Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Estudantes do IFBA protestam contra medidas do governo

Estudantes do IFBA protestam contra medidas do governo

Reitoria acompanha movimento e orienta direções dos campi

publicado: 19/10/2016 19h03 última modificação: 19/10/2016 19h03

Os estudantes dos campi de Valença, Vitória da Conquista e Paulo Afonso do IFBA anunciaram início de “ocupação” das instalações do Instituto. Os alunos anunciam protesto contra a PEC 241, (Proposta de Emenda à Constituição que institui estabelece restrição de gastos públicos, inclusive para a educação), o PL 193 (projeto de Lei que inclui entre as diretrizes e bases da educação o "Programa Escola sem Partido") e a MP 746 (Medida Provisória que reforma o Ensino Médio).
A reitoria tem acompanhado o movimento, orientando as direções dos campi a estabelecer diálogo permanente com os estudantes, buscando compatibilizar os eventos organizados pelo movimento e as atividades escolares, inclusive aulas, seminários dentre outras iniciativas.
A presença de adolescentes requer o envolvimento dos pais no acompanhamento das ações protetivas que o respectivo campus deve adotar, inclusive junto às instituições de justiça visando a proteção ao menor e garantindo a segurança dos estudantes.
É indispensável buscar entendimento com vistas ao desenvolvimento de atividades que não venham a comprometer o andamento dos cursos, assim como das atividades administrativas. Neste caso, o encerramento do exercício financeiro e orçamentário obedece a calendário estabelecido nacionalmente para os órgãos públicos federais.
A Reitoria mantém contato sistemático com as direções dos campi e farão reunião de balanço ainda esta semana quando novas orientações poderão ser encaminhadas.