Você está aqui: Página Inicial > Notas e Comunicados Reitoria > Segunda Nota de Esclarecimento da Reitoria do IFBA sobre o campus Valença

Segunda Nota de Esclarecimento da Reitoria do IFBA sobre o campus Valença

publicado: 19/06/2018 13h53, última modificação: 19/06/2018 13h58

À Comunidade IFBA

Após reunião acontecida no Gabinete da Reitoria na noite do dia 18/06, na qual a Diretora Geral do campus Valença repassou formalmente ao reitor do Instituto as informações e o andamento da reunião acontecida em Brasília, convocada pela SETEC/MEC na última sexta-feira dia 15, apresentamos os seguintes esclarecimentos:

1. A Reitoria do IFBA reitera seu compromisso com o diálogo e o respeito à democracia. Ao mesmo tempo, refuta veementemente a utilização de declarações, às vezes ofensivas atacando a pessoa e a honra do reitor, sem qualquer amparo em fatos verdadeiros e na formalidade que qualquer discussão no âmbito do Serviço Público exige. A Reitoria do IFBA insiste que qualquer andamento em processos ou ações dentro do Instituto Federal da Bahia precisam ocorrer de forma legal e responsável, a fim de garantir a tranquilidade e o fortalecimento da instituição, principalmente no atual contexto em que interesses políticos eleitorais, ou até pessoais, não podem, nem irão, se  sobrepor aos interesses de toda comunidade IFBA e do bem público comum.

2. A Coordenadora Geral de Desenvolvimentos de Pessoas da Rede Federal, Silvilene Souza da Silva, está em visita ao campus Valença onde levantará dados e informações para compor um estudo técnico sobre a atual situação dos campi IFBA Valença e IF Baiano Valença. O reitor defende que sejam respondidas a contento todas as solicitações apresentadas.

3. Nenhuma proposta ou definição sobre a viabilidade de uma possível unificação dos dois campi foi apresentada pelo MEC. A Reitoria do IFBA  prestará as informações solicitadas formalmente pelo MEC e aguardará a conclusão do estudo técnico que está sendo efetuado.

4. A Reitoria sempre atuará na defesa intransigente de nossa instituição e defende o fortalecimento da Rede Federal de Ensino, e reafirma que qualquer posicionamento oficial deverá ser precedido de  apreciação cuidadosa da proposta do Setec/Mec, de discussões internas e mediante o acolhimento de contribuições de toda comunidade. Nossa luta será sempre pela manutenção e, principalmente, pela ampliação de nossa Rede.

Nosso país vive um momento de instabilidade política e econômica. Hoje somos fortes e respeitados como instituição, frequentemente citados como exemplos de excelência, pelos órgão de controle da administração pública (Ministério Público, CGU e outros), pelo Ministério da Educação e pela classe política estadual e federal.

Precisamos manter um ambiente de união e tranquilidade interna para que, juntos, possamos enfrentar qualquer desafio que seja apresentado ao Instituto Federal da Bahia. Somente a coesão, a competência, o respeito à ética e à formalidade e o comprometimento de todos, baseados na defesa do bem público e comum, nos permitirá continuar na espiral de crescimento que o IFBA vem experimentando nos últimos anos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia