Você está aqui: Página Inicial > Campus Jequié > 2016 > Estudantes de Jequié representam a Bahia na Olimpíada Brasileira de Robótica 2016

publicado: 01/09/2016 10h20 última modificação: 01/09/2016 10h20

O credenciamento dos estudantes do campus Jequié, David Almeida Santos e Jan Carlos Gomes dos Santos, para participar da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2016 veio com a conquista do segundo lugar na modalidade prática nível 2 da etapa regional Bahia, realizada no dia 27 de agosto em Salvador.equipes juntas.jpg

Ao todo, 51 equipes de todo o  Estado participaram da disputa. O Campus Jequié participou com as equipes TriForce, composta por David e Jan Carlos, e Natus, formada por Alesson e Kaione, ambas do curso técnico em Informática. As equipes foram acompanhadas dos professores Andrique Amorim e Márcio Henrique.

Com a conquista, a equipe TriForce se classificou para disputar a modalidade Rescue Line (robôs de resgate) na etapa nacional da OBR , conhecida como Competição Latino Americana de Robótica (Larc), que acontece de 8 a 12 de outubro no Centro de Convenções de Recife (PE). Desta vez, equipes de todo o país disputarão vagas para participar da “ROBOCUP 2017” no Japão, uma competição internacional de Robótica.

David e Jan Carlos também obtiveram resultado expressivo em 2014, quando participaram da equipe que levou o campus à vitória naquela edição regional Bahia. Na época, eles também representaram a Bahia na OBR nacional, realizada em São Carlos (SP).

A competição de Resgate

A prova consiste na utilização de robôs móveis autônomos para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe recriados artificialmente. Estes cenários vão ficando mais complexos a cada disputa, desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana passando por trajetórias com obstáculos, interrupções de linha e com declives, até chegar a uma zona onde as vítimas são colocadas aleatoriamente em campo aberto.

Comunicação – Campus Jequié