Você está aqui: Página Inicial > Campus Jacobina > 2016 > Jacobina forma 1ª turma do Profuncionário

Jacobina forma 1ª turma do Profuncionário

publicado: 27/01/2016 11h05 última modificação: 24/02/2016 08h35

Por Iali Moradillo

A primeira turma dos cursos técnicos do Programa Nacional de Valorização dos Trabalhadores em Educação (Profuncionário) oferecida pelo campus Jacobina foi diplomada na noite do último sábado (23), no Clube Aurora Jacobinense.

A mesa solene contou com a presença de Yhonara Rocha, prefeita de Ourolândia; Dulcinea Silva,secretária de administração de Jacobina; Azizi Fahiel Araújo, secretária de educação de Jacobina; Alane Mendes, da secretária de educação de Mirangaba; Maria da Glória Nascimento, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) de Jacobina; Lucília Santa Rosa, diretora de ensino do campus Jacobina e  Normando de Lima, coordenador do Profuncionário na unidade.

Lucília lembrou que a experiência do Programa no campus cumpriu o objetivo de qualificar profissionais que atuam em escolas da região. “Foi gratificante oferecer essa turma, que teve um índice de evasão bem abaixo da média. Parabenizamos as prefeituras e a APLB por acreditarem a apoiarem esse projeto”, destacou a diretora.

Entre os novos técnicos está a agente de portaria Rita de Cássia Gomes, que concluiu o curso Infraestrutura escolar. Ela explicou que a partir do Profuncionário aprendeu sobre a estrutura necessária para o funcionamento de uma escola, além da importância da didática e da acessibilidade. “Quanto mais buscamos conhecimento mais queremos. Eu e outros colegas já estamos planejando cursar uma faculdade”, adiantou Rita.

Foram 34 diplomados em quatro cursos: alimentação escolar, infraestrutura escolar, multimeios didáticos e secretaria escolar.

Ação de educação à distância aplicada no IFBA, o Profuncionário é um programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo é formar funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce.

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br