido recomendados pela Comissão Interna de Avaliação dos Cursos Superiores do IFBA, que é composta por professores credenciados junto ao INEP. “A nossa expectativa é positiva, pois há grande mobilização para que os últimos ajustes sugeridos a partir de visitas aos campi e cursos, sejam implementados”, afirmou.

Entenda os processos

A visita para reconhecimento de curso é realizada para os cursos superiores a partir do cumprimento de 50% da integralização da primeira turma. Nesta etapa, são avaliadas, entre outras questões, a infraestrutura física, acessibilidade e adequação ao Projeto Pedagógico de Curso. Após o reconhecimento, ocorrem visitas de renovação do reconhecimento, nas quais são atribuídas notas para definir o grau de excelência, reprovação ou condicionamento a mudanças. Já o terceiro processo, de recredenciamento do curso, acontece a cada três anos. Nele são dadas notas a partir da avaliação de cinco grandes eixos: Planejamento e avaliação institucional, Política de gestão, Infraestrutura física, Desenvolvimento Institucional e Políticas acadêmicas. 

IFBA oferece mais de 60 vagas para educação profissional de jovens e adultos em Salvador

publicado: 17/03/2017 10h40 última modificação: 17/03/2017 10h40

O Campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realiza, de 22 a 24 de março, processo seletivo para o curso técnico em saneamento na forma integrada - modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Para concorrer a uma das 64 vagas que estão sendo oferecidas, é preciso ter idade mínima de 18 anos, certificado de conclusão do ensino fundamental e, prioritariamente, não ter concluído o ensino médio.

 

De caráter noturno, com aulas aos sábados pela manhã, a formação é ideal para quem deseja voltar a estudar e obter qualificação profissional ao mesmo tempo. A seleção para essa modalidade, totalmente gratuita, é diferenciada e consiste em entrevista socioeducativa e educacional, realizada no ato da inscrição (presencialmente na sede do campus, situado na rua Emídio dos Santos, s/nº, Barbalho), além de participação em palestra informativa e elaboração de memorial profissional, estas últimas etapas previstas para o dia 1º de abril, das 8h às 10h.

 

O local para entrega da documentação (detalhes no edital) será a Diretoria Adjunta Pedagógica e de Atenção ao Estudante (Depae), situada no 1º andar do Bloco A - Prédio Administrativo. O atendimento acontecerá das 15h às 20h, de 22 a 24/3, para os candidatos que não concorrem às vagas destinadas a pessoas com deficiência, e das 13h às 15h, apenas no dia 24/3, para deficientes. Mais informações pelo telefone 2102-9511.

 

Reserva de vagas e cotas sociais

Das 64 vagas disponíveis para o ano letivo 2017 (divididas entre o 1º e 2º semestres), 50% são destinados aos egressos de escolas públicas, como prevê a Lei nº 12.711/12. Dentro dessa porcentagem, 50% vão para candidatos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. O IFBA também adere às cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total. 

Formação

O curso técnico de saneamento é predominantemente noturno, facilitando o cotidiano do estudante que trabalha durante o dia. Com duração de sete semestres (três anos e meio), essa formação prioriza a elaboração de alternativas que reduzam os impactos negativos sobre o meio ambiente, com destaque para os centros urbanos, tendo como foco a sustentabilidade. Um profissional formado pelo IFBA será capaz de executar ações sustentáveis pertinentes ao desenvolvimento de tecnologias para a melhoria da qualidade da água, do abastecimento público, da condução e do tratamento do esgoto sanitário, bem como da gestão dos resíduos sólidos. Além de aulas teóricas e práticas, projetos interdisciplinares e eventos, a formação inclui estágio, através de parceria com diversas empresas.

 

Porto Seguro abre seleção de vagas de estudantes para o PET Licenciaturas

publicado: 16/03/2017 15h38 última modificação: 16/03/2017 15h38

O campus Porto Seguro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abrirá processo seletivo de estudantes para o grupo PET Licenciaturas, de 10 a 14 de abril. São oferecidas 8 vagas de alunos bolsistas e 6 vagas de voluntários para os cursos de licenciatura em Computação e em Química.

 

Os estudantes contarão com um tutor para realizar atividades extracurriculares que favoreçam a formação acadêmica de excelência.

 

O processo seletivo conta com as etapas de análise de memorial descritivo sobre a trajetória acadêmica do candidato, dissertação com tema escolhido pela comissão de seleção e entrevista - todas classificatórias. As inscrições serão realizadas na sala 14 (LITE) e no Departamento de Ensino (DEPEN), nas coordenações das licenciaturas de Computação e Química do campus, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

O PET Licenciaturas faz parte do Programa de Educação Tutorial e é mantido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu).

