Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > SICTI 2016 começa com palestras e premiação

SICTI 2016 começa com palestras e premiação

publicado: 26/10/2016 17h13 última modificação: 26/10/2016 17h13

Por Janaina Marinho

O XIII Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI) do Instituto Federal da Bahia teve sua abertura
ontem, terça-feira (25), no Espaço 2 de Julho, na Reitoria. A cerimônia do evento, que reúne o VI Seminário de Iniciação Científica Júnior e Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, contou com apresentação do Departamento de Inovação (Dinov), mesa redonda sobre os programas de mestrado no IFBA, palestras e coquetel. A noite contou, também, com a premiação da 6ª Edição do Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão.

Com a presença de Renato da Anunciação, reitor do IFBA; Luiz Gustavo Duarte, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Albertino Nascimento e Allan Freitas, respectivamente, diretor geral e diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do campus Salvador; Plínio Falcão, coordenador de Iniciação Científica; e Henrique Caribé, chefe do Departamento de Inovação; o evento contou com a presença de estudantes, servidores e comunidade externa.

Na primeira parte foi apresentada a palestra O novo marco legal da ciência, tecnologia e inovação no Brasil: desafios e oportunidades, por Gesil Amarante Segundo, superintendente do desenvolvimento científico da Bahia. O palestrante apresentou as mudanças no cenário da inovação a partir da Lei nº 13.243/2016. “Conseguimos mudar a legislação porque juntamos diversos setores da sociedade. Com a nova lei, as instituições poderão se adequar àquilo que é importante para elas, claro, que seguindo a legislação. Mas, de qualquer forma, isso já torna a sua atuação mais livre e isso favorece a ciência desenvolvida no país”, afirmou Segundo.

A palestra Visões sobre a pesquisa nos Institutos Federais: construindo C&T nos IFs desde o ICJ, de Rogério Atem de Carvalho, diretor do pólo de Inovação do Instituto Federal Fluminense (IFF), mostrou a experiência de fazer ciência dentro da estrutura de Institutos Federais e a vantagem dos IFs no cenário. “A herança de escola técnica, com a cultura do fazer para saber, e a atuação de alunos de diferentes níveis num mesmo projeto nos deixa em vantagem”, contou o professor Atem sobre a ciência desenvolvida no Brasil.

Para o reitor, a SICTI tem o papel de despertar o interesse para inovação. “Precisamos despertar o olhar de que pesquisa e inovação tecnológica podem ser feitas cedo. Precisamos pensar nisso desde o começo dos cursos. Podemos fazer pesquisa básica, mas, também, queremos caminhar para colocar a inovação do país num novo patamar e os IFs têm um papel importante nesse caminho”, afirmou Renato da Anunciação.

O ponto mais festejado da noite foi a premiação do Concurso Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão. Promovido pela PRPGI, o prêmio é destinado a dar visibilidade às ideias de alunos de todos os cursos do IFBA que apresentem conteúdo inovador, atividade inventiva e aplicação comercial. Na categoria equipe foram premiados: Cliciane Lago Silva e Leonardo Carvalho Santiago, com a proposta exaustor Venturi; Ícaro Santos Ambrozi e Victor Ben-hur Neves Araújo, com a máquina de enrolar abará; e Michele Melo Cavalcante e João Lucas de Souza Silva, com Ps Clean- sistema automatizado para higienização de painéis fotovoltaicos. Na categoria individual os vencedores foram: Ronald Brito de Oliveira Santos, com a proposta Anjo da guarda; Fernando Machado Moreira, com the box- dispositivo de baixo custo para ensino de lógica de programação; e Valtene Matos Junior, com drone para monitoramento ambiental atmosférico.

O SICTI acontece na reitoria e campus Salvador, até 27 de outubro, e reúne professores, estudantes, pesquisadores, bolsistas e toda a comunidade acadêmica do IFBA. São apresentados os trabalhos de iniciação científica e tecnológica, com realização de palestras, minicursos, apresentações de projetos e atividades.

Mais informações: http://www.sicti.ifba.edu.br/