Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Notícias > Notícias 2019 > IFBA Campus Irecê ofertará 60 vagas através do Sisu 2019.1

IFBA Campus Irecê ofertará 60 vagas através do Sisu 2019.1

Serão 30 vagas para ADS e 30 para MI
publicado: 14/01/2019 10h56, última modificação: 16/01/2019 16h13

Nos próximos dias 22 a 25 de janeiro de 2019, candidatos a uma vaga em instituição de ensino superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão ter o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Irecê como opção. A instituição oferecerá 30 (trinta) vagas para o curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e 30 (trinta) para Tecnólogo em Manutenção Industrial.

O Campus dispõe de um grade número de servidores, entre professores (38) e técnicos administrativos em educação (41) em diversas áreas. Biblioteca, Ginásio de Esportes e Laboratórios de Física, Química, Biologia, Eletromecânica e Matemática equipados, fazem parte da sua gigantesca infraestrutura.

O Campus Irecê, visando integrar a teoria com a pática, tem dado aos seus alunos oportunidades para o desenvolvimento de trabalho e participação em eventos e visitas técnicas em várias partes do pais.

Perfil dos nossos cursos superiores:

• Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) - Conceito 04 pelo MEC.

Perfil do egresso:

O curso contempla o estudo de diversos sistemas existentes entre hardwares, softwares e o usuário final, para que o estudante compreenda seus comportamentos e aplicações. Essa formação profissional apresenta-se como excelente alternativa e vai de encontro com um mercado de trabalho em constante expansão.

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha também com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

Áreas de atuação

Em empresas rurais e urbanas, instituições públicas e privadas, empreendimentos agropecuários e agroindustriais, atividades relacionadas à comercialização e marketing, indústrias, bancos, construtoras, estabelecimentos comerciais, laboratórios de pesquisa, empreendimento próprio. Poderá ainda atuar como instrutor nas áreas: informática básica, programação, redes de computadores e banco de dados.

Turno: Vespertino

Duração: 6 semestres (duração máxima 9 semestres)

Carga Horária Total: 2.520 horas

• Manutenção Industrial (MI)

Perfil do egresso:

O objetivo do curso é fazer com que seus graduandos sejam capazes de compreender e dominar o processo de manutenção em sistemas industriais (elétricos e mecânicos) e dessa forma realizar atividades de análise, especificação, projeto, implementação, teste e suporte em processos industriais. Com isso serão capazes de refletir sobre sua prática profissional e de intervir na realidade regional de forma empreendedora, buscando transformá-la.

Áreas de atuação

O mercado de trabalho do tecnólogo em Manutenção Industrial é constituído por empresas da área de tecnologia e de produção que desejam melhorar seu desempenho aprimorando seu departamento de manutenção.

De um modo diversificado, sua atuação profissional pode ser exercida em empresas rurais e urbanas, instituições públicas e privadas, empreendimentos agropecuários e agroindustriais, indústrias, laboratórios de pesquisa, empreendimentos próprio que utilizem equipamentos mecânicos, pneumáticos, hidráulicos, eletromecânicos, inclusive os assistidos por computadores.

Turno: Vespertino

Duração: 6 semestres (duração máxima 9 semestres)

Carga Horária Total: 2.770 horas

Página dos cursos

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2019, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 2.5 do  Edital do Enem 2018. É necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem.

Saiba como se inscrever aqui