                                                                                        

Confira o edital PET Licenciaturas Porto Seguro nº 01/2017

Campus Vitória da Conquista promove curso de modelagem hidrossedimentológica

publicado: 14/03/2017 18h21 última modificação: 24/03/2017 11h18

O PET engenharias do campus Vitória da Conquista do IFBA promove o curso de modelagem hidrossedimentológica empregando o modelo MOHID/SWAT2012, até o dia 17 de março. A orientação está sendo realizada pela engenheira de meio ambiente Carina Almeida,  do Instituto superior técnico de Lisboa, de  Portugal.

O curso faz parte do projeto de pesquisa intitulado “tecnologias integradas para o monitoramento hidrossedimentológico e ambiental de bacias hidrográficas do rio Verruga e Catolé”, sob a coordenação do professor Felizardo Adenilson Rocha, aprovado por meio do Edital FAPESB/SEMA No 002/2014 e envolve três instituições de ensino superior, o IFBA, a Universidade estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). 

O curso acontece  no laboratório de informática do CVT-TI do campus Vitória da Conquista, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e é destinado aos alunos e docentes integrantes do projeto e do PET.

Comunicação Social - Campus Vitória da Conquista

 

Divulgada lista de projetos inscritos no edital Proex nº 01/2017

publicado: 14/03/2017 17h56 última modificação: 14/03/2017 18h01

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou nesta terça-feira, 14, a lista dos projetos inscritos no Edital Proex nº 01/2017. Ao todo foram 68 projetos de diversos campi nas áreas de Comunicação (6); Cultura e Artes (13); Direitos Humanos e Justiça (1); Educação (19); Gênero e Sexualidade (4); Meio Ambiente (6); Saúde (4); Tecnologia e Produção (9) e Trabalho (6).

As propostas envolvem projetos e cursos de extensão voltados à promoção do desenvolvimento educacional, cultural, social, científico e tecnológico, no âmbito do IFBA. Serão selecionadas 40 propostas.

O resultado, parcial, será divulgado no dia 10 de abril.

 

Confira a lista aqui

 

Leia mais: Inscrições de propostas de projetos e cursos de extensão para o edital nº1 da Proex começam hoje

 

 

 

I curso de mediação de conflitos começa amanhã na reitoria

publicado: 14/03/2017 15h10 última modificação: 14/03/2017 15h10

O I curso de mediação de conflitos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) começa amanhã, quarta-feira (15), na sala de reunião Conselho superior, na reitoria, no Canela, às 13h. O objetivo é propagar métodos adequados de resolução de controvérsias e capacitar multiplicadores para propiciar uma nova visão de cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

 

O curso, que é uma parceria com a Ordem dos advogados do Brasil, seção do Estado da Bahia, vai até o dia 25 de março.

 

Horários

15 a 17/03 – das 13h às 18h

18/03 – 8h às 17h

23 e 24/03 – das 13h às 18h

25/03 – 8h às 16h

 

Leia mais: Divulgada lista de inscrições homologadas para o curso de mediação de conflitos

 

Campus Barreiras vai realizar curso de extensão sobre autismo

publicado: 13/03/2017 15h56 última modificação: 13/03/2017 15h56

O campus Barreiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) irá realizar o curso de extensão “Educação Inclusiva: discutindo a prática do professor para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)”, a partir do dia 7 de abril. O curso terá carga horária de 40 horas e serão oferecidas 60 vagas para profissionais que já lidam com pessoas com TEA, estudantes da área da saúde e de licenciaturas.

 

São cinco módulos com as temáticas: Autismo: conceitos e definições; Crescimento e desenvolvimento infantil no TEA; Aspectos psicológicos na inclusão do TEA; Estratégias para o desenvolvimento da aprendizagem de alunos com TEA e O desenvolvimento da linguagem e as possíveis limitações do autismo.


O objetivo é promover maior conhecimento acerca do Transtorno do Espectro do Autismo e estimular a redução da estigmatização na sociedade e contribuir para efetiva inclusão.

 

Mais informações acesse aqui


     

Revista SCIENTIA do campus Camaçari está com chamada aberta para submissão de artigos

publicado: 13/03/2017 14h52 última modificação: 23/03/2017 15h06

A Revista Scientia abre chamada para artigos de professores e alunos de pós-graduação. A revista tem temática multidisciplinar e periodicidade quadrimestral.

A Revista Scientia é fruto do convênio de 4 (quatro) Instituições de Ensino Superior: o Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Camaçari; o Instituto Salvador de Ensino e Cultura (ASSOBES- FACSAL / ISEC); o Instituto Baiano de Ensino Superior (ASSUPERO IBES) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Ciências Humanas DCH –I Salvador. O e-mail para submissão dos artigos revistascientia2016@gmail.com

Acesse a revista aqui

Submissão dos artigos:

- até 17/03 para a revista de maio a agosto de 2017, com o tema:Gestão

- até 30/06 para a revista de setembro a dezembro de 2017

Comunicação Social - Campus Camaçari

Inscrições para cadastro de alunos no PIS

publicado: 13/03/2017 11h45 última modificação: 23/03/2017 15h06

A partir de hoje, 13 de março, estão abertas as inscrições do cadastro de alunos para participação em futuros projetos desenvolvidos pelo Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA.

