Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2019 > Fevereiro > Aula inaugural do Curso de Engenharia Mecânica do IFBA Campus Jequié
conteúdo

Aula inaugural do Curso de Engenharia Mecânica do IFBA Campus Jequié

publicado: 22/02/2019 09h16, última modificação: 22/02/2019 09h16

O IFBA Campus Jequié convida toda comunidade e suas representações a participarem da Aula Inaugural do seu primeiro curso superior: Bacharelado em Engenharia Mecânica com linha de formação em Mecatrônica.

O evento acontece nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, às 19h, no Auditório do IFBA Campus Jequié, no bairro Cidade Nova, Jequié – BA.

A aula inaugural reunirá os primeiros estudantes do curso, selecionados pelo SISU 2019.1, os professores responsáveis por formar os futuros Engenheiros Mecânicos e diversas autoridades.

Na programação do evento estão previstas uma explanação acerca da formação superior no campus Jequié, uma palestra sobre “A multidisciplinaridade das engenharias e os desafios do mercado de trabalho” com o Professor Doutor e Engenheiro Eletricista, Wilton Lacerda Silva, além de uma visita orientada às dependências do campus Jequié (laboratórios e áreas de estudo) onde acontecerá a formação dos futuros profissionais.

 

Roteiro da Aula Inaugural

  1. Recepção no Hall do Auditório
  2. Abertura e composição da mesa
  3. Discursos da mesa
  4. Encerramento da mesa
  5. Apresentação do Palestrante - Prof. Wilton Lacerda Silva
  6. Palestra: A multidisciplinaridade das engenharias e os desafios do mercado de trabalho
  7. Encerramento e convite para a visita orientada

 

Engenharia Mecânica: uma realidade para a região de Jequié

O primeiro curso superior do IFBA Campus Jequié, Bacharelado em Engenharia Mecânica com linha de formação em Mecatrônica, surge num momento de intensa transformação no mundo do trabalho e das tecnologias.

A organização curricular multidisciplinar do curso foi estruturada de modo a formar o profissional capacitado para se adequar às atuais e futuras exigências do mercado, agregando novas tecnologias e propondo soluções teórico/práticas competitivas e inovadoras.

A formação do profissional Engenheiro Mecânico tem duração de 5 anos com atividades acadêmicas realizadas em turno integral: vespertino (13h às 18h20) e noturno (18h40 às 22h).

 

O Engenheiro Mecânico do IFBA Campus Jequié

Formado, o Engenheiro Mecânico está apto a atuar na área de pesquisa, planejamento e desenvolvimento tecnológico, abrangendo aspectos de fabricação e gerenciamento de sistemas mecânicos e eletrônicos, entre outros. O perfil deste profissional visa a atender às necessidades e demandas locais, nacionais e internacionais, no contexto de um mundo globalizado que passa por rápidas mudanças nas áreas científicas e tecnológicas.

O engenheiro mecânico formado pelo IFBA Campus Jequié terá habilidades e competências para atuar, sob aspectos econômicos, socioambientais, éticos e de segurança, em estudos e projetos de sistemas mecânicos, térmicos, mecatrônicos, de estruturas e elementos de máquinas, além de coordenar e supervisionar equipes de trabalho, planejar e implementar soluções concernentes à gestão, fiscalização, fabricação, montagem, manutenção, automação e controle de sistemas mecânicos e mecatrônicos.

Para maiores informações, entre em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: cemec.jqe@ifba.edu.br.

registrado em: