Você está aqui: Página Inicial > Instituto Federal > Notícias 2016 > Reitor do IFBA foi um dos gestores homenageados em “Melhores do Ano” da Federação Baiana de Judô

por Helen Sampaio publicado: 15/12/2016 16h41 última modificação: 23/03/2017 15h00

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participou, no último sábado (10), da cerimônia de premiação “Melhores do Ano 2016” da Federação Baiana de Judô (FEBAJU), que aconteceu no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas. Na ocasião, foram homenageados atletas, academias, profissionais e gestores que se destacaram por suas atuações no fomento ao esporte, dentre eles, o reitor do IFBA Renato da Anunciação"Sinto-me honrado com a homenagem, mas reconheço que o trabalho que temos feito ainda precisa avançar muito. A cada ano as ações estão mais fortes e voltadas a reconhecer as demandas de cada campus e fortalecer a unidade do IFBA”, ressaltou Anunciação.

O reitor falou ainda sobre as próximas metas do Instituto com o objetivo de fomentar o esporte. “Entre 2017 e 2018, nosso desafio será de intensificar ainda mais a promoção de projetos de ensino e extensão na área do esporte, ampliando as parcerias com instituições, academias, profissionais do esporte e voluntários”, finalizou.

Para a chefe do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), Micheli Venturini, que esteve no evento como uma das autoridades que representaram o Instituto ao lado do reitor, a homenagem caracterizou-se como um reconhecimento justo levando-se em consideração os esforços desempenhados pela gestão na área, desde 2014. “Ter nosso representante máximo reconhecido como autoridade de 2016 pelo incentivo e fomento à prática esportiva e corporal no IFBA, fortalece os rumos traçados pelo Dacel e pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no estímulo à prática de atividades, como o judô, que não são oferecidas como regulares da Educação Física, e na ampliação da oferta de diferentes modalidades esportivas”, pontuou Venturini.

O vice-presidente da Febaju, Sensei Hellisson Barbosa, que é pai do estudante do IFBA, Hallisson Teles Matos Barbosa, medalha de ouro no judô na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), realizada em Brasília no mês de outubro, enfatizou os benefícios que o esporte proporciona aos estudantes. “A prática do judô oferece uma colaboração na formação integrada do ser humano, para além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Através do esporte, o aluno pode melhorar a coordenação motora, seu domínio corporal e ampliar o seu acervo motor com essas experiências. Essas possibilidades têm uma influência direta com aprendizado escolar, especialmente no ensino médio, quando os jovens precisam aprofundar as relações corporais e a formação cultural”, destacou Barbosa, que também foi homenageado no evento.

O saldo final da cerimônia foi de cerca de 170 prêmios. O “Melhores do Ano” é realizado pela Febaju desde a sua fundação, há 46 anos. Confira a lista completa de homenageados.

IFBA participa de Jogos Universitários Brasileiros (JUBS)

IFBA participa de Jogos Nacionais dos IFs, após destaque na etapa Nordeste