Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > 2016 > Catapultas são recriadas em Irecê

Catapultas são recriadas em Irecê

publicado: 12/02/2016 09h00 última modificação: 24/02/2016 09h00

Com o objetivo de mostrar aos estudantes que as disciplinas não são isoladas, três professores do campus Irecê, desenvolveram um projeto para a reconstrução de catapultas, máquinas que arremessam projéteis, muito utilizadas em guerras desde a Idade Antiga.

A atividade surgiu da interação entre docentes das disciplinas de desenho técnico, física e história,  na sala de professores e foi realizada entre os estudantes de primeiro ano dos cursos técnicos integrados. As turmas formaram um total de 23 equipes, e cada uma desenvolveu um projeto de desenho da catapulta, envolvendo a construção do protótipo, apresentação e relatório final.

O professor Vicente Duque avaliou o conteúdo de projeto. “O objetivo em desenho técnico era a realização de um projeto, um desenho que qualquer técnico que tenha conhecimento da disciplina pudesse executar a contrição, que no caso foi da catapulta. A atividade interdisciplinar foi proveitosa pra mim e para os alunos, talvez com uma nova experiência de interdisciplinaridade haja um aproveitamento ainda melhor”, pressupõe Vicente.

Já em física, o ramo trabalhado pelo professor Carlos Alberto Santos foi a mecânica. “Eu pedi que eles fizessem antes simulações e colocassem os valores, os cálculos. Alguns estudantes criaram gráficos. A parte prática da atividade foi muito interessante”, afirma Carlos Alberto.

Em história, o professor Homero Andrade avaliou o conhecimento sobre o período histórico do Renascimento, a obra de Leonardo Da Vinci, e assim, sua relevância histórica. Para ele,  “as práticas e abordagens interdisciplinares devem ser mais exploradas no contexto da educação, cabendo não ser apenas um esforço ou afinidade entre docentes, e sim uma prática pedagógica planejada”.

Os docentes planejam para a  próxima unidade a recriação da maquete de um engenho com o moinho em funcionamento. Esta atividade vai relacionar os conteúdos de hidrodinâmica em física, a parte de projeto em desenho técnico e o contexto do Brasil Colônia na disciplina história.

Coordenação de Comunicação – Campus Irecê