CPA Comissão Propria de avaliação institucional

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Em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFBA é o órgão colegiado formado por membros eleitos de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada. Seu objetivo é conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como a sistematização e o fornecimento de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), consideradas as diretrizes, critérios e estratégias emanadas da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).

Tendo em vista as dimensões e a diversidade que caracterizam o Instituto Federal da Bahia, em cada um de seus campi foram criadas Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), que desenvolvem as atividades juntamente com a CPA.

Em conformidade com o estabelecido pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a CPA e as CSAs gozam de autonomia em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

Os relatórios produzidos pela CPA são elaborados através de diversas fontes, sejam questionários preenchidos pela comunidade, documentos institucionais. A Comissão tem como objetivo central fornecer instrumentos de gestão e participação, fortalecendo o Instituto em sua missão e objetivos, bem como no desenvolvimento de uma cultura democrática e participativa.