Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > Notícias > 2017 > OUTUBRO > Projeto Licuri do IFBA será replicado na região de Jequié com o apoio da Prefeitura Municipal

publicado: 03/10/2017 22h03, última modificação: 03/10/2017 22h03

O Projeto Licuri, desenvolvido por pesquisadores do IFBA Campus Salvador, desde 2003, será replicado na região de Jequié pelo IFBA, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jequié e do Deputado Federal Antônio Brito.

O Projeto Licuri constitui, além de ensino e pesquisa, uma ação de extensão universitária, já desenvolvida na região de Caldeirão Grande, na Bahia, e visa a valorização da Inovação para a inclusão social e o desenvolvimento sustentável no semiárido baiano. O resultado mais significativo é que as ações do projeto vêm despertando a comunidade do semiárido baiano para a relevância do fortalecimento das cadeias produtivas dos frutos típicos da região, através da construção de tecnologias sociais, gerando trabalho e renda, conhecimento, bem estar e cidadania para as comunidades regionais. As ações desenvolvidas pelo projeto culminaram na vitória, em primeiro lugar, no Prêmio de Inovação FINEP 2010, Categoria Tecnologias Sociais, Regional Nordeste. (http://portal.ifba.edu.br/proex/acoes/projeto-licuri)
Pesquisadores do Projeto Licuri do IFBA Campus Salvador estiveram em Jequié para verificar a viabilidade de replicação da Tecnologia Social, no último sábado (30 de setembro), e deram entrevista em programa de rádio a fim de informar a toda a população sobre as potencialidades desta riqueza do semiárido baiano que é o Licuri e toda a sua cadeia produtiva. Participaram também do momento a equipe do IFBA Campus Jequié que está se filiando ao projeto para replicá-lo na região Sudeste da Bahia e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sr. Adilson Miranda, que tem dado apoio irrestrito e viabilizado a implantação do projeto em nome da Prefeitura Municipal de Jequié.
                                                     IMG-20171001-WA0025.jpg
No mesmo dia (30), ocorreu importante evento na zona rural de Jequié, povoado de Barraquinha e Boa vista, promovido pela Prefeitura Municipal de Jequié por meio de sua Secretaria de Agricultura, que contou com a presença da equipe do IFBA Campus Salvador e Jequié, do prefeito de Jequié Luiz Sérgio Suzarte Almeida, secretários municipais, presidentes de diversas associações rurais e autoridades políticas, dentre elas, o deputado federal Antônio Brito. Na ocasião, o deputado comprometeu-se a propor emenda parlamentar para desenvolvimento do Projeto e com vistas à implantação de uma fábrica de beneficiamento do Licuri na região.
"Estamos discutindo aqui a construção de uma fábrica de beneficiamento do licuri. Eu me comprometi a trazer recursos federais para que essa fábrica seja construída, revitalizando essa região, gerando emprego para a população fortalecendo a Zona Rural de Jequié. O produtor rural, com apoio técnico do IFBA e o incentivo da Prefeitura de Jequié é capaz de mudar a realidade econômica dessas famílias.", disse o Deputado Federal, Antonio Brito.
                                                IMG-20171001-WA0027.jpg
"Temos a certeza de que, com o investimento e o apoio técnico, poderemos ter o mesmo sucesso já experimentado em outras regiões da Bahia. Estamos adquirindo duas máquinas que vão ajudar as associações no processamento do Licuri, impulsionando a economia local, gerando emprego e renda para várias famílias. O Licuri e seus derivados terão papel fundamental no fortalecimento social dessas pessoas.", disse o prefeito de Jequié, Luiz Sérgio Suzarte Almeida.
A professora Dra. Djane Santiago do IFBA, uma das principais idealizadoras do Projeto, também esteve presente e iniciou o contato com a comunidade para o processo de empoderamento e qualificação, a fim de que se articulem para a execução do Projeto.
"Foi muito emocionante e gratificante ver a comunidade participando, resgatando elementos da sua cultura. Vejo a comunidade muito engajada e acredito que este projeto aqui na região já nasceu exitoso.", ressaltou a Dra. Djane Santiago
                                         IMG-20171001-WA0016.jpg
O IFBA Campus Jequié, através desta ação e com o apoio governamental e institucional, espera desenvolver uma série de ações que possam ampliar o acesso à educação e tecnologia para a população do campo, fomentando assim o seu desenvolvimento e novas perspectivas.
"A nossa ideia é a gente replicar aquilo que deu certo e avançar, mas principalmente inserir essas pessoas no mundo do trabalho, para que elas possam aproveitar aquela riqueza que é delas, para dali tirar um sustento, incrementar a sua renda.", destacou o Diretor Geral do IFBA Jequié, prof. Me. Antônio Moab.