Podem participar estudantes dos cursos técnicos e superiores dos campi Camaçari, Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro e Simões Filho, que possam atuar em atividades de pesquisa no PIS, com carga horária de 20 horas semanais. Entre as áreas de atuação estão eletroeletrônica, mecânica, ciência da computação, radiologia, administração. 

Os alunos interessados podem realizar inscrição, até dia 20 de março, através de formulário.

Conteúdo
Chamada Pública_cadastro alunos por Luize Meirelles — última modificação 13/03/2017 11h45
Chamada pública para cadastro de alunos do IFBA

PIS divulga segunda chamada para Banco de Competências

publicado: 13/03/2017 11h11 última modificação: 23/03/2017 15h06

O Polo de Inovação Salvador (PIS), do IFBA, divulga segunda Chamada Pública para composição do Banco Interno de Competências, com inscrições abertas a partir de hoje, dia 13 de março.

Os servidores do IFBA, interessados em participar de futuros projetos desenvolvidos pelo PIS, devem comprovar competência em uma ou mais áreas de atuação: biofísica; ciências da computação; engenharia biomédica, médica e clínica; engenharia elétrica, eletrônica e mecatrônica; engenharia mecânica e de materiais; física, ótica e física médica; e saúde e saúde coletiva.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário até 20 de março.

 

Leia mais: Abertas inscrições para Banco de Competências do PIS

Conteúdo
Segunda Chamada Pública por Luize Meirelles — última modificação 13/03/2017 11h11
Segunda chamada pública para formação de Banco Interno de Competências do Polo de Inovação Salvador

Jogos decisivos movimentam penúltimo dia do JIFBA

publicado: 11/03/2017 00h03 última modificação: 23/03/2017 14h51

Ontem (10), nos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA), foram definidos os campeões do basquete na categoria masculino e do vôlei de praia feminino e masculino, após jogos disputados no campus Camaçari e no Sesi de Simões Filho. Na final do basquete masculino, o campus Salvador superou o time de Paulo Afonso, com o placar de 58 a 15.  Já no vôlei de praia feminino, o campus Barreiras venceu Salvador por 2 a 1 e, no masculino, Porto Seguro derrotou Valença por 2 a 0.

Também foram definidos os finalistas do futsal, voleibol e handebol. No futsal feminino, os campi Salvador e Barreiras garantiram vaga na final, após derrotarem Camaçari por 2 a 0 e Valença por 3 a 2. Esta última partida foi marcada por fortes emoções da torcida e dos jogadores, na virada histórica do campus Barreiras, que perdia o jogo por 2 a 0 e reverteu o placar. "Ficamos muito felizes por todo o trabalho que foi feito e todo o esforço desempenhado para participar desse evento. Agora vamos sentar e conversar com as meninas, especificando o equilíbrio emocional, que foi o que nos afetou no início do jogo, para que amanhã a gente consiga entrar 100% em quadra e fazer uma bela final, que é o que importa. E que vença aquele que for mais competente no dia", enfatizou o professor de Educação Física e técnico das meninas de Barreiras, Genildo Pinheiro.

Nas semifinais do futsal masculino, os meninos de Salvador venceram os de Eunápolis, também de virada (5 a 1) e garantiram a final com Paulo Afonso, que derrotou Valença, por 5 a 0. "Nós mudamos um pouco a dinâmica do jogo para entrarmos no jogo deles e depois de conseguirmos o empate, ainda no segundo período do jogo, o time deslanchou. Agora o que fica é esse sentimento de dever cumprido por estar nessa final de amanhã. É só esperar o melhor", disse o professor do campus Salvador, Geraldo Cardoso.  

Partindo para as semifinais do handebol feminino, Salvador e Jacobina foram os vencedores dos jogos disputados com os campi Valença (por 9 a 3) e Paulo Afonso (por 11 a 2). No masculino, o time de Salvador também levou a melhor e  garantiu vaga na final, ao vencer o campus Barreiras por 10 a 9. O segundo time que vai completar a final de amanhã é o do campus Santo Amaro, que derrotou Simões Filho por 8 a 3. Já no voleibol, as disputas ocorrerão entre Ilhéus e Jequié, no feminino, e Paulo Afonso e Eunápolis, no masculino.Todas as finais de amanhã acontecerão no Sesi Simões Filho. 

