Você está aqui: Página Inicial > Campus Irecê > Ensino > Menu estudante > Ingresso no IFBA
conteúdo

Ingresso no IFBA

por Campus Irecê publicado 27/02/2018 13h31, última modificação 14/03/2018 08h34

banner_entrar no ifba_676x108px.jpg

 

Para ingressar no IFBA, o candidato deve participar do Processo Seletivo, escolhendo seu curso entre os cursos técnicos e superiores.

Os estudantes que desejam fazer um curso técnico (integrado) devem fazer uma prova. Já para ingressar nos cursos superiores é necessário fazer o ENEM.

Atenção: todos os nossos cursos são gratuitos.

Entenda os cursos

Forma Integrada

Cursos Superiores

Entenda o Processo Seletivo IFBA

Todos os cursos do IFBA são gratuitos.

As inscrições acontecem uma vez por ano no site do IFBA; geralmente são abertas entre julho e agosto. Acompanhe nosso site e redes sociais.

Quem estudou em escola pública tem direito à isenção parcial da taxa de inscrição. Mas, é necessário entregar os documentos listados no edital no prazo, acompanhar todas as etapas e conferir se o pedido foi aceito.

Se o pedido de isenção parcial for aceito, você deve aguardar a lista de inscrições aceitas (homologadas).

Se o pedido de isenção parcial não for aceito, você pode recorrer uma vez e, se mesmo assim não for aceito, é preciso pagar o restante da taxa de inscrição.

É necessário acompanhar todas as etapas do Prosel, pois você só estará concorrendo e participando se seu nome estiver na lista final de inscrições aceitas (homologadas).

As taxas de inscrição são para os cursos integrados e subsequentes. Já os candidatos dos cursos superiores pagarão apenas a taxa do Enem, pois a seleção é realizada 100% pelo Sisu.
Entenda a política de concorrência às vagas

O IFBA possui reserva de vagas para estudantes vindos de escola pública.

A concorrência será composta pela reserva de 50% das vagas para escola pública e 50% para a ampla concorrência. Dentre as vagas com reserva, 50% serão destinadas aos estudantes com renda familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio; e 50% para os estudantes com renda familiar superior a um salário mínimo e meio. Dentro da cada parte da reserva, 77% serão preenchidas por pretos, pardos e indígenas e 23% para as demais etnias.

Depois dessa partição de vagas entre alunos de escola pública, restam as vagas de ampla concorrência, que consiste em 45%. O restante, 5% das vagas, são para estudantes com deficiência

Você pode conferir as informações nas tabelas abaixo:

reserva-de-vagas_prosel-2017.jpg

 

reserva-de-vagas_pizza2017.jpg

 Site: Processos Seletivos