Primeiros campeões começaram a ser definidos na quarta-feira

Os primeiros a conquistarem as medalhas de ouro do JIFBA foram os atletas da natação, do basquete feminino e do judô, na última quarta-feira (8). Na natação feminina, o campus Paulo Afonso se destacou com as estudantes Larissa Terra e Clara Mota, que juntas faturaram 8 medalhas de ouro (cinco de Larissa e três de Clara). Larissa ainda conquistou uma medalha de prata e Clara, uma de bronze. Outra jovem que dividiu o pódio com as meninas de Paulo Afonso, foi a estudante Graziela Lima, do campus Jacobina, que conquistou uma medalha de ouro, duas de prata  e uma de bronze.

Na disputa entre o meninos, Riquelme Santos, do campus Ilhéus, e Tiago Dias, do campus Paulo Afonso, foram os destaques nas provas individuais, com 3 ouros cada um. 

Ainda na quarta-feira, as meninas de Barreiras garantiram o primeiro lugar, em uma final antecipada no basquete na qual venceu o campus Salvador por 15 a 5. No futebol de campo, os meninos de Jequié tornaram-se os campeões após vencerem os anfitriões dos JIFBA por 3 a 1.

Já no judô, o campus que mais ganhou medalhas (11) foi o de Ilhéus, representado pelos estudantes Caroline Fontes (1º lugar nas categorias Absoluto e 70 KG), Samara Costa (2º lugar na Absoluto e 1º na de 57KG), Ladislau Neto (1º lugar na Absoluto e na de 73 KG), Thiandre Calixto (3º lugar na Absoluto e 1º na de 100KG), Gabriel Queiroz (2º lugar na de 66KG), Wellerson Santos (3º lugar na de 66KG) e Andrei Nascimento (1º lugar na de 81KG). Os outros medalhistas foram: Laura Pimentel, de Irecê (1º lugar na de 52KG) e Fernando Viana, de Eunápolis (1º lugar da de 66KG e 2º da Absoluto).

Na quinta-feira (9) aconteceram as disputas do atletismo, xadrez e tênis de mesa. Acompanhe as fotos na nossa galeria de imagens.

Leia mais: JIFBA 2017 tem seu segundo dia de atividades

Publicado edital para seleção de bolsistas supervisores do Pibid em Salvador

publicado: 10/03/2017 09h02 última modificação: 23/03/2017 15h06

De 13 a 24 de março, o campus Salvador está com inscrições abertas para seleção de bolsistas responsáveis pela supervisão de estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Podem participar licenciados, preferencialmente, na área de física, com experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica da rede pública em escola participante do referido Programa. Também precisa ter disponibilidade para atuar oito horas semanais no projeto e não possuir qualquer modalidade de auxílio ou bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou de instituição pública ou privada.

As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente por meio eletrônico (pibidfisifba.selecao@gmail.com), a partir do envio do formulário de inscrição digitalizado e da carta de motivação (conferir orientações no edital). A bolsa, no valor de R$ 765, terá duração de dois anos, prorrogáveis por igual período.

Conteúdo
Edital Pibid_campus Salvador por Luize Meirelles — última modificação 10/03/2017 09h00
Edital do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência do campus Salvador

Vencedores da 2ª Mostra Fotográfica do IFBA recebem prêmios

publicado: 09/03/2017 17h56 última modificação: 23/03/2017 14h51

Ontem (8), a comunidade IFBA conheceu os vencedores do edital nº 03/2016 da Pró-reitoria de Extensão (Proex), referente à 2ª  Mostra Fotográfica  do Instituto. A premiação aconteceu na Sede do  Serviço Social da Indústria (Sesi), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), como uma das atividades dos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA).

image1.JPG
Kleiton (de vermelho) e Brendo recebendo os certificados da premiação

O primeiro lugar foi conquistado pelos estudantes do último ano do curso integrado de Turismo do campus Valença, Brendo Willis dos Santos Conceição e Kleiton Potzz Santos Luz. Os jovens apresentaram duas fotos que retrataram a comunidade pescadora de Valença."Participar dessa Mostra foi uma superação e um exercício de autoconfiança porque nós não achávamos que conseguiríamos nos destacar diante de tantas outras fotografias. Esse resultado positivo nos motivou a lutar por novas conquistas", afirmou Conceição.

A professora do campus Porto Seguro, Flávia Silva Cunha, que foi representada pela sua mãe Maria da Glória Cerqueira da Silva, foi a segunda colocada. Já os estudantes do curso de eletromecânica de Jequié, Julimar Gomes da Silva e Caio Vinícius Cerqueira Trindade, assumiram a terceira posição.

A temática da Mostra, que fez parte de um dos espaços dos JIFBA, foi "Comunidades em foco: Diversos Olhares" e buscou estimular servidores e estudantes à observarem as comunidades próximas, suas expressões culturais, populares, costumes, histórias de  povos tradicionais, comunidades pesqueira, escolares, bairristas, comunidades voltadas à agricultura familiar e de matriz agroecológica.

Os três primeiros colocados receberam como prêmio uma máquina fotográfica e um tablet.  As fotos foram selecionadas levando em consideração critérios como a técnica e plástica fotográfica, contextualização, originalidade e criatividade.

Para a chefe do Departamento de Relações Comunitárias da Proex, Vera Mendes, o comprometimento dos participantes com a proposta da Mostra comprova a atenção e respeito da comunidade acadêmica ao trabalho desenvolvido. "Realizar essa Mostra foi muito gratificante, pois nos proporcionou conhecer trabalhos belíssimos dos nossos estudantes e colegas de Instituição.Temos certeza de que talentos como estes perpetuarão para todos os campi do Instituto", declarou. 

Leia mais: Divulgado resultado final do Edital de Fotografia

Projeto alia paisagismo, horta e sustentabilidade no campus Salvador

publicado: 09/03/2017 10h54 última modificação: 23/03/2017 15h10

Tudo começou com a Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa) do campus Salvador. Os primeiros passos foram dados no âmbito do aprofundamento do debate acerca dessa temática, essencial para o bem-estar dessa e das próximas gerações. Fruto do subgrupo Educação Ambiental da Comissão, o projeto “Uso de materiais recicláveis no paisagismo e na construção de horta vertical como ferramenta de educação ambiental” completa seis meses de existência e inaugura uma nova fase em suas atividades.

Coordenada pelas docentes Emília Conceição, engenheira agrônoma, licenciada em química e mestra em microbiologia agrícola, e Joseína Tavares, bacharel e mestra em química, além de doutora na área ambiental, a iniciativa tem por base um curso de extensão de 40h, que segue até o mês de abril deste ano, com o objetivo de sensibilizar e promover mudanças de comportamento e competências acerca da importância da reutilização de materiais na formação de agentes socioambientais.

“A 1ª etapa consistiu em promover discussões a partir da exibição e análise de vídeos, textos e imagens, ao lado da distribuição de cartilha ‘Consumo e Produto: Consequências para o Planeta Terra’, autoria da docente Joseína em parceria com profissionais do ramo do direito, integrantes da Associação Baiana de Defesa do Consumidor (ABDECON). Na ocasião, ainda houve debate a respeito da problemática do lixo e alternativas para redução do volume de resíduos que é produzido diariamente na zona urbana. A 2ª fase abrangeu explanação e aula prática utilizando materiais recicláveis, como caixas, paletes e pneus. A 3ª teve por base discussão sobre os aspectos do solo (análise, correção e adubação) e tipos de plantas utilizadas no paisagismo. Na etapa atual, estamos implantando o paisagismo com produtos recicláveis na área verde próxima à Biblioteca. As fases seguintes irão focar na montagem de hortas verticais, incluindo visita a uma horta comunitária e ao Jardim Botânico de Salvador”, explica Emília.

Railda Silva é uma das nove participantes do projeto, representando a comunidade externa, e destaca sua motivação a respeito do assunto. “O fato de poder estar no meu dia a dia em contato com a natureza me atrai muito. Esse foi um dos motivos que me levaram a participar deste projeto. Estou unindo o útil ao agradável no que se refere às técnicas adquiridas no curso, já que posso utilizá-las na minha casa, comunidade e, sobretudo, disseminar o aprendizado. Colaboro com a proposta à medida que participo das atividades, dando sugestões e contribuindo com a mudança visual nos espaços de convivência do IFBA. Um dos principais desafios é a conscientização. As pessoas têm de pensar na conservação e valorização do meio ambiente, em deixar um mundo melhor para a geração que virá, mais harmônico”, comenta.   

O bolsista da iniciativa, Walter Júnior, estudante do curso técnico integrado de química, já se considera um agente multiplicador no âmbito da educação ambiental. “Assuntos relacionados ao meio ambiente são de conhecimento de todos, no entanto, é preciso colocar a teoria em prática. Estamos fazendo da escola um exemplo dessas mudanças”, pontua o jovem, que esteve em Brasília durante a entrega do Prêmio Ideia ao Instituto, em 2015, iniciativa de integrantes da Cisa.

“Além de despertar à atenção da comunidade IFBA sobre o assunto, contamos com o apoio de todos para manter nossas ações, através de doações de mudas, materiais recicláveis e produtos agrícolas”, lembra a docente Emília.

Confira algumas fotos do projeto aqui.

Campus Salvador oferece minicursos de tecnologias em computação

publicado: 08/03/2017 15h12 última modificação: 23/03/2017 15h10

Com o título “Sessão da Tarde”, o novo projeto de extensão do campus Salvador consiste em uma série de minicursos voltados para tecnologias em computação, com foco em tópicos atuais e de aplicação no mundo acadêmico e industrial. Os cursos, de curta duração, serão ministrados por professores, graduandos e egressos do IFBA, além de convidados.

Os pré-requisitos para inscrição estão disponíveis neste link, onde também há mais informações sobre os facilitadores e as formações. No dia 16 de março, começa o primeiro minicurso. Até maio, serão 12 ciclos de atividades, todas realizadas nos Laboratórios do Departamento de Computação do Bloco L do referido campus.

“A área de computação está em frequente atualização. A cada dia, novas tecnologias são propostas e desenvolvidas. Muitas são adotadas pela indústria. Os componentes curriculares dos cursos de graduação normalmente não são focados na tecnologia em si, mas na teoria. Todavia, é importante e motivador para o aluno ter acesso às tecnologias na prática. Desta forma, o projeto Sessão da Tarde tem por objetivo apresentar cursos sobre importantes novidades (ou tecnologias consolidadas)  para os participantes”, explica o coordenador da graduação tecnológica de análise e desenvolvimento de sistemas (ADS) do IFBA, Renato Novais, coordenador do projeto, que também conta com o apoio dos docentes Antônio Carlos Souza, Manoel Marques Neto e Sandro Andrade.

As inscrições são gratuitas. Os interessados podem manifestar interesse em mais de uma formação, descrevendo ordem de preferência, mas a Comissão Organizadora priorizará a distribuição das vagas entre diferentes participantes.

 

Pesquisa, Pós-Graduação & Inovação

Atualmente existem três grupos de pesquisa vinculados a ADS: Educação e Tecnologias (GPTec)Grupo de Sistemas Distribuídos, Otimização, Redes e Tempo Real (GSORT) e o Laboratório de Desenvolvimento de Software (Labrasoft).

Em 2016, o IFBA ainda inaugurou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP), cujo foco é a pesquisa de ponta nas áreas de Sistemas e Produtos Computacionais; Controle e Comunicação; Sistemas e Produtos Biomédicos.

De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DPPGI) do campus Salvador, Allan Freitas, também docente da graduação e ex-coordenador de ADS, o Instituto possui, atualmente, uma competência estabelecida na área de computação, com um quadro docente altamente especializado, composto por professores mestres e doutores. “O estudante tem a possibilidade de verticalizar o ensino no próprio IFBA, com a Especialização em Computação Distribuída e Ubíqua e o Mestrado Profissional em Engenharia de Sistemas e Produtos. Ainda pode atuar desde o início do curso na iniciação científica e tecnológica", comenta.

Aliado a essas vantagens, diversos professores estão inseridos em projetos de alcance nacional e internacional, como é o caso de Sandro Andrade, um dos principais nomes da comunidade de software livre, sendo colaborador ativo e membro da Diretoria da KDE, e de Renato Novais, que participa da coordenação do projeto de pesquisa Rescuer, voltado para o atendimento em situações de emergência e gerenciamento de crise (um protótipo foi testado na Copa do Mundo 2014​)​, desenvolvido em parceria com instituições de referência no Brasil e na Europa. "Essas atuações abrem portas importantes para nossos alunos", finaliza o professor Renato.

JIFBA 2017 tem seu segundo dia de atividades

publicado: 07/03/2017 23h23 última modificação: 23/03/2017 14h51

image2.JPG
Rebeca fazendo alongamento com Magno

Hoje (7), no segundo dia dos Jogos Integradores do IFBA (JIFBA), além das competições por modalidades, o público pôde participar de atividades de integração, como o espaço bem-estar. A estudante do curso de petróleo e gás, do campus Simões Filho, Rebeca Silva Santos, foi uma das pessoas que aproveitou o alongamento feito pelo bolsista de Educação Física, Magno Rosas. “Estou achando esses espaços alternativos maravilhosos, principalmente o do bem-estar. Pretendo participar dos outros até o final do evento”, enfatizou.

Para Rosas, a experiência de atuar na organização do evento como bolsista, está sendo enriquecedora. “Tem sido muito gratificante adquirir novos conhecimentos que dialogam com a minha graduação e ampliar os campos de atuação dentro da minha área. Além disso, o público tem sido muito receptivo. Através do contato com eles podemos perceber a forte inclinação desses jovens à prática esportiva, que tem papel fundamental no desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos“, pontuou.

image1 (1).JPG
Estudantes do campus Simões Filho seguem coreografia do Just Dance

Outra atividade muito procurada foi a do jogo eletrônico Just Dance, que contagiou o grupo de amigos do campus Simões Filho Jonas Lopes, Rafaela Batista e Gabriele Duarte. “Achei a projeção de espaços interessante porque foram disponibilizadas diferentes opções de diversão que atendem a gostos variados”, destacou Lopes, que se disse honrado de sua delegação ser a anfitriã do evento.

Em quadra, as rivalidades entre os campi embalaram as torcidas que responderam às provocações com gritos de guerra. No Ginásio do Sesi, a estudante de eletromecânica do campus Paulo Afonso, Shayane Falcão, que faz parte do time de voleibol, não se intimidou com a torcida adversária e foi uma das atletas em quadra que mais marcou pontos, fazendo três consecutivos no saque e finalizando a partida contra o campus Eunápolis, com 2 sets a 0. A atacante, que está participando dos JIFBA pela primeira vez, se disse animada com o evento. Quando questionada sobre se acha melhor torcer ou jogar, Shayane foi taxativa: “Jogar! A gente fica feliz porque está fazendo o que mais gosta. Por mim esses jogos não acabavam nunca mais!”, concluiu sorridente.

image1.JPG
Jogo entre Paulo Afonso e Eunápolis

Além desse jogo, aconteceram mais cinco disputas de vôlei, uma do feminino entre os campi Ilhéus e Jequié, que levou a melhor com o placar de 2x0, e as outras do masculino com vitórias de Porto Seguro sobre Salvador (2x0), Eunápolis sobre Ilhéus (2x1),Paulo Afonso sobre Irecê (2x0) e Barreiras sobre Jacobina (2x1).  O futebol também esteve presente na programação, com o jogo Jequié x Simões Filho, que terminou em empate (2x2).

No Ginásio Municipal de Simões Filho, a tarde foi do handebol, com as vitórias, no feminino, dos campi Jacobina sobre Eunápolis (7x2), Jequié sobre Irecê (6x3) e Salvador sobre Paulo Afonso (13x 4); e no masculino, de Salvador sobre Jequié (11x6), Barreiras sobre Feira de Santana (11 x 1), Jacobina sobre Camaçari (7x2), Simões Filho sobre Valença (4x2) e Irecê sobre Santo Amaro (14x4).

Já no campus de Simões Filho, os resultados do basquete no masculino foram positivos para os campi Eunápolis, que venceu o anfitrião do evento por 33 a 6; Salvador, que bateu o Paulo Afonso por 45 a 9; Irecê, que levou a melhor sobre Simões Filho e Paulo Afonso, que derrotou Camaçari por 14x8; e no feminino, para Barreiras, que venceu Salvador por 17 a 4.

Confira os registros na Galeria de Fotos.

Leia mais: Jogos Integradores 2017 começam com cerimônia marcada pela descontração dos estudantes

Jogos Integradores 2017 começam com cerimônia marcada pela descontração dos estudantes

publicado: 07/03/2017 12h17 última modificação: 23/03/2017 14h52

05deded3-87de-4a2b-a9b2-aa47ee698efa.jpeg
Hasteamento das bandeiras na Tribuna de Honra

A cerimônia de abertura dos Jogos Integradores do Instituto Federal da Bahia (JIFBA) que aconteceu na noite de ontem (6), na sede do Serviço Social da Indústria (Sesi), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi marcada pela emoção compartilhada entre o público presente. Autoridades como o reitor do IFBA, Renato da Anunciação, a secretária do esporte da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) do Governo do Estado da Bahia, Olívia Santana e o superintendente de Políticas Públicas para Juventude do município de Simões Filho, David Farias, representando o prefeito de Simões Filho, marcaram presença na Tribuna de Honra, que ainda contou com as presenças dos pró-reitores e diretores gerais dos campi do IFBA.

37154650-dae4-4c18-8071-368b41246f49.jpeg
Entrada da delegação de Eunápolis

Em clima de descontração e com trilhas sonoras específicas para cada campus, as 16 delegações foram apresentadas ao público, que vibrou com a entrada dos grupos de estudantes. Seguindo o roteiro da cerimônia, os professores de Educação Física foram homenageados pelo empenho na realização do evento e, posteriormente, foi exibido o vídeo dos Jogos Integradores 2017.  O momento do hino nacional, cantado pelo público após o corte da gravação executada, foi um dos destaques da noite, celebrada com o acendimento da pira olímpica pelo estudante do 3° ano do curso de eletromecânica do campus Simões Filho, Fernando Silva de Jesus.

O reitor do IFBA, Renato da Anunciação, enfatizou em seu discurso o espírito esportivo da competição e a proposta de integração da comunidade IFBA. “Os Jogos Integradores do IFBA nasceram do nosso desejo de proporcionar esse contato maior entre a comunidade do Instituto. A organização desse evento envolveu servidores de diversos setores, então, hoje eu quero agradecer a todos pelo empenho e por vocês se sentirem motivados a participar desse evento, mesmo com todas as dificuldades que surgiram. É uma honra recebê-los nos Jogos Integradores do Instituto”, enfatizou Anunciação.

ac0ee705-6f82-40e8-9354-99410be3cc9c.jpeg
Acendimento da Pira Olímpica

Para o pró-reitor de extensão, José Roberto Oliveira, os Jogos Integradores representam o início de uma proposta de institucionalização do esporte no Instituto. “A transformação dos Jogos Seletivos de 2015 para os Jogos Integradores 2017 fortalece a nossa proposta de integração do Instituto, que, a meu ver, é o grande legado desse evento. Nós lutamos desde o primeiro momento para pensar os jogos com esse cunho seletivo, que é uma exigência da Rede Federal para participações nos eventos regionais e nacionais, proporcionando a integração dentro dessa competição”, afirmou.  

David Farias, que representou o prefeito de Simões Filho, foi aluno do IFBA, campus Simões Filho e reconheceu a realização do evento no município como uma oportunidade de dar visibilidade à cidade de Simões Filho, além do estabelecimento de uma parceria com o IFBA. “Eventos como este trazem consigo, além de uma filosofia de vida, uma perspectiva econômica, na medida em que esses jovens que vieram à cidade irão consumir e levar suas impressões acerca do município para seus campi. Além disso, é uma oportunidade de estabelecermos uma parceria com uma instituição que cumpre com o papel social tão relevante de formar jovens, inserir esses jovens dignamente no mundo do trabalho e lhes dar outra perspectiva de vida, possível a partir da abertura desses espaços pela Instituição”, finalizou.

f4afe23b-dd64-428c-9a12-340338406ad7.jpegA solenidade foi finalizada com a performance “Vem pra cá, vem sambar!”, do grupo do Núcleo de Arte e Cultura (NAC), do campus Santo Amaro, que contagiou o público com uma viagem cultural ao recôncavo baiano.

 

Futsal foi a primeira modalidade disputada nos JIFBA 2017

a0f48e14-ecbc-4bfd-894d-87ffb159fee2.jpeg
Campus Salvador marca gol na partida contra Ilhéus

Já na manhã de ontem (6), antes da abertura oficial do evento, foram iniciadas as primeiras disputas da modalidade futsal, que ocorreram na sede do Sesi. Nesta primeira rodada de jogos, os campi Irecê, Jacobina, Jequié, Salvador e Simões Filho garantiram resultados positivos ao vencerem, respectivamente, as unidades de Feira de Santana, Barreiras, Santo Amaro, Ilhéus e Seabra.

Na manhã de hoje (7) os jogos continuam nas modalidades futsal, voleibol e handebol. Além disso, está programada a realização de atividades integradoras, como jogos eletrônicos, slackline, xadrez gigante, sinuca, Just dance, palco livre, Cine Clube, espaço bem-estar. O público terá acesso também às exposições fotográficas "A fotografia como suporte à memória: 106 anos do IFBA", "Esportes no IFBA: dos arquivos para a história" e "Mostra Fotográfica: Comunidade em foco" .  

Confira mais imagens na Galeria de Fotos do JIFBA 2017

Leia mais: Jogos Integradores acontecem na próxima semana em Simões Filho

 

Divulgada lista de inscrições homologadas para o curso de mediação de conflitos

publicado: 06/03/2017 16h18 última modificação: 06/03/2017 16h18

A Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal da Bahia (IFBA) divulgou nesta segunda-feira, 6, a lista de inscrições homologadas para a primeira turma do curso de mediação de conflitos. Os 40 inscritos devem comparecer à Sala do Conselho Superior, na reitoria do IFBA, no dia 15 de março, às 13h.

 

Em virtude do grande número de inscritos, a coordenação do curso informa que serão abertas novas vagas para turmas com aproveitamento daqueles que fizeram inscrição no prazo. As inscrições não homologadas para a primeira turma ficarão em lista de espera para novas turmas.

 

Confira a lista aqui

 

Leia mais: IFBA está com inscrições abertas para o I Curso de Mediação de Conflitos 

 

Estão abertas as inscrições e submissão de trabalhos do Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde

publicado: 06/03/2017 15h39 última modificação: 06/03/2017 15h39

O Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS), que acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, em Salvador, está com inscrições abertas. O evento é uma ação conjunta do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Escola Bahiana de Medicina, UNEB e SENAI CIMATEC.

O ENEIS reunirá discentes, docentes, especialistas, pesquisadores, investidores e empreendedores da área de saúde. O objetivo é promover um ambiente para formação de redes de colaboração entre a academia, centros de pesquisa, o setor produtivo e o governo para gerar parcerias e desenvolvimento de projetos com potencial de geração de produtos, processos e serviços inovadores na área. O evento também contará com uma feira tecnológica, a Tech- Saúde.

Submissão de trabalhos – Até o dia 6 de abril estará aberta a chamada para submissão de resumos expandidos. Os interessados poderão submeter até 2 resumos nas áreas de Empreendedorismo social & saúde; Tecnologias aplicadas à saúde; e Inovação na educação em saúde. É necessário acessar o regulamento

O Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde (ENEIS) ocorrerá na Unidade Acadêmica da Escola Bahiana de Medicina, no bairro do Cabula. Mais informações no site www.eneis.net

registrado em